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39 Estatísticas que Comprovam que o Marketing Boca a Boca funciona para qualquer negócio

 em Marketing Boca a Boca, Vendas

O Marketing Boca a Boca sem dúvida é a estratégia mais eficiente para conquistar clientes na atualidade moderna. A estratégia teve sua origem pelo ato humano, desde os tempos pré históricos nós humanos indicamos, por exemplo os locais de perigo.

Fato é que indicamos por natureza e as estatísticas da atualidade comprovam, que como clientes somos os maiores vendedores.

“Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo” – Mark Zuckerberg, CEO do Facebook sobre Marketing boca a boca.

Milhões de recomendações acontecem a todo instante, e em todas as partes do mundo. Pessoas indicam serviços, produtos e praticamente tudo que gostam.

O Marketing boca a boca é o ato de recomendar ao amigo aquilo que você gostou. E assim como centenas de comprovações pessoais, como as próprias recomendações que recebemos, as estatísticas mostram que o Marketing Boca a Boca funciona para qualquer negócio, mas logo vou chegar nesta parte.

Antes, pare para pensar:

Em toda plataforma, ciclo social ou dispositivo eletrónico que você já usou. Pessoas são o que movem o consumo e as interações nesses locais. Observe, por exemplo, como exercemos influência nas redes sociais.

Antes de qualquer comunicação ou outro formato de Marketing as pessoas são responsáveis por movimentar a economia… são as pessoas que fazem as vendas acontecerem o tempo todo.

Todo mundo já comprou algo influenciado por uma indicação boca a boca.

Eu tenho certeza que você já ouviu e disse a seguinte frase:

“Eu usei o produto/serviço X e é muito bom! Você deveria experimentar.”

O poder do Marketing Boca a Boca

Mesmo que seja algo totalmente fora da sua realidade ou estrutura financeira, a recomendação vai te dar aquela vontade de conhecer e descobrir do que a pessoa (amigos, familiares, influenciadores) está falando.

Isso acontece por causa da indicação, que incrivelmente gera confiança no indicado.

Departamentos de Marketing ao redor do mundo possuem a missão de conectar pessoas a produtos ou serviços. Sai sempre na frente, as empresas que exploram as estratégias de indicação, como o caso dos segmentos demonstrados aqui:

    • E-commerce
    • Alimentação
    • Imobiliárias
    • Academias
    • Transporte
    • Instituições de Ensino
  • E qualquer outro segmento

A grande vantagem, é que o Marketing Boca a Boca serve para qualquer negócio. Você confere as provas na nossa relação de estatísticas.

E eu afirmo com toda convicção do mundo:

O Marketing boca a boca é a melhor forma, pois faz com que pessoas comuns coloquem produtos ou serviços na vida de outras pessoas comuns.

Ainda está com dúvida?

Sem problemas:

Eu separei algumas estatísticas que provam que o Marketing Boca a Boca e a indicação dos seus clientes podem aumentar as vendas de qualquer segmento de negócio.

Lista das 39 estatísticas sobre Marketing Boca  Boca:

