As ferramentas de marketing digital que você precisa estão aqui! Afinal, ter uma estratégia de marketing digital atualmente não é mais um diferencial.
Sendo assim, há a necessidade de buscar ferramentas deste tipo para te ajudar!
Isso porque, em um mundo onde não existe mais divisão entre online e offline, estar presente no digital virou uma obrigação para as empresas.
E para te ajudar nessa jornada de criar e executar uma estratégia de marketing que realmente funciona, eu separei 52 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer:
Ferramentas de marketing digital para redes sociais
1. Later
Quando pensamos em ferramenta de marketing digital, precisamos falar da Later.
Assim, essa ferramenta é ideal para planejamento e automação de posts em redes sociais.
Com ela você pode pré-visualizar a disposição das suas fotos no feed do Instagram e agendar postagens para toda a semana.
2. Buffer
Já o Buffer é uma ferramenta de marketing digital que automatiza seus posts te poupando tempo e garantindo que você não se esqueça de nenhum conteúdo.
Com ele, você pode agendar posts nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e Google +.
Além disso, na própria plataforma você determina os dias e horários que deseja postar e a partir disso a ferramenta te manda notificações sobre as postagens.
Você pode agendar até 8 posts por dia, durante a semana ou em dias pré-determinados.
3. Hootsuite
Semelhante ao Buffer, serve também para gerenciar redes sociais. É grátis para um único usuário, mas possui versão paga para agências que gerenciam mais de uma conta.
4. Linktree
O instagram é um ótimo canal para divulgar outros lugares em que você está presente, como seu blog ou e-commerce por exemplo.
Porém, o único local possível para se colocar links clicáveis é na bio e só é permitido 1 link por vez.
E é aí que o Linktree entra. Com ele você pode agrupar todos os links em um link só.
5. Business Facebook
Outra importante ferramenta de marketing digital é o Gerenciador de Anúncios do Facebook e Instagram.
Aqui, é possível gerenciar páginas, contas de anúncios, aplicativos e pessoas. Além disso, a ferramenta reúne todos os ativos do Facebook em um só lugar.
6. Autohash
Essa é outra ótima ferramenta de marketing digital!
A partir de uma foto o app consegue achar as principais e mais relevantes hashtags referentes a ela.
Com isso, você poupa tempo e garante que as hashtags escolhidas estão sendo realmente usadas pelos usuários do Instagram. Mas, atenção, porque esse app está disponível apenas na versão mobile.
Ferramentas para criação de conteúdo
7. Canva
Outra ferramenta bem conhecida por quem atua com marketing digital é o Canva, cuja vantagem é ser uma ferramenta de design para iniciantes.
Por isso, plataforma possui templates prontos para quase todos os tipos de conteúdo, desde capa para ebook à avatar de Facebook.
Além disso, é possível criar designs novos de uma maneira super rápida e eficiente.
8. Medium
O portal dos melhores textos do mundo, tal como se denomina, o Medium é uma excelente plataforma de divulgação de artigos.
Assim, também ser usado como seu blog principal em casos específicos.
9. WordPress.org
Uma das melhores plataformas atuais para a construção de sites que funcionam para um bom marketing.
Isso por disponibilizar uma infinidade de plugins facilitadores e várias edições CSS flexíveis.
10. Google Docs
Essa ferramenta é uma versão gratuita e simplificada do Word Office, ideal para produção de textos muito próximos de como serão publicados no Wordpress.
Além disso, pode ser acessada em qualquer dispositivo e permite edição simultânea do documento.
11. Landscape by Sprout Social
Já tem uma foto pronta para postar mas não sabe se o tamanho está adequado para todas as redes sociais?
Essa ferramenta é, de fato, perfeita para isso.
Com o Landscape você consegue transformar uma imagem em várias de vários tamanhos diferentes e que cabem perfeitamente nas redes sociais que você escolher.
