fbpx

Como criar uma Campanha de Indicação

 em Programas de Indicação

Como deixar sua campanha de indicação atrativa?

As empresas que trabalham com uma campanha de indicação atrativa para o seu Programa de Indicações têm resultados melhores.

É fundamental investir em uma home exclusiva, por exemplo, para melhor divulgar seu Programa de Indicações e ainda facilitar na hora do seu cliente fazer a indicação de amigos. Além do mais, essa estratégia pode funcionar para qualquer negócio e deixa seu cliente um fanático por Referral.

A home (ou página inicial) caracteriza a identidade da sua empresa somada aos benefícios para aqueles que participam do Programa de Indicações. Nesta página é o momento em que seu cliente toma a decisão de recomendar os seus serviços, na ação de indicar alguém.

Por este motivo, preparamos um artigo com 13 dicas essenciais para Programas de Indicações. Essa leitura é recomendada especialmente para você que vai lançar seu Programa de Indicações ou procura aprimorar a sua campanha de indicação.

Mas agora, vamos apresentar alguns exemplos práticos de campanhas nos Programas de Indicações para você se inspirar e criar a sua também. A final, como essa página realmente se parece ou deve ser?

Hmm… Vamos ver!

O porquê das campanhas de indicação

As campanhas de indicação fazem parte da divulgação do seu programa de indicações como um todo.

Servem para que seu cliente tenha conhecimento suficiente para falar da sua marca, caso ela oferte ou produto ou serviço ou os dois! É quando se fornece meios mais práticos para que o cliente indique ou fale da sua empresa para outros amigos e conhecidos.

As campanhas devem então interagir de forma tão eficiente que antes mesmo de você ter que pedir indicações, seus clientes já conhecem o seu programa de indicações e sua marca já estará na “boca do povo”.

Separamos vários modelos de campanhas de indicação, cada uma de segmentos diferentes para mostrar que esta estratégia serve para qual for o nicho da sua empresa. Cada um deles possuem características específicas, de acordo com seu segmento; porém utilizam aspectos estratégicos comuns, como apontar a recompensa, usar a melhor linguagem para seu cliente e principalmente reforçar seu Programa de Indicações.

Ideias de campanhas de indicação

Confira algumas ideias categorizadas por segmentos:

#E-commerce

O mercado de e-commerce é uma das áreas que mais utilizam os Programas de Indicações. Atualmente, a presença de um programa como esse é um dos principais meios de aquisição de clientes.

Por ser um mercado online, a recomendação auxilia muito para as vendas. A propósito, imagine quantos e-commerces existem para seu cliente acessar?

A concorrência é muito acirrada e por isso a diferenciação é quase uma regra para se destacar.

A  Loja Integrada é um e-commerce que trabalha com a criação de lojas virtuais e utiliza o Programa de Indicações para adquirir novos clientes. O programa da empresa oferece recompensas até para os clientes que optam pela versão gratuita.

Fugindo da característica das imobiliárias, por exemplo, com páginas clean, os e-commerce possuem um design que varia conforme o tipo de produto e/ou serviço vendido.

A página da Loja Integrada apresenta vários aspectos referente às recompensas e indicações, por exemplo.

campanha de indicação da loja integrada

Já a página do e-commerce e bar Cervejaria Amada, apresenta uma característica referente ao consumidor de cervejas. Sem muitas regrinhas, a página adota uma linguagem bem característica do público. Afinal, ninguém quer ficar lendo textão na hora de relaxar e indicar os amigos para tomar uma cervejinha?

campanha de indicação da cervejaria amada

Ficou curioso sobre quais os resultados dos Programas de Indicações no mercado de e-commerce? Indicamos a leitura dos cases: Magnificat: Conectando pessoas e PetiteBox – Do Orgânico ao Escalável.

#Imobiliária

O mercado imobiliário tem inovado e conquistado muito espaço com os Programas de Indicações. Aquelas imobiliárias que saíram na frente com o Marketing de Indicações hoje já estão deixando sua marca em bairros por completo.