    • 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda – (Nielsen)
    • 43% das pessoas se sentem mais à vontade para comprar um produto quando o descobrem nas redes sociais. (Nielsen)
    • 68% dos consumidores confiam em recomendações e avaliações on-line, número que cresceu mais de 10% desde 2007, fazendo com que a avaliação on-line seja a terceira maior fonte de confiança na hora de comprar. (Nielsen)
    • 28% dos consumidores dizem que o boca a boca é o fator mais importante no fortalecimento da relação deles com as marcas. (Kentico Software)
    • 30% dos consumidores dos Estados Unidos confiam na recomendação de familiares e amigos ao pesquisar medicamentos. (Orc International)
    • 77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um novo produto quando os descobrem através da recomendação boca a boca. (Nielsen)
    • 84% dos consumidores afirmam que confiam parcial ou totalmente em qualquer recomendação de algum membro da família. (Nielsen)
    • O boca a boca é responsável por 6 trilhões de dólares em consumo todo ano ao redor do mundo (CMO)
    • 89% das mulheres modernas confiam na recomendação de um amigo ou familiar, enquanto apenas 11% confia em marcas. (Mom Central)
    • 84% dos consumidores acreditam que a indicação e recomendação de amigos e familiares é a melhor e mais confiável fonte de informações quando se trata de um produto ou serviço (Nielsen)
    • 66% dos entrevistados menores de 34 anos têm maior probabilidade de dar uma referência depois de receber o reconhecimento social por isso. (B2B Marketing Mentor)
    • 56% de todos os consumidores do mundo aprendem sobre novos produtos através de recomendações de familiares e amigos. (Nielsen)
    • 58% dos consumidores compartilham experiências boas que tem, além de pedir a opinião de amigos e familiares quando estão falando sobre marcas nas redes sociais (SDL)
    • Os defensores da marca são 83% mais propensos a compartilhar informações sobre um produto do que os usuários típicos da web. (BzzAgent)
    • Os defensores da marca têm 50% mais chances de influenciar uma compra. (BzzAgent)
    • Conselho de amigos e familiares representa 77% na escala de persuasão quando se trata de informação sobre novos produtos. (Nielsen)
    • 30% de todos os consumidores descobrem a existência de alguns produtos através das redes sociais de amigos. (Gladson)
    • 62% dos consumidores na Europa afirmam que assistem a trailers de filmes se, mesmo sem gostarem, seus amigos Curtirem no Facebook. (European Commission)
    • 14% dos mesmos entrevistados europeus afirmaram que usaram o smartphone para falar com amigos ou familiares enquanto estavam no ponto-de-vendas escolhendo o produto. (ComScore)
    • 40% dos cineastas valorizam recomendações postadas por amigos ou familiares em mídias sociais. (Nielsen)
    • 36% dos livros são comprados por causa do tema, 33% pelo autor e 21% das vendas de livros advém das recomendações boca a boca. (Nielsen)
    • As mulheres são 25% mais propensas do que os homens a confiar em amigos ou familiares para obter conselhos sobre questões de finanças pessoais, o que torna o segmento de beleza e estética perfeito para o Marketing Boca a Boca. (Nielsen)
    • De 20% a 50% das compras são o resultado de uma recomendação de boca a boca. (AdAge)
    • 74% de todos os consumidores percebem que o boca a boca é o influenciador chave na decisão de compra. (AdWeek)
    • 62% dos profissionais de Marketing nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá estão satisfeitos com suas campanhas de marketing de boca-a-boca. (Forrester Research)
    • As marcas que conseguem gerar mais intensidade emocional recebem 3 vezes mais recomendações do que as marcas que se conectam menos com seus clientes. (Keller Fay)
    • O discurso do próprio consumidor, induzido pelo marketing boca a boca, gera mais de 2x as vendas de publicidade paga. (McKinsey)
    • Consumidores que são recomendados por outros consumidores costumam ter 37% a mais de retenção com a marca. (Deloitte)
    • Um consumidor que vem através da indicação boca a boca possui um Life Time Value (LTV ou tempo de vida com seu produto) de 16% a 25% maior. (Wharton School of Business)
    • Consumidores que chegam através da recomendação boca a boca de algum amigo costumam ser mais leais à marca do que os consumidores que chegam advindos de métodos tradicionais de Marketing. (Associação Americana de Marketing)
    • 39% dos entrevistados afirmam que preferem incentivos financeiros para recomendar produtos e serviços, do que recompensas tradicionais. (B2B Marketing Mentor)
    • 72% dos profissionais de Marketing e Vendas não entendem o valor do Marketing Boca a Boca e nem potencializam essa ferramenta de vendas. (Loyalty360)
    • Oferecer uma recompensa aumenta a probabilidade da recomendação boca a boca, mas não faz tanta diferença o tamanho ou o valor da mesma, basta existir. (Associação Americana de Marketing)
    • 49% dos consumidores respondem serem “muito ou um pouco” influenciados por indicações boca a boca de produtos ou serviços vindos de amigos via redes sociais (Marketing Land)
    • Os defensores da marca são 75% mais propensos a compartilhar uma excelente experiência no produto. (BzzAgent)
  • Defensores da marca possuem 3 vezes mais chances de compartilhar opiniões de produtos com alguém que não conhece. (BzzAgent)

Ufa, até cansei!

Agora eu tenho certeza que você está convencido e com água na boca para criar um programa de indicações boca a boca, não é mesmo?

É fato, principalmente depois dessas 39 estatísticas, que o Marketing Boca a Boca funciona para qualquer negócio. No entanto em alguns segmentos esse Marketing se destaca.

Bônus: Para você que está lendo esse artigo até aqui, vou te presentear com mais 11 outros dados, (serão 50 estatísticas), que demonstram como a estratégia do Marketing Boca a Boca têm sido explorada aqui no Brasil e no mundo.

Novos Índices que apontam a eficácia do Marketing Boca a Boca:

    • Empresa Magnificat de de telefonia móvel e cliente da BuzzLead, conquistou uma taxa de conversão 43% em apenas um mês usando um programa de Indicação. (BuzzLead)
    • No segmento de academias para musculação. A Athletics Sports conquistou uma taxa de conversão de 84,62% apenas com Indicações e se tornou tema de reportagem da TV Record. (BuzzLead)
    • 68% dos consumidores que têm um item em mente não começam sua a jornada por mecanismos de busca, mas por indicação de outras pessoas. (Criteo)
    • Em 2018, os os influencers movimentaram US$ 4 bilhões no mundo, por meio do Marketing de Recomendação ou o tradicional boca a boca. (Novarejo)
    • Marketing de influência gera crescimento de 200% para e-commerce de moda feminina no Brasil. (E-commerce News)
    • Em 2017, em um estudo histórico, ficou provado que conversas com consumidores – tanto offline (face a face) quanto on-line (mídias sociais) – geram 19% das vendas. (engagementlabs)
    • Estudo aponta que boca-a-boca gera impacto de 20% das vendas que são impulsionadas em categorias de alta consideração (por exemplo, produtos de tecnologia).  (Word of Mouth Marketing Association)
    • Para o segmento de e-commerce; mais de 25% de todas as conversas off-line agora incluem pessoas falando sobre o que elas veem na mídia digital. (engagementlabs)
  • 28% dos defensores da marca são quatro vezes mais propensos a  compartilhar informações sobre produtos, marcas, lojas de venda através de mecanismos de feedback on-line, do que aqueles que não o fazem. (BzzAgent)

Caso queira salvar as 6 principais estatísticas do Marketing Boca a Boca, eu as reuni em um Infográfico, que você pode baixar clicando aqui, ou conferir abaixo:

Como explorar o Marketing Boca a Boca?

