Uma das maiores dificuldades das instituições de ensino particulares consiste em fechar uma turma com a quantidade exata de alunos. Essa preocupação deixa os diretores de escolas com o cabelo em pé, mesmo após investir em marketing digital e relacionamento com os alunos. É por isso que marketing para instituições de ensino é um tema que precisa ser analisado.
Nesse artigo você vai conhecer estratégias eficazes de Marketing Boca a Boca para escolas, universidade e até cursinhos preparatórios. Boa leitura!
Marketing Boca a Boca para instituições de ensino: a melhor estratégia para fechar turmas
Você quer aumentar a forma de captar estudantes na sua instituição de ensino?
O boca a boca é o principal meio de auxílio pelo qual um estudante toma a decisão de efetivar sua matrícula. A recomendação pode ser a certeza de que determinada escola atenderá as sua expectativas.
Lembre-se, ao fazer esta escolha, o potencial estudante procura o melhor lugar para ser instruído e receber suas qualificações.
Outro dia uma professora, de uma média escola de Goiânia (GO) protestou: “Minha diretora queria que os docentes fossem para rua panfletar, para fecharmos turma e garantir o próximo ano letivo”.
É isso mesmo que você leu. Essa estratégia gera uma correria exagerada e gastos desnecessários que, em muitas vezes, não geram retorno.
O marketing tradicional é insuficiente para atender a necessidade de grande quantidade de alunos e fechar turmas.
Algumas instituições já descobriram que há um resultado positivo para sanar essa demanda com o , que por sua vez auxilia na fidelização de estudantes e seus respectivos pais.
Com total certeza alunos e pais farão pesquisas em sites e redes sociais das escolas que mais se adequam às suas necessidades. E principalmente irão buscar por indicação de quem já usufrui ou usufruiu do serviço.
Marketing para Instituições de Ensino: o segredo está nas indicações.
Essa indicação vai possuir um valor decisivo para a escolha final do aluno.
Apesar do investimento no digital, essas instituições continuam ter que se desdobrar para fechar turmas. Seja em um cursinho preparatório para o vestibular ou um preparatório para a realização de provas de concurso, por exemplo.
Ou seja, apenas investir no digital não é suficiente, há várias instituições de ensino competindo com sua organização nestes canais.
Nas escolas, a situação também é semelhante, principalmente no início do ano letivo. Há uma correria exagerada para dar conta de fechar as turmas. Insuficiência de alunos que muitas vezes causam o abandono de alguma série antes ofertada.
A problemática parece continuar mesmo investindo em sites e redes sociais, não é mesmo?
De que adianta um site se você não está captando novos alunos?
Agora você vai conhecer estratégias de Marketing Boca a Boca para instituições de ensino. Chega de não ter mais alunos para ensinar. A educação é base para tudo!
Estratégias de Marketing Boca a Boca para Instituições de Ensino
Seja eficiente ao captar alunos
A melhor forma de conquistar alunos é fazendo com que os mesmos venham até sua instituição, já conhecendo os seus serviços e com confiança na sua marca. E isso acontece por meio do Marketing Boca a Boca.
A visita no seu website, se tornará apenas um meio para seus futuros alunos tirarem dúvidas. Então, quem melhor para falar e vender a sua instituição do que seus próprios estudantes? Acredito que você não vai conhecer um .
Mas não faça de qualquer jeito.
Uma dica importante: . Utilize o seu site e as redes sociais para essa finalidade também. As pessoas gostam de compartilhar aquilo que as recompense. Use dessa estratégia, para tornar a sua instituição de ensino conhecida.
Não dependa das indicações orgânicas
Seguindo com nossos exemplos em Goiânia: de forma orgânica, uma escola lançou o seguinte plano de marketing.
Solicitou aos pais que colocassem em seus carros um adesivo da instituição para que os mesmos, ganhassem desconto de 5% nas mensalidades escolares.
Com certeza, os pais sedentos pelo desconto colocaram o adesivo… mas vamos analisar alguns resultados possíveis para a instituição, com essa ação da escola.
#1º A escola propagou a sua marca em vários carros que vão em direção a escola nos horários em que o trânsito está com mais alunos, (próximo ao momento de entrada e saída da escola). Esse foi o ponto positivo. Mas e os resultados?
#2º Os outros motoristas, presentes no trânsito da cidade são desconhecidos dos atuais clientes da escola. Assim não deram valor para a marca, porque não conhecem quem está indicando aquele serviço, por meio dos adesivos.
Nesse modelo de marketing para instituições de ensino, o indicador (motorista do carro com adesivo) não gera confiança nos demais motoristas. Os condutores, apenas viram o adesivo e descobriram que existe aquela instituição, mas falta um incentivo para que eles a procurem.
Desenvolva um Programa de Indicações
Observe. Com um programa de indicações, os gastos são mínimos e o retorno vem em curto prazo.
Isso porque, todo o processo é automatizado e o investimento nas recompensas já se pagam ao fidelizar o estudante. Além disso, o custo para adquirir novos alunos é muito menor, pois ele veio até sua empresa espontaneamente.
O marketing para instituições de ensino mudou. Essas podem agora deixar de investir apenas no marketing tradicional e passar a usar uma estratégia mais eficaz com seus clientes: o Marketing Boca a Boca.
Muitas vezes o sucesso do programa de indicação é tamanho, que não há necessidade de investir em mídias tradicionais, como TV, rádio, jornal, revista e panfletos. O que resulta em economia e turmas fechadas para a escola.
Além disso, com a indicação feita para um conhecido, as chances do mesmo aceitar a contratação dos serviços é maior. A indicação gera confiança, que por sua vez gera conversões de possíveis clientes em vendas.
O Instituto Nielsen afirma, que acima de qualquer outra forma de propaganda, cerca de 92% dos consumidores ao redor do mundo confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar.
Os cuidados em um programa de indicação
Na boca de quem contrata uma instituição de ensino, a qualidade do serviço tem muito peso na hora de falar sobre a instituição. Por esse motivo é preciso estar atento aos serviços que sua instituição está prestando.
O seu programa de indicações apenas será útil se seus clientes o usarem. E para que isso aconteça, sua instituição deve estar bem na boca dos seus alunos.
Veja as seguintes perguntas e observe se sua resposta é positiva para todas:
- Seus alunos estudam na sua escola por conta da qualidade?
- Isso é importante para que eles tenham vontade de indicar sua instituição
- As pessoas falam bem dos serviços prestados? Se a resposta for “sim”, com certeza será necessário apenas pedir indicações
- Seus alunos estão contentes com o ensino? Mais um motivo para eles indicarem sua escola
- A sua equipe está satisfeita com o trabalho oferecido? Com certeza professores satisfeitos com o trabalho falam bem sobre esse ambiente. Então incentive eles também
Marketing para Instituições de Ensino: outras opções de investimento
Tenha sempre em mente: o Marketing Boca Boca ou Marketing de Indicações é uma ferramenta muito boa para captar clientes. Mas, se usado de forma negativa os efeitos podem ser desastrosos, ou seja, a imagem da sua escola conta muito. Então sempre esteja preocupado em oferecer os melhores serviços.
Por isso também vale a pena investir em:
- Ótimo atendimento
- Marketing de conteúdo (blog)
- Um bom site
- Um leque de novos cursos
- Endomarketing
Uma sugestão: encontre o perfil de aluno que você trabalha, não tenha medo de investir em qualidade e ofereça recompensas que vão motivar as indicações, como por exemplo, um desconto na mensalidade ou matrícula.
Agora é só aplicar essas estratégias e boa sorte com seu programa de indicações!