Indique e ganhe: estratégia para indicação de clientes

Como o “indique e ganhe” faz as empresas lucrarem?

Indique e ganhe é uma estratégia de marketing revolucionária que vem tomando espaço cada vez mais nos mais diversos nichos de atuação das empresas.

Hoje já se tornou até padrão da marca ter um incentivo para que seus clientes a indiquem para os amigos.

Sem saber você pode ter participado de um programa de “indique e ganhe” ou até indicado um serviço ou produto sem precisar de incentivo nenhum.

Nessa lógica, os próprios clientes acabam “vendendo” para aquela empresa que gostaram tanto, e assim, espalham os benefícios da mesma para as pessoas que conhecem e sabem que vão gostar da experiência também. 

O problema de não reconhecer o que está por trás é não poder criar uma maneira de fazer o mesmo, só que dessa vez para a sua marca.

À medida em que as empresas percebem que seu cliente satisfeito pode render ainda mais, elas virão a chave da escala e têm um lucro superior sem gastar nada a mais por isso. 

A boa lógica de indicação e ganho para todos 

É provável que você já tenha participado de alguma estratégia de indique e ganhe. 

Na hora deve ser escolhido alguns amigos que você julgou poder aproveitar melhor aquele serviço ou produto e que seria importante para os ajudar também. Ao seguir essa lógica os indicou. Depois disso, pode ter acumulado pontos para trocar em desconto ou até algum prêmio quando seu amigo também comprou da empresa indicada.

É assim que funciona uma campanha de indique e ganhe. Todos ganham, não só a empresa que foi indicada.

Grandes empresas, como Google, Nubank e Uber, moldaram toda a sua expansão e crescimento no mercado com uma estratégia de indique e ganhe. Incentivaram seus usuários já conquistados a convidar outras pessoas para conhecê-las também.

E podemos perceber que isso funcionou muito bem, não é mesmo?!

Experimente essa receita do sucesso

Mas é claro que não é só ao aplicar o indique e ganhe que sua empresa vai crescer e escalar suas vendas de vez.

É preciso ter o principal para tudo funcionar bem: um serviço ou produto de qualidade.

Junte isso a uma boa experiência de cliente e misture tudo em uma estratégia de indique e ganhe. Depois repouse e assista sua empresa crescer como nunca. 

E por falar em “repousar”, dá para deixar a estratégia rodando no automático com a ferramenta certa, sem precisar de mais esforços da sua parte.

É a própria receita do sucesso!

Acontece que a indicação é uma prova social de que algo é bom para outra pessoa, e naturalmente indicam-se como ação de solidariedade. Para ajudar ou como moeda de troca.

Ao indicar, seu cliente coloca a própria reputação em jogo por sua marca. Não é brincadeira. 

Se o seu serviço ou produto não for de qualidade e gerar transtornos aos clientes, dê adeus às indicações e à fidelidade.

Por isso a indicação tem tanta credibilidade.

Imagine só se você indicar um carro para seu amigo e alguns dias depois o mesmo carro dá problemas no meio da rua. Você e a montadora perdem a confiança do seu amigo – principalmente a empresa!

Por isso é tão importante ter uma ótima experiência do cliente antes de tudo.

O que está por trás da estratégia de “indique e ganhe”?

Esse tipo de estratégia pode ser muito confundido com estratégia de afiliados.

Saiba mais sobre essa diferença aqui: 

Programa De Indicações VS Programa De Afiliados: Entenda A Diferença

O “indique e ganhe”, parte do princípio de que as indicações são naturais e necessárias, geram confiança e movimentam o mercado. A partir disso, a estratégia potencializa o ato humano de indicar e estimula essa vontade com uma recompensa.

As indicações então geram um círculo de indicação simultâneas e contínuo: os clientes satisfeitos indicam sua marca, os clientes que vêm por indicação ficam satisfeitos com mais facilidade, logo, indicam também outras pessoas, e por aí vai.

90% dos consumidores em todo o mundo dizem que confiam no boca a boca de seus amigos e familiares acima de todas as outras formas de publicidade. Além disso, 70% deles confiam na opinião online de outros consumidores. 

Esses números, por si só, são ouro e falam muito sobre o poder das indicações.

Dentro disso, a grande vantagem do indique e ganhe é o seu grande potencial escalável e inovador. 

Apesar de usar algo que já acontece na sociedade, ele organiza o processo e traz soluções bem diferentes das que o marketing usa de maneira cansativa.

Há vários benefícios ligados a isso e resultam em bons resultados para sua empresa, como por exemplo:

  • Redução do Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
  • Ciclo de vendas mais curto e eficiente
  • Redução da jornada de compra
  • Transformar clientes em “vendedores” da empresa
  • Aumentar o tempo de vida do seu cliente (LTV)
  • Trazer leads mais qualificados

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Como começar uma estratégia de “indique e ganhe”

Uma estratégia de indique e ganhe funciona, porque as pessoas são mais propensas a serem influenciadas por recomendações de amigos. Isso não acontece apenas uma vez, como vimos no tópico acima.  

Trabalhar com um bom atendimento ao cliente e fornecer uma experiência consistente e incrível é a maneira certa de fazer com que os clientes recomendem você a seus amigos. E é nesse momento que um programa “Indique um amigo e ganhe” bem estruturado deve ser aplicado.

Por isso, identifique quem são seus clientes mais satisfeitos e apresente a sua campanha de “indique e ganhe” para eles.

Essa é uma maneira excelente e barata de expandir a sua marca e conquistar novos clientes. Isso porque, a maioria das estratégias de marketing tomam muito tempo e requerem um maior investimento, mas esta já usa seus clientes conquistados, algo que você já tem. 

Por isso, indicações são um ótimo negócio!

Mas você deve estar pensando agora: “como ter uma campanha de ‘indique e ganhe’ para apresentar?”

Bom, então continue a sua leitura.

Nada mais é do que um belo programa de indicação nomeado

Sua campanha de indicação será uma parte da mecânica do seu programa de indicação e pode ser mudada quando quiser ou até rodar mais de uma ao mesmo tempo para diferentes tipos de público.

Tudo depende da sua estratégia de – adivinhe – indique e ganhe. Esse é um nome mais popular para todo o funcionamento de um programa de indicação.

Sendo assim, ter um programa de indicação permite que você tenha um fluxo estruturado de coleta e organização das indicações que sua empresa recebe. Depois de estruturado, você pode até deixar tudo rodando no automático com a ferramenta certa.

Além do compartilhamento em massa (como por exemplo postar seu link de indicação nas mídias sociais), os clientes que fazem parte deste programa compartilham com amigos específicos que realmente precisam do seu produto ou serviço.

E assim chegam seus preciosos leads qualificados. Assim, é possível ver na prática o benefício de ter clientes fazendo esse trabalho para você.

Por isso, aproveite agora a oportunidade que você tem em mãos e venha montar seu próprio programa de indicações. É só chamar um especialista para bater um papo no nosso chat! Estamos a postos para te ajudar!

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