52 Ferramentas de Marketing Digital que você precisa conhecer

51 Ferramentas de Marketing Digital que você precisa conhecer

As ferramentas de marketing digital que você precisa estão aqui! Afinal, ter uma estratégia de marketing digital atualmente não é mais um diferencial.

Sendo assim, há a necessidade de buscar ferramentas deste tipo para te ajudar!

Isso porque, em um mundo onde não existe mais divisão entre online e offline, estar presente no digital virou uma obrigação para as empresas.

E para te ajudar nessa jornada de criar e executar uma estratégia de marketing que realmente funciona, eu separei 52 ferramentas de marketing digital que você precisa conhecer:

Ferramentas de marketing digital para redes sociais

1. Later

Quando pensamos em ferramenta de marketing digital, precisamos falar da Later.

Assim, essa ferramenta é ideal para planejamento e automação de posts em redes sociais. 

Com ela você pode pré-visualizar a disposição das suas fotos no feed do Instagram e agendar postagens para toda a semana.

2. Buffer

Já o Buffer é uma ferramenta de marketing digital que automatiza seus posts te poupando tempo e garantindo que você não se esqueça de nenhum conteúdo. 

Com ele, você pode agendar posts nas principais redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter e Google +.

Além disso, na própria plataforma você determina os dias e horários que deseja postar e a partir disso a ferramenta te manda notificações sobre as postagens. 

Você pode agendar até 8 posts por dia, durante a semana ou em dias pré-determinados.

3. Hootsuite​

Semelhante​ ​ao​ ​Buffer,​ ​serve​ ​também​ ​para​ ​gerenciar​ ​redes​ ​sociais.​ ​É​ ​grátis​ ​para​ ​um único​ ​usuário,​ mas ​possui​ ​versão​ ​paga​ ​para​ ​agências​ ​que​ ​gerenciam​ ​mais​ ​de​ ​uma conta.

4. Linktree

O instagram é um ótimo canal para divulgar outros lugares em que você está presente, como seu blog ou e-commerce por exemplo. 

Porém, o único local possível para se colocar links clicáveis é na bio e só é permitido 1 link por vez. 

E é aí que o Linktree entra. Com ele você pode agrupar todos os links em um link só.

5. Business​ ​Facebook​

Outra importante ferramenta de marketing digital é o Gerenciador ​de​ Anúncios​ ​do​ ​Facebook e Instagram.​ 

Aqui, é possível gerenciar páginas, contas de anúncios, aplicativos e pessoas. Além disso, a ferramenta reúne todos os ativos do Facebook em um só lugar.

6. Autohash

Essa é outra ótima ferramenta de marketing digital!

A partir de uma foto o app consegue achar as principais e mais relevantes hashtags referentes a ela.

Com isso, você poupa tempo e garante que as hashtags escolhidas estão sendo realmente usadas pelos usuários do Instagram.  Mas, atenção, porque esse app está disponível apenas na versão mobile.

Ferramentas para criação de conteúdo

7. Canva

Outra ferramenta bem conhecida por quem atua com marketing digital é o Canva, cuja vantagem é ser uma ferramenta de design para iniciantes. 

Por isso, plataforma possui templates prontos para quase todos os tipos de conteúdo, desde capa para ebook à avatar de Facebook. 

Além disso, é possível criar designs novos de uma maneira super rápida e eficiente.

8. Medium​

O​ ​portal​ ​dos​ ​melhores​ ​textos​ ​do​ ​mundo,​ ​tal​ ​como​ ​se​ ​denomina,​ ​o​ ​Medium​ ​é​ ​uma excelente​ ​plataforma​ ​de​ ​divulgação​ ​de​ ​artigos. 

Assim, também​ ​ser​ ​usado​ ​como seu​ ​blog​ ​principal​ ​em​ ​casos​ ​específicos.

