Como criar uma Landing Page para seu Programa de Indicações

ilustração de landing page

Saiba como fazer uma Landing Page adequada para o seu Programa de Indicações

Uma Landing Page é a página que contém menos elementos do que página web tradicionais, para evitar distrações e manter um objetivo único – nesse caso, indicar.

Leandro Martins, CEO da BuzzLead, trouxe ao marketing de indicações quatro pilares cruciais para a garantia de sucesso: comunicação, facilidade, recompensa e transparência. Para o segundo pilar, recomendamos que você disponibilize uma maneira fácil para seus clientes indicarem.

E é claro que você acompanha as dicas da BuzzLead sobre como operacionalizar um programa de indicações, então o termo landing pages já deve ter surgido algumas vezes.

Há estabelecimentos comerciais que simplesmente oferecem cupons para que os clientes levem até os amigos.

Essa estratégia geralmente tem gargalos, afinal, na maioria dos casos, os cupons recebidos ficam esquecidos dentro do carro ou, como no meu caso, vão parar debaixo da cama.

Outra estratégia que já foi e ainda é comum é disponibilizar a famigerada folhinha de papel para anotarem os dados de contato do amigo indicado.

Mas eu já falei para vocês: hoje, enquanto você está falando com seu cliente, ele está com o celular na mão respondendo mensagens ou checando as redes sociais. As pessoas já estão muito mais acostumadas a digitar! As próximas gerações vão saber o que é uma caneta?

Digitalizar um programa de indicações, além de facilitar a realização das indicações, auxilia o gerenciamento. Usar uma landing page vai te ajudar uma vez que você conseguirá reunir os dados das indicações em um local só.

Entendeu a importância de uma landing page para pedir que seu cliente indique a sua empresa? Agora eu trouxe algumas dicas de como fazer página ideal para seu programa de indicações.

landing_page_para_seu_programa_de_indicacoes

Sua página de indicações precisa ser objetiva

Lembra que estamos em um momento onde as pessoas não prendem a atenção à conteúdos por muito tempo? Então quanto mais resumidas as informações, maior a probabilidade de o cliente as ler.

Além disso, evite fazer uma página muito extensa e mantenha as principais informações antes da chamada “dobra”. E utilize mais espaços na horizontal para evitar que o usuário tenha que rolar a página.

Aposte em elementos visuais na sua landing page

Elementos visuais possuem grande apelo e fazem a pessoa continuar na página por mais tempo. É preciso que sua página tenha uma chamada clara voltada para a finalidade da ação – que é indicar.

E para isso, é importante despertar a atenção do usuário. Portanto, coloque as informações mais importantes em cores fortes e contrastantes, com uma posição de destaque para que o usuário as perceba.

No caso de landing pages de indicação, enfatize os benefícios que o seu cliente irá receber ao indicar a sua empresa para os amigos.

No layout da sua página, tente transmitir uma experiência exclusiva para o novo visitante, mostrando as vantagens de participar do seu programa de indicações.

Insira um Call to Action em sua página

O Call to Action (CTA) é um recurso muito utilizado em diversos momentos dentro de estratégias Marketing Digital. Ele diz a um visitante qual o próximo passo a ser seguido. São basicamente botões que levam o seu usuário a executar uma ação.

O CTA deve despertar o interesse do usuário, criando uma expectativa para onde ele será levado. Por isso, dê instruções claras do que fazer, não exija informações sensíveis, nem insira formulários longos e a indicação tenderá a acontecer.

E para que seu CTA chame atenção, aposte no contraste de cores, e o insira em lugares estratégicos, onde seu usuário irá vê-lo sem precisar rolar a página.

E como criar uma landing page?

Existem diversas ferramentas que possibilitam você criar landing pages. O mais importante é que a sua página de indicações tenha um formulário.

Você pode criar um formulário gratuitamente utilizando o Google forms, entretanto você não conseguirá integrá-lo à sua LP (landing page).

Plataformas como o RD Station e o Lead Lovers também oferecem a opção de criação de landing pages, entretanto exigem um investimento um pouco maior, que eu não recomendo ser feito caso criar páginas seja a única finalidade que você busca ao contratar esse tipo de ferramenta para a sua empresa.

Ferramentas gratuitas como o Mail Chimp, Wix e Word Press hoje disponibilizam a função de criação de LPs.

E caso você possua uma equipe de programadores ou webdesigners que fazem a manutenção do seu site, você também pode solicitar que eles programem para você uma página do zero.

O BuzzLead também oferece um gerador de LPs específico para programas de indicação, com um formulário desenhado especialmente para esse fim, ainda com a vantagem de ser fácil de utilizar.

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Gerador de Landing Pages do BuzzLead

Conclusão

Landing Pages de indicação, além de facilitar todo o processo, são um elemento que contribui para estabelecer a identidade do seu programa e uma maneira criativa de expor todas as informações para o público.

E criar Landing Pages tem se tornado um processo cada dia mais fácil fazendo o uso de ferramentas e bem como de dicas sobre como compor layouts para cada finalidade.

Com uma página objetiva, que possui elementos visuais e instruções claras dos passos a serem executados, a chance do público aderir a seu programa de indicações será muito maior.

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