Depois dessas estatísticas do Marketing Boca a Boca, você não vai ter mais dúvidas de que esta é a estratégia mais eficiente para conquistar clientes na atualidade.
Isso porque, a estratégia teve sua origem pelo ato humano, desde os tempos pré-históricos nós humanos indicamos, por exemplo, os locais de perigo.
Fato é que indicamos por natureza e as estatísticas da atualidade comprovam, que como clientes somos os maiores vendedores.
“Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo” – Mark Zuckerberg, CEO do Facebook sobre Marketing boca a boca.
Assim, milhões de recomendações acontecem a todo instante, e em todas as partes do mundo. Pessoas indicam serviços, produtos e praticamente tudo que gostam.
O Marketing boca a boca é o ato de recomendar ao amigo aquilo que você gostou.
Dentro disso, assim como centenas de comprovações pessoais, como as próprias recomendações que recebemos, as estatísticas do Marketing Boca a Boca provam como ele funciona nos mais diversos segmentos de mercado.
Mas logo vamos chegar nesta parte…
Por que indicamos afinal?
Antes, pare para pensar:
Em toda plataforma, ciclo social ou dispositivo eletrônico que você já usou. Pessoas são o que movem o consumo e as interações nesses locais.
Observe, por exemplo, como exercemos influência nas redes sociais.
Antes de qualquer comunicação ou outro formato de Marketing as pessoas são responsáveis por movimentar a economia… são as pessoas que fazem as vendas acontecerem o tempo todo.
Todo mundo já comprou algo influenciado por uma indicação boca a boca.
Eu tenho certeza que você já ouviu e disse a seguinte frase:
“Eu usei o produto/serviço X e é muito bom! Você deveria experimentar.”
O poder do Marketing Boca a Boca
Mesmo que seja algo fora da sua realidade ou estrutura financeira, a recomendação vai te dar aquela vontade de conhecer e descobrir mais do que a pessoa (amigos, familiares, influenciadores) está falando.
Isso acontece por causa da indicação, que incrivelmente gera confiança no indicado.
“Investir no boca a boca vale a pena mesmo?”
As empresas que exploram as estratégias de indicação saem sempre na frente. Não importa o segmento:
- E-commerce
- Alimentação
- Imobiliárias
- Academias
- Transporte
- Instituições de Ensino
- e qualquer outro segmento
Por isso, eu afirmo com toda convicção do mundo:
O Marketing boca a boca é a melhor forma, porque faz com que pessoas comuns coloquem produtos ou serviços na vida de outras pessoas comuns
Ainda está com dúvida?
Sem problemas!
Separamos algumas estatísticas do Marketing Boca a Boca que provam como a indicação dos seus clientes aumentam as vendas, assim como outros benefícios.
Além disso, ainda servem para todo tipo de negócio.
Venha conferir na prática a lista de estatísticas do Marketing Boca a Boca que preparamos:
39 estatísticas do Marketing Boca a Boca:
- 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda – (Nielsen)
- 43% das pessoas se sentem mais à vontade para comprar um produto quando o descobrem nas redes sociais. (Nielsen)
- 68% dos consumidores confiam em recomendações e avaliações on-line, número que cresceu mais de 10% desde 2007, ou seja, a avaliação on-line tornou-se a terceira maior fonte de confiança na hora de comprar. (Nielsen)
- 28% dos consumidores dizem que o boca a boca é o fator mais importante no fortalecimento da relação deles com as marcas. (Kentico Software)
- 30% dos consumidores dos Estados Unidos confiam na recomendação de familiares e amigos ao pesquisar medicamentos. (Orc International)
- 77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um novo produto quando os descobrem através da recomendação boca a boca. (Nielsen)
- 84% dos consumidores afirmam que confiam parcial ou totalmente em qualquer recomendação de algum membro da família. (Nielsen)
- O boca a boca é responsável por 6 trilhões de dólares em consumo todo ano ao redor do mundo (CMO)
- 89% das mulheres modernas confiam na recomendação de um amigo ou familiar, enquanto apenas 11% confia em marcas. (Mom Central)
- 84% dos consumidores acreditam que a indicação e recomendação de amigos e familiares é a melhor e mais confiável fonte de informações quando se trata de um produto ou serviço (Nielsen)
- 66% dos entrevistados menores de 34 anos têm maior probabilidade de dar uma referência depois de receber o reconhecimento social por isso. (B2B Marketing Mentor)
- 56% de todos os consumidores do mundo aprendem sobre novos produtos através de recomendações de familiares e amigos. (Nielsen)
- 58% dos consumidores compartilham experiências boas que tem, além de pedir a opinião de amigos e familiares quando estão falando sobre marcas nas redes sociais (SDL)
- Os defensores da marca são 83% mais propensos a compartilhar informações sobre um produto do que os usuários típicos da web. (BzzAgent)
- Os defensores da marca têm 50% mais chances de influenciar uma compra. (BzzAgent)
- Conselho de amigos e familiares representa 77% na escala de persuasão quando se trata de informação sobre novos produtos. (Nielsen)
- 30% de todos os consumidores descobrem a existência de alguns produtos através das redes sociais de amigos. (Gladson)
- 62% dos consumidores na Europa afirmam que assistem a trailers de filmes se, mesmo sem gostarem, seus amigos Curtirem no Facebook. (European Commission)
- 14% dos mesmos entrevistados europeus afirmaram que usaram o smartphone para falar com amigos ou familiares enquanto estavam no ponto-de-vendas escolhendo o produto. (ComScore)
- 40% dos cineastas valorizam recomendações postadas por amigos ou familiares em mídias sociais. (Nielsen)
- 36% dos livros são comprados por causa do tema, 33% pelo autor e 21% das vendas de livros advém das recomendações boca a boca. (Nielsen)
- As mulheres são 25% mais propensas do que os homens a confiar em amigos ou familiares para obter conselhos sobre questões de finanças pessoais, o que torna o segmento de beleza e estética perfeito para o Marketing Boca a Boca. (Nielsen)
- De 20% a 50% das compras são o resultado de uma recomendação de boca a boca. (AdAge)
- 74% de todos os consumidores percebem que o boca a boca é o influenciador chave na decisão de compra. (AdWeek)
- 62% dos profissionais de Marketing nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá estão satisfeitos com suas campanhas de marketing de boca-a-boca. (Forrester Research)
- As marcas que conseguem gerar mais intensidade emocional recebem 3 vezes mais recomendações do que as marcas que se conectam menos com seus clientes. (Keller Fay)
- O discurso do próprio consumidor, induzido pelo marketing boca a boca, gera mais de 2x as vendas de publicidade paga. (McKinsey)
- Consumidores que são recomendados por outros consumidores costumam ter 37% a mais de retenção com a marca. (Deloitte)
- Um consumidor que vem através da indicação boca a boca possui um Life Time Value (LTV ou tempo de vida com seu produto) de 16% a 25% maior. (Wharton School of Business)
- O Marketing de Indicação Boca a Boca é a principal ferramenta de marketing usada por pequenos negócios. (eMarket)
- Consumidores que chegam através da recomendação boca a boca de algum amigo costumam ser mais leais à marca do que os consumidores que chegam advindos de métodos tradicionais de Marketing. (Associação Americana de Marketing)
- 39% dos entrevistados afirmam que preferem incentivos financeiros para recomendar produtos e serviços, do que recompensas tradicionais. (B2B Marketing Mentor)
- 72% dos profissionais de Marketing e Vendas não entendem o valor do Marketing Boca a Boca e nem potencializam essa ferramenta de vendas. (Loyalty360)
- Mais de 50% dos entrevistados estão mais propensos a recomendar um produto ou serviço se receberem um incentivo ou benefício no programa de indicações. (B2B Marketing Mentor)
- Oferecer uma recompensa aumenta a probabilidade da recomendação boca a boca, mas não faz tanta diferença o tamanho ou o valor da mesma, basta existir. (Associação Americana de Marketing)
- As recompensas são importantes para aumentar a probabilidade de indicação boca a boca em encontros casuais entre os consumidores. (Associação Americana de Marketing)
- 49% dos consumidores respondem serem “muito ou um pouco” influenciados por indicações boca a boca de produtos ou serviços vindos de amigos via redes sociais (Marketing Land)
- Os defensores da marca são 75% mais propensos a compartilhar uma excelente experiência no produto. (BzzAgent)
- Defensores da marca possuem 3 vezes mais chances de compartilhar opiniões de produtos com alguém que não conhece. (BzzAgent)
Ufa, até cansei!
Mas, agora eu tenho certeza que você está convencido e ansioso para criar um programa de indicações boca a boca, não é mesmo?!
Isso porque, depois dessas estatísticas do Marketing Boca a Boca, é fato que ele funciona para qualquer negócio.
No entanto, em alguns segmentos esse marketing pode se destacar ainda mais. Tudo vai depender da estratégia escolhida e da qualidade do serviço ou produto.
Bônus:
Mais estatísticas do marketing boca a boca!
Para você que leu esse artigo até aqui, vou te presentear com mais 10 outros dados que demonstram como a estratégia do Marketing Boca a Boca tem sido explorada aqui no Brasil e no mundo.
Novos Índices que apontam a eficácia do Marketing Boca a Boca:
- 88,1% dos clientes de consultoria são provenientes do Marketing Boca a Boca. (Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil). Inclusive temos um artigo específico para este segmento e você confere aqui.