9. WordPress.org​

Uma das​ ​melhores​ ​plataforma​s ​atuais​ ​para​ ​a​ ​construção​ ​de​ ​sites​ ​que funcionam​ ​para​ ​um​ ​bom​ ​marketing.​ ​

Isso​ ​por​ ​disponibilizar​ ​uma​ ​infinidade​ ​de​ ​plugins facilitadores​ ​e​ ​várias​ ​edições​ ​CSS​ ​flexíveis.​

10. Google​ ​Docs​

Essa ferramenta é uma versão​ ​gratuita​ ​e​ ​simplificada​ ​do​ ​Word​ ​Office,​ ​ideal​ ​para​ ​produção​ ​de​ ​textos​ ​muito próximos​ ​de​ ​como​ ​serão​ ​publicados​ ​no​ ​Wordpress. 

Além disso, pode ser acessada em qualquer dispositivo e permite edição simultânea do documento.

11. Landscape by Sprout Social

Já tem uma foto pronta para postar mas não sabe se o tamanho está adequado para todas as redes sociais? 

Essa ferramenta é, de fato, perfeita para isso. 

Com o Landscape você consegue transformar uma imagem em várias de vários tamanhos diferentes e que cabem perfeitamente nas redes sociais que você escolher.

Landscape pode ser uma ferramenta de marketing digital

12. Rock​ ​Content​

A​ ​plataforma​ ​da​ ​Rock​ ​Content​ ​conta​ ​com​ ​freelancers​ ​especializados​ ​em​ ​marketing de​ ​conteúdo. 

Também​ ​oferece​ ​criação​ ​desde​ ​artigos​ ​para​ ​blog​ ​até​ ​eBooks​ ​e​ ​outros materiais​ ​ricos.​ ​

Desse modo, se você não consegue ainda produzir seu próprio conteúdo essa ferramenta é ideal.

13. Fiverr​

Plataforma ​de​ ​freelancers​ ​de marketing digital.​ ​

Nessa​ ​página​ ​você​ ​acha​ ​de​ ​quase​ ​tudo​ ​por apenas​ ​5​ ​dólares.​ ​

Assim, você encontra desde de tradução de conteúdo até produção de conteúdos audiovisuais.

14. BuzzSumo​

​Na​ ​sua​ ​versão​ ​gratuita​ ​permite​ ​que​ ​você faça​ ​pesquisas​ ​e​ ​encontre​ ​quais​ ​são​ ​os​ ​conteúdos​ ​que​ ​mais​ ​foram​ ​compartilhados e/ou​ ​citados​ ​em​ ​todas​ ​as​ ​redes​ ​sociais. 

Assim, você consegue produzir conteúdos mais relevantes e dentro do que as pessoas estão realmente procurando.

O Buzzsumo é outra ferramenta de marketing digital

15. Twitter

Outra forma de ficar por dentro do que as pessoas estão compartilhando é através do Twitter. 

Os trending topics podem ser separados por regiões ou no mundo todo. Para que seu conteúdo seja relevante ele tem que ser atual e procurado. 

Por isso, utilize o Twitter como inspiração.

16. Pinterest

Falando em inspiração, nada melhor que um quadro no Pinterest.

O Pinterest é a rede social que mais cresce no Brasil, inclusive é importante já criar um para a sua empresa. 

Porém, ela está nessa lista por ser basicamente uma rede social para buscar inspirações.

 É uma rede social totalmente visual e que te mostra fotos de acordo com as palavras-chave que você procura. Dentro da plataforma você guarda e organiza seus sites favoritos e que te inspiram, assim sempre que precisar sabe onde encontrar.

17. Slack

A ferramenta que promete acabar com o e-mail. 

O Slack é um software de comunicação corporativa que permite a criação de canais que podem ser divididos por times, projetos, tópicos ou qualquer assunto que seja relevante. 

Dessa forma, é essencial para o desenvolvimento de projetos de forma remota.

