• Início
  • Funcionalidades
  • Cases
  • Blog
Menu
  • Início
  • Funcionalidades
  • Cases
  • Blog
Entrar
Quero uma demonstração

Vire um expert do Marketing Boca a Boca

  • janeiro 25, 2019
  • Buzzleader

Saiba agora tudo sobre o Marketing Boca a Boca

O que é o Marketing Boca a Boca? A maioria das pessoas ainda têm suas dúvida sobre esse tema. Isso porque, este tipo de marketing ainda é algo novo no mercado brasileiro.

Tanto que ainda nem temos um consenso sobre a sua nominalização. Ele pode ser chamado de:

  • Marketing de Referência
  • Marketing Boca a Boca
  • Marketing de Indicações
  • Buzz Marketing
  • Marketing de Defensores
  • Referral Marketing
  • Marketing de Embaixadores
  • Marketing de Recomendação
  • Member Get Member

Mas agora chega de confusões! Neste artigo você vai saber de uma vez por todas o que é o Marketing Boca a Boca e ainda quais são suas estratégias.

se prepare para o marketing boca a boca
Se prepare

Te apresento o Marketing Boca a Boca

O Marketing Boca a Boca é uma estratégia de marketing que tem como ativo principal as indicações das pessoas; e, em troca, oferece recompensas.

É a arte de explorar e entregar valor para conquistar e encantar pessoas que, consequentemente, geram lucro para a empresa.

Esta tática estimula os clientes de uma certa empresa a indicarem e falarem da mesma para todos que conhecem.

Marketing boca a boca

Mas funciona?

O Marketing Boca a Boca é fundamentado por um princípio inerente ao comportamento humano: compartilhar experiências e interagir.

Aristóteles mesmo já tinha percebido tal instinto quando afirmou:

“O homem é, por natureza, um animal social”

Se prefere um viés mais científico, eu te apresento.

Existe uma pequena parte do seu cérebro chamada hipotálamo. Ele, dentre outras coisas, ajuda a regular desejo sexual, sede e fome, comportamento maternal, agressão, prazer e – quem diria – sua propensão a indicar!

Assim registra o prazer em fazer o bem e em ser reconhecido por isso. Essa parte do cérebro é responsável por pertencemos a algo que seja maior do que nós mesmos, que por sua vez, é a motivação social para fazermos indicações.

motivação para indicar

Pode-se dizer então que nós, seres humanos, somos fisiologicamente programados para fazermos indicações.

Agora vamos falar de mercado.

Em Marketing 4.0, Kotler, o pai do marketing, afirma:

“Os consumidores atuais tornaram-se altamente dependentes das opiniões dos outros; Em muitos casos, esses pontos de vista chegam até a se sobrepor à preferência pessoas e às comunicações de marketing”

Na mesma pegada, o Instituto Nielsen já comprovou que 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.

Também sabe-se pela CMO que o boca a boca é responsável por 6 trilhões de dólares em consumo todo ano ao redor do mundo.

Em contrapartida, 83% dos clientes tem a propensão de indicar, mas apenas 29% chegam a fazer a indicação de fato. Isso porque não recebem um incentivo por parte das empresas.

Por que será que ainda não investem no Marketing Boca a Boca?

O próprio criador da maior rede social já inventada afirmou:

“Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo” – Mark Zuckerberg, CEO do Facebook

Quais são os benefícios?

Segue abaixo a lista de benefícios do Marketing Boca a Boca:

  • aumenta o LTV (LifeTime Value)
  • reduz o CAC (Custo de Aquisição do Cliente)
  • ICP (Ideal Customer Profile) mais assertivo
  • maior teor de engajamento
  • pode ser potencializado pelo meio digital
  • resultados de curto a médio prazo
  • reduz o ciclo de vendas
  • aumenta o ticket médio
  • pode ser segmentado facilmente
  • o nível de confiança na marca aumenta
  • aumenta o número de clientes mais leais à sua marca
  • possibilita um contato mais pessoal com seu público
  • antecipa a decisão de compra
  • fortalece a credibilidade da marca
  • agrega autoridade na imagem da empresa
  • gera mais leads qualificados

Como fazer marketing boca a boca

Encante seus clientes

Para dominar o Marketing Boca a Boca, tem algo essencial que toda empresa deve fazer sempre: encantar clientes.

Isso é o básico. Toda empresa precisa ter em mente!

Segue a lista dos diferenciais que com certeza deixam todo cliente encantado:

  • atendimento atencioso
  • mostrar preocupação com o sucesso do cliente
  • ser criativo e diferenciado na experiência oferecida
  • surpreender
  • agradecer
  • criar um relacionamento duradouro (foco no pós-venda)

Assim, é certo que sua empresa terá mais clientes satisfeitos. E cliente satisfeito indica!

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, por isso quando experienciam algo inusitado com um serviço ou produto, a tendência é se apaixonarem por aquilo e compartilharem para todos que conhecem.