12. Rock Content
A plataforma da Rock Content conta com freelancers especializados em marketing de conteúdo.
Também oferece criação desde artigos para blog até eBooks e outros materiais ricos.
Desse modo, se você não consegue ainda produzir seu próprio conteúdo essa ferramenta é ideal.
13. Fiverr
Plataforma de freelancers de marketing digital.
Nessa página você acha de quase tudo por apenas 5 dólares.
Assim, você encontra desde de tradução de conteúdo até produção de conteúdos audiovisuais.
14. BuzzSumo
Na sua versão gratuita permite que você faça pesquisas e encontre quais são os conteúdos que mais foram compartilhados e/ou citados em todas as redes sociais.
Assim, você consegue produzir conteúdos mais relevantes e dentro do que as pessoas estão realmente procurando.
15. Twitter
Outra forma de ficar por dentro do que as pessoas estão compartilhando é através do Twitter.
Os trending topics podem ser separados por regiões ou no mundo todo. Para que seu conteúdo seja relevante ele tem que ser atual e procurado.
Por isso, utilize o Twitter como inspiração.
16. Pinterest
Falando em inspiração, nada melhor que um quadro no Pinterest.
O Pinterest é a rede social que mais cresce no Brasil, inclusive é importante já criar um para a sua empresa.
Porém, ela está nessa lista por ser basicamente uma rede social para buscar inspirações.
É uma rede social totalmente visual e que te mostra fotos de acordo com as palavras-chave que você procura. Dentro da plataforma você guarda e organiza seus sites favoritos e que te inspiram, assim sempre que precisar sabe onde encontrar.
17. Slack
A ferramenta que promete acabar com o e-mail.
O Slack é um software de comunicação corporativa que permite a criação de canais que podem ser divididos por times, projetos, tópicos ou qualquer assunto que seja relevante.
Dessa forma, é essencial para o desenvolvimento de projetos de forma remota.
18. Trello
Essa ferramenta pode te ajudar não só a organizar sua produção de conteúdo, mas também a sua vida.
Nele é possível criar diferentes quadros de trabalhos, checklists para cada tarefa que precisa ser realizada, anexar documentos e definir datas limites para realização de cada projeto.
Além disso, o quadro pode ser pessoal ou compartilhado com um grupo de pessoas.
Ferramentas de marketing digital para SEO
19. SEMRush
É uma ferramenta para análise de SEO.
Possui uma análise minuciosa para pesquisa de palavras-chave, além de análise global do seu site e da concorrência.
Ou seja, além de te mostrar seus pontos fracos e fortes, também te ajuda a descobrir como ser melhor que seu concorrente.
20. Ahrefs
Faça pesquisas de palavras-chave, link building, conteúdos compartilhados e benchmarking.
Ou seja, ela monitora todo o desempenho orgânico do seu site. Essa ferramenta é ideal para qualquer profissional que queira fazer um blog crescer.
21. Yoast
Plugin simples e prático de SEO.
Ou seja, use todas as ideias que o QuickSprout te der para melhorar o SEO do seu site e aplique com o YOAST, no seu painel do Wordpress totalmente grátis.
22. MOZ
Assim como o Ahrefs é uma ferramenta de análise se SEO.
Através dela você pode melhorar suas práticas de SEO, monitorar seu link building e promover melhorias, entre outros.
Dessa forma, tudo o que você precisa fazer é colocar as informações sobre seu negócio e deixar o MOZ fazer o trabalho dele.
23. Quick Sprout
Uma das melhores e indispensáveis ferramentas para analisar um site. Te entrega melhorias de SEO, Redes Sociais e muito mais.
Dessa forma, caso já possua um site, existe um teste gratuito da ferramenta para você conhecer.
24. SpyFu
Ferramenta de SEO que mostra até seis anos de dados sobre as palavras-chave de seus concorrentes, os rankings e anúncios usados. Existe um plano gratuito limitado.
