7 Exemplos de Referral Marketing de Sucesso: Seja um Ninja da Venda Por Indicações

Quando se trata de marketing, o cliente é quem decide se sua estratégia fará sucesso ou não.

Um programa de indicações é a melhor e mais barata estratégia de marketing. Quando você transforma seus clientes em seus melhores vendedores, além de poder reduzir seu CAC pela metade, você diminui também os esforços do time de vendas e aumenta as chances de fechar um negócio.

Se você está querendo testar uma estratégia de Referral para o seu negócio e não sabe muito bem por onde começar, analisamos e encontramos 7 exemplos de Referral Marketing de sucesso e que irão te ajudar.

Com a nossa lista em mãos, você poderá ver o que é comum, o que é inovador e principalmente, o que é mais adequado para sua empresa.

Desde Uber e Paypal até o Google, essas empresas te mostrarão o que fazem para tornar seu negócio muito mais relevante.

01. DROPBOX

O Dropbox é um serviço de armazenamento em nuvem e compartilhamento de arquivos disponível para Mac, PC e para a maioria dos dispositivos móveis.

Com ele, tudo o que você precisa será mantido online e estará disponível em qualquer dispositivo.

O Programa de Indicações do Dropbox é um dos exemplos mais famosos de uma estratégia de Referral Marketing de sucesso.

Entre 2008 e 2010, o Dropbox conquistou 3.9 milhões de novos usuários, saindo de 100 mil para 4 milhões de usuários e chegando a crescer 60% ao mês.

A filosofia do Programa de Indicações era muito simples. Como o produto oferece espaço de armazenamento na nuvem, a equipe de growth decidiu recompensar as pessoas que indicavam o Dropbox, com mais espaço grátis. Além disso a pessoa indicada também ganhava espaço grátis ao se cadastrar.

Ao recompensar os dois lados (indicador e indicado), o Dropbox garantiu que a ação desejada – Se Registrar – fosse concluída em muito menos tempo.

Dica: Assim como o Dropbox, utilize seu produto principal como recompensa em seu Programa de Indicações.

Quando uma pessoa decide usar um produto, ela sabe exatamente o que quer. No caso do Dropbox, as pessoas queriam armazenamento em nuvem; e quanto mais espaço para o armazenamento melhor.

02. G SUITE

O G Suite (antigo Google Apps) for Work é um conjunto de aplicativos criado pelo Google para Empresas. A conta do G Suite confere acesso ao Gmail (com domínio personalizado) e 30 GB de armazenamento no Google Drive.

Por meio do G Suite, o usuário também pode utilizar vários outros aplicativos poderosos do Google: Agenda, Docs, Planilhas, Apresentações, Formulários, Sites, Hangouts e Google Plus.

A verdade é que, mesmo sendo dona da maior e mais popular plataforma de publicidade PPC (Google Adwords), a Google tem seu próprio Programa de Indicações, recompensando os clientes por cada novo usuário indicado no G Suite for Work.

O programa é estruturado como um sistema de recompensas unilateral. Ou seja, apenas um dos lados recebe recompensa, que no caso do G Suite é o indicador.

Depois de ingressar no programa de indicações, os clientes recebem um link personalizado para compartilhar com seus contatos.

Em seguida, para cada nova conta do G Suite for Work ativada usando esse link, a pessoa que fez a indicação recebe 15 dólares diretamente em sua conta bancária.

Dica: o dinheiro aumenta a motivação. Quanto mais cedo você aprender isso, melhor.

Além disso, é uma boa forma de recompensar seus defensores por indicar seu produto ou serviço a seus amigos.

Outra coisa importante de ser ressaltada está nos links personalizados. Isso facilita a forma com que seus clientes promovem o programa.

03. TRELLO

O Trello é uma ferramenta de gerenciamento e organização de projetos usada por empresas e indivíduos. Ele oferece uma visão geral do que está sendo trabalhado e de quem está trabalhando.

A ferramenta organiza seus projetos em placas, cartões e listas, lembrando vagamente o sistema KanBan.

O Programa de Indicações do Trello pode ser considerado responsável por grande parte do seu sucesso. Nele, os usuários recebem um mês grátis de Trello Gold quando indicam um amigo e o indicado se cadastra na ferramenta.

O Trello Gold abre as portas para mais recursos, como mais espaço de armazenamento e acesso para os usuários personalizarem seus cartões.

Dica: Considere dar a seus clientes acesso premium ao seu produto ou serviço em troca de indicações.