- 68% dos consumidores que têm um item em mente não começam sua a jornada por mecanismos de busca, mas por indicação de outras pessoas. (Criteo)
- Em 2018, os os influencers movimentaram US$ 4 bilhões no mundo, através do Marketing de Recomendação ou o tradicional boca a boca. (Novarejo)
- Marketing de influência gera crescimento de 200% para e-commerce de moda feminina no Brasil. (E-commerce News)
- Em 2017, em um estudo histórico, ficou provado que conversas com consumidores – tanto offline (face a face) quanto on-line (mídias sociais) – geram 19% das vendas. (engagementlabs)
- Em 2014, um estudo provou que o boca-a-boca impulsiona 13% das vendas, em média. (Word of Mouth Marketing Association)
- Estudo aponta que boca-a-boca gera impacto de 20% das vendas que são impulsionadas em categorias de alta consideração (por exemplo, produtos de tecnologia). (Word of Mouth Marketing Association)
- Para o segmento de e-commerce; mais de 25% de todas as conversas off-line agora incluem pessoas falando sobre o que elas veem na mídia digital. (engagementlabs)
- 28% dos defensores da marca são quatro vezes mais propensos a compartilhar informações sobre produtos, marcas, lojas de venda através de mecanismos de feedback online, do que aqueles que não o fazem. (BzzAgent)
- Clientes referenciados são melhores do que não referenciados. Isso porque, eles têm:
Como explorar o Marketing Boca a Boca?
Apesar das estatísticas do marketing boca a boca comprovarem a sua eficácia, muitas empresas ainda têm barreiras para explorar as indicações que recebem.
Sendo assim, alguns gestores não têm sequer ideia da quantidade de clientes que compram por indicação e porque a receberam em primeiro lugar.
Por isso, essas empresas não exploram a estratégia de marketing boca a boca.
Então o que fazer nessa situação?
Separei para você algumas dicas importantes para explorar essa estratégia de Marketing:
1# Conheça quem são os seus clientes atuais
Saber quem são seus clientes atuais é o primeiro passo para explorar as indicações.
A propósito: eles estão satisfeitos com sua marca?
A satisfação é um dos motivos que nos fazem indicar.
Portanto, se o cliente não estiver satisfeito…. isso é um problemão, porque ele irá queimar a sua empresa.
Então, explore a satisfação. Faça uma pesquisa de Net Promoter Score (NPS) e descubra os pontos que devem ser melhorados no seu negócio.
Também vale entender onde esses clientes estão presentes. Parta dos seguintes pontos:
- Em quais redes sociais os clientes costumam falar da sua marca?
- Como está o nível de marketing da sua empresa nesses locais?
- Quais melhorias você pode fazer para divulgar seu Programa de Indicação e explorar as indicações?
Depois disso, você pode seguir com o próximo passo de como explorar o Marketing Boca a Boca.
2# Peça Indicações dos seus clientes satisfeitos
Pedir indicações é uma boa forma de explorar o Marketing Boca a Boca. Fato!
Contudo, é preciso saber como e quando pedir a indicação.
Para isso, procure um momento em que seus clientes estejam, além de satisfeitos, “com a mão na indicação”.
Ou seja, um momento, por exemplo, que ele esteja com o aparelho celular em mãos.
Isso porque, observamos nas pesquisas deste artigo que hoje o Marketing Boca a Boca acontece quase que 100% no digital. As pessoas indicam pelo celular!
Assim, esse já é um grande meio para indicar.
3# Facilite a Indicação para seus clientes
Para facilitar a indicação, as estratégias de Marketing Boca a Boca devem estar focadas no mesmo local que seu cliente e de forma simples e rápida.
Dessa forma, uma boa forma de dar força às indicações é com um Programa de Indicação, principalmente quando esse é digital.
Um Programa de Indicações ou de Indique e Ganhe pode trazer benefícios como:
- Possibilita mensurar os dados das indicações
- Facilita que seu cliente te indique
- Automatiza todo o processo de indicação
- Estimula as indicações da sua empresa
- Reduz o Custo de Aquisição de Clientes
- Aumenta o Lifetime value (LTV)
- E muito mais…
4# Recompense seus clientes pela Indicação
As recompensas são um bom e eficaz incentivo para estimular as indicações da sua empresa.
Dentro disso, as estatísticas do marketing boca a boca apresentadas, mostram, por exemplo, que 39% dos entrevistados preferem incentivos financeiros para recomendar produtos e serviços. Muito mais do que recompensas tradicionais!
Mesmo assim, antes de definir as suas, pense:
Qual o seu segmento? Quais são as características do seu público? Para a sua empresa, o que é melhor para incentivar as indicações?
As alternativas variam para cada empresa, mas aqui vão algumas delas:
- Um desconto para a próxima compra
- Um produto específico da troca de pontos
- Uma viagem (dependendo do CAC dos seus clientes)
- Brindes exclusivos
- Dias grátis para desfrutar de algum serviço
#5 Transparência é um excelente motivo para potencializar o Marketing Boca a Boca
Por fim, observe que além de estatísticas do marketing boca a boca, a transparência é um dos critérios para qualquer bom negócio.
Na indicação, a empresa usa da imagem do seu cliente para vender mais.
Dessa forma, é importante sempre ter transparência em todas as suas ações.
Se um cliente deve ser recompensado, avise-o de imediato e entregue o prometido pela indicação.
“A imagem de um cliente que indica a sua empresa deve ser zelada por sua empresa ao prestar serviços aos indicados”.
Cuide bem dos seus clientes e receba muitas indicações!
E aí, gostou desse conteúdo?
Então, para aproveitar essa onda de Marketing Boca a Boca, aqui vai um artigo com todos os mitos do boca a boca. Continue seu estudo e boas indicações para você!
[Artigo atualizado em 05 de Dezembro de 2022]