Apesar das estatísticas comprovarem a eficácia do boca a boca, muitas empresas possuem dificuldades em como explorar as indicações que recebe.

Alguns gestores não têm sequer ideia, da quantidade de clientes que compram da empresa e porque receberam uma indicação. Consequentemente essas empresas não exploram a estratégia de marketing boca a boca.

(Entrevista CBN: Porque o Marketing Boca a Boca é tão importante)

Então, o que fazer nessa situação?

Separei para você algumas dicas importantes para explorar essa estratégia de Marketing:

1# Conheça quem são os seus clientes atuais

Saber quem são seus clientes atuais é o primeiro passo para explorar as indicações.

A propósito, eles estão satisfeitos com sua marca?

A satisfação é um dos motivos que nos fazem indicar. Portanto se o cliente não estiver satisfeito…. isso é um problemão, porque ele simplesmente irá queimar a sua empresa.

Então, explore a satisfação. Faça uma pesquisa de Net Promoter Score (NPS) e descubra os pontos que devem ser melhorados no seu negócio, para então seguir com o próximo passo de como explorar o Marketing Boca a Boca.

Também conheça onde esses clientes estão presentes:

    • Em quais redes sociais os clientes costumam a falar da sua marca?
    • Como está o nível de marketing da sua empresa nesses locais?

2# Peça Indicações para seus clientes satisfeitos

Pedir indicações é uma boa forma de explorar o Marketing Boca a Boca de qualquer empresa. Mas é preciso saber como e quando pedir a indicação.

Procure um momento em que seus clientes estejam, além de satisfeitos, com a mão na indicação. É o momento, por exemplo que ele esteja com o aparelho celular em mãos.

Também observamos nas pesquisas deste artigo, que atualmente o Marketing Boca a Boca acontece quase que completamente de forma digital. As pessoas indicam pelo aparelho celular e portanto esse é o meio de indicação.

3# Facilite a Indicação para seus clientes

Para facilitar a indicação, as estratégias de Marketing Boca a Boca devem estar focadas no mesmo local que seu cliente e de forma simples, fácil e rápida.

Para facilitar a indicação, uma boa forma de potencializar as indicações é utilizando um Programa de Indicação, que seja digital.

Um Programa de Indicações ou Indique e Ganhe pode trazer benefícios como:

    • Possibilita mensurar os dados das indicações
    • Automatiza todo o processo de indicação
    • Estimula as indicações da sua empresa
    • Aumenta o Lifetime value (LTV)
  • E muito mais…

4# Recompense seus clientes pela Indicação

As recompensas são um bom e eficaz incentivo para estimular o Marketing Boca a Boca da sua empresa. As pesquisas deste artigo apontam, por exemplo, que 39% dos entrevistados preferem incentivos financeiros para recomendar produtos e serviços, do que recompensas tradicionais.

Qual o seu segmento? Para a sua empresa, o que é melhor para incentivar as indicações?

As alternativas são variadas para cada empresa, mas podem ser:

    • Um desconto para a próxima compra
    • Um produto específico para troca de pontos
    • Uma viagem (dependendo do CAC dos seus clientes)
  • Dias gratís para desfrutar de algum serviço

#5 Transparência é um excelente motivo para potencializar o Marketing Boca a Boca

Por fim, observe que além de estatísticas, a transparência é um dos critérios para qualquer bom negócio. Na indicação, a empresa usa da imagem do seu cliente para vender mais.

Por esse motivo, é importante sempre ter transparência em todas as suas ações.

Se um cliente deve ser recompensado, avise-o de imediato e entregue o prometido pela indicação.

“A imagem de um cliente que indica a sua empresa deve ser zelada por sua empresa ao prestar serviços aos indicados”.

Cuide bem dos seus clientes e recebe muitas indicações!!

E aí, você gostou desse conteúdo? Para aproveitar essa onda de Marketing Boca a Boca, separei um excelente artigo para você conhecer todos os mitos do boca a boca. Boa leitura!

Atualizado em 18/04/2019

infografico - estatisticas do marketing boca a boca

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Mostrando 3 comentários
  • Daniela
    Responder

    Ferramenta de suma importância e eficácia comprovada em empresas de diversos segmentos. A Buzzlead utiliza-se de criatividade, inovação e personalização para a conquista de mais clientes para sua empresa, sendo a startup de maior crescimento no mercado.

  • Michel
    Responder

    gostaria de saber mais informações

  • RAFAEL
    Responder

    Aguardo mais informações

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