Os 4 Maiores Erros de Marketing Boca a Boca e Como Vencê-los ao Lançar um Programa de Indicações

 em Marketing Boca a Boca

Acho que não preciso mais repetir o quanto o marketing de indicação é uma ferramenta poderosíssima para seu negócio. E caso você ainda não esteja convencido da importância desse tipo de prática, da uma olhadinha nesse artigo aqui.

Um bom programa de indicações, se bem feito e bem divulgado, pode alcançar resultados incríveis, alavancando bastante suas vendas.

Por isso é importante evitar as falhas no marketing de indicação.

Sendo assim, hoje resolvi listar os 4 maiores erros de marketing boca a boca e te ajudar a aperfeiçoar cada vez mais suas técnicas de Referral Marketing e, consequentemente, alcançar melhores resultados ao lançar um programa de indicações.

1.  Limitar a divulgação do seu programa dentro do site

Embora a página de confirmação do pedido seja um ótimo lugar para se divulgar seu programa de indicações, afinal se a pessoa já adquiriu seu produto a chance dela querer indicar é muito grande, ele não é o único.

E esse é um dos principais erros de buzzmarketing.

Apenas uma pequena porcentagem das pessoas que visitam seu site se transforma em vendas, e portanto só essa pequena parte fica sabendo sobre o programa, se ele for divulgado apenas após a realização da compra.

É importante fazer essa divulgação durante toda a experiência do usuário no site,  deixando sempre um botão de ação, ou um banner a vista em algum canto das páginas, por exemplo.

Desse modo todos os visitantes serão atingidos.

Outro espaço que você também deve divulgar é nas suas redes sociais.

As pessoa passam grande parte dos seus dias, interagindo com outras pessoas e trocando informações nas redes sociais.

Ou seja, o melhor lugar para você pedir para seu cliente compartilhar e indicar seu produto.

Veja essas 5 formas de divulgar seu programa no Facebook.

Mais um lugar interessante para essa divulgação é no próprio ponto de venda.

Se seu cliente foi até sua loja ele se interessa por você e pelo seu produto.

Então a chance dele se interessar pelo programa é muito grande.

Por isso não esqueça de abordá-lo e falar sobre o programa de indicação.

E lembre-se sempre: quanto mais pessoas verem, mais compartilhamentos você vai ter e consequentemente, mais indicações.

2. Oferecer prêmios incompatíveis com seu negócio

O principal objetivo do marketing boca a boca é conseguir alcançar clientes que realmente tenham a ver com seu negócio e podem gerar vendas, e até uma relação de fidelidade com a sua marca.

Oferecer prêmios só para chamar atenção do consumidor não é uma boa maneira de conseguir isso.

Esse tipo de prática pode trazer um número muito grande de indicações de baixa qualidade, de pessoas que nada tem a ver com seu produto, fazendo com que você acabe perdendo dinheiro ao invés de aumentar suas vendas.

E nenhuma estratégia de marketing deve ter como objetivo perder dinheiro.

Logo, ofereça recompensas que atraiam seu público alvo, e que façam com que o consumidor continue a se relacionar com você.

Um exemplo de recompensa que pode atrair indicações de alta qualidade é dar descontos em uma próxima compra, ou presentear o consumidor com algum produto da marca.

Recompensar tanto a pessoa que indica quanto a pessoa que recebe e a indicação também é uma prática aconselhável.

Estude seu consumidor alvo, descubra o que ele quer e use isso para fazer com que ele faça propaganda da sua empresa para você, beneficiando assim ambos os lados.

Aqui a gente ensina mais sobre como definir um benefício eficaz para seu programa de indicações.

3.  Pedir informações sensíveis ou fazer um formulário muito extenso

Duas coisas que podem desestimular seu cliente na hora de entrar no seu programa de indicações é pedir para ele preencher um formulário muito extenso, ou pedir informações sensíveis, como CPF.

As pessoas não gostam de fornecer informações pessoais na internet.

Outra coisa que seu cliente muito provavelmente não gosta é de sentir que está perdendo tempo na landing page.

Veja bem, tudo na internet hoje em dia é muito rápido, por isso um formulário muito extenso pode fazer seu cliente perder o interesse.

Desestimular seu cliente a participar do programa com certeza é um dos principais erros de marketing de indicação que você não pode cometer.

Ou seja, não peça informações sensíveis, e nem informações demais e desnecessárias.

Entretanto, não pedir informações também pode ser um problema.

Vamos pegar como exemplo o formulário de cadastro da BuzzLead

 

 

No nosso exemplo acima, o formulário é para solicitar uma demonstração gratuita do nosso serviço.

Nele eu peço apenas o necessário para esse primeiro contato ser eficiente e deixo bem claro qual o motivo dele estar preenchendo o cadastro.

Você precisa conhecer seu cliente, saber se ele faz parte do seu perfil ideal, para assim criar uma melhor aproximação entre vocês.

Então lembre-se sempre de deixar evidente o que seu cliente vai ganhar ao preencher seu formulário

E peça apenas informações necessárias para esse primeiro contato.

4. Textos longos e vagos na hora de apresentar o programa

Outro exemplo de prática ruim de referral marketing é fazer com que as pessoas achem que estão perdendo tempo com você, e um modo de fazer isso é com textos longos e vagos.

E isso vale para todos os tipos de textos.

Como dito anteriormente, as pessoas não gostam de perder tempo, e tudo na internet hoje é muito rápido.

Então seja direto e claro.

Por exemplo, ao invés de escrever “Gostaria de ganhar 5% de desconto na sua próxima compra? Então indique nosso site para seus amigos e ganhe seu desconto.” escreva apenas “Indique para seus amigos e ganhe 5% de desconto”.

O referral marketing é uma ferramenta muito poderosa para ser usada de forma incorreta. Então, agora que você sabe os 4 maiores erros de marketing boca a boca já comece a criar seu programa de indicações e fique atento para não cometer nenhum deles.

E caso você já tenha começado o seu, corre pra ver se não cometeu algum desses erros e corrija o mais rápido possível.

Espero que eu tenha ajudado, e caso tenha mais alguma dúvida sobre algum desses erros deixe aqui nos comentários que eu ficarei feliz em responder!

 

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