Buzz Marketing: estratégia das marcas que pensam grande

Aprenda de vez sobre o marketing de indicação. Entenda tudo sobre essa estratégia e como grandes marcas aplicam para crescimento.
Empresária de braços cruzados em frente à estabelecimento aplicando o Buzz Marketing

Descubra como usar o Buzz Marketing, também conhecido como Marketing de Indicação, para escalar suas vendas com os seus clientes já conquistados

O Buzz Marketing, ou Marketing de indicação, nada mais é do que a estratégia de captação de clientes mais eficiente e inovadora que já existiu.

Se está pensando “impossível”, bom este artigo vai te mostrar o contrário. 

Esse tipo de marketing é considerado assim, pois tem características de alta eficiência e escala.

Ou seja, fazer render bem mais o que você já tem em mãos. Além disso, é como uma arte que explora e entrega valor para satisfazer a necessidade de um mercado e gerar lucro.

No caso do marketing de indicação, a estratégia como um todo tem como ativo principal as indicações de clientes satisfeitos e, em troca, oferece recompensas.

Ela tem vários sinônimos, versões de Referral Marketing. Sendo assim, você pode ter conhecido como Marketing Boca a Boca, Buzz Marketing e outros vários sinônimos.

Esta tática estimula, principalmente, os próprios clientes já conquistados pela marca para indicarem e falarem da mesma para todos que conhecem e também precisem das suas soluções.

A partir disso, podemos perceber que fazemos indicações desde os tempos pré-históricos, para você ter uma noção do quanto a indicação faz parte da nossa sociedade. Estamos programados para isso.

“O evangelismo de clientes se espalha por meio do marketing boca a boca [ou simplesmente marketing de indicação]. Também se espalha por e-mail e pela internet. Esse procedimento é conhecido como buxixo, um fenômeno potente e cíclico” – Ben McConnel e Jackie Huba, livro BuzzMarketing.

Entenda tudo sobre como funcionam as indicações e a origem do marketing de indicação neste nosso artigo: O Guia Do Marketing De Indicação.

Esteja dentro da lista dos grandiosos do mercado com o Buzz Marketing

Grandes e pequenas marcas já perceberam o poder das indicações.

Contudo, aquelas que fazem algo a respeito e aplicam o marketing de indicação é que conseguem aproveitar de verdade o que todos os benefícios da indicação de um cliente.

Com certeza você já participou de alguma campanha de marketing de indicação, mas nem deve ter percebido.

Toda marca que dá gosto para indicação, ou seja, oferece uma solução (serviço ou produto) de qualidade, recebe de forma orgânica indicações de seus clientes.

As empresas que tiveram iniciativa para expandir esse potencial e criar outro canal de captação de clientes como marketing de indicação, conquistaram grandes resultados.

Apesar dos desafios e limitações, as marcas que crescem mais rápido não estão baseadas no marketing tradicional, aquelas típicas táticas de anúncios e modelos de interrupção.

Cases de sucesso do Marketing de Indicação para você se inspirar

Para citar alguns grandes exemplos de marcas que investiram pesado no marketing de indicação para expandir são Airbnb, Uber, Dropbox, Google com o Gmail, Quinto Andar.

Cada uma dessas empresas implementaram estratégias de marketing de indicação usando os seus próprios clientes. Observe que no início de suas operações, essas marcas tinham (e a maioria delas ainda têm) o foco em fazer com que um usuário ou cliente indicasse um amigo para conhecê-las. 

E dessa maneira se tornaram empresas grandiosas hoje! Você com certeza já ouviu falar de pelo menos uma dessas.

Trabalharam bem para ter um bom serviço e a uma ótima proposta de valor. Assim, seguindo a lógica, usaram seus próprios clientes, já bem satisfeitos, e sua própria base para divulgar o negócio e expandir para o mercado.

