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E-mail marketing: Como Utilizar essa Ferramenta

 em Vendas

Saiba tudo sobre e-mail marketing:

Saiba como utilizar essa ferramenta em seu negócio

Mesmo com vários canais de comunicação, o e-mail marketing é uma estratégia que ainda funciona muito como uma boa ferramenta para negócios.

Um estudo realizado pela McKinsey & Company revelou que essa plataforma pode ser tão poderosa ao ponto de vir a ser 40 vezes mais efetiva que outras estratégias de campanha.

Para empreendimentos que desejam alcançar clientes em potencial em maior escala, mas sem perder a personalização e qualidade; essa ferramenta pode ser uma alternativa favorável.

Isso porque, consiste na aplicação de tecnologias para potencializar os resultados da corporação e atuar em escala.

É o que pode se enquadrar com fabricantes e distribuidores que desejam otimizar o trabalho manual de:

  • divulgação
  • gerenciamento do engajamento
  • publicações de conteúdos

entre outras atividades comumente realizadas no marketing digital.

A importância da automação do e-mail marketing

No entanto, para alcançar os resultados, é preciso saber como usar essa estratégia para atrair clientes e não afastá-los.

Assim como outras ferramentas de gestão e softwares, o e-mail não deixa de ser parte de um sistema de automação comercial.

[Conheça: o que é automação comercial e quais suas vantagens, com o professor de Gestão Comercial e Marketing Digital do IPOG; e CEO da BuzzLead, Leandro Martins!]

Com essa automação, principalmente em empresas que possuem uma jornada de clientes mapeada com precisão, é possível atrair mais leads e ter mais produtividade.

Há várias ferramentas que podem ser usadas para fazer esse tipo de disparo e geralmente esses softwares não só automatizam o processo de envio das mensagens como também geram análise de dados.

Ou seja, é possível saber quando o conteúdo é lido, ignorado ou não foi aberto pelo remetente.

A ferramenta é tão útil para o mundo dos negócios que está sendo cada vez mais adotada por nichos distintos.

Essa utilização vai de um escritório de contabilidade sp até algumas empresas que trabalham com capacitação e liderança, a versatilidade para utilização deste recurso é bem ampla.

É importante ressaltar que mais de 90% das pessoas que usam o e-mail checam a caixa de entrada pelo menos uma vez ao dia (dados da ExactTarget).

Esse é um outro motivo para aprender a usar essa estratégia. Se você está cansado de enviar e-mail marketing e não ter retorno efetivo, esse artigo te ajudará a saber como utilizar a ferramenta de um jeito certo.

ferramentas de e-mail marketing

Estratégias de E-mail Marketing

1. Conteúdo personalizado e prático

Como anda o relacionamento da sua empresa com os clientes? Muitas pessoas estão optando pela praticidade do WhatsApp Business para a comunicação.

Contudo o e-mail ainda é um meio com grande credibilidade, para envio de informações personalizadas, documentos, contratos e conteúdo confidencial, essa ferramenta é muito usada em empresas.

No caso das empresas, uma estratégia sugerida é o uso de newsletters com periodicidade personalizada e conteúdo exclusivo.

É possível usar essa estratégia de forma mais efetiva quando alguns cuidados são tomados, como os que listamos abaixo:

  • Pesquise o seu público-alvo;
  • Opte por conteúdos personalizados e mais densos no e-mail;
  • Envie e-mails exclusivos e chame os clientes pelo nome;
  • Trabalhe um design visual adequado no e-mail;

2. Defina a frequência certa dos e-mails

Para algumas pessoas, não tem nada mais irritante do que receber vários e-mails de uma empresa sem autorização.

Por isso, sempre use as ferramentas de análise do e-mail marketing para entender o que está funcionando ou não.

Principalmente no caso de e-mails direcionados à venda de produtos ou serviços como treinamento de liderança, existem vários cuidados que podem beneficiar a imagem do seu negócio.

Quando as pessoas recebem e-mails sem interesse pelo tema, é comum que o efeito reverso seja causado.

Além disso, é importante dosar a frequência das mensagens e para isso, pesquisas de satisfação são sempre uma ótima alternativa.

Claro que isso não significa que sua empresa precise parar de enviar e-mails, até porque essa estratégia consiste no relacionamento constante com o cliente, mas lembre-se de cuidados como:

  • Ofereça a opção de descadastro caso a pessoa prefira;
  • Aposte em uma linguagem personalizada;
  • Faça uma análise do perfil do cliente;
  • Pare de enviar e-mails que não são relevantes.

3. Use a credibilidade da ferramenta

Entre os vários perfis de clientes, há sempre os que vão preferir e-mail. Um exemplo prático é uma empresa de instalação de ar condicionado que atenda pessoas jurídicas.

Como há vários modelos de ar condicionado, os serviços de instalação e manutenção são muito detalhados. tornando essa forma de comunicação muito eficiente.

Além de orçamentos, o uso do e-mail marketing, neste caso, pode ser voltado para o envio de dicas, lembretes e promoções.

As mensagens sempre devem ser personalizadas, mas a vantagem de usar essa ferramenta de automação no caso é ter acesso a um mailing.

Ou seja, nada de ficar enviando mensagem por mensagem, já que a tecnologia é muito útil neste sentido.

Além da praticidade, essa ferramenta gera muita credibilidade aos clientes.

Se você gostou da dica, saiba que pode começar a usar o e-mail marketing agora mesmo. Como há ferramentas gratuitas, optar por um teste pode ser um bom passo inicial.

Assim, você consegue personalizar da melhor forma essa ferramenta para potencializar seu negócio.

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