Infoprodutor: saiba como impulsionar lançamentos com indicações

A vida do infoprodutor e seus lançamentos

Agora é o momento do infoprodutor. Os holofotes se voltaram em especial para o lançamento de infoprodutos. 

Isso porque, houve um grande aumento no consumo de conteúdos digitais e, cada vez mais elaborados, este é um grande mercado que ganhou destaque por conta não só de sua praticidade e relevância para as pessoas, mas também de seu excelente retorno para o produtor.

Na vida do infoprodutor o lançamento de seus conteúdos, seja cursos, materiais ou tutoriais, é a parte mais importante na hora de obter um melhor retorno.

Este retorno não precisa ser apenas financeiro, mas um bom lançamento também ajudará a expandir o seu alcance e conquistar ainda mais pessoas. 

E por falar em expandir o alcance, a maneira mais eficiente e benéfica de fazer isso é pelas indicações.

Isso porque, a divulgação é bem mais rápida e natural, afinal são pessoas chamando pessoas para participar do lançamento; e também tem maiores retornos, sem precisar gastar muito mais por isso.

Dentro disso, reduzir custos é com certeza o foco de cada infoprodutor. 

Só pelo fato de oferecer um conteúdo digital, vários gastos já são cortados, mas ainda sim há um investimento. Nisso, podemos afirmar que, impulsionar lançamentos com indicações, será o menor deles com o maior retorno possível.

“Não existe nenhum negócio tão lucrativo quanto o infoproduto. A escala é praticamente infinita com variações insignificantes nos custos. Basta tempo e dedicação para compartilhar conhecimento e transformá-lo em algo que pode fazer a diferença na vida de outra pessoa”, afirma o CEO & Founder da TurboMKT, Edson Moreira. 

E é exatamente o fator escalável que as indicações também te proporcionam.

Quer saber mais sobre como usar as indicações para impulsionar seus lançamentos? Continue sua leitura e descubra neste artigo.

Qual é o seu infoproduto estrela?

Antes de tudo, para começar, escolha um de seus infoprodutos.

Mas não qualquer um deles. Escolha a estrela das suas produções. 

Aquele que já fez muito sucesso e que vai receber uma nova atualização; ou até um curso ou material no formato que seu público vai a loucura e “faz fila” para adquirir o deles.

Assim, você já terá em mãos o pré-requisito para ter sucesso em qualquer estratégia de indicações: um produto ou serviço de qualidade.

Depois disso, é só montar sua tática para impulsionar seus lançamentos com indicações. Vamos te dar algumas opções nos próximos tópicos.

Ter eficiência e assertividade é essencial

Para isso, tenha em mente que você vai precisar fazer testes.

O infoprodutor de sucesso já realizou diversos testes para descobrir o que funciona mais para ele e seu público de interesse.

Isso se faz explorando os diversos canais digitais disponíveis hoje.

Por isso, para otimizar os seus canais, faça uma bateria de testes periódicos, como testes A/B em Landing Pages, para ver o que converte mais.

Assim, você já consegue maximizar suas conversões e o impacto dos seus infoprodutos.

Mas não faça vários testes ao mesmo tempo em um mesmo canal. Assim, será difícil analisar qual fator fez a diferença nos resultados.

Busque sempre por tornar cada canal mais eficiente, pois isso vai te garantir uma melhor estratégia e mostra onde você deve investir mais pesado. 

Vale também explorar novas fontes de tráfego e não ficar só no básico. Testar um novo canal de captação de leads pode trazer insights que antes você não conseguia enxergar. 

Fique de olho nas suas métricas também

Em um lançamento de infoproduto, as métricas analisadas podem variar de acordo com o canal e formato escolhido que, como foi dito, por sua vez podem ser vários. 

Principalmente quando for usar das indicações, é preciso acompanhar os números da mesma forma. Ou seja, é preciso analisar cada métrica de perto para ter eficiência no lançamento.