Mesmo no momento de uma reclamação é possível encantar clientes. Para isso seja rápido e prestativo. Mostre que você realmente se preocupa com ele, quer sanar aquele problema o mais rápido possível. No final, vale pedir um feedback a fim de saber como melhorar.

Deste modo, não há cliente que não gostará da sua empresa.

seus clientes vão te amar
Seus clientes vão te amar

Explore as Indicações

Como foi dito o Marketing Boca a Boca tem como ativo principal as indicações.

Então o foco principal da empresa que quer explorar o Marketing Boca a Boca deveria ser como conseguir o máximo de indicações possível.

Elas já são um fenômeno natural, como foi explicado. A Associação Brasileira de Marketing Boca a Boca declara que neste tipo de marketing, a empresa realiza uma ação que acaba motivando as pessoas para que falem de seus produtos, serviços ou marca de maneira espontânea.

Mas porque não alcançar o auge do seu potencial?

Fazer das indicações algo escalável e recorrente, faz uma grande diferença na taxa de conversão das empresas de diversos segmentos.

Saiba mais sobre resultados com Marketing Boca a Boca aqui: Cases de Sucesso

Quando pedir indicações está na veia da empresa e já faz parte da sua cultura organizacional, pode-se ver resultados concretos na eficácia do boca a boca.

Assim, para explorar as indicações, você deve se atentar a três fatos:

  • como pedir indicações
  • quando pedir
  • de que maneira pedir

O segredo está principalmente em aproveitar o momento WOW do cliente, quando ele se mostra mais satisfeito com o serviço ou produto que recebeu.

E não caia no mito de que apenas a equipe comercial deve pedir indicações. Toda e qualquer pessoa que faz parte da sua empresa pode solicitar também. Esta ação deve virar hábito.

Desenvolva um Programa de Indicações

Outra maneira de potencializar o Marketing Boca a Boca é com um Programa de Indicações.

Este vai ajudar a controlar, gerenciar e metrificar todo o processo de indicações. Assim, você pode automatizar o esforço de acompanhamento de cada indicação, definição de recompensas e até pesquisas de satisfação; tudo em um lugar só!

calcular recompensas

Essa tática do boca a boca se desenrola em um sistema de indicações, no qual um cliente satisfeito indica a empresa que lhe prestou um ótimo serviço e/ou produto, para outra pessoa, que geralmente é um amigo ou parente.

Isso é feito através de Landing Pages, formulários e planilhas. Porém dependendo do quanto a empresa deseja investir, existem softwares especializados – como o BuzzLead.

  • Buzzleader Buzzleader

Veja mais

Como vender on-line: 4 pontos cruciais para ter mais sucesso
4 dicas de marketing digital que você precisa adotar no seu e-commerce
4 ferramentas essenciais de marketing para e-commerce

Artigos relacionados

Venha melhorar os seus resultados de marketing e vendas!
Checklist para os melhores resultados em vendas e marketing

Revise um por um e avalie se está deixando passar alguma oportunidade de melhorar os seus resultados em vendas e marketing de forma mais assertiva e com menos custos.

Continue lendo »
Jornada do Cliente - Como desenvolver a sua!
Jornada do cliente: guia prático para criar a melhor experiência

A jornada do cliente é o que vai ditar não só como será o processo de conversão, mas também qual será a experiência de todos aqueles que tiverem contato com sua empresa, em especial seus clientes. Confira tudo neste guia prático!

Continue lendo »
Pedir indicações! BuzzLead
Indicações: pedir ou não pedir indicações? Eis a questão

A resposta para essa pergunta e as estratégias que você precisa aplicar ainda hoje estão neste artigo.

Continue lendo »
Melhore seu ranking nas pesquisas orgânicas
Guia prático do SEO: quem não aparece, não vende

O SEO se tornou uma estratégia indispensável para melhorar o ranking nas buscas orgânicas. A qualidade e o impacto da sua presença online depende disso. Além de claro, aumentar sua visibilidade e o número das oportunidades de vendas. Entenda mais e por onde começar.

Continue lendo »

Receba nossas novidades no seu e-mail

    Facebook-f
    Instagram
    Linkedin
    Youtube

    Av. do Comércio, 25, Ed. Concept Office, Sala 1107/08, Vila Maria José, Goiânia – GO, 74815-390

    [email protected]

    Conteúdo

    • Artigos do blog
    • Cases
    • Como criar seu Programa de Indicação
    • Vídeos

    Indicações na prática

    • Venda Consultiva
    • eCommerce
    • Venda Presencial
    • Eventos

    Acesso Rápido

    • Central de Ajuda
    • Funcionalidades
    • Documentações e API

    BuzzLead Tecnologia e Marketing© Todos os Direitos Reservados

    Política de Privacidade e Temos de Uso

    Solicite uma demonstração

    Preencha o formulário para saber se um Programa de Indicações faz realmente sentido para a sua empresa