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Brazcubas: transformando vidas com indicação

 em Marketing Boca a Boca, Programas de Indicação

Antes de falar de indicação e Brazcubas, quero que pense nisso:

Empresas já consolidadas no mercado não precisam se reinventar ou se preocupar com a concorrência.

Mito ou Verdade?

Se você respondeu “verdade”, sinto lhe dizer, mas não é bem assim…

Mesmo tendo história e autoridade no mercado, donos de empresa ou instituição nunca devem se acomodar. Mesmo que seja a longo prazo, algo pode acontecer e mudar completamente o cenário.

Eventos como surgimento de novas tecnologias, produtos ou serviços substitutos, novas tendências, vigência de novas leis e muitos outros fatores imprevisíveis ou até previsíveis, mas o dono ou gerente não dão a devida importância. Deixam a oportunidade passar.

Por isso a inovação deve ser constante, pois assim é possível acompanhar (ou superar) o mercado e evitar possíveis infortúnios.

Com isso em vista, três características são essenciais para o mindset de todos os membros da empresa:

  • visão holística
  • saber aproveitar oportunidades de mercado
  • processos orientados por qualidade e eficiência

Para te provar isso, hoje mostro a você como uma gigante do segmento educacional, que sempre se importou com o andamento de seu negócio, encontrou uma excelente maneira inovadora de manter sua influência – e até aumentá-la.

Continue lendo 😉

 

Brazcubas: transformando vidas com indicação

Apresento a você Brazcubas.

Instituição de ensino com quase 80 anos de história e formação de profissionais com bastante reconhecimento nas suas áreas de atuação. “Oferece Cursos Técnicos, Graduação Presencial, a Distância e Pós-Graduação de forma inovadora, aliando a tradição do ensino com o que há de mais atual no mercado educacional”…

…mas isso você encontra fácil no Google. 

Vou te levar mais à fundo. Em especial para detrás das cortinas e te mostrar o que realmente fez a mágica funcionar. 

Começou como um curso preparatório em 1940 e foi evoluindo. Foi pioneira na inauguração de cursos inéditos no Brasil, mas principalmente no lançamento da modalidade de ensino superior EAD (educação a distância).

Hoje conta com mais de 20 mil alunos e acredita que “a educação ainda é o grande motivo de sucesso da humanidade”. 

Por isso, a instituição tem como um norte “a transformação de vidas por meio da educação”.

Além da preocupação com seus alunos, ainda existe um cuidado com a comunidade: “em 2018 foram mais de 61 mil atendimentos sociais gratuitos à população”.

Esse forte propósito que a norteia já justifica sua hegemonia.

Porém, a Brazcubas não parou no tempo.

 

Além do horizonte da indicação

Uma das melhores características dos empreendedores é a incansável busca por progresso

Por conta disso, constantemente estão em busca de novos meios para ampliar a qualidade de seu produto ou serviço, atendimento, processos, etc.

Felizmente, na Brazcubas suas equipes têm isso. 

Buscam dia após dia serem reconhecidos como uma instituição de ensino inovadora. Por conta disso, chegaram a fazer experimentos com indicações.

Dessa maneira, já ganharam prática com estratégias de indicação. Trabalhou em alguns momentos específicos do funil comercial com programas de indicação, mas sempre optando por recompensar somente um lado (estratégia one-side-reward).

“Comecei a entender que um programa de indicação que fosse muito mais do que ‘indique e ganhe‘, mas que servisse de ferramenta para o desenvolvimento de uma comunidade ao redor da marca e do processo de criação de uma cultura diferente; seria a estratégia certeira para falar com o nosso ecossistema (alumni e mercado)”

Afirmou Felipe Dunlinsk, responsável pela Braztec, nova unidade de negócio relacionada aos cursos técnicos à distância.

Agora vamos ver como foi pensada a campanha de indicação e sua versão final.

 

Terra à vista

Antes de tudo foi necessário fazer uma análise de persona e do próprio negócio em si. Isto envolvia dois pontos:

  • dores da persona impactada
  • recursos disponíveis

Ao levantar essas informações, pôde ser feito uma tática mais assertiva.

Te mostro o porquê.

Quando entendemos qual é a real necessidade do nosso público de interesse, podemos enfim oferecer algo que lhe será útil e o deixará mais satisfeito. Afinal, você ajudou a resolver um problema que ele tinha.

Em contrapartida, de nada adianta se sua empresa não tem capital necessário para entregar tudo o que foi prometido.

Neste aspecto, a Brazcubas foi muito certeira. Isso porque buscou construir algo escalável e que atendesse sua persona.

Assim, conseguiu conciliar o que o aluno precisava com o que seria sustentável para a empresa.

Entenda como: 

Uma das principais dores da pessoa que foi indicada era o bolso – vulgo questões financeiras. Por isso, a instituição optou pela proposta de 60% de desconto no valor da matrícula.

Já em relação às pessoa que indica, ou embaixador, a situação era a mesma. Porém, oferecer mais uma vez solução de desconto não era interessante.

Por isso, Felipe resolveu “olhar para o desenvolvimento profissional desse aluno, entendendo que isso traria a ele um refinamento maior à carreira e, consequentemente, teria maior assertividade e melhor preparo na busca de um emprego ou ser um empreendedor melhor, no caso de ter a vontade de ter seu próprio negócio”.

 

Tesouro desenterrado

E assim nasceu o “Programa Evoluir Juntos“. 

Este, além de programa de indicação, está totalmente ligado a outro projeto maior da Brazcubas: o Jobby, aceleradora de carreiras.

Funcionará da seguinte forma: 

O embaixador recebe 30min de sessão de coaching de carreira a cada conversão de indicação; ou seja, quando o amigo indicado se matricular na instituição. Este, por sua vez, recebe 60% de desconto na matrícula.

Desta maneira, no ponto de vista de Felipe Dulinski, com uma estratégia de programa de indicação devidamente desenhada e bem implementada, recebe-se as seguintes vantagens:

  • melhoria da cultura da empresa (por ser um canal onde os atuais clientes servem como força de vendas; eles não indicarão se não tiverem uma experiência positiva com seu produto/serviço);
  • aumento nas vendas através de uma força de vendas e um canal antes inexplorado pela empresa;
  • redução de custo de aquisição de alunos e aumento do LTV de cada curso que ofertamos;
  • criação de uma comunidade ao redor do negócio, conseguindo ofertar novos produtos/serviços.

Conclusão

Percebe-se que a inovação é independente de atos mirabolantes.

Com o foco na qualidade do seu produto ou serviço; análise detalhada da sua persona e seu negócio; e no investimento em estratégias bem pensadas e sustentáveis; sua empresa terá mais chances de crescer de maneira exponencial.

Assim nada pode te segurar… e um programa de indicação pode levar sua empresa ainda mais longe.

“O Programa Evoluir Juntos primeiramente trará o fortalecimento da nossa cultura e a melhoria do impacto da nossa marca perante a nossa comunidade de alunos. Nos trará também vendas orgânicas feitas através da nossa própria base de alunos atuais”, Felipe Dulinski, responsável pela Braztec.

Além do mais, se deseja uma ação escalável e eficiente, automatizar o programa de indicação é super importante.

“Com toda a certeza não conseguiríamos automatizar todo o processo que criamos sem ter vocês (BuzzLead) como parceiros. Todo trabalho da equipe também é sensacional!”.

O programa de indicação da instituição ainda está sendo configurado e não foi lançado, mas estamos esperando ansiosamente.

Aguardem, porque em breve vem mais novidades Brazcubas por ai! 

#orgulhodeserbrazcubas

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