18. Trello

Essa ferramenta pode te ajudar não só a organizar sua produção de conteúdo, mas também a sua vida. 

Nele é possível criar diferentes quadros de trabalhos, checklists para cada tarefa que precisa ser realizada, anexar documentos e definir datas limites para realização de cada projeto. 

Além disso, o quadro pode ser pessoal ou compartilhado com um grupo de pessoas.

Ferramentas de marketing digital para SEO

19. SEMRush

É uma ferramenta para análise de SEO.

Possui uma análise minuciosa para pesquisa de palavras-chave, além de análise global do seu site e da concorrência. 

Ou seja, além de te mostrar seus pontos fracos e fortes, também te ajuda a descobrir como ser melhor que seu concorrente.

20. Ahrefs

​Faça​ ​pesquisas​ ​de palavras-chave,​ ​link​ ​building,​ ​conteúdos​ ​compartilhados​ ​e​ ​benchmarking. 

Ou seja, ela monitora​ ​todo​ ​o​ ​desempenho​ ​orgânico​ ​do​ ​seu​ ​site.​ ​Essa ferramenta é ideal para qualquer profissional que queira fazer um blog crescer.

21. Yoast

Plugin​ ​simples​ ​e​ ​prático​ ​de​ ​SEO.​ ​

Ou seja, use​ ​todas​ ​as​ ​ideias​ ​que​ ​o​ ​QuickSprout​ ​te​ ​der​ ​para melhorar​ ​o​ ​SEO​ ​do​ ​seu​ ​site​ ​e​ ​aplique​ com ​o​ ​YOAST,​ ​no​ ​seu​ ​painel​ ​do​ ​Wordpress totalmente​ ​grátis.

22. MOZ

Assim como o Ahrefs é uma ferramenta de análise se SEO. 

Através dela você pode melhorar suas práticas de SEO, monitorar seu link building e promover melhorias, entre outros. 

Dessa forma, tudo o que você precisa fazer é colocar as informações sobre seu negócio e deixar o MOZ fazer o trabalho dele.

23. Quick​ ​Sprout​

Uma das melhores e indispensáveis ferramentas para analisar um site.​ ​Te​ ​entrega​ ​melhorias de​ ​SEO,​ ​Redes​ ​Sociais​ ​e​ ​muito​ ​mais.​ 

​Dessa forma, caso já possua um site, existe um teste gratuito da ferramenta para você conhecer.

24. SpyFu

Ferramenta de SEO que mostra até seis anos de dados sobre as palavras-chave de seus concorrentes, os rankings e anúncios usados. Existe um plano gratuito limitado.

Mas, se quiser acessar uma inteligência competitiva mais avançada, terá que contratar o serviço pago.

25. AdGooroo

Ferramenta que reúne recursos de exibição interna de anúncios. 

Ou seja, com ela você é capaz de monitorar os anúncios de até dez concorrentes, classificados por número de visualizações de páginas.

26. Keyword​ ​Tool​

Ferramenta​ ​exclusiva​ ​para​ ​pesquisas​ ​de​ ​palavras-chave.

Esta entrega​ ​variações​ ​dos temas​ ​na​ ​versão​ ​gratuita​ ​e​, ​na​ ​versão​ ​premium​, ​oferece​ ​com​ ​mais​ ​precisão​ ​dados​ ​de volume​ ​de​ ​busca​ ​e​ ​custo​ ​por​ ​clique.

27. Google​ ​Search​ ​Console​

Ferramenta​ ​totalmente​ ​gratuita​ ​de​ ​monitoramento​ ​de​ ​acessos​ ​e​ ​impressões orgânicas​ ​do​ ​Google.​ ​Desse modo, é muito útil  para​ ​qualquer​ ​Startup​ ​que​ ​queira​ ​fazer​ ​um bom​ ​SEO.