Se eles gostam do que você oferece, dificilmente irão ignorar essa oportunidade.

04. AMERICAN EXPRESS

A American Express é uma empresa de serviços financeiros norte-americana. Seus cartões de crédito ultra-populares constituem o seu principal produto.

A empresa também oferece vários programas de viagem que permitem que os titulares de cartões American Express recebam certos privilégios que outras pessoas não podem receber.

E essa exclusividade também está presente em seu Programa de Indicações.

A estratégia de Referral Marketing da American Express permite que seus clientes convidem amigos para que eles obtenham cartão Amex.

Dependendo do tipo de cartão que os indicados escolham, o Programa de Indicações oferece diferentes ofertas de recompensas.

Uma das recompensas é 5.000 Starpoints para o Starwood Preferred Guest Business –  cerca de US $ 125 – para cada indicação.

Dica: os pontos podem ser um grande incentivo para os seus clientes. Dessa maneira, eles se sentem estimulados a acumular pontos antes de usá-los em uma grande compra.

E o que isso significa? Mais indicações!

05. AIRBNB

O Airbnb é uma empresa voltada para a “hospedagem compartilhada”. Por meio do Airbnb, você pode alugar um quarto, ou até mesmo a casa de alguém para se hospedar,  em vez de um hotel.

O Programa de Indicações da  Airbnb reflete toda a diversidade de locais que esse mercado de viagens internacionais oferece aos seus clientes.

Isso porque, ao usar o Referral Marketing para estimular o crescimento da base de clientes em todas as cidades, o Programa de Indicações da Airbnb é modelado de acordo com o cliente.

Dessa maneira, as recompensas da Airbnb são oferecidas de formas diferentes, dependendo dos locais da cidade dos usuários.

Leia: Os segredos do Referral Marketing do AirBnb: Como a empresa cresceu tanto com indicações

Dica: Se você pretende expandir a sua marca, pense em voltar o seu Programa de Indicações para os diferentes tipos de clientes.

Da mesma forma que a Airbnb, fornecer diferentes recompensas voltadas às características do cliente constitui um meio econômico para construir a clientela em cada região.

06. HUBSPOT

A HubSpot é um software e plataforma de Inbound Marketing que ajuda as empresas a iniciarem e controlarem suas estratégias de marketing, gerenciando seus processos de vendas e oferecendo suporte às necessidades contínuas de sua base de clientes.

O Programa de Indicações da HubSpot chama a atenção devido o estudo das preferências dos clientes.

Sabendo que sua base de usuários consiste em profissionais de marketing bem-informados que tentam progredir no mercado, a empresa oferece aos embaixadores de sua marca algo mais valioso do que dinheiro: Conhecimento!

Para aqueles que resolvem indicar amigos para a plataforma, a HubSpot oferece um livro tático escrito por seus fundadores, que são especialistas conhecidos da indústria.

Dica: Gaste tempo pesquisando sobre as dores de seus clientes. Nem sempre dinheiro será o suficiente para captar a atenção dos usuários de seus produtos e serviços.

Ao fazer isso, você conseguirá desenvolver uma recompensa que faça seu Programa de Indicações funcionar a todo o vapor.

07. TRON INFORMÁTICA

A Tron Informática é um case nacional quando se trata de Referral Marketing. Fornecedora de software e soluções contábeis, a empresa possui mais de 5500 clientes em todo o Brasil.

Desde o princípio, os fundadores, sempre pediram para seus clientes indicarem novos clientes para a empresa e o melhor é que a taxa de conversão de indicações em vendas sempre se destacou em relação aos outros canais de vendas.

A Tron sempre enxergou os 55.000 usuários como potenciais vendedores da marca e para engajá-los, fazendo com que a maioria indicasse novos clientes continuamente, foi definida uma recompensa de 30% de desconto na próxima mensalidade + um prêmio para quem fazia a indicação.

Como resultado, atualmente a Tron consegue converter 40% das indicações em vendas e em média 23% de todas as vendas vem do programa de indicações.

Dica: Se o seu negócio é B2B pense em recompensar não somente a empresa de onde partiu a indicação, mas também as pessoas que trabalham nessa empresa e indicam a sua empresa.

Estes são apenas alguns exemplos de Referral Marketing que você pode usar para aprimorar seus negócios. Quais desses exemplos de programas você pode utilizar para expandir sua marca? Deixe um comentário abaixo!

One Comment
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *