fbpx

51 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer!

 em Marketing

51 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer!

Ter uma estratégia de marketing digital atualmente não é mais um diferencial.

Em um mundo onde não existe mais divisão entre online e offline, estar presente no digital virou uma obrigação para as empresas.

E para te ajudar nessa jornada de criar e executar uma estratégia de marketing que realmente funciona, eu separei 51 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer!

Ferramentas para redes sociais

1. Later

Ferramenta para planejamento e automação de posts em redes sociais. Com ela você pode pré visualizar a disposição das suas fotos no feed do instagram e agendar postagens para toda a semana.

2. Buffer

É uma ferramenta que automatiza seus posts te poupando tempo e garantindo que que você não esqueça de nenhum conteúdo. Com ele você pode agendar posts nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e Google +. Na própria plataforma você determina os dias e horários que deseja postar e a partir disso a ferramenta te manda notificações sobre as postagens. Você pode agendar até 8 posts por dia, durante a semana ou em dias pré-determinados.

3. Hootsuite​:

Semelhante​ ​ao​ ​Buffer,​ ​serve​ ​também​ ​para​ ​gerenciar​ ​redes​ ​sociais.​ ​É​ ​grátis​ ​para​ ​um único​ ​usuário,​ ​possuindo​ ​versão​ ​paga​ ​para​ ​agências​ ​que​ ​gerenciam​ ​mais​ ​de​ ​uma conta.

4. Linktree

O instagram é um ótimo canal para divulgar outros lugares em que você está presente, como seu blog ou e-commerce por exemplo. Porém infelizmente o único local possível para se colocar links clicáveis é na bio, e só é permitido 1 link por vez. E é ai que o Linktree entra. Com ele você pode agrupar todos os links em um link só.

5. Business​ ​Facebook​:

Ferramenta​ ​de​ ​anúncios​ ​do​ ​Facebook e Instagram.​ É uma ferramenta do Facebook para gerenciar páginas, contas de anúncios, aplicativos e pessoas. A ferramenta reúne todos os ativos do Facebook em um só lugar.

6. Autohash:

A partir de uma foto o app consegue achar as principais e mais relevantes hashtags referentes a ela. Isso te poupa tempo e garante que as hastags escolhidas estão sendo realmente usadas pelos usuários do instagram. App disponível apenas na versão mobile.

Ferramentas para criação de conteúdo

1. Canva

O canva é uma ferramenta de design para iniciantes. A plataforma possui templates prontos para quase qualquer tipo de conteúdo, desde capa para ebook à avatar de facebook. Além disso é possível criar designs novos de uma maneira super rápida e eficiente.

2. Medium​:

O​ ​portal​ ​dos​ ​melhores​ ​textos​ ​do​ ​mundo,​ ​tal​ ​como​ ​se​ ​denomina,​ ​o​ ​Medium​ ​é​ ​uma excelente​ ​plataforma​ ​de​ ​divulgação​ ​de​ ​artigos,​ ​podendo​ ​também​ ​ser​ ​usado​ ​como seu​ ​blog​ ​principal​ ​em​ ​casos​ ​específicos.

3. WordPress.org​:

Uma das​ ​melhores​ ​plataforma​s ​atuais​ ​para​ ​a​ ​construção​ ​de​ ​sites​ ​que funcionam​ ​para​ ​um​ ​bom​ ​marketing.​ ​Isso​ ​por​ ​disponibilizar​ ​uma​ ​infinidade​ ​de​ ​plugins facilitadores​ ​e​ ​várias​ ​edições​ ​CSS​ ​flexíveis.​

4. Google​ ​Docs​:

Essa ferramenta é uma versão​ ​gratuita​ ​e​ ​simplificada​ ​do​ ​Word​ ​Office,​ ​ideal​ ​para​ ​produção​ ​de​ ​textos​ ​muito próximos​ ​de​ ​como​ ​serão​ ​publicados​ ​no​ ​Wordpress. Pode ser acessada em qualquer dispositivo e permite edição simultânea do documento.

5. Landscape by Sprout Social

Já tem uma foto pronta para postar mas não sabe se o tamanho está adequado para todas as redes sociais? Essa ferramenta é perfeita para isso. Com o Landscape você consegue transformar uma imagem em várias de vários tamanhos diferentes e que cabem perfeitamente nas redes sociais que você escolher.

6. Rock​ ​Content​:

A​ ​plataforma​ ​da​ ​Rock​ ​Content​ ​conta​ ​com​ ​freelancers​ ​especializados​ ​em​ ​marketing de​ ​conteúdo,​ ​e​ ​oferece​ ​criação​ ​desde​ ​artigos​ ​para​ ​blog​ ​até​ ​eBooks​ ​e​ ​outros materiais​ ​ricos.​ ​Se você não consegue ainda produzir seu próprio conteúdo essa ferramenta é ideal.

7. Fiverr​:

Plataforma ​de​ ​freelancers​ ​de marketing digital.​ ​Nessa​ ​página​ ​você​ ​acha​ ​de​ ​quase​ ​tudo​ ​por apenas​ ​5​ ​dólares.​ ​Desde de tradução de conteúdo até produção de conteúdos audiovisual.

8. BuzzSumo​:

​Na​ ​sua​ ​versão​ ​gratuita​ ​permite​ ​que​ ​você faça​ ​pesquisas​ ​e​ ​encontre​ ​quais​ ​são​ ​os​ ​conteúdos​ ​que​ ​mais​ ​foram​ ​compartilhados e/ou​ ​citados​ ​em​ ​todas​ ​as​ ​redes​ ​sociais. Assim você consegue produzir conteúdos mais relevantes e dentro do que as pessoas estão realmente procurando.

9. Twitter

Outra forma de ficar por dentro do que as pessoas estão compartilhando é através do Twitter. Os trending topics podem ser separados por regiões ou no mundo todo. Para que seu conteúdo seja relevante ele tem que ser atual e procurado, por isso utilize o Twitter como inspiração.

10. Pinterest

Falando em inspiração, nada melhor que um quadro no Pinterest. O Pinterest é a rede social que mais cresce no Brasil, inclusive é importante já criar um para a sua empresa. Mas ela está nessa lista por ser basicamente uma rede social para buscar inspirações. É uma rede social totalmente visual e que te mostra fotos de acordo com as palavras-chave que você procura. Dentro da plataforma você guarda e organiza seus sites favoritos e que te inspiram, assim sempre que precisar sabe onde encontrar.

11. Slack

A ferramenta que promete acabar com o email. O Slack é um software de comunicação corporativa que permite a criação de canais que podem ser divididos por times, projetos, tópicos ou qualquer assunto que seja relevante. Essencial para o desenvolvimento de projetos de forma remota.

12. Trello

Essa ferramenta pode te ajudar não só a organizar sua produção de conteúdo mas também a sua vida. Nele é possível criar diferentes quadros de trabalhos, checklists para cada tarefa que precisa ser realizada, anexar documentos e definir datas limites para realização de cada projeto. Além disso o quadro pode ser pessoal ou compartilhado com um grupo de pessoas.

Ferramentas para SEO

1. SEMRush

É uma ferramenta para análise de SEO.  Possui uma análise minuciosa para pesquisa de palavras-chave, além de análise global do seu site e da concorrência. Ou seja, além de te mostrar seus pontos fracos e fortes, também te ajuda a descobrir como ser melhor que seu concorrente.

2. Ahrefs

​Faça​ ​pesquisas​ ​de palavras-chave,​ ​link​ ​building,​ ​conteúdos​ ​compartilhados​ ​e​ ​benchmarking,​ ​além​ ​de monitorar​ ​todo​ ​o​ ​desempenho​ ​orgânico​ ​do​ ​seu​ ​site.​ ​Essa ferramenta é ideal para qualquer profissional que queira fazer um blog crescer.

3. Yoast

Plugin​ ​simples​ ​e​ ​prático​ ​de​ ​SEO.​ ​Use​ ​todas​ ​as​ ​ideias​ ​que​ ​o​ ​QuickSprout​ ​te​ ​der​ ​para melhorar​ ​o​ ​SEO​ ​do​ ​seu​ ​site​ ​e​ ​aplique​ ​usando​ ​o​ ​YOAST,​ ​no​ ​seu​ ​painel​ ​do​ ​Wordpress totalmente​ ​grátis.

