Quais são as melhores ideias de marketing para academias?
Quando se fala em ideias de marketing para academias, geralmente as pessoas têm dificuldades em encontrar um de cara.
Porém, se tem um lugar onde o boca a boca é a essência do marketing para a atração de clientes, com toda certeza, as academias são um exemplo claro.
Isso porque, o engajamento entre clientes e amigos é muito grande dentro desses ambientes. Essa é uma das ideias de marketing para academias, que muitas vezes não se explora.
A relação entre clientes fica ainda mais evidente, principalmente na hora de escolher o melhor lugar para se exercitar, quando a influência é exercida sobre os amigos que acabam escolhendo a mesma academia que outro amigo, por exemplo. Isso pode acontecer nos inúmeros canais digitais, como as redes sociais ou por meio do Marketing de Indicação.
Onde devo começar a investir?
A propósito, no século em que vivemos todos nós já recebemos uma boa indicação de academia para musculação? (Provavelmente, você deve ser uma dessas pessoas também).
Já aprendemos que no marketing digital somar as estratégias é a melhor forma para conquistar, a cada dia, mais e mais clientes.
As academias de musculação não ficam de fora da jogada. As redes sociais, os blogs, os vídeos e tantas outras ideias de marketing para academias são utilizadas com o único objetivo, atrair novos alunos.
Pensando nisso, iremos te mostrar neste artigo quais são:
- As melhores ideias de marketing para academias
- Conheça a melhor estratégia em potencial para academias
- Bônus case: veja como a Academia Athletics Sports conquistou uma taxa de conversão de 84,62%
Sem dúvidas, somar as estratégias de marketing pode levar a sua academia ao infinito e além!
Porém, é preciso focar naquelas que trazem mais resultado, com menor esforço.
O estilo de vida fitness já se tornou uma grande tendência, e atualmente faz parte da programação diária das pessoas deixar um tempo específico para ir a academias.
As melhores ideias de marketing para academias
Para se ter uma ideia, as academias já fazem parte do comércio na nossa sociedade desde os anos 90. Mas teve a sua ascensão nos últimos anos, com o aumento gradativo da preocupação com a qualidade de vida, por parte das pessoas.
Andamos comendo muito!
Por isso, a presença desses estabelecimentos, nos vários canais de marketing para academias, e no dia a dia das pessoas é essencial para que o cliente se lembre da qualidade do serviço e escolha a melhor academia diante da concorrência do seu segmento.
As ideias de Marketing para academias surgem com a necessidade de estar próximo de cada aluno e, é claro, dos novos clientes. Veja a lista das melhores:
Redes Sociais para academias
As Redes Sociais, se apresentam como uma obrigatoriedade para as academias, e portanto são a identidade de como o estabelecimento se apresenta à comunidade e seus clientes que moram um pouco mais afastados.
Atualmente alunos interessados em contratar um bom serviço procuram observar nas Redes Sociais, por exemplo, se terão:
- acompanhamento de um profissional constantemente;
- se os equipamentos apresentados pelo estabelecimento são bons e suficientes;
- e principalmente, além de espiar a sua academia se tornam parte do seu estabelecimento engajando com suas atividades.
As redes sociais, como o Instagram, é um excelente canal para tirar dúvidas e mostrar o dia a dia da academia e apresentar o que há de melhor no local. Por esse motivo, uma boa academia utiliza recursos como stories, quizz sobre o treinamento, e outros recursos que prendem os seus alunos/clientes e possíveis clientes na sua programação.
Plataforma online com blog para academias
Sem dúvida, uma plataforma que responde às dúvidas dos alunos acerca dos exercícios; da alimentação diária; dos cuidados com a saúde e esportes, é uma boa forma de se manter nas primeiras páginas do google e atrair a atenção de seus clientes locais.
“A qualidade das aulas de academia gera fidelidade em quem está se exercitando! E portanto deve ser algo que vá além da primeira hora de treino”.
Se preocupar com a qualidade de conteúdo oferecido aos seus alunos, é uma ótima estratégia de marketing para mantê-los e atrair novos a sua academia.
As pessoas que procuram esse tipo de serviço, em geral possuem inúmeras dúvidas, que muitas vezes são sanadas apenas durante as aulas.
Então oferecer vídeos que podem ser divulgados no próprio YouTube da academia ou um blog post no seu portal online, podem ser bons caminhos de atrair e fazer o nome da sua marca.
Provavelmente você deva estar encontrando muitos meios para explorar na captação de novos alunos para sua academia, não é mesmo? Vamos lá?
Anúncios para academias em Redes Sociais e Google
Depois de ter investido em bons conteúdos, e em presença online nas suas Redes Sociais, é bom potencializar a sua presença na região da sua academia. Afinal, as pessoas precisam ter acesso ao conteúdo de qualidade que sua academia cria para atrair mais clientes.
O mais tradicional são os anúncios, onde você pode potencializar a entrega do seu conteúdo e atrair novos alunos. Com essa estratégia você pode atingir o maior número de pessoas, em uma única vez.
Porém, a grande dificuldade é fazer com que as pessoas ao menos acessem o seu anúncio, vez que você compete com inúmeros outros conteúdos nas redes sociais.
