Ideias para Programas De Indicação: 13 Formas De Potencializar O Seu Referral Marketing

Referral Marketing é uma expressão em inglês para Marketing de Indicação, ou Marketing Boca a Boca.

Pense nos melhores Programas De Indicação Boca a Boca que você já viu.

O que todos eles têm em comum?

Bem, as melhores estratégias de Referral Marketing geralmente incluem três características: elas têm um objetivo bem definido, usam incentivos que se adequam aos seus clientes e têm fortes defensores.

Sua empresa é única, o que significa que ela precisa criar um programa de indicações exclusivo. Ou seja, com estratégias direcionadas especificamente para o seu público.

Leia: Defensores da Marca: 5 Passos Para Conquistá-los

Isso é fácil? Não.

Felizmente existem vários bons exemplos de Programa de Indicações de sucesso, e para te ajudar a maximizar seus resultados, eu analisei e separei 13 formas de potencializar sua estratégia.

1. Utilize Um Título Simples, Mas Chamativo

Use um título atrativo. Se você conseguir chamar a atenção com uma frase curta e explicar o benefício da adesão ao mesmo tempo, você aumenta as chances de conquistar o engajamento dos seus clientes.

Aqui estão alguns exemplos de títulos que você pode usar como base ao criar o seu:

  •    Compartilhe com seus amigos e ganhe R$ 10
  •    Traga seus amigos e ganhe R$ 25
  •    Convide seus amigos e ganhe um passeio grátis
  •    Compartilhe com seu amigo: vocês dois podem ganhar R$ 10

2. Encontre Um Motivo

É importante ter em mente que um Programa de Indicações, para obter sucesso, necessita ser perpétuo e consistente. Assim, fuja da ideia de implantar uma estratégia de Referral Marketing apenas em ocasiões ou datas específicas.

Por outro lado, as datas comemorativas se apresentam como uma oportunidade de movimentar o seu programa.

Carnaval, Festas Juninas, Natal. Por que não usar esses feriados como um motivo para uma nova promoção em seu programa de indicação?

Por exemplo, no Dia dos Namorados, você pode ter uma campanha “Espalhe o nosso amor“, em que dá 20% de desconto para os clientes e os amigos que eles indicarem.

3. Construa uma Landing Page com um regulamento é um FAQ

Você deve evitar bombardear seus clientes com longos textos. As chances são de que eles não leiam tudo.

Então, como você pode cobrir todo seu programa? Bem, isso é fácil.

Você pode adicionar uma seção de perguntas frequentes. Isso permite que você seja mais descritivo ao explicar seu programa.

Além disso, ajudará a cobrir todas as dúvidas comuns que seus clientes certamente terão. Como quando e como as recompensas serão entregues.

4. Use Ótimas Imagens

Uma das melhores partes de uma imagem é que ela pode falar por você. Então, se você está usando imagens para explicar o processo de indicação ou apenas quer mostrar qual recompensa o cliente pode ganhar, é mais provável que ele o ajude.

As imagens também dividem o texto para que seus clientes permaneçam envolvidos.

Apenas certifique-se de que suas imagens são relevantes para você, seu programa e seus clientes!

5. Lance O Programa De Indicação Como Um “Obrigado”

Um programa de indicações pode ser uma ótima maneira de dizer “Obrigado” aos seus clientes, após eles fecharem negócio com você.

A ‘Sobrancelhas Design’ soube explorar isso da seguinte maneira:

No programa de indicações da SD, o cliente poderia ganhar 50% de de desconto no próximo design de sobrancelha ao indicar alguém. Ao mesmo tempo, a pessoa que recebia a indicação ganhava 20% de desconto para fazer o design de sobrancelha ou o buço.

Isso levou a uma transformação de 41% das suas indicações em novas clientes.

Quando você lança um programa como uma forma de agradecimento, seus clientes se sentirão bem.

Eles saberão que você se importa com a felicidade deles. Quando os clientes sabem que são apreciados, tornam-se mais engajados na sua marca.

6. Divulgue seu Programa de Indicações

Além de ter uma página dedicada ao programa de indicações, você precisa tornar o programa detectável para qualquer cliente.

Use todos os seus canais de comunicação como uma oportunidade para compartilhar seu programa.

Alguns exemplos de locais para divulgar são:

  •    Assinatura de e-mail
  •    Boletim de Notícias
  •    Página de confirmação de compra
  •    Faturas
  •    Panfletos
  •    Blog
  • Ao final de uma ligação de pós venda ou atendimento de suporte
  • E porque não durante uma negocíação de venda de um segundo produto (upsell ou Cross sell)
  1. Construa Parcerias com Instituições

Contemplar parceiros nos programa de indicações pode ser uma excelente ideia, além de uma ótima  oportunidade para a empresa parceira.