4. MOZ

Assim como o Ahrefs é uma ferramenta de análise se SEO. Através dela você pode melhorar suas práticas de SEO, monitorar seu link building e promover melhorias, entre outros. Tudo o que você precisa fazer é colocar as informações sobre seu negócio e deixar o MOZ fazer o trabalho dele.

4. Quick​ ​Sprout​:

Uma das melhores e indispensáveis ferramentas para analisar um site.​ ​Te​ ​entrega​ ​melhorias de​ ​SEO,​ ​Redes​ ​Sociais​ ​e​ ​muito​ ​mais.​ ​Caso já possua um site existe um teste gratuito da ferramenta para você conhecer.

5. SpyFu

Ferramenta de SEO que mostra até seis anos de dados sobre as palavras-chave de seus concorrentes, os rankings e anúncios usados. Existe um plano gratuito limitada, mas, se quiser acessar uma inteligência competitiva mais avançada, terá que contratar o serviço pago.

6. AdGooroo

Ferramenta que reúne recursos de exibição interna de anúncios. Com ela você é capaz de monitorar os anúncios de até dez concorrentes, classificados por número de visualizações de páginas.

7. Keyword​ ​Tool​:

Ferramenta​ ​exclusiva​ ​para​ ​pesquisas​ ​de​ ​palavras-chave,​ ​entrega​ ​variações​ ​dos temas​ ​na​ ​versão​ ​gratuita​ ​e​ ​na​ ​versão​ ​premium​ ​oferece​ ​com​ ​mais​ ​precisão​ ​dados​ ​de volume​ ​de​ ​busca​ ​e​ ​custo​ ​por​ ​clique.

8. Google​ ​Search​ ​Console​:

Ferramenta​ ​totalmente​ ​gratuita​ ​de​ ​monitoramento​ ​de​ ​acessos​ ​e​ ​impressões orgânicas​ ​do​ ​Google.​ ​Extremamente​ ​útil​ ​para​ ​qualquer​ ​Startup​ ​que​ ​queira​ ​fazer​ ​um bom​ ​SEO.

9. Google Keyword Planner

Apesar de não ter informações muito precisas em relação ao número de buscas das palavras-chave pode ser uma mão na roda quando a empresa ainda não pode investir muito em ferramentas. O Google Keyword Planner é gratuito e além de mostrar o volume de busca de palavras-chave também mostra o custo médio dentro do Google Adwords.

Ferramentas para análise de dados

1. Google​ ​Analytics​:

​O​ ​Analytics​ ​permite analisar​ ​e​ ​cruzar​ ​dados​ ​de​ ​forma​ ​inteligente,​ ​além​ ​de​ ​possuir​ ​integração​ ​com​ ​quase todas​ ​as​ ​ferramentas​ ​citadas​ ​aqui.​ É uma ferramenta​ ​indispensável​ ​de​ ​monitoramento​ ​​para​ ​qualquer​ ​tipo​ ​de​ ​empresa.

2. Google​ ​PageSpeed​ ​Insights​:

Uma​ ​ferramenta​ ​de​ ​análise​ ​e​ ​avaliação​ ​de​ ​velocidade​ ​de​ ​carregamento​ ​de​ ​página. Basta​ ​inserir​ ​sua​ ​URL,​ ​avaliar​ ​quais​ ​são​ ​as​ ​melhorias​ ​necessárias​ ​e​ ​mãos​ ​na​ ​massa. Lembrando que a velocidade de carregamento de páginas é uma das coisas que o Google analisa na hora de rankear seu site no mecanismo de busca.

3. Kissmetrics​:

Ferramenta​ ​de​ ​análise​ ​com​ ​foco​ ​na​ ​experiência​ ​do​ ​usuário.​ ​Permite​ ​funcionalidades de​ ​muitas​ ​ferramentas​ ​em​ ​uma​ ​só. Além disso o KISSmetrics permite que você conheça tudo o que os seus visitantes estão fazendo no seu site, antes, durante e depois de cada ação que ele tomar. O KISSmetrics lhe informa quem está fazendo e quando está fazendo.