Por isso, vamos focar apenas em algumas métricas que abrangem a maioria dos casos. Confira cada uma nos tópicos a seguir:

  1. Custo por Lead
  2. Taxa de conversão
  3. ROI (Retorno sobre o Investimento)
  4. CAC (Custo de aquisição de clientes)

Como impulsionar lançamentos com indicações

Vamos agora para uma parte mais prática.

Separamos três pontos para te ajudar a impulsionar lançamentos com indicações. Vamos lá?

O fator viral

Lembra sobre a bateria de testes que você precisa implementar?

Isso vai te ajudar muito nesta etapa.

Muitos querem alcançar a viralidade, mas acham que é por sorte ou algo muito difícil de ser alcançado.

Mas não é bem assim.

Quando você percebe que um infoproduto foi muito difundido e teve um grande alcance, é a hora de pegar a receita do mesmo. 

Algo que muitas pessoas falam sobre; o que, como resultado, aumenta a sua visibilidade e suas vendas. Por isso, o foco aqui é deixar que o seu público faça o trabalho no lançamento do seu infoproduto.

E assim como as indicações, já mostramos que a viralidade também pode ser planejada e controlada.

Para começar você pode medir a viralidade do seu lançamento e transformá-lo em uma métrica tangível. É só fazer o seguinte cálculo para achar o seu coeficiente de viralidade:

K = X*Y*Z

K: coeficiente de viralidade

X: o percentual de clientes seus que falam sobre o seu produto ou serviço para outras pessoas

Y: número médio de pessoas com quem eles falam

Z: o percentual de pessoas que ouvem falar de você nessa conversa e se tornam os seus clientes.

Depois, é preciso que você potencialize o coeficiente usando a sua experiência no que já deu certo.

Aproveite quem já está na sua base

Outro ponto é o engajamento com a sua base de leads.

O digital permite que o infoprodutor interaja e engaje com o seu público de interesse com maior facilidade, construindo assim um relacionamento com o lead e oferecendo soluções para o mesmo.

Por isso, aproveite a sua base e audiência já construída. É muito mais fácil engajá-los, pois já te conhecem de alguma maneira.

Aqui outro segredo é a segmentação. 

Segmente seu público ao máximo e tenha comunicações mais personalizadas possíveis. Isso garante maiores taxas de conversão e melhor experiência do cliente.

Além das ações no digital, com e-mail marketing e postagens nas redes sociais, em geral são de baixo custo.

Comparadas ao marketing tradicional, quando bem planejadas e executadas, o seu alcance pode ser tal qual uma ação viral quando se usa as indicações para potencializá-la.

Isso porque, você incentiva seus leads e clientes a chamarem outras pessoas do seu ciclo. Assim, acontece uma divulgação espontânea e mais impactante.

E isso nos leva ao nosso próximo tópico.

Tenha um Programa de Indicações

A única maneira de sistematizar essa estratégia e impulsionar lançamentos com indicações, é através de um Programa de Indicações.

Isso porque, o seu próprio conceito básico é usar um cliente já conquistado, assim como o impacto que a viralidade e a indicação tem, sem você gastar mais nada para isso.

Nisto, no lançamento do infoproduto, um lead tem o potencial de trazer outros leads, dependendo do incentivo que você oferecer.

Isso tudo de maneira organizada, automática e metrificada, o que facilita o seu controle e análise de cada etapa da estratégia, assim como também te permite realizar testes para otimizar esse canal ainda mais. 

Desta maneira, a cadeia se torna infinita, você ganha escalabilidade. Seu alcance aumenta de maneira praticamente espontânea e há a captação de leads muito mais qualificados.

Isso porque, seu lead convive com pessoas que geralmente já compartilham os mesmos interesses. Fora que ele não vai colocar a própria reputação em risco e indicar algo que não vai servir para a pessoa.

Vem bater um papo com a gente para saber como montar o seu próprio Programa de Indicações e assim impulsionar lançamentos com indicações!

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