28. Google Keyword Planner

Apesar de não ter informações muito precisas em relação ao número de buscas das palavras-chave, pode ser uma mão na roda quando a empresa ainda não consegue investir muito em ferramentas de marketing digital. 

O Google Keyword Planner é gratuito e, além de mostrar o volume de busca de palavras-chave, também mostra o custo médio dentro do Google Adwords.

Ferramentas de marketing digital para análise de dados

29. Google​ ​Analytics​

​O​ ​Analytics​ ​permite analisar​ ​e​ ​cruzar​ ​dados​ ​de​ ​forma​ ​inteligente.

Além​ ​disso,​ ​possui​ ​integração​ ​com​ ​quase todas​ ​as​ ​ferramentas​ ​de marketing digital citadas​ ​aqui.

Dessa forma, essa é uma ferramenta​ ​indispensável​ ​de​ ​monitoramento​ ​​para​ ​qualquer​ ​tipo​ ​de​ ​empresa.

30. Google​ ​PageSpeed​ ​Insights​

Uma​ ​ferramenta​ ​de​ ​análise​ ​e​ ​avaliação​ ​de​ ​velocidade​ ​de​ ​carregamento​ ​de​ ​página. 

Basta​ ​inserir​ ​sua​ ​URL,​ ​avaliar​ ​quais​ ​são​ ​as​ ​melhorias​ ​necessárias​ ​e​ ​mãos​ ​na​ ​massa. 

Além disso, é preciso lembrar que a velocidade de carregamento de páginas é uma das coisas que o Google analisa na hora de rankear seu site no mecanismo de busca.

31. Kissmetrics​

Essa ferramenta de marketing digital é direcionada para a​​ ​análise​ ​com​ ​foco​ ​na​ ​experiência​ ​do​ ​usuário.​ ​Permite​ ​funcionalidades de​ ​muitas​ ​ferramentas​ de marketing digital ​em​ ​uma​ ​só. 

Além disso, o KISSmetrics permite que você conheça tudo o que os seus visitantes estão fazendo no seu site, antes, durante e depois de cada ação que ele tomar. 

O KISSmetrics lhe informa quem está fazendo e quando está fazendo.

Ferramentas de marketing digital para e-mail e automação de marketing

32. Mailchimp​

Ferramenta​ ​de​ ​e-mail​ ​marketing​ ​e​ ​automação​ ​totalmente​ ​gratuita​ ​até​ ​2.000​ ​contatos na​ ​base​ ​de​ ​leads.​ 

Ou seja, se você está começando a construir sua lista de e-mails e ainda não tem muito dinheiro para investir em ferramentas de marketing digital maiores, essa com certeza é a melhor indicação.

33. RD​ ​Station​

Uma ferramenta que vai muito além de só e-mail marketing, porque ela dispõe​ ​de funcionalidades​ ​que​ ​vão​ ​desde​ ​o​ ​e-mail​ ​e​ ​automação​ ​até​ ​a​ ​criação​ ​de​ ​landing​ ​pages e​ ​formulários​ ​de​ ​cadastro.​ 

​Além disso,​ ​RD​ ​Station​ ​possui​ ​​planos​​ ​específicos​ ​e​ ​dispõe​ ​de​ ​uma série​ ​de​ ​vantagens​ ​como​ ​consultor, além de uma extensa gama de materiais educativos para melhorar seu desempenho na plataforma.

34. Hubspot​

Uma​ ​das​ ​ferramentas​ ​mais​ ​completas​ ​que​ ​existem​ ​no​ ​mercado​ ​global​ ​de​ ​automação de​ ​marketing, sendo não só uma ferramenta de e-mail marketing. ​ ​

Trabalha​ ​com​ ​​tabela​ ​de​ ​preços​,​ ​mas​ também ​possui​ ​uma​ ​versão gratuita.

35. LeadLovers

É uma ferramenta brasileira criada para te ajudar em todos os aspectos da gestão de leads.

