Relacionamento com o Cliente: como acertar em cheio nas estratégias

É inegável que a internet está presente na vida das pessoas ao redor do mundo. No Brasil, por exemplo, cerca de 64,7% da população possui acesso à rede através de smartphones, computadores ou tablets.

Esse movimento influencia empresas de todos os segmentos a se relacionarem com seus clientes através do ambiente digital, tendo em vista que a tecnologia proporciona inúmeras ações que viabilizam esse processo.

Hoje é natural utilizarmos a internet para realizarmos cotações, pesquisas e compras.

É preciso ter a consciência de que clientes não são iguais, cada ação gera uma reação e no ambiente digital as coisas acontecem de forma instantânea tomando uma grande proporção.

Os canais de comunicação online permitem que o consumidor se expresse de maneira aberta, colocando suas insatisfações em pauta, bem como elogios e dúvidas.

Considerando a possibilidade de explorar os extremos positivos e negativos, é notório ter presença digital, pois é fundamental para o desenvolvimento da relação entre empresa e cliente.

Pensando na mudança de comportamento do cliente, é preciso ser objetivo no relacionamento com quem consome seu conteúdo e produto, gerando uma boa experiência desde o primeiro acesso a plataforma online, durante a compra e até o pós venda.

Caso o cliente saia do seu site insatisfeito e sem as respostas que precisava, ele irá procurar na concorrência e dificilmente haverá uma segunda chance de conquistá-lo.

 

A importância do relacionamento com o cliente através do marketing digital  

Ter um bom relacionamento com o cliente faz com que ele pense na sua empresa quando chegar o momento de realizar uma compra, porém não se resume apenas nisso.

O processo não está ligado apenas à entrega do produto, mas sim na experiência que a empresa proporciona ao consumidor, fazendo que ele se identifique com a marca e tenha confiança em investir nas soluções oferecidas.

Identifique seus clientes em potencial e invista neles.

Cliente feliz indica seu trabalho e faz um bom marketing da sua empresa para outros possíveis clientes.

Eles são a melhor estratégia que um empreendedor pode ter. Por isso não perca tempo.

Nutrir um prospect até que ele se torne um cliente é um processo que pode ter caminhos complexos, mas existem maneiras básicas de iniciar esse relacionamento – que também funcionam com clientes antigos.

 

Separamos algumas dicas que exemplificam quais caminhos você deve seguir se quer aumentar os resultados da sua empresa através do relacionamento com o cliente:

Mídias sociais

A maioria das pessoas que acessa a internet, utiliza as mídias sociais como um meio de entretenimento, no qual buscam por grupos e marcas que se identificam, assuntos do seu interesse, plataformas onde possam expor seu ponto de vista e muito mais.

Ter um perfil em redes sociais como o Facebook, por exemplo, é uma maneira de criar relacionamento com a sua persona.

O contato pode ser feito em qualquer momento, já que as redes sociais possibilitam isso.

Nesse ambiente o conteúdo postado pode ser curtido, compartilhado e comentado por todos os seus seguidores com uma frequência maior e mais visível do que outras ferramentas como e-mail.

E-mail marketing

Apesar da ascensão de outras ferramentas de comunicação, o e-mail marketing ainda é uma das melhores estratégias para se aproximar dos clientes ou potenciais leads.

Diferente das redes sociais, os envios desses e-mails devem ser concentrados a uma lista segmentada, pessoas que buscam seus serviços e produtos. Desta forma sua ação será mais assertiva.

O conteúdo deve ser personalizado de acordo com as necessidades identificadas do seu público ou com informações atuais do mercado que atua.

Antes de realizar essa ação é necessário saber quais são suas prioridades e quais resultados pretende alcançar.

Um nicho que está crescendo potencialmente depois que começou a realizar essas práticas digitais é o ramo industrial. Seja na venda de produtos ou serviços, esse setor tem se empenhado em aumentar as vendas.

Blog

Ter um blog é fundamental para que os leitores criem uma relação verdadeira e afetiva com a marca, tornando-o um espaço para compartilhar conhecimento e mostrar para os clientes que a empresa é referência no segmento que atua.

A criação de textos ricos com informações relevantes ao seu público educa os leitores até que se tornem clientes, fortalecem o relacionamento da empresa com os seus seguidores e ainda atrai pessoas que se identificam com o trabalho da marca.

 

Acompanhe os resultados

Para finalizar, é recomendado acompanhar sempre o resultado das suas ações para poder aperfeiçoá-las.

Trabalhe com ferramentas de mensuração, dados de acesso da sua plataforma, realize pesquisas com o seu público e busque melhorar sua atuação no mercado todos os dias, visando atender as necessidade de seus clientes.

Trabalhando esses pontos, você estará construindo uma imagem sólida da sua organização, mantendo clientes e conquistando prospects.

 

 

Por Gabriela Lorena da Soluções Industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *