11 Exemplos De Referral Marketing De Sucesso: Seja Um Expert Da Venda Por Indicações

Exemplos de referral marketing são fáceis de se encontrar por aí. Ainda mais quando a empresa tem a consciência de que o cliente é quem decide se sua campanha fará sucesso ou não.

Um programa de indicações é a melhor e mais barata estratégia de marketing. Quando você transforma seus clientes em seus melhores vendedores, além de poder reduzir seu CAC pela metade, você diminui também os esforços do time de vendas e aumenta as chances de fechar um negócio.

Se você está querendo testar uma estratégia de Referral para o seu negócio e não sabe muito bem por onde começar, analisamos e encontramos 7 exemplos de Referral Marketing de sucesso, ou simplesmente marketing de indicação que irão te ajudar.

Com a nossa lista em mãos, você poderá ver o que é comum, o que é inovador e principalmente, o que é mais adequado para sua empresa.

Desde Uber e Paypal até o Google, essas empresas te mostrarão o que fazem para tornar seu negócio muito mais relevante.

Confira os maiores exemplos de Referral Marketing:

01. DROPBOX

O Dropbox é um serviço de armazenamento em nuvem e compartilhamento de arquivos disponível para Mac, PC e para a maioria dos dispositivos móveis.

Com ele, tudo o que você precisa será mantido online e estará disponível em qualquer dispositivo.

O Programa de Indicações do Dropbox é um dos exemplos mais famosos de uma estratégia de Referral Marketing de sucesso.

Entre 2008 e 2010, o Dropbox conquistou 3.9 milhões de novos usuários, saindo de 100 mil para 4 milhões de usuários e chegando a crescer 60% ao mês.

A filosofia do Programa de Indicações era muito simples. Como o produto oferece espaço de armazenamento na nuvem, a equipe de growth decidiu recompensar as pessoas que indicavam o Dropbox, com mais espaço grátis. Além disso a pessoa indicada também ganhava espaço grátis ao se cadastrar.

Ao recompensar os dois lados (indicador e indicado), o Dropbox garantiu que a ação desejada – Se Registrar – fosse concluída em muito menos tempo.

Dica: Assim como o Dropbox, utilize seu produto principal como recompensa em seu Programa de Indicações.

Quando uma pessoa decide usar um produto, ela sabe exatamente o que quer. No caso do Dropbox, as pessoas queriam armazenamento em nuvem; e quanto mais espaço para o armazenamento melhor.

02. G SUITE

O G Suite (antigo Google Apps) for Work é um conjunto de aplicativos criado pelo Google para empresas. A conta do G Suite confere acesso ao Gmail (com domínio personalizado) e 30 GB de armazenamento no Google Drive.

Por meio do G Suite, o usuário também pode utilizar vários outros aplicativos poderosos do Google: Agenda, Docs, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sites, Hangouts e Google Plus.

A verdade é que, mesmo sendo dona da maior e mais popular plataforma de publicidade PPC (Google Adwords), a Google tem seu próprio Programa de Indicações, recompensando os clientes por cada novo usuário indicado no G Suite for Work.

O programa é estruturado como um sistema de recompensas unilateral. Ou seja, apenas um dos lados recebe recompensa, que no caso do G Suite é o indicador.

Depois de ingressar no programa de indicações, os clientes recebem um link personalizado para compartilhar com seus contatos.

Em seguida, para cada nova conta do G Suite for Work ativada usando esse link, a pessoa que fez a indicação recebe 15 dólares diretamente em sua conta bancária.

Dica: o dinheiro aumenta a motivação. Quanto mais cedo você aprender isso, melhor.

Além disso, é uma boa forma de recompensar seus defensores por indicar seu produto ou serviço a seus amigos.

Outra coisa importante de ser ressaltada está nos links personalizados. Isso facilita a forma com que seus clientes promovem o programa.

03. TRELLO

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento e organização de projetos usada por empresas e indivíduos. Ele oferece uma visão geral do que está sendo trabalhado e de quem está trabalhando.

A ferramenta organiza seus projetos em placas, cartões e listas, lembrando vagamente o sistema KanBan.

O Programa de Indicações do Trello pode ser considerado responsável por grande parte do seu sucesso. Nele, os usuários recebem um mês grátis de Trello Gold quando indicam um amigo e o indicado se cadastra na ferramenta.

O Trello Gold abre as portas para mais recursos, como mais espaço de armazenamento e acesso para os usuários personalizarem seus cartões.

Dica: Considere dar a seus clientes acesso premium ao seu produto ou serviço em troca de indicações.

Se eles gostam do que você oferece, dificilmente irão ignorar essa oportunidade.

04. AMERICAN EXPRESS

A American Express é uma empresa de serviços financeiros norte-americana. Seus cartões de crédito ultra-populares constituem o seu principal produto.

A empresa também oferece vários programas de viagem que permitem que os titulares de cartões American Express recebam certos privilégios que outras pessoas não podem receber.

E essa exclusividade também está presente em seu Programa de Indicações.

A estratégia de Referral Marketing da American Express permite que seus clientes convidem amigos para que eles obtenham cartão Amex.

Dependendo do tipo de cartão que os indicados escolham, o Programa de Indicações oferece diferentes ofertas de recompensas.

Uma das recompensas é 5.000 Starpoints para o Starwood Preferred Guest Business –  cerca de US $125 – para cada indicação.

Dica: os pontos podem ser um grande incentivo para os seus clientes. Dessa maneira, eles se sentem estimulados a acumular pontos antes de usá-los em uma grande compra.

E o que isso significa? Mais indicações!

05. AIRBNB

O Airbnb é uma empresa voltada para a “hospedagem compartilhada”. Por meio do Airbnb, você pode alugar um quarto, ou até mesmo a casa de alguém para se hospedar,  em vez de um hotel.

O Programa de Indicações da  Airbnb reflete toda a diversidade de locais que esse mercado de viagens internacionais oferece aos seus clientes.

Isso porque, ao usar o Referral Marketing para estimular o crescimento da base de clientes em todas as cidades, o Programa de Indicações da Airbnb é modelado de acordo com o cliente.

Dessa maneira, as recompensas da Airbnb são oferecidas de formas diferentes, dependendo dos locais da cidade dos usuários.

Leia: Os segredos do Referral Marketing do AirBnb: Como a empresa cresceu tanto com indicações

Dica: Se você pretende expandir a sua marca, pense em voltar o seu Programa de Indicações para os diferentes tipos de clientes.

Da mesma forma que a Airbnb, fornecer diferentes recompensas voltadas às características do cliente constitui um meio econômico para construir a clientela em cada região.

06. HUBSPOT

A HubSpot é um software e plataforma de Inbound Marketing que ajuda as empresas a iniciarem e controlarem suas estratégias de marketing, gerenciando seus processos de vendas e oferecendo suporte às necessidades contínuas de sua base de clientes.

O Programa de Indicações da HubSpot chama a atenção devido ao estudo das preferências dos clientes.

Sabendo que sua base de usuários consiste em profissionais de marketing bem informados que tentam progredir no mercado, a empresa oferece aos embaixadores de sua marca algo mais valioso do que dinheiro: Conhecimento!

Para aqueles que resolvem indicar amigos para a plataforma, a HubSpot oferece um livro tático escrito por seus fundadores, que são especialistas conhecidos da indústria.

Dica: Gaste tempo pesquisando sobre as dores de seus clientes. Nem sempre o dinheiro será suficiente para captar a atenção dos usuários de seus produtos e serviços.

Ao fazer isso, você conseguirá desenvolver uma recompensa que faça seu Programa de Indicações funcionar a todo o vapor.

07. TRON INFORMÁTICA

A Tron Informática é um case nacional quando se trata de Referral Marketing. Fornecedora de software e soluções contábeis, a empresa possui mais de 5500 clientes em todo o Brasil.

Desde o princípio, os fundadores sempre pediram para seus clientes indicarem novos clientes para a empresa e o melhor é que a taxa de conversão de indicações em vendas sempre se destacou em relação aos outros canais de vendas.

A Tron sempre enxergou os 55.000 usuários como potenciais vendedores da marca e para os engajar, fazendo com que a maioria indicasse novos clientes continuamente, foi definida uma recompensa de 30% de desconto na próxima mensalidade + um prêmio para quem fazia a indicação.

Como resultado, atualmente a Tron consegue converter 40% das indicações em vendas e em média 23% de todas as vendas vem do programa de indicações.

Dica: Se o seu negócio é B2B pense em recompensar não somente a empresa de onde partiu a indicação, mas também as pessoas que trabalham nessa empresa e indicam a sua empresa.

– Já conhecia esses exemplos de referral marketing? Segura que tem mais!

08. NUBANK

A indicação foi a estratégia base de crescimento da marca, mas se mantém ainda hoje, mesmo depois da mesma ser reconhecida internacionalmente e ter até presença na bolsa de valores.

Os bancos digitais também aproveitam a dependência de seus clientes com o aplicativo, para explorar mais indicações. Nesse caso, o contato digital com o cliente já chama a atenção para que haja a indicação.

A divulgação do Programa de Indicação acontece diretamente no momento do uso do aplicativo, oferecendo oportunidade para o cliente indicar.

Bancos como o Nubank deixam em seus aplicativos de forma visível as opções “Indique um amigo”. Assim, os usuários podem facilmente indicar pelo próprio smartphone:

E olha só, a cultura de indicação dessas empresas em aplicativos gera bons resultado:

“Conforme os Millennials passaram a usar e a recomendar os nossos produtos para os pais e avós, ganhamos um público mais diverso em idade e distribuição geográfica”, Dennis Wang vice-presidente de operações do Nubank.

09. QUINTO ANDAR

A startup brasileira Quinto Andar é um dos cases de maior sucesso entre as imobiliárias que utilizam programas de indicação para captar clientes e imóveis.

A estratégia da empresa tem permitido que outras pessoas além de clientes diretos se engajem com sua campanha de indicação.

Sendo assim, a Quinto Andar oferece recompensas aos porteiros, zeladores de prédio e outros funcionários do condomínio que possam indicar imóveis do mesmo para entrar no catálogo da empresa.

Dentro disso, neste exemplo de programa de indicação, a estratégia permite que a imobiliária domine toda uma região, buscando os melhores e se não todos os imóveis da localidade. Os porteiros então são recompensados com um valor financeiro pelas indicações anunciadas na Quinto Andar.

A estratégia deu tão certo que outras imobiliárias tradicionais passaram a usá-la para conquistar apartamentos em seu portfólio e aumentar as suas vendas com a indicação de seus clientes satisfeitos.

10. UBER

Hoje uma grande case de branding e sucesso como startup. Nem precisa de introdução.

Ademais, é também outro exemplo eficaz de otimização do aplicativo para gerar novos clientes é o próprio Uber, que vende seus serviços de transporte pelo app. Na mesma plataforma, o usuário pode indicar motoristas e até novos usuários para utilizarem o serviço.

O sucesso das indicações por meio do próprio aplicativo, permite que a Uber tenha mais de 3 milhões de motoristas parceiros em todo o mundo, apenas no Brasil são mais de 600 mil.

A estratégia para facilitar as indicações do serviço, permitiu que até em 2018, a empresa tivesse no Brasil mais de 22 milhões de usuários e mais de 75 milhões no mundo, conforme a empresa.

11. IFOOD

Por último mas não menos importante, chegamos no Ifood. Com certeza você já pediu pelo menos um delivery por lá ou conhece um amigo que sempre pede.

Este aplicativo de delivery de comida se expande cada vez mais. Hoje já conta com entrega de supermercados e até farmácia. 

Porém, desde o princípio apostou forte nas indicações dos seus usuários, e assim, fez com que sua base crescesse exponencialmente. Isto até os blindou da concorrência em seu segmento que estava logo atrás.

Sendo assim, em especial neste exemplo de referral marketing, as indicações não só fizeram a empresa crescer como também a colocou à frente de toda a sua concorrência. 

Resultado? Consolidou a marca e a ajuda se expandir até hoje. Confira clicando aqui: o Canvas do programa de indicação do iFood. 

A automação que transforma resultados

O que achou desses exemplos de referral marketing?

Estes são apenas alguns exemplos de Referral Marketing que você pode usar para aprimorar seus negócios. Quais deles você pode se inspirar para expandir sua marca? Deixe um comentário!

Afinal, “É rápido e fácil indicar um amigo! Mas apenas boas empresas sabem conquistar uma indicação de sucesso por parte de seus clientes”.

Ainda mais quando se aplica uma estratégia automatizada de indicações. Inove também e aposte em ter um alto índice de escala e eficiência! 

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[Artigo atualizado dia 1º de Abril de 2022]

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