Clínicas de estética(organizadores de eventos e lojas virtuais) exploram muito bem esta técnica, eles criam links únicos para empresas parceiras e os clientes que vierem por este link chegam com algum benefício específico, um desconto por exemplo…

A sua empresa ganha o lead e a empresa parceira ganha a oportunidade de presentear o cliente com algum benefício que ela não teria se fosse diretamente na sua empresa.

Por que não configurar um programa de indicações junto com empresas que oferecem um serviço complementar ao seu?

8. Pense em um Programa Exclusivo Para Colaboradores

Já parou para pensar que seus colaboradores conhecem, ou até mesmo se relacionam, com potenciais clientes da sua empresa? Um programa de referral não precisa ser direcionado exclusivamente para os clientes.

Além de uma estratégia de endomarketing um programa de referral exclusivo para os colaboradores têm o poder de gerar o engajamento do time com o maior desafio da sua empresa, o crescimento.
Além de novos clientes, os colaboradores que não atuam na área comercial, mas mantém contato com clientes, normalmente visualizam carências ou necessidades dos clientes, mas como vender não é o seu papel, eles acabam não levando essas oportunidades para o time comercial e a sua empresa perde uma oportunidade de upsell ou cross sell.

Seus funcionários têm o potencial de serem os maiores embaixadores da sua marca. Então, por que não criar um programa de indicações especificamente para eles?

Você pode utilizá-lo como um concurso mensal, em que cada funcionário pode obter uma recompensa por cada cliente inscrito ou criar algum tipo de “placar” para celebrar todas as indicações e vendas diretas provenientes dos funcionários.

9.  Pense nos Influenciadores, Profissionais ou Não.

Certamente existem profissionais que não são seus concorrentes, mas são autoridades na mesma área que a sua empresa explora, por exemplo se você vende um software de CRM, existem grandes especialistas em vendas e essas pessoas podem fazer todo sentido para o seu programa de indicações.

Convide-os para fazer parte do seu programa de indicações e defina uma estratégia onde eles serão remunerados pelos negócios que você fechar por influência deles.

Ofereça a eles um link único ou um código promocional para que possam compartilhar com a sua rede de relacionamentos e envie um extrato semanal para que eles possam acompanhar os resultados das indicações e até mesmo o andamento das negociações com aqueles que ainda não fecharam.

10. Empodere Seus Clientes

Algumas empresas não permitem que seus colaboradores recebam premiações de fornecedores ou prestadores de serviço e se isso acontece no seu segmento, você pode mudar estratégia de ‘recompensar para incentivar’.

Quando você não pode recompensar a pessoa que faz a indicação, é possível que ela se sinta menos motivada a indicar a sua empresa.

Nestes casos, empoderar esse cliente com algum benefício que será oferecido para a pessoa ou empresa que foi indicada é uma excelente técnica.

11. Configure um Programa de Indicações Escalável

Seus clientes podem indicar mais se o incentivo melhorar a cada vez que compartilharem o link de indicação.

Você pode configurar um programa para que um membro passe por diferentes níveis antes de ser recompensado. Você pode definir critérios para que o processo  pareça um “desafio” ou um “jogo“.

Isso pode levar seus clientes a se envolverem mais no processo de indicação.

12. Forneça ao Cliente uma recompensa Maior pela Primeira Indicação

Muitas estratégias de Referral Marketing oferecem uma recompensa consistente. A Uber oferece aos clientes e aos novos clientes indicados R$20 de desconto de desconto através de seu programa de indicação.

No entanto, muitas empresas estão incentivando os clientes com um bônus muito grande para a primeira indicação que fazem.

Em vez de oferecer R$ 15 de desconto para cada indicação, a empresa oferece R$ 50 de desconto para a primeira indicação e R$ 5 de desconto para todas as indicações subsequentes.

Esse alto incentivo leva os usuários a compartilharem de forma rápida.

13. Ofereça Incentivos Para Leads, Não Apenas Para Clientes

Esta é uma ótima oportunidade para ajudar seus leads a converterem. Às vezes, essas pessoas precisam de um estímulo fechar negócio com sua marca.

Na verdade, os programas de indicação mais eficientes usam incentivos duplos como forma de envolver as duas partes.

O Referral Marketing é uma ótima maneira de incentivar os clientes a divulgarem sua empresa e esperamos que essas ideias para Programas De Indicação o inspirem a iniciar um programa ou maximizar um existente.
Lembre-se: uma plataforma de marketing boca a boca pode fazer tudo isso acontecer de forma mais simples. Comece o seu programa de indicações B2C ou B2B hoje!

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