Ferramentas para e-mail e automação de marketing

1. Mailchimp​:

Ferramenta​ ​de​ ​e-mail​ ​marketing​ ​e​ ​automação​ ​totalmente​ ​gratuita​ ​até​ ​2.000​ ​contatos na​ ​base​ ​de​ ​leads.​ Se você está começando a construir sua lista de emails e ainda não tem muito dinheiro para investir em ferramentas maiores, essa com certeza é a melhor indicação.

2. RD​ ​Station​:

Uma ferramenta que vai muito além de só email marketing,. Dispõe​ ​de funcionalidades​ ​que​ ​vão​ ​desde​ ​o​ ​e-mail​ ​e​ ​automação​ ​até​ ​a​ ​criação​ ​de​ ​landing​ ​pages e​ ​formulários​ ​de​ ​cadastro.​ ​O​ ​RD​ ​Station​ ​possui​ ​​planos​​ ​específicos​ ​e​ ​dispõe​ ​de​ ​uma série​ ​de​ ​vantagens​ ​como​ ​consultor, além de uma extensa gama de materiais educativos para melhorar seu desempenho na plataforma.

3. Hubspot​:

Uma​ ​das​ ​ferramentas​ ​mais​ ​completas​ ​que​ ​existem​ ​no​ ​mercado​ ​global​ ​de​ ​automação de​ ​marketing. Muito mais do que só uma ferramenta de email marketing. ​ ​Trabalha​ ​com​ ​​tabela​ ​de​ ​preços​,​ ​mas​ ​possui​ ​uma​ ​versão gratuita.

4. LeadLovers

É uma ferramenta brasileira criada para te ajudar em todos os aspectos da gestão de leads.
A ferramenta também permite que você crie páginas personalizadas, tanto a partir de templates, quanto a partir do zero. É paga, e tem preços a partir de R$ 154 reais mensais.

5. Hunter.io​:

A​ ​premissa​ ​da​ ​ferramenta​ ​é​ ​“encontre​ ​qualquer​ ​endereço​ ​de​ ​e-mail”.​ ​Basta​ ​inserir uma​ ​URL​ ​que​ ​o​ ​E-mail​ ​Hunter​ ​te​ ​entrega​ ​todos​ ​os​ ​e-mails​ ​para​ ​contato​ ​com​ ​as pessoas​ ​do​ ​site.​ ​Ideal para conseguir uma lista de emails para prospecção de novos clientes.

Ferramentas para construção de Landing Pages

1. Instapage​:

Com​ ​​essa ferramenta ​você​ ​consegue​ ​colocar​ ​uma​ ​página​ ​de​ ​vendas em​ ​menos​ ​de​ ​30​ ​minutos​ ​no​ ​ar​ ​e​ ​sem​ ​precisar​ ​escrever​ ​uma​ ​linha​ ​de​ ​código.​ ​

2. IM​ ​Creator​:

O​ ​IM​ ​Creator​ ​é​ ​um​ ​construtor​ ​não só de landing pages mas de​ ​sites​ no geral. É uma ferramenta ​gratuita,​ ​possui​ ​vários​ ​templates,​ ​mas​ infelizmente ​exige um​ ​conhecimento​ ​básico​ ​de​ ​programação.

3. Unbounce​:

Uma​ ​das​ ​ferramentas​ ​de​ ​landing​ ​page​ ​mais​ ​famosas​ ​no​ ​cenário​ ​global​ ​do​ ​marketing, pois​ ​são​ ​totalmente​ ​focados​ ​na​ ​funcionalidade​ ​e​ ​disponibilizam​ ​milhares​ ​de templates​ ​e​ ​facilidades​ ​para​ ​a​ ​criação​ ​e​ ​publicação​ ​de​ ​landing​ ​pages​ ​em​ ​massa.

4. Leadpages​

Ferramenta​ ​simples​ ​e​ ​de​ ​fácil​ ​edição. Além disso possui integração com a maioria das outras ferramentas de marketing digital. Ideal para empresas que estão começando a construir uma presença no digital.

5. KlickPages​:

A premissa da empresa é ser “uma ferramenta voltada para Lançamentos e Construção de audiência”. É​ ​brasileira​ e ​oferece​ ​​planos​ ​a​ ​partir​ ​de​ ​67​ ​reais​ ​mensais​,​ ​com​ ​vários templates​ ​e​ ​um​ ​expertise​ ​com​ ​vários​ ​segmentos​ ​de​ ​atuação.