Mas observe bem, essa não é uma estratégia eterna para aquisição de clientes. Você pode usá-la para somar com uma estratégia bem melhor. E utilizando um meio que não sature as pessoas, e ao mesmo tempo que não gere custos contínuos e altos para sua empresa.
A propósito, que tal colocar os seus clientes para vender por você?
Conheça a melhor estratégia em potencial para academias
Nas academias a relação de alunos e alunos é surpreendente. Muitos escolhem esse espaço por ser próximo e, em especial, influência de outros amigos.
A academia é além de um espaço para cuidar da saúde e do corpo, um local que prova a eficácia social do boca a boca como estratégia de marketing.
Além de todos os investimentos com marketing digital, as academias que aprendem a explorar o marketing de indicações, conseguem potencializar suas vendas de forma surpreendente.
Esse é o caso da Runway, que conquistou em apenas um mês mais de 400 indicações e 77 conversões em vendas, ao potencializar as indicações.
O boca a boca é sem dúvida, a forma que mais gera tráfego de clientes para uma academia de musculação.
Afinal, são os alunos que hoje participam dos treinamentos em seu estabelecimento, os mesmos que trarão novos alunos para sua academia.
Imagine só; se algo de ruim acontecesse com seu estabelecimento, logo todos ao entorno da sua academia ficariam sabendo. Agora imagine algo de bom acontecendo, ou melhor, imagine as pessoas recomendando a sua academia. De forma potencializada, com toda certeza os resultados serão semelhantes ao da Runway.
Ideias de marketing para academias: potencializando as Indicações
Mas como potencializar as indicações em torno das academias?
A resposta para esta pergunta é simples. Adote uma estratégia de Indicações, que estipule o seu aluno/cliente a indicar o seu estabelecimento para os amigos.
Um Programa de Indicação, com uma estratégia eficiente pode muito em seus efeitos. É preciso portanto incentivar as indicações, oferecendo recompensas que podem ser, por exemplo, desconto em mensalidades para os alunos que trouxerem novos integrantes para a academia e que fecharam o contrato com você.
Explore os 5 pilares:
Também é importante divulgar o Programa de Indicações, faça-o conhecido entre todos os seus alunos.
Aproveite os mais satisfeitos que você tiver, aqueles que amam postar em redes sociais o dia-a-dia da musculação e peça indicações.
Da mesma maneira que você precisa do seu cliente para trazer novos a sua academia, tenha transparência quando um aluno novo se matricular na sua academia, avise quem indicou e seja ágil em recompensá-lo pela indicação.
Isso pode auxiliar para que você continue recebendo novas indicações do mesmo e do novo aluno.
Por fim, facilite a indicação, torne-a fácil.
O seu aluno não pode esquecer de indicar, então que essa facilidade seja tamanha, que no momento que você pedir ele já indique de imediato.
Para isso utilize um Programa de Indicação automatizado, algo que seu aluno possa utilizar no próprio celular e não gaste mais que um minuto do seu tempo.
Vamos para a prática?
Como prometido, aqui vai um case de uma academia que potencializou suas vendas utilizando uma ferramenta automatizada de Indicações:
Bônus: veja como a Academia Athletics Sports conquistou uma taxa de conversão de 84,62%
A Academia Athletics Sport está presente em Goiânia – GO., desde 1992, e há quase 30 anos é referência para os amantes de musculação, e aqueles que querem cuidar um pouco mais da sua saúde física.
Como qualquer outra academia, a Athletics também já enfrentou momentos difíceis para conquistar novos clientes.
No entanto, o gerente de Marketing da Academia Fernando Parreira ressalta que ao utilizar um Programa de Indicações, a academia revolucionou a sua maneira de captar novos clientes. Hoje possui o programa como essência da captação de novos clientes.
A academia, possui entre os seus objetivos a inovação e a excelência de seus serviços, o que cativa os alunos já frequentes.
E para se tornar ainda uma maior referência no mercado nacional fitness e “wellness”, o seu Programa de Indicação é uma ferramenta que explora as indicações de seus clientes e auxilia no gerenciamento da entrada de novos leads.
E é claro, os seus resultados estão na ponta da plataforma:
Em abril de 2019, o painel registrava 84.62% de conversões por indicação. O bom resultado da academia virou tema de uma reportagem da TV Record: e você confere no vídeo abaixo.
E aí, você ainda têm dúvidas que essa é a melhor ideia de marketing para academias?
Veja só o que o especialista em Marketing de Indicação e CEO da BuzzLead, ressalta para o mercado de academias:
“As pessoas confiam nas indicações de seus amigos e familiares e a tecnologia facilita isso. Além do mais, para as academias é possível metrificar a quantidade de indicações que se recebe, o que não acontece com as indicações espontâneas do boca a boca”.
Dica extra
Além de marketing para trazer novos alunos você precisa fazer gestão de forma otimizada e ganhar tempo, sem se preocupar em perder dados ou preencher planilhas, e ainda ter de forma automatizada o processo de relacionamento com o cliente! Utilize um software para academia que atenda essas necessidades.
[Atualizado em: 27 de abril de 2022.]