“Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo” – Mark Zuckerberg, CEO do Facebook sobre Marketing boca a boca.

Milhões de recomendações acontecem a todo instante.

Assim como centenas de comprovações estatísticas mostram que o Marketing Boca a Boca funciona para qualquer negócio, mas logo vou chegar nesta parte.

Antes, pare para pensar:

Em toda plataforma, ciclo social ou dispositivo que você já usou.

Pessoas são o que movem o consumo e as interações nesses locais.

Antes de qualquer comunicação ou outro formato de Marketing as pessoas são responsáveis por movimentar a economia..

Todo mundo já comprou algo influenciado por uma indicação boca a boca.

Eu tenho certeza que você já ouviu e disse a seguinte frase:

Eu usei o produto/serviço X e é muito bom! Você deveria experimentar.

Esse é o poder do Marketing Boca a Boca.



Mesmo que seja algo totalmente fora da sua realidade ou estrutura financeira, a recomendação vai te dar aquela vontade de conhecer e descobrir do que a pessoa está falando.

Isso acontece por causa da indicação.

Departamentos de Marketing ao redor do mundo possuem a missão de conectar pessoas a produtos ou serviços.

E eu afirmo com toda convicção do mundo:

O Marketing boca a boca é a melhor forma, pois faz com que pessoas comuns coloquem produtos ou serviços na vida de outras pessoas comuns.

Ainda está com dúvida?

Sem problemas:

Eu separei 39 estatísticas que provam que o Marketing Boca a Boca e a indicação dos seus clientes podem aumentar as vendas de qualquer segmento de negócio.

Vamos para a lista das estatísticas sobre Marketing Boca  Boca:

  • 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda – (Nielsen)
  • 43% das pessoas se sentem mais à vontade para comprar um produto quando o descobrem nas redes sociais. (Nielsen)
  • 68% dos consumidores confiam em recomendações e avaliações on-line, número que cresceu mais de 10% desde 2007, fazendo com que a avaliação on-line seja a terceira maior fonte de confiança na hora de comprar. (Nielsen)
  • 28% dos consumidores dizem que o boca a boca é o fator mais importante no fortalecimento da relação deles com as marcas. (Kentico Software)
  • 30% dos consumidores dos Estados Unidos confiam na recomendação de familiares e amigos ao pesquisar medicamentos. (Orc International)
  • 77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um novo produto quando os descobrem através da recomendação boca a boca. (Nielsen)
  • 84% dos consumidores afirmam que confiam parcial ou totalmente em qualquer recomendação de algum membro da família. (Nielsen)
  • O boca a boca é responsável por 6 trilhões de dólares em consumo todo ano ao redor do mundo (CMO)
  • 89% das mulheres modernas confiam na recomendação de um amigo ou familiar, enquanto apenas 11% confia em marcas. (Mom Central)
  • 84% dos consumidores acreditam que a indicação e recomendação de amigos e familiares é a melhor e mais confiável fonte de informações quando se trata de um produto ou serviço (Nielsen)
  • 66% dos entrevistados menores de 34 anos têm maior probabilidade de dar uma referência depois de receber o reconhecimento social por isso. (B2B Marketing Mentor)
  • 56% de todos os consumidores do mundo aprendem sobre novos produtos através de recomendações de familiares e amigos. (Nielsen)
  • 58% dos consumidores compartilham experiências boas que tem, além de pedir a opinião de amigos e familiares quando estão falando sobre marcas nas redes sociais (SDL)
  • Os defensores da marca são 83% mais propensos a compartilhar informações sobre um produto do que os usuários típicos da web. (BzzAgent)
  • Os defensores da marca têm 50% mais chances de influenciar uma compra. (BzzAgent)
  • Conselho de amigos e familiares representa 77% na escala de persuasão quando se trata de informação sobre novos produtos. (Nielsen)
  • 30% de todos os consumidores descobrem a existência de alguns produtos através das redes sociais de amigos. (Gladson)
  • 62% dos consumidores na Europa afirmam que assistem a trailers de filmes se, mesmo sem gostarem, seus amigos Curtirem no Facebook. (European Commission)
  • 14% dos mesmos entrevistados europeus afirmaram que usaram o smartphone para falar com amigos ou familiares enquanto estavam no ponto-de-vendas escolhendo o produto. (ComScore)
  • 40% dos cineastas valorizam recomendações postadas por amigos ou familiares em mídias sociais. (Nielsen)
  • 36% dos livros são comprados por causa do tema, 33% pelo autor e 21% das vendas de livros advém das recomendações boca a boca. (Nielsen)
  • As mulheres são 25% mais propensas do que os homens a confiar em amigos ou familiares para obter conselhos sobre questões de finanças pessoais, o que torna o segmento de beleza e estética perfeito para o Marketing Boca a Boca. (Nielsen)
  • De 20% a 50% das compras são o resultado de uma recomendação de boca a boca. (AdAge)
  • 74% de todos os consumidores percebem que o boca a boca é o influenciador chave na decisão de compra. (AdWeek)
  • 62% dos profissionais de Marketing nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá estão satisfeitos com suas campanhas de marketing de boca-a-boca. (Forrester Research)
  • As marcas que conseguem gerar mais intensidade emocional recebem 3 vezes mais recomendações do que as marcas que se conectam menos com seus clientes. (Keller Fay)
  • O discurso do próprio consumidor, induzido pelo marketing boca a boca, gera mais de 2x as vendas de publicidade paga. (McKinsey)
  • Consumidores que são recomendados por outros consumidores costumam ter 37% a mais de retenção com a marca. (Deloitte)
  • Um consumidor que vem através da indicação boca a boca possui um Life Time Value (LTV ou tempo de vida com seu produto) de 16% a 25% maior. (Wharton School of Business)
  • O Marketing de Indicações Boca a Boca é a principal ferramenta de marketing usada por pequenos negócios. (eMarket)
  • Consumidores que chegam através da recomendação boca a boca de algum amigo costumam ser mais leais à marca do que os consumidores que chegam advindos de métodos tradicionais de Marketing. (Associação Americana de Marketing)
  • 39% dos entrevistados afirmam que preferem incentivos financeiros para recomendar produtos e serviços, do que recompensas tradicionais. (B2B Marketing Mentor)
  • 72% dos profissionais de Marketing e Vendas não entendem o valor do Marketing Boca a Boca e nem potencializam essa ferramenta de vendas. (Loyalty360)
  • Mais de 50% dos entrevistados estão mais propensos a recomendar um produto ou serviço se receberem um incentivo ou benefício no programa de indicações. (B2B Marketing Mentor)
  • Oferecer uma recompensa aumenta a probabilidade da recomendação boca a boca, mas não faz tanta diferença o tamanho ou o valor da mesma, basta existir. (Associação Americana de Marketing)
  • As recompensas são importantes para aumentar a probabilidade de indicação boca a boca em encontros casuais entre os consumidores. (Associação Americana de Marketing)
  • 49% dos consumidores respondem serem “muito ou um pouco” influenciados por indicações boca a boca de produtos ou serviços vindos de amigos via redes sociais (Marketing Land)
  • Os defensores da marca são 75% mais propensos a compartilhar uma excelente experiência no produto. (BzzAgent)
  • Defensores da marca possuem 3 vezes mais chances de compartilhar opiniões de produtos com alguém que não conhece. (BzzAgent)

 

Ufa, até cansei!

Agora eu tenho certeza que você está convencido e com água na boca para criar um programa de indicações boca a boca, não é?

É fato, principalmente depois dessas 39 estatísticas, que o Marketing Boca a Boca funciona para qualquer negócio.

No entanto em alguns segmentos esse Marketing se destaca, como o segmento de beleza e estética.

Por exemplo, a Vitaforma, centro de beleza e estética e cliente da BuzzLead, conseguiu alcançar 108 clientes em apenas 1 mês usando a ferramenta.

Assim como outros modelos de negócio também obtiveram resultados.

Caso queira salvar as 6 principais estatísticas do Marketing Boca a Boca, eu as reuni em um Infográfico, que você pode baixar clicando aqui, ou conferir abaixo:

infografico - estatisticas do marketing boca a boca

“Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo” – Mark Zuckerberg, CEO do Facebook sobre Marketing boca a boca.

Milhões de recomendações acontecem a todo instante.

Assim como centenas de comprovações estatísticas mostram que o Marketing Boca a Boca funciona para qualquer negócio, mas logo vou chegar nesta parte.

Antes, pare para pensar:

Em toda plataforma, ciclo social ou dispositivo que você já usou.

Pessoas são o que movem o consumo e as interações nesses locais.

Antes de qualquer comunicação ou outro formato de Marketing as pessoas são responsáveis por movimentar a economia..

Todo mundo já comprou algo influenciado por uma indicação boca a boca.

Eu tenho certeza que você já ouviu e disse a seguinte frase:

Eu usei o produto/serviço X e é muito bom! Você deveria experimentar.

Esse é o poder do Marketing Boca a Boca.

Mesmo que seja algo totalmente fora da sua realidade ou estrutura financeira, a recomendação vai te dar aquela vontade de conhecer e descobrir do que a pessoa está falando.

Isso acontece por causa da indicação.

Departamentos de Marketing ao redor do mundo possuem a missão de conectar pessoas a produtos ou serviços.

E eu afirmo com toda convicção do mundo:

O Marketing boca a boca é a melhor forma, pois faz com que pessoas comuns coloquem produtos ou serviços na vida de outras pessoas comuns.

Ainda está com dúvida?

Sem problemas:

Eu separei 39 estatísticas que provam que o Marketing Boca a Boca e a indicação dos seus clientes podem aumentar as vendas de qualquer segmento de negócio.

Vamos para a lista das estatísticas sobre Marketing Boca  Boca:

  • 92% dos consumidores ao redor do mundo afirma que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda – (Nielsen)
  • 43% das pessoas se sentem mais à vontade para comprar um produto quando o descobrem nas redes sociais. (Nielsen)
  • 68% dos consumidores confiam em recomendações e avaliações on-line, número que cresceu mais de 10% desde 2007, fazendo com que a avaliação on-line seja a terceira maior fonte de confiança na hora de comprar. (Nielsen)
  • 28% dos consumidores dizem que o boca a boca é o fator mais importante no fortalecimento da relação deles com as marcas. (Kentico Software)
  • 30% dos consumidores dos Estados Unidos confiam na recomendação de familiares e amigos ao pesquisar medicamentos. (Orc International)
  • 77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um novo produto quando os descobrem através da recomendação boca a boca. (Nielsen)
  • 84% dos consumidores afirmam que confiam parcial ou totalmente em qualquer recomendação de algum membro da família. (Nielsen)
  • boca a boca é responsável por 6 trilhões de dólares em consumo todo ano ao redor do mundo (CMO)
  • 89% das mulheres modernas confiam na recomendação de um amigo ou familiar, enquanto apenas 11% confia em marcas. (Mom Central)
  • 84% dos consumidores acredita que a indicação e recomendação de amigos e familiares é a melhor e mais confiável fonte de informações quando se trata de um produto ou serviço (Nielsen)
  • 66% dos entrevistados menores de 34 anos têm maior probabilidade de dar uma referência depois de receber o reconhecimento social por isso. (B2B Marketing Mentor)
  • 56% de todos os consumidores do mundo aprendem sobre novos produtos através de recomendações de familiares e amigos. (Nielsen)
  • 58% dos consumidores compartilha experiências boas que tem, além de pedir a opinião de amigos e familiares quando estão falando sobre marcas nas redes sociais (SDL)
  • Os defensores da marca são 83% mais propensos a compartilhar informações sobre um produto do que os usuários típicos da web. (BzzAgent)
  • Os defensores da marca têm 50% mais chances de influenciar uma compra. (BzzAgent)
  • Conselho de amigos e familiares representa 77% na escala de persuasão quando se trata de informação sobre novos produtos. (Nielsen)
  • 30% de todos os consumidores descobre a existência de alguns produtos através das redes sociais de amigos. (Gladson)
  • 62% dos consumidores na Europa afirmam que assistem a trailers de filmes se, mesmo sem gostar, se seus amigos Curtirem no Facebook. (European Commission)
  • 14% dos mesmos entrevistados europeus afirmaram que usaram o smartphone para falar com amigos ou familiares enquanto estava no ponto-de-vendas escolhendo o produto. (ComScore)
  • 40% dos cineastas valorizam recomendações postadas por amigos ou familiares em mídias sociais. (Nielsen)
  • 36% dos livros são comprados por causa do tema, 33% pelo autor e 21% das vendas de livres advém das recomendações boca a boca. (Nielsen)
  • As mulheres são 25% mais propensas do que os homens a confiar em amigos ou familiares para obter conselhos sobre questões de finanças pessoais, o que torna o segmento de beleza e estética perfeito para o Marketing Boca a Boca. (Nielsen)
  • De 20% a 50% das compras são o resultado de uma recomendação de boca a boca. (AdAge)
  • 74% de todos os consumidores percebem que o boca a boca é o influenciador chave na decisão de compra. (AdWeek)
  • 62% dos profissionais de Marketing nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá estão satisfeitos com suas campanhas de marketing de boca-a-boca. (Forrester Research)
  • As marcas que conseguem gerar mais intensidade emocional recebem 3 vezes mais recomendações do que as marcas que se conectam menos com seus clientes. (Keller Fay)
  • O discurso do próprio consumidor, induzido pelo marketing boca a boca, gera mais de 2x as vendas de publicidade paga. (McKinsey)
  • Consumidores que são recomendados por outros consumidores costumam ter 37% a mais de retenção com a marca. (Deloitte)
  • Um consumidor que vem através da indicação boca a boca possui um Life Time Value (LTV ou tempo de vida com seu produto) de 16% a 25% maior. (Wharton School of Business)
  • O Marketing de Indicações Boca a Boca é a principal ferramenta de marketing usada por pequenos negócios. (eMarket)
  • Consumidores que chegam através da recomendação boca a boca de algum amigo costumam ser mais leais à marca do que os consumidores que chegam advindos de métodos tradicionais de Marketing. (Associação Americana de Marketing)
  • 39% dos entrevistados afirmam que preferem incentivos financeiros para recomendar produtos e serviços, do que recompensas tradicionais. (B2B Marketing Mentor)
  • 72% dos profissionais de Marketing e Vendas não entendem o valor do Marketing Boca a Boca e nem potencializam essa ferramenta de vendas. (Loyalty360)
  • Mais de 50% dos entrevistados estão mais propensos a recomendar um produto ou serviço se receberem um incentivo ou benefício no programa de indicações. (B2B Marketing Mentor)
  • Oferecer uma recompensa aumenta a probabilidade da recomendação boca a boca, mas não faz tanta diferença o tamanho ou o valor da mesma, basta existir. (Associação Americana de Marketing)
  • As recompensas são importantes para aumentar a probabilidade de indicação boca a boca em encontros casuais entre os consumidores. (Associação Americana de Marketing)
  • 49% dos consumidores respondem serem “muito ou um pouco” influenciados por indicações boca a boca de produtos ou serviços vindos de amigos via redes sociais (Marketing Land)
  • Os defensores da marca são 75% mais propensos a compartilhar uma excelente experiência no produto. (BzzAgent)
  • Defensores da marca possuem 3 vezes mais chances de compartilhar opiniões de produtos com alguém que não conhece. (BzzAgent)

Ufa, até cansei!

Agora eu tenho certeza que você está convencido e com água na boca para criar um programa de indicações boca a boca, não é?

É fato, principalmente depois dessas 39 estatísticas, que o Marketing Boca a Boca funciona para qualquer negócio.

No entanto em alguns segmentos esse Marketing se destaca, como o segmento de beleza e estética.

Por exemplo, a Vitaforma, centro de beleza e estética e cliente da BuzzLead, conseguiu alcançar 108 clientes em apenas 1 mês usando a ferramenta.

Assim como outros modelos de negócio também obtiveram resultados.

Caso queira salvar as 6 principais estatísticas do Marketing Boca a Boca, eu as reuni em um Infográfico, que você baixar clicando aqui, ou conferir abaixo:

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3 Comments
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