Onde Investir Parte do seu Orçamento de Marketing: Programa de Marketing Boca a Boca

 em Programas de Indicação

Um programa de marketing boca a boca é o santo graal da publicidade

Um programa de Marketing Boca a Boca, BuzzMarketing, Referral Marketing ou qualquer variação é a nova palavra do momento no Marketing.

Mas eu apostaria que você que chegou até aqui está lendo sobre o assunto pela primeira vez.

Tudo bem quanto a isso.

O principal motivo dos profissionais de Marketing não utilizarem o Marketing Boca a Boca ainda é basicamente a falta de conhecimento.

Calma, vou explicar:

A maioria olha para o termo e pensa:

“Bobagem, boca a boca é natural, fazer Marketing Boca a Boca se resume a fazer um Marketing bem feito que a mídia espontânea das pessoas virá sozinha.”

Você está certo, a propósito.

O problema é que apenas esperando o boca a boca cair do céu você perde oportunidades de vendas.

Veja bem:

83% dos seus clientes estão dispostos a te recomendar, mas apenas 23% chega a efetivamente fazer isso. (fonte)

E, após ter criado campanhas de Marketing Boca a Boca que geraram 7.368 vendas em 2017, eu atribuo isso a três motivos:

    1. Os seus clientes não te indicam porque você não os incentiva;

    1. Os seus clientes não te recomendam porque você não facilita a indicação e eles te esquecem;

  1. Os seus compradores não indicam seu negócio porque você não oferece recompensas pelas indicações.

É simples assim.

Eu escrevi um artigo inteiro sobre “porque seus clientes não te indicam”, caso queira ler.

Onde eu quero chegar:

Existem sim formatos de campanhas de Marketing Boca a Boca capazes de fazerem o seu orçamento de Marketing trazer muito mais clientes do que qualquer outro formato de Marketing.

E que profissional de Marketing não quer ter um relatório mostrando resultados reais de vendas?

Indicações boca a boca conseguem trazer vendas comprovadas para qualquer negócio.

E uma campanha de Marketing Boca a Boca funciona pelo simples fato de que as pessoas compartilham as coisas.

92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda – (Nielsen)

Se você ainda duvida do poder do boca a boca eu tenho 39 motivos para você acreditar bem aqui.

Mas vamos seguir com o objetivo deste artigo:

Como colocar parte do seu orçamento de Marketing em programas de indicação boca a boca e conseguir muito mais clientes:

Um programa de indicações requer esforço no fim das contas.

Você precisa monitorar e acompanhar o que cada cliente recomenda, quantos dos amigos dele chegam a efetivamente comprar e por aí vai.

Os clientes do BuzzLead em 2017 tiveram que despender esforços de equipe para conquistarem novos clientes.

Veja bem:

O melhor momento de pedir uma indicação de sucesso é durante o uso do produto ou serviço.

Mas o Gerente de Marketing e o CEO da empresa nem sempre estão presentes neste momento.

Cabe aos responsáveis pelo programa de indicações transformarem o ponto de vendas ou o site um verdadeiro “ninho de indicações”.

Identificar os pontos onde o cliente efetua transações e está “feliz” e pedir recomendações neste momento.

Então eu quero que você repense seu orçamento de Marketing por um instante.

De acordo com estatísticas comprovadas, o Marketing Boca a Boca funciona e pode trazer resultados extraordinários.

Então se pergunte: vale a pena investir em uma Estratégia de Marketing Boca a Boca para escalar e potencializar as vendas das indicações dos clientes?

Ficaria surpreso se você respondesse “não”.

Pense por um instante:

Eu não estou te fazendo essa indicação simplesmente por trabalhar em uma empresa que oferece uma plataforma de Marketing Boca a Boca.

Pelo contrário:

Estou te recomendando esse tipo de estratégia porque os clientes do BuzzLead, em 2017 conseguiram conquistar 37.914 indicações boca a boca, que se tornaram 7.386 novos clientes.

Faça as contas:

É uma taxa de conversão de “leads em vendas” de 19,4%.

Isso levando em conta que existem clientes que não se engajam com suas próprias campanhas e acabam reduzindo essa média.

Por outro lado, a maioria destes clientes utilizava o Google AdWords quando chegaram ao BuzzLead.

E a cada 1.000 cliques conseguiam de 3 a 5 vendas.

Menos de 0,5% de taxa de conversão.

MAS CALMA!

Eu não estou dizendo, e nunca direi, para que você apoie todos o seu orçamento de Marketing em um programa de indicações.

Estou te aconselhando a adicionar uma estratégia de indicações ao seu negócio o quanto antes.

É questão de começar a fazer.

Inicie uma estratégia, coloque-a em prática e vá avaliando os seus resultados.

Existe um artigo aqui no BuzzLead que ensina Como Criar um Programa de Indicações do absoluto zero.

Apenas pra começar.

Está lançado o desafio:

Coloque uma parcela, mesmo que pequena, do seu orçamento de Marketing em um programa de Marketing Boca a Boca.

Depois volta aqui e comenta sobre seus resultados.

Eu ficarei feliz em conversar com você e te ajudar a potencializar os resultados.

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