As imobiliárias que optam pelo caminho do Referral, estão dominando o mercado de imóveis simplesmente por somarem a estratégia boca a boca às ações de Marketing Digital e Marketing Tradicional.

Exemplo de sucesso: o Mirantes da Lagoa tem dominado esse mercado em Natal.

Com um programa fechado para seus clientes, a sua campanha de indicação possui uma característica clean e permite ao cliente ter a oportunidade de construir a sua vizinhança indicando os novos vizinhos que querem ter 🙂

Leia também: Mirantes da Lagoa: um lar para indicações.

campanha de indicação do mirantes da lagoa

Você quer saber como aplicar a melhor estratégia de vendas para esse mercado? Confira aqui como utilizar o Marketing boca a boca no mercado imobiliário.

#Instituição de Ensino

As Instituições de Ensino Superior, geralmente possuem planos diferentes em seus Programas de Indicações. Elas geralmente atendem alunos, ex-alunos e pessoas que já depositam valor na instituição, mas ainda irão fazer a sua matrícula.

Por esse motivo, separamos como exemplo o IPOG. Para alinhar ao perfil da instituição, a home do Programa de Indicações exige um texto maior, por conta das normas que podem atender todos os públicos citados anteriormente.

Na home o estudante pode selecionar a opção que se enquadra melhor e assim realizar suas indicações. Esse tipo de empresa geralmente oferece como benefícios descontos nas parcelas, meia bolsa e, se o aluno for um expert em indicações, pode até conquistar a bolsa integral!

campanha de indicação do ipog

Leia: Marketing para instituições de ensino: aplique a melhor estratégia.

# Alimentação

As empresas do ramo de alimentação também possuem suas particularidades com o Programa de Indicação. Esses geralmente são programas fechados, apenas os clientes fazem indicações.

Já a divulgação desses programas de indicações fica restrito ao estabelecimento e seus clientes, que são os indicadores diretos de outros novos clientes.

Isso acontece para que a indicação seja mais assertiva, dada por meio da experiência de compra do cliente, que por sua vez tem autoridade, pois já experimentou o produto. É algo semelhante ao principio: “Eu gosto eu indico”.

O restaurante IZU em Goiânia-GO, oferece um desconto de 10% no rodízio para seus clientes, quando os amigos indicados aceitam a recomendação e desfrutam do sabor japonês no restaurante.

A campanha de indicação do IZU apresenta informações completas: o regulamento do programa, sua abrangência e a recompensa para os clientes que indicarem.

campanha de indicação do restaurante izu

Deu até vontade de indicar alguns amigos, não é mesmo?

A campanha de indicação é muito mais do que um meio por onde o seu cliente fará recomendações do seu serviço. Observe que uma página atrativa desperta o desejo por recomendar outros amigos e ainda facilita a divulgação do seu programa de indicações.

Em muitos casos, após você pedir a indicação, o seu cliente deve vencer uma pequena barreira ao pegar o celular para indicar: é a hora da indicação! E esse momento deve ser confortável e fácil, algo que deva acontecer naturalmente e de forma rápida, sem pensar duas vezes.

“Eu gostei. Eu indico na hora” – assim seu cliente deve pensar sobre a sua campanha de indicação.

E atenção… depois que sua página estiver afinada para receber indicações, se preocupe em divulgá-la!

Os clientes precisam saber que existe um programa de indicações em sua empresa, para que todo investimento em tornar indicações atrativa surja efeito.

Você sabe como divulgar seu programa de indicações? Descubra 11 formas para você atingir o maior número de pessoas possível.

E vai aqui uma dica final: invista em páginas responsivas e não carregadas de informações. Ser objetivo pode facilitar as indicações e a interação na página. Além disso, ao carregar rápido em qualquer dispositivo, a taxa de abandono será muito menor; enquanto que a taxa de conversão, muito maior.

Saiba como fazer uma Landing Page adequada para o seu Programa de Indicações e se destaque com a melhor campanha de indicação!

O que achou das páginas de indicações para cada segmento?

Deixe seu comentário e sugestão 🙂

Compartilhar
Postagens Recentes

Deixe um Comentário