Ferramentas para Conversão​ ​e​ ​teste​ ​A/B:

1. Sumo​:

A​ ​ferramenta​ ​possui​ ​uma​ ​versão​ ​gratuita​ ​que​ ​é​ ​excelente​ ​para​ ​empresas​ ​que​ ​estão começando​ ​a​ ​testar​ ​novas​ ​possibilidades​ ​de​ ​conversão.​ ​Basta​ ​instalar​ ​o​ ​código​ ​e começar​ ​a​ ​criar​ ​formulários​ ​de​ ​todos​ ​os​ ​formatos​ ​imagináveis​ ​para​ ​captar​ ​novos leads.

2. GetSiteControl​:

É​ ​uma​ ​ferramenta​ ​semelhante​ ​ao​ ​Sumo,​ ​mas​ ​focada​ ​em​ ​formulários​ ​no​ ​formato Pop-Up,​ ​seja​ ​de​ ​saída​ ​ou​ ​lateral.​ ​É​ ​mais​ ​simples​ ​de​ ​ser​ ​instalado​ ​e​ ​utilizado.

3. Optimonster​:

Ferramenta​ ​possui​ ​apenas​ ​versão​ ​Premium,​ ​mas​ ​conta​ ​com​ ​um​ ​código​ ​aberto​ ​para criação​ ​de​ ​quase​ ​qualquer​ ​formato​ ​de​ ​formulário​ ​de​ ​conversão,​ ​permitindo​ ​também muitas​ ​integrações.

4. Optimizely​:

O​ ​Optimizely​ ​é​ ​totalmente​ ​focado​ ​em​ ​testes​ ​AB​ ​em​ ​páginas​ ​específicas​ ​do​ ​site.​ ​Vale a​ ​pena​ ​quando​ ​o​ ​tráfego​ ​do​ ​site​ ​já​ ​possui​ ​uma​ ​amostragem​ ​considerável,​ ​ou​ ​seja, muito​ ​bom​ ​para​ ​empresas​ ​já​ ​em​ ​crescimento.

5. Google​ ​Optimize​:

Ferramenta​ ​totalmente​ ​gratuita​ ​do​ ​Google,​ ​que​ ​é​ ​capaz​ ​de​ ​criar​ ​e​ ​validar​ ​testes​ ​AB em​ ​HTML​ ​simples​ ​em​ ​tempo​ ​real,​ ​sem​ ​necessidade​ ​de​ ​muito​ ​conhecimento​ ​de programação.​ ​É​ ​muito​ ​útil​ ​para​ ​qualquer​ ​negócio.

Ferramentas para atendimento ao cliente

1. ChatFuel

Ferramenta para criação de chatbot no facebook sem a necessidade de colocar código. Tenha seu chatbot pronto e em operação em 7 minutos.

2. Zendesk

Plataforma de gerenciamento do serviço de atendimento ao cliente. O Zendesk Support é um sistema simples para monitorar, priorizar e resolver tickets de suporte ao cliente.

3. ManyChat

Também para facebook, cria mensagens automáticas que auxiliam no marketing, vendas e suporte ao cliente. Design simples e fácil de usar.

Ferramenta para CRM e vendas

1. Pipedrive​:

Além​ ​de​ ​disponibilizar​ ​aplicativos​ ​para​ ​Android​ ​e​ ​iOS,​ ​o​ ​Pipedrive​ ​é​ ​um​ ​excelente CRM​ ​de​ ​vendas,​ ​capaz​ ​de​ ​mostrar​ ​um​ ​overview​ ​simples​ ​do​ ​andamento​ ​de​ ​vendas​ ​e pré-vendas,​ ​tal​ ​como​ ​identificar​ ​oportunidades.

2. Hubspot​ ​CRM​:

Possui​ ​uma​ ​versão​ ​gratuita​ ​para​ ​pequenos​ ​negócios.​ ​É​ ​automatizado​ ​e​ ​integra​ ​com​ ​muitas outras ferramentas.

3. NectarCRM

É um ótimo CRM para vendas B2B. Atua na gestão da pipeline de vendas e extração de relatórios, visando o aumento da performance do time comercial. O Nectar também possui uma versão gratuita para empresas menores.

Compartilhar
Postagens Recentes