Onde Investir Parte do seu Orçamento de Marketing: Programa de Marketing Boca a Boca

Um programa de Marketing Boca a Boca, BuzzMarketing, Referral Marketing ou qualquer variação é a nova palavra do momento no Marketing. Contudo, já inclua essa estratégia no seu orçamento de marketing, porque você vai precisar.

Mas eu apostaria que você que chegou até aqui está lendo sobre o assunto pela primeira vez.

Tudo bem quanto a isso.

 

O principal motivo dos profissionais de Marketing não utilizarem o Marketing Boca a Boca ainda é basicamente a falta de conhecimento.

Um programa de marketing boca a boca é o santo graal da publicidade

 

Calma, vou explicar:

A maioria olha para o termo e pensa:

“Bobagem, boca a boca é natural, fazer Marketing Boca a Boca se resume a fazer um Marketing bem feito que a mídia espontânea das pessoas virá sozinha.”

Você está certo, a propósito.

O problema é que apenas esperando o boca a boca cair do céu você perde oportunidades de vendas.

Veja bem:

83% dos seus clientes estão dispostos a te recomendar, mas apenas 23% chega a efetivamente fazer isso. (fonte)

E, após ter criado campanhas de Marketing Boca a Boca que geraram 7.368 vendas em 2017, eu atribuo isso a três motivos:

    1. Os seus clientes não te indicam porque você não os incentiva;

    1. Os seus clientes não te recomendam porque você não facilita a indicação e eles te esquecem;

  1. Os seus compradores não indicam seu negócio porque você não oferece recompensas pelas indicações.

É simples assim.

Eu escrevi um artigo inteiro sobre “porque seus clientes não te indicam”, caso queira ler.

Onde eu quero chegar:

Existem sim formatos de campanhas de Marketing Boca a Boca capazes de fazerem o seu orçamento de Marketing trazer muito mais clientes do que qualquer outro formato de Marketing.

E que profissional de Marketing não quer ter um relatório mostrando resultados reais de vendas?

Indicações boca a boca conseguem trazer vendas comprovadas para qualquer negócio.

E uma campanha de Marketing Boca a Boca funciona pelo simples fato de que as pessoas compartilham as coisas.

92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda – (Nielsen)

Se você ainda duvida do poder do boca a boca eu tenho 39 motivos para você acreditar bem aqui.

Mas vamos seguir com o objetivo deste artigo:

Como colocar parte do seu orçamento de Marketing em programas de indicação boca a boca e conseguir muito mais clientes:

Um programa de indicações requer esforço no fim das contas.

Você precisa monitorar e acompanhar o que cada cliente recomenda, quantos dos amigos dele chegam a efetivamente comprar e por aí vai.

Os clientes do BuzzLead em 2017 tiveram que despender esforços de equipe para conquistarem novos clientes.

Veja bem:

O melhor momento de pedir uma indicação de sucesso é durante o uso do produto ou serviço.

Mas o Gerente de Marketing e o CEO da empresa nem sempre estão presentes neste momento.

Cabe aos responsáveis pelo programa de indicações transformarem o ponto de vendas ou o site um verdadeiro “ninho de indicações”.

Identificar os pontos onde o cliente efetua transações e está “feliz” e pedir recomendações neste momento.

Então eu quero que você repense seu orçamento de Marketing por um instante.

De acordo com estatísticas comprovadas, o Marketing Boca a Boca funciona e pode trazer resultados extraordinários.

Então se pergunte: vale a pena investir em uma Estratégia de Marketing Boca a Boca para escalar e potencializar as vendas das indicações dos clientes?

Ficaria surpreso se você respondesse “não”.

Pense por um instante:

Eu não estou te fazendo essa indicação simplesmente por trabalhar em uma empresa que oferece uma plataforma de Marketing Boca a Boca.

Pelo contrário:

Estou te recomendando esse tipo de estratégia porque os clientes do BuzzLead, em 2017 conseguiram conquistar 37.914 indicações boca a boca, que se tornaram 7.386 novos clientes.

Faça as contas:

É uma taxa de conversão de “leads em vendas” de 19,4%.

Isso levando em conta que existem clientes que não se engajam com suas próprias campanhas e acabam reduzindo essa média.

Por outro lado, a maioria destes clientes utilizava o Google AdWords quando chegaram ao BuzzLead.

E a cada 1.000 cliques conseguiam de 3 a 5 vendas.

Menos de 0,5% de taxa de conversão.

MAS CALMA!

Eu não estou dizendo, e nunca direi, para que você apoie todos o seu orçamento de Marketing em um programa de indicações.

Estou te aconselhando a adicionar uma estratégia de indicações ao seu negócio o quanto antes.

É questão de começar a fazer.

Inicie uma estratégia, coloque-a em prática e vá avaliando os seus resultados.

Existe um artigo aqui no BuzzLead que ensina Como Criar um Programa de Indicações do absoluto zero.

Apenas pra começar.

Está lançado o desafio:

Coloque uma parcela, mesmo que pequena, do seu orçamento de Marketing em um programa de Marketing Boca a Boca.

Depois volta aqui e comenta sobre seus resultados.

Eu ficarei feliz em conversar com você e te ajudar a potencializar os resultados.

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