Saiba agora tudo sobre o Marketing Boca a Boca
O que é o Marketing Boca a Boca? A maioria das pessoas ainda têm suas dúvida sobre esse tema. Isso porque, este tipo de marketing ainda é algo novo no mercado brasileiro.
Tanto que ainda nem temos um consenso sobre a sua nominalização. Ele pode ser chamado de:
- Marketing de Referência
- Marketing Boca a Boca
- Marketing de Indicações
- Buzz Marketing
- Marketing de Defensores
- Referral Marketing
- Marketing de Embaixadores
- Marketing de Recomendação
- Member Get Member
Mas agora chega de confusões! Neste artigo você vai saber de uma vez por todas o que é o Marketing Boca a Boca e ainda quais são suas estratégias.
Te apresento o Marketing Boca a Boca
O Marketing Boca a Boca é uma estratégia de marketing que tem como ativo principal as indicações das pessoas; e, em troca, oferece recompensas.
É a arte de explorar e entregar valor para conquistar e encantar pessoas que, consequentemente, geram lucro para a empresa.
Esta tática estimula os clientes de uma certa empresa a indicarem e falarem da mesma para todos que conhecem.
Mas funciona?
O Marketing Boca a Boca é fundamentado por um princípio inerente ao comportamento humano: compartilhar experiências e interagir.
Aristóteles mesmo já tinha percebido tal instinto quando afirmou:
“O homem é, por natureza, um animal social”
Se prefere um viés mais científico, eu te apresento.
Existe uma pequena parte do seu cérebro chamada hipotálamo. Ele, dentre outras coisas, ajuda a regular desejo sexual, sede e fome, comportamento maternal, agressão, prazer e – quem diria – sua propensão a indicar!
Assim registra o prazer em fazer o bem e em ser reconhecido por isso. Essa parte do cérebro é responsável por pertencemos a algo que seja maior do que nós mesmos, que por sua vez, é a motivação social para fazermos indicações.
Pode-se dizer então que nós, seres humanos, somos fisiologicamente programados para fazermos indicações.
Agora vamos falar de mercado.
Em Marketing 4.0, Kotler, o pai do marketing, afirma:
“Os consumidores atuais tornaram-se altamente dependentes das opiniões dos outros; Em muitos casos, esses pontos de vista chegam até a se sobrepor à preferência pessoas e às comunicações de marketing”
Na mesma pegada, o Instituto Nielsen já comprovou que 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.
Também sabe-se pela CMO que o boca a boca é responsável por 6 trilhões de dólares em consumo todo ano ao redor do mundo.
Em contrapartida, 83% dos clientes tem a propensão de indicar, mas apenas 29% chegam a fazer a indicação de fato. Isso porque não recebem um incentivo por parte das empresas.
Por que será que ainda não investem no Marketing Boca a Boca?
O próprio criador da maior rede social já inventada afirmou:
“Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo” – Mark Zuckerberg, CEO do Facebook
Quais são os benefícios?
Segue abaixo a lista de benefícios do Marketing Boca a Boca:
- aumenta o LTV (LifeTime Value)
- reduz o CAC (Custo de Aquisição do Cliente)
- ICP (Ideal Customer Profile) mais assertivo
- maior teor de engajamento
- pode ser potencializado pelo meio digital
- resultados de curto a médio prazo
- reduz o ciclo de vendas
- aumenta o ticket médio
- pode ser segmentado facilmente
- o nível de confiança na marca aumenta
- aumenta o número de clientes mais leais à sua marca
- possibilita um contato mais pessoal com seu público
- antecipa a decisão de compra
- fortalece a credibilidade da marca
- agrega autoridade na imagem da empresa
- gera mais leads qualificados
Como fazer marketing boca a boca
Encante seus clientes
Para dominar o Marketing Boca a Boca, tem algo essencial que toda empresa deve fazer sempre: encantar clientes.
Isso é o básico. Toda empresa precisa ter em mente!
Segue a lista dos diferenciais que com certeza deixam todo cliente encantado:
- atendimento atencioso
- mostrar preocupação com o sucesso do cliente
- ser criativo e diferenciado na experiência oferecida
- surpreender
- agradecer
- criar um relacionamento duradouro (foco no pós-venda)
Assim, é certo que sua empresa terá mais clientes satisfeitos. E cliente satisfeito indica!
Os consumidores estão cada vez mais exigentes, por isso quando experienciam algo inusitado com um serviço ou produto, a tendência é se apaixonarem por aquilo e compartilharem para todos que conhecem.
Mesmo no momento de uma reclamação é possível encantar clientes. Para isso seja rápido e prestativo. Mostre que você realmente se preocupa com ele, quer sanar aquele problema o mais rápido possível. No final, vale pedir um feedback a fim de saber como melhorar.
Deste modo, não há cliente que não gostará da sua empresa.
Explore as Indicações
Como foi dito o Marketing Boca a Boca tem como ativo principal as indicações.
Então o foco principal da empresa que quer explorar o Marketing Boca a Boca deveria ser como conseguir o máximo de indicações possível.
Elas já são um fenômeno natural, como foi explicado. A Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca declara que neste tipo de marketing, a empresa realiza uma ação que acaba motivando as pessoas para que falem de seus produtos, serviços ou marca de maneira espontânea.
Mas porque não alcançar o auge do seu potencial?
Fazer das indicações algo escalável e recorrente, faz uma grande diferença na taxa de conversão das empresas de diversos segmentos.
Saiba mais sobre resultados com Marketing Boca a Boca aqui: Cases de Sucesso
Quando pedir indicações está na veia da empresa e já faz parte da sua cultura organizacional, pode-se ver resultados concretos na eficácia do boca a boca.
Assim, para explorar as indicações, você deve se atentar a três fatos:
- como pedir indicações
- quando pedir
- de que maneira pedir
O segredo está principalmente em aproveitar o momento WOW do cliente, quando ele se mostra mais satisfeito com o serviço ou produto que recebeu.
E não caia no mito de que apenas a equipe comercial deve pedir indicações. Toda e qualquer pessoa que faz parte da sua empresa pode solicitar também. Esta ação deve virar hábito.
Desenvolva um Programa de Indicações
Outra maneira de potencializar o Marketing Boca a Boca é com um Programa de Indicações.
Este vai ajudar a controlar, gerenciar e metrificar todo o processo de indicações. Assim, você pode automatizar o esforço de acompanhamento de cada indicação, definição de recompensas e até pesquisas de satisfação; tudo em um lugar só!
Essa tática do boca a boca se desenrola em um sistema de indicações, no qual um cliente satisfeito indica a empresa que lhe prestou um ótimo serviço e/ou produto, para outra pessoa, que geralmente é um amigo ou parente.
Isso é feito através de Landing Pages, formulários e planilhas. Porém dependendo do quanto a empresa deseja investir, existem softwares especializados – como o BuzzLead.