Estratégia de Vídeo Marketing: como criar para sua empresa

 em Blogpost, Marketing Digital

O que é e como construir uma estratégia de vídeo marketing de sucesso

Construir uma estratégia de vídeo marketing é o caminho para qualquer empresa conseguir aproveitar o alto poder de engajamento dos conteúdos audiovisuais e atrair ainda mais clientes.

E esta não é uma afirmação vazia. Estudos apontam que. 90% dos consumidores online tendem a comprar mais de sites que exibem vídeos sobre os seus produtos, em relação aos que não possuem a ferramenta.

E não se engane ao pensar que essa estratégia é reservada apenas à empresas com grandes orçamentos de marketing. Fique de olho nas dicas desse conteúdo e comece a turbinar seus canais digitais com essa tendência que veio para ficar!

 

O que é vídeo marketing

Em resumo, vídeo marketing não é nada mais do que o próprio termo quer dizer: fazer marketing através de vídeos. Ou seja, usar o audiovisual como meio de comunicação para atrair, engajar, converter e encantar seu público e clientes.

É válido ressaltar que, atualmente, os vídeos são os formatos de conteúdo que mais ganham espaço na internet. E essa nova tendência se traduz em alguns números impressionantes:

 

E são diversos os tipos de vídeo marketing que uma empresa pode apostar, nas diferentes etapas de seu funil de vendas, por exemplo:

  • Vídeo marketing institucional, para evidenciar a visão, a missão e os valores da empresa;
  • Vídeo marketing publicitário, para anunciar os produtos ou serviços da empresa;
  • Vídeo cases, que apresentam o sucesso de clientes anteriores, com o uso do produto ou serviço;
  • Vídeos tutoriais, que ensinam o público a utilizar os produtos vendidos pela empresa;
  • Webinars, que são transmissões ao vivo nas quais um tema é abordado de modo instrutivo;
  • Entre outros, como vídeos personalizados, ou os famosos DIY (Do It Yourself).

As possibilidades de uso de vídeos nas estratégias de marketing das empresas são enormes. E eles, além de atraírem e reterem mais a atenção do público para a sua marca, permitem ainda, que você explore o seu lado criativo e o de sua equipe.

 

Os benefícios de incluir vídeos na sua estratégia digital

Agora que você já está por dentro do conceito de vídeo marketing, é hora de conhecer os benefícios dos vídeos para a estratégia digital da sua empresa.

Gera muito engajamento

Uma das principais vantagens de construir e implementar uma estratégia de vídeo marketing é o aspecto de alto engajamento do conteúdo audiovisual.

Nas redes sociais, por exemplo, os vídeos podem ser compartilhados até 1200% mais vezes, do que outros formatos de conteúdo, como texto e fotos, por exemplo.

E a coisa não para por aí. Em apenas um minuto de vídeo, é possível transmitir para a sua audiência, quase 2 milhões de palavras em conteúdo.

Isto porque, em vídeo, elementos de comunicação essenciais para a aprendizagem, a audição, a visão e a interação, estão todos presentes. O que, inclusive, facilita o consumo desse formato de conteúdo, por diversos públicos e nos mais variados canais.

 

Melhora o SEO do site

Outro dos benefícios da construção de uma estratégia de vídeo marketing é a melhoria que ela promove no tráfego orgânico da sua empresa.

Já é fato conhecido, na indústria do marketing digital, que a inclusão de vídeos nas páginas do site de uma empresa aumenta as chances de um melhor ranqueamento no buscador do Google, o que é refletido em acessos.

Em estudos recentes realizados nos Estados Unidos, o poder dos vídeos para o crescimento do tráfego orgânico foi atestado. Segundo a Wyzwol, 76% das empresas que utilizaram uma estratégia de vídeo marketing perceberam aumento em suas taxas de acesso.  

 

Aumentam o valor da sua marca

Os benefícios citados acima (alto engajamento e melhoria do SEO) promovem outra vantagem para a empresa: o reforço da identidade marca na cabeça do público. Também conhecido como branding.

Afinal, como já dizia um velho ditado: ‘’quem é visto É LEMBRADO’’.

Os vídeos, carregando a marca, o estilo e a linguagem que a empresa adota em sua estratégia de marketing, irão reforçar ainda mais sua presença no digital e na memória das pessoas.

E não há nada mais produtivo e rentável para os esforços de comunicação de qualquer empresa, que a marca dela seja relembrada e reconhecida pelo público, não é mesmo? Especialmente se esse reconhecimento for associado à uma autoridade e referencial de mercado.

 

Como construir uma estratégia de vídeo marketing do zero

Engana-se quem pensa que a construção de uma estratégia de vídeo marketing é algo apenas para as grandes empresas, com orçamentos robustos de marketing digital.

Até mesmo empresas que estão iniciando no mercado e que ainda não dispõem de grandes quantias para investimento neste setor, podem começar aplicando vídeos em sua estratégia de atração e retenção de clientes.

A seguir, selecionamos alguns passos, que você deve se atentar e seguir, para construir uma estratégia de vídeo marketing de sucesso, a partir do zero.

 

Estude o comportamento do seu público frente a este conteúdo

Para começar, um aspecto que é regra em qualquer construção de estratégia de marketing digital, e que não poderia ser diferente no caso dos vídeos: conheça o seu público e a melhor forma de alcançar ele. Ou melhor, conheça sua persona.

Avalie aspectos importantes e relevantes sobre os padrões de consumo de vídeos de seus potenciais clientes. Tais como: quais os tipos de vídeo eles mais gostam, quais os canais mais utilizados para assistir a vídeos online, entre outros aspectos.

 

A produção deve acompanhar as etapas da jornada de compra

Uma estratégia de vídeo de marketing de sucesso é construída de modo que os conteúdos acompanhem a jornada dos clientes, através dos diferentes estágios da compra em que eles se encontram.

A jornada do consumidor passa por quatro estágios:

  1. Aprendizado e descoberta, onde o consumidor é apresentado a um problema;
  2. Reconhecimento do problema, quando ele é apresentado às possíveis soluções do problema;
  3. Consideração do problema, fase na qual o consumidor começa a procurar produtos ou serviços que possam, efetivamente, solucionar o problema dele;
  4. Decisão de compra, quando o consumidor, já consciente das soluções para o seu problema, escolhe a melhor opção de solução disponível no mercado.

Cada etapa da jornada demanda um tipo de conteúdo específico, com linguagem e abordagem ao consumidor também distintos.

Por exemplo, um vídeo para a etapa de jornada e descoberta será muito menos direto para falar sobre seu produto, do que um vídeo voltado para a etapa de decisão de compra, que tende a ser mais assertivo e com a intenção clara de vender.

 

Escolha os tipos de vídeos que mais combinam com sua marca

A escolha dos tipos de vídeos que serão utilizados também é outra decisão que faz parte da construção da estratégia de vídeo marketing.

O vídeo precisa entregar uma mensagem única, centrada, objetiva e específica. Por isso, pense sobre a imagem que o público tem da sua empresa.

Por exemplo, uma marca que inspira mais seriedade e sobriedade precisa tomar cuidado com conteúdos muito descontraídos ou de aspecto caseiro.

Esta é uma decisão sensível, mas que deve ser conduzida pela mensagem que a empresa deseja transmitir o público. Preocupando-se sempre em entregar uma informação verdadeiramente útil e relevante.

 

Tenha um calendário editorial

Os vídeos também não podem ser simplesmente produzidos e publicados sem nenhuma sequência lógica e programada. Especialmente se sua empresa também pretende criar um canal de sucesso no YouTube.

Para evitar isso, uma estratégia de vídeo marketing deve priorizar o planejamento. O que é possível com um calendário editorial.

O calendário editorial irá orientar você quanto a frequência de publicação dos vídeos, seja ela diária, semanal ou mensal. Com isso, você terá maior previsibilidade dos conteúdos que precisa produzir com antecedência, antes da publicação.

 

Invista em equipamentos aos poucos

No passado, gravar um vídeo simples era uma tarefa que somente as grandes produtoras de filmes ou redes de televisão eram capazes.

Nos dias atuais, no entanto, a realidade é completamente diferente. Qualquer um, com seu próprio smartphone, possui um potente equipamento de gravação de vídeos.

Equipamentos de vídeo adicionais básicos, como um microfone para captação de áudio independente do celular (já que os microfones dos celulares não são tão bons) e um simples tripé com estabilizador, já são suficientes para a produção de bons vídeos.

 

Não deixe de analisar os resultados

Por fim, mas não menos importante: sempre avalie os resultados de sua estratégia de vídeo marketing.

É a partir da mensuração destes dados, que você terá insumos para melhorias. Deixando de lado algumas ações não tiveram um resultado tão bom e investindo ainda mais naquelas que foram satisfatórias. Ou mesmo, apostando em formatos, linguagem ou canais diferentes.

Determine um período de mensuração e garanta o ROI do vídeo marketing sempre positivo.

 

Conclusão

A construção de uma estratégia de vídeo marketing apresenta ótimos resultados em diversos mercados, especialmente com o volume de acessos na internet e plataformas digitais crescendo continuamente.

Os vídeos são capazes de fortalecer a marca da empresa, à medida que atraem e retêm a atenção de mais clientes em potencial, do que qualquer outro formato de conteúdo.

Mas para que isso ocorra, no entanto, é preciso conhecer bem seu público. Lançando mão de produzir, de fato, mensagens relevantes a ele.

Com organização e frequência na produção não é preciso grandes investimentos iniciais para ver esse braço do marketing digital da sua empresa deslanchar.

Não deixe de compartilhar com a gente suas primeiras produções, combinado?

 

 

Conteúdo produzido em parceria com a VidMonsters

Compartilhar
Postagens Recentes
Mostrando 2 comentários
  • João
    Responder

    Legal, como vocês podem me ajudar com isso?

    • Polliana
      Responder

      Como vai João?
      Nós da BuzzLead podemos te ajudar a inserir o vídeo marketing dentro da sua estratégia de campanha do programa de indicações. Mas se quiser saber mais sobre como montar seu vídeo marketing, recomendamos a Vidmonster, que escreveu esse artigo para o nosso blog =)

Deixe um Comentário