Caso queira se inspirar, temos um conteúdo completo com detalhes das campanhas de marketing de indicação de algumas grandes empresas para você se inspirar: 

7 Exemplos de Referral Marketing de Sucesso: Seja um Ninja da Venda Por Indicações.

Explore os benefícios do Buzz Marketing

Mesmo as indicações sendo tão naturais e cotidianas, há muito mais por trás delas e o impacto de uma indicação de um cliente satisfeito pode ter proporções difíceis até de mensurar, mas não impossível.

Porém, vamos abordar isso no próximo tópico.

Por hora, cada vez mais marcas querem – e deveriam mesmo – ter uma estratégia de indicações rodando em sua empresa. Isso porque, os benefícios do marketing de indicação são diversos e vão além dos números.

Você não vai encontrar outra estratégia de marketing mais natural e benéfica que essa. Esqueça as estratégias de intrusão que incomodam seu público de interesse.

Sendo assim, podemos dividir esses em duas categorias. Avalie cada um deles e veja se como seria ter cada um deles rendendo das suas indicações.

Qualitativos:

Podemos começar com aquelas vantagens mais intangíveis, complicadas de se colocar em um gráfico e ver quanto realmente renderam para o crescimento da marca.

Ou seja, o reconhecimento da sua marca aumenta à medida que mais pessoas tomam conhecimento dela. E isso depende de quantos clientes estão indicando e quem escuta ou participa desta conversa.

Nesse meio tempo, mesmo se a pessoa indicada não comprar de você, ela já vai saber o quanto seus serviços ou produtos são bons e te verá como referência. É a cadeira benéfica da indicação.

Por isso, podemos afirmar que as indicações têm a capacidade de:

  • maior teor de engajamento
  • ser potencializadas pelo meio digital
  • ter alto poder de segmentação
  • aumentar o nível de confiança na marca
  • aumentar a lealdade à sua marca
  • possibilitar um contato mais pessoal com seu público
  • antecipar a decisão de compra
  • gerar clientes mais satisfeitos
  • fortalecer a credibilidade da marca
  • ter contato mais pessoal e personalizado com seu público
  • conquistar um ICP (Perfil de Cliente Ideal) mais assertivo
  • agregar autoridade na imagem da empresa.

.

Quantitativos:

O segundo tipo de benefício são os que conseguimos metrificar, ou seja, ver os números como resultado e ter métricas para nomear cada resultado.

Sendo assim, as indicações também podem:

  • Encurtar seu ciclo de vendas mais
  • Aumentar suas vendas
  • Possibilitar uma maior taxa de conversão
  • Reduzir o Custo de Aquisição do Cliente (CAC);
  • Aumentar o Tempo de Vida do Cliente (LifeTime Value)
  • Fazer com que os clientes indicados tendem a comprar e investir mais
  • Conquistar um ROI geral mais alto
  • Reduzir o seu orçamento de vendas
  • Acelerar o seu ciclo de vendas e gerar novos leads dentro dos círculos de influência dos seus clientes satisfeitos
  • Ter um canal de vendas eficiente
  • Garantir um ciclo contínuo de indicações.

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Para saber como controlar e acompanhar melhor seus resultados leia: Programa De Indicação: Entenda As Principais Métricas Que Devem Ser Monitoradas

Conclusão

Há uma única maneira de conseguir estruturar, automatizar e metrificar sua estratégia de indicação.

Somente dessa maneira você pode controlar e acompanhar suas campanhas e o boca a boca que envolve a sua marca.

Para acabar com o suspense, todas as respostas estão no programa de indicação. Se ainda não conhece, sorte que preparamos um artigo contando tudo o que você precisa saber: Programa De Indicações: Tudo O Que Você Precisa Saber.

Banner do ebook do Programa de indicação

Ter um Programa de Indicação é o que mais vai te ajudar a ativar sua estratégia de marketing de indicação e escalar seus resultados.

Quer ver isso na prática? Veja como você pode criar um programa de indicações para a sua empresa com uma ferramenta automatizada. É só bater um papo com a gente no chat! Ou solicite uma demonstração sem compromisso clicando aqui. Nossos especialistas estão a postos para te ajudar!

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