A ferramenta também permite que você crie páginas personalizadas, tanto a partir de templates, quanto a partir do zero. Mas, ela é paga, e tem preços a partir de R $154 reais mensais.

Conheça a LeadLovers: a ferramenta de marketing digital

36. Hunter.io​

A​ ​premissa​ ​da​ ​ferramenta​ ​é​ ​“encontre​ ​qualquer​ ​endereço​ ​de​ ​e-mail”.

​Basta​ ​inserir uma​ ​URL​ ​que​ ​o​ ​E-mail​ ​Hunter​ ​te​ ​entrega​ ​todos​ ​os​ ​e-mails​ ​para​ ​contato​ ​com​ ​as pessoas​ ​do​ ​site.

​Por isso, ela se torna ideal para conseguir uma lista de e-mails para prospecção de novos clientes.

Ferramentas de marketing digital para construção de Landing Pages

37. Instapage​

Com​ ​​essa ferramenta ​você​ ​consegue​ ​colocar​ ​uma​ ​página​ ​de​ ​vendas em​ ​menos​ ​de​ ​30​ ​minutos​ ​no​ ​ar​!

Mas, a parte mais impressionante é : ​sem​ ​precisar​ ​escrever​ ​uma​ ​linha​ ​de​ ​código.​ ​

Instapage: a ferramenta de marketing digital

38. IM​ ​Creator​

O​ ​IM​ ​Creator​ ​é​ ​um​ ​construtor​ ​não só de landing pages, mas de​ ​sites​ no geral.

É uma ferramenta ​gratuita e possui​ ​vários​ ​templates. Contudo, ​exige um​ ​conhecimento​ ​básico​ ​de​ ​programação.

39. Unbounce​

Essa é uma​ ​das​ ​ferramentas​ ​de​ ​landing​ ​page​ ​mais​ ​famosas​ ​no​ ​cenário​ ​global​ ​do​ ​marketing.

Isso porque,​ ​são​ ​totalmente​ ​focados​ ​na​ ​funcionalidade​ ​e​ ​disponibilizam​ ​milhares​ ​de templates​ ​e​ ​facilidades​ ​para​ ​a​ ​criação​ ​e​ ​publicação​ ​de​ ​landing​ ​pages​ ​em​ ​massa.

40. Leadpages​

Ferramenta​ ​simples​ ​e​ ​de​ ​fácil​ ​edição. 

Além disso, há integração com a maioria das outras ferramentas de marketing digital.

Ideal para empresas que estão começando, principalmente, a construir uma presença no digital.

41. KlickPages​

Já a KlickPages tem um foco diferente.

A premissa da empresa é ser “uma ferramenta voltada para Lançamentos e Construção de audiência”.

Além disso, a ferramenta é​ ​brasileira​ e ​oferece​ ​​planos​ ​a​ ​partir​ ​de​ ​67​ ​reais​ ​mensais​,​ ​com​ ​vários templates​ ​e​ ​um​ ​expertise​ ​com​ ​vários​ ​segmentos​ ​de​ ​atuação.

Ferramentas de marketing digital para Conversão​ ​e​ ​teste​ ​A/B

42. Sumo​

A​ ​ferramenta​ ​possui​ ​uma​ ​versão​ ​gratuita​ ​que​ ​é​ ótima ​para​ ​empresas​ ​que​ ​estão começando​ ​a​ ​testar​ ​novas​ ​possibilidades​ ​de​ ​conversão.​

Então, para utilizar, basta​ ​instalar​ ​o​ ​código​ ​e começar​ ​a​ ​criar​ ​formulários​ ​de​ ​todos​ ​os​ ​formatos​ que imaginar ​para​ ​captar​ ​novos leads.

43. GetSiteControl​

É​ ​uma​ ​ferramenta​ ​semelhante​ ​ao​ ​Sumo,​ ​mas​ ​focada​ ​em​ ​formulários​ ​no​ ​formato Pop-Up,​ ​seja​ ​de​ ​saída​ ​ou​ ​lateral.​ 

Por isso, a sua instalação e utilização se torna bem mais simples que outras ferramentas do mercado.

44. Optimonster​

Esta ferramenta​ está disponível ​apenas​ ​na versão​ ​premium.

Mas, a boa notícia é que ela ​conta​ ​com​ ​um​ ​código​ ​aberto​ ​para criação​ ​de​ ​quase​ ​qualquer​ ​formato​ ​de​ ​formulário​ ​de​ ​conversão.

Com isso, é possível realizar muitas integrações!

45. Optimizely​

O​ ​Optimizely​ ​é​ ​totalmente​ ​focado​ ​em​ ​testes​ ​AB​ ​em​ ​páginas​ ​específicas​ ​do​ ​site.​

​Porém, a ferramenta vale a​ ​pena​ ​quando​ ​o​ ​tráfego​ ​do​ ​site​ ​já​ ​possui​ ​uma​ ​amostragem​ ​considerável,​ ​ou​ ​seja, muito​ ​bom​ ​para​ ​empresas​ ​já​ ​em​ ​crescimento.

46. Google​ ​Optimize​

Ferramenta é 100%​ ​gratuita​ ​do​ ​Google. Esta ​é​ ​capaz​ ​de​ ​criar​ ​e​ ​validar​ ​testes​ ​A/B em​ ​HTML​ ​simples​ ​em​ ​tempo​ ​real.

Além disso, uma das vantagens é que não é preciso ​muito​ ​conhecimento​ ​de programação, o que a torna ​muito​ ​útil​ ​para​ ​qualquer​ ​negócio.

Ferramentas para atendimento ao cliente

47. ChatFuel

Essa ferramenta permite a criação de chatbot no Facebook, sem a necessidade de colocar código.

E o melhor: segundo é possível deixar seu chatbot pronto e em operação em 7 minutos.

48. Zendesk

O Zendesk é uma plataforma de gerenciamento do serviço de atendimento ao cliente. 

Além disso, é um sistema simples para monitorar, priorizar e resolver tickets de suporte ao cliente.

49. ManyChat

Também para Facebook, cria mensagens automáticas que auxiliam no marketing, vendas e suporte ao cliente.

Nesse sentido, um dos maiores benefícios está ligado ao design simples e à facilidade de usar.

Ferramenta para CRM e vendas

50. Pipedrive​

Além​ ​de​ ter ​aplicativos​ ​para​ ​Android​ ​e​ ​iOS,​ ​o​ ​Pipedrive​ ​é​ ​um​ ​excelente CRM​ ​de​ ​vendas.

Isso porque​ é ​capaz​ ​de​ ​mostrar​ ​um​ ​overview​ ​simples​ ​do​ ​andamento​ ​de​ ​vendas​ ​e pré-vendas,​ ​assim​ ​como​ ​identificar​ ​oportunidades.

51. Hubspot​ ​CRM

O Hubspot CRM possui​ ​uma​ ​versão​ ​gratuita​ ​para​ ​pequenos​ ​negócios.​ ​

Além disso, é​ ​automatizado​ ​e​ ​integra​ ​com​ ​muitas outras ferramentas de marketing digital.

52. NectarCRM

É um ótimo CRM para vendas B2B. Atua na gestão da pipeline de vendas e extração de relatórios, visando o aumento da performance do time comercial. 

Além disso, a melhor parte é que o Nectar também possui uma versão gratuita para empresas menores.

Exemplo de ferramenta de marketing digital

 

🟠 DICA BÔNUS: essa é a ferramenta mais poderosa, capaz de automatizar as indicações dos seus clientes, conquistar mais vendas e reduzir os seus custos por lead ⬇️

 

[Artigo atualizado no dia 06 de abril de 2022]

 

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