Mas, se quiser acessar uma inteligência competitiva mais avançada, terá que contratar o serviço pago.
25. AdGooroo
Ferramenta que reúne recursos de exibição interna de anúncios.
Ou seja, com ela você é capaz de monitorar os anúncios de até dez concorrentes, classificados por número de visualizações de páginas.
26. Keyword Tool
Ferramenta exclusiva para pesquisas de palavras-chave.
Esta entrega variações dos temas na versão gratuita e, na versão premium, oferece com mais precisão dados de volume de busca e custo por clique.
27. Google Search Console
Ferramenta totalmente gratuita de monitoramento de acessos e impressões orgânicas do Google. Desse modo, é muito útil para qualquer Startup que queira fazer um bom SEO.
28. Google Keyword Planner
Apesar de não ter informações muito precisas em relação ao número de buscas das palavras-chave, pode ser uma mão na roda quando a empresa ainda não consegue investir muito em ferramentas de marketing digital.
O Google Keyword Planner é gratuito e, além de mostrar o volume de busca de palavras-chave, também mostra o custo médio dentro do Google Adwords.
Ferramentas de marketing digital para análise de dados
29. Google Analytics
O Analytics permite analisar e cruzar dados de forma inteligente.
Além disso, possui integração com quase todas as ferramentas de marketing digital citadas aqui.
Dessa forma, essa é uma ferramenta indispensável de monitoramento para qualquer tipo de empresa.
30. Google PageSpeed Insights
Uma ferramenta de análise e avaliação de velocidade de carregamento de página.
Basta inserir sua URL, avaliar quais são as melhorias necessárias e mãos na massa.
Além disso, é preciso lembrar que a velocidade de carregamento de páginas é uma das coisas que o Google analisa na hora de rankear seu site no mecanismo de busca.
31. Kissmetrics
Essa ferramenta de marketing digital é direcionada para a análise com foco na experiência do usuário. Permite funcionalidades de muitas ferramentas de marketing digital em uma só.
Além disso, o KISSmetrics permite que você conheça tudo o que os seus visitantes estão fazendo no seu site, antes, durante e depois de cada ação que ele tomar.
O KISSmetrics lhe informa quem está fazendo e quando está fazendo.
Ferramentas de marketing digital para e-mail e automação de marketing
32. Mailchimp
Ferramenta de e-mail marketing e automação totalmente gratuita até 2.000 contatos na base de leads.
Ou seja, se você está começando a construir sua lista de e-mails e ainda não tem muito dinheiro para investir em ferramentas de marketing digital maiores, essa com certeza é a melhor indicação.
33. RD Station
Uma ferramenta que vai muito além de só e-mail marketing, porque ela dispõe de funcionalidades que vão desde o e-mail e automação até a criação de landing pages e formulários de cadastro.
Além disso, RD Station possui planos específicos e dispõe de uma série de vantagens como consultor, além de uma extensa gama de materiais educativos para melhorar seu desempenho na plataforma.
34. Hubspot
Uma das ferramentas mais completas que existem no mercado global de automação de marketing, sendo não só uma ferramenta de e-mail marketing.
Trabalha com tabela de preços, mas também possui uma versão gratuita.
35. LeadLovers
É uma ferramenta brasileira criada para te ajudar em todos os aspectos da gestão de leads.
A ferramenta também permite que você crie páginas personalizadas, tanto a partir de templates, quanto a partir do zero. Mas, ela é paga, e tem preços a partir de R $154 reais mensais.
36. Hunter.io
A premissa da ferramenta é “encontre qualquer endereço de e-mail”.
Basta inserir uma URL que o E-mail Hunter te entrega todos os e-mails para contato com as pessoas do site.
Por isso, ela se torna ideal para conseguir uma lista de e-mails para prospecção de novos clientes.
Ferramentas de marketing digital para construção de Landing Pages
37. Instapage
Com essa ferramenta você consegue colocar uma página de vendas em menos de 30 minutos no ar!
Mas, a parte mais impressionante é : sem precisar escrever uma linha de código.
38. IM Creator
O IM Creator é um construtor não só de landing pages, mas de sites no geral.
É uma ferramenta gratuita e possui vários templates. Contudo, exige um conhecimento básico de programação.
39. Unbounce
Essa é uma das ferramentas de landing page mais famosas no cenário global do marketing.
Isso porque, são totalmente focados na funcionalidade e disponibilizam milhares de templates e facilidades para a criação e publicação de landing pages em massa.
40. Leadpages
Ferramenta simples e de fácil edição.
Além disso, há integração com a maioria das outras ferramentas de marketing digital.
Ideal para empresas que estão começando, principalmente, a construir uma presença no digital.
41. KlickPages
Já a KlickPages tem um foco diferente.
A premissa da empresa é ser “uma ferramenta voltada para Lançamentos e Construção de audiência”.
Além disso, a ferramenta é brasileira e oferece planos a partir de 67 reais mensais, com vários templates e um expertise com vários segmentos de atuação.
Ferramentas de marketing digital para Conversão e teste A/B
42. Sumo
A ferramenta possui uma versão gratuita que é ótima para empresas que estão começando a testar novas possibilidades de conversão.
Então, para utilizar, basta instalar o código e começar a criar formulários de todos os formatos que imaginar para captar novos leads.
43. GetSiteControl
É uma ferramenta semelhante ao Sumo, mas focada em formulários no formato Pop-Up, seja de saída ou lateral.
Por isso, a sua instalação e utilização se torna bem mais simples que outras ferramentas do mercado.
44. Optimonster
Esta ferramenta está disponível apenas na versão premium.
Mas, a boa notícia é que ela conta com um código aberto para criação de quase qualquer formato de formulário de conversão.
Com isso, é possível realizar muitas integrações!
45. Optimizely
O Optimizely é totalmente focado em testes AB em páginas específicas do site.
Porém, a ferramenta vale a pena quando o tráfego do site já possui uma amostragem considerável, ou seja, muito bom para empresas já em crescimento.
46. Google Optimize
Ferramenta é 100% gratuita do Google. Esta é capaz de criar e validar testes A/B em HTML simples em tempo real.
Além disso, uma das vantagens é que não é preciso muito conhecimento de programação, o que a torna muito útil para qualquer negócio.
Ferramentas para atendimento ao cliente
47. ChatFuel
Essa ferramenta permite a criação de chatbot no Facebook, sem a necessidade de colocar código.
E o melhor: segundo é possível deixar seu chatbot pronto e em operação em 7 minutos.
48. Zendesk
O Zendesk é uma plataforma de gerenciamento do serviço de atendimento ao cliente.
Além disso, é um sistema simples para monitorar, priorizar e resolver tickets de suporte ao cliente.
49. ManyChat
Também para Facebook, cria mensagens automáticas que auxiliam no marketing, vendas e suporte ao cliente.
Nesse sentido, um dos maiores benefícios está ligado ao design simples e à facilidade de usar.
Ferramenta para CRM e vendas
50. Pipedrive
Além de ter aplicativos para Android e iOS, o Pipedrive é um excelente CRM de vendas.
Isso porque é capaz de mostrar um overview simples do andamento de vendas e pré-vendas, assim como identificar oportunidades.
51. Hubspot CRM
O Hubspot CRM possui uma versão gratuita para pequenos negócios.
Além disso, é automatizado e integra com muitas outras ferramentas de marketing digital.
52. NectarCRM
É um ótimo CRM para vendas B2B. Atua na gestão da pipeline de vendas e extração de relatórios, visando o aumento da performance do time comercial.
Além disso, a melhor parte é que o Nectar também possui uma versão gratuita para empresas menores.
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[Artigo atualizado no dia 06 de abril de 2022]