Qual a importancia do email marketing para indicação e 5 dicas para conseguir mais indicações através dele

analista de marketing avaliando e-mail marketing

O e-mail marketing vai revolucionar o seu marketing, e nesse artigo você vai ver o porquê.

Você já entendeu a importância de criar uma estratégia de marketing de indicação.

Já criou seu programa de indicações, e já divulgou nas suas plataformas mais estratégicas de acordo com seu público e perfil.

Já conseguiu um bom resultado e vários novos clientes que acreditam na sua marca.

Mas e agora?

Como continuar conseguindo mais e mais indicações?

O segredo para não deixar seu programa de indicações morrer é não parar de divulgá-lo.

No artigo sobre como divulgar seu programa de indicações eu citei uma ferramenta muito poderosa, o e-mail marketing.

E por ser tão poderosa, resolvi escrever especificamente sobre ele e te ajudar a aperfeiçoar sua estratégia.

Vou começar falando 3 dados que vão abrir sua cabeça para o e-mail marketing para indicação:

70% dos leitores abrem os e-mails de marcas em busca de acordos, descontos ou ofertas.

Ou seja, um acordo de um programa de indicações com uma possível recompensa é exatamente o que seu cliente está esperando receber em seu e-mail.

Outro dado importante sobre o e-mail que é muito benéfico para seu programa de indicações é:

Todas as pessoas que estão na sua lista de e-mails concordaram em receber e-mails seus.

Logo, provavelmente eles não vão te marcar como spam e nem rejeitar seu recado.

E por último e não menos importante:

O e-mail facilita a indicação do seu cliente, já que através do e-mail ele pode escolher enviar para um ou mais amigos através do canal que ele quiser.

Cuidado com o E-mail Marketing

Entretanto, não é porque seu cliente está mais disposto a receber esse tipo de conteúdo que você pode enviar um e-mail marketing para indicação de qualquer jeito.

Lembre-se, acima de tudo você está construindo uma relação de confiança com seu consumidor.

E ter o e-mail pessoal dele já é um bom passo. Não desperdice isso.

Texto em destaque: Ganhe 16 GB de espaço ao convidar seus amigos para o Dropbox!
Botão de ação: Convide seus contatos do Gmail

A Dropbox, um dos maiores cases de Referral Marketing do mundo, começou sua campanha apenas com indicações por e-mail.

E conseguiu aumentar seus clientes em 60% em apenas 1 mês.

Sendo assim, utilizar o e-mail marketing como um canal de divulgação do seu programa de indicação.

Sem mais delongas, vamos para as dicas de como se aproximar do seu cliente e como usar o e-mail para conseguir indicações:

 

1- Mande o e-mail marketing para uma lista específica de contatos

Tudo bem, concordamos que todas as pessoas que te passaram o e-mail permitiram que você entrasse em contato com elas.

Mas nem toda a sua base de contatos está satisfeita com seu produto, ou é um cliente fiel.

Clientes que já são engajados com sua marca tem mais chances de indicá-la.

Como por exemplo os seus clientes que compram mais de uma vez de você, ou que já estão assinando seu produto há alguns meses.

Então, segmente sua lista de contatos de e-mail e mande o programa de indicações especificamente para aqueles que já estão satisfeitos com você.

Assim você fortalece sua relação com eles e ainda tem uma chance muito maior de conseguir conversões.

Além de evitar indicações de baixa qualidade.

2- Não pressione seu cliente

Regra número 1 para fortalecimento da sua marca: BOM RELACIONAMENTO COM O CLIENTE.

Mesmo que seu cliente já seja fiel e confie em você não pressione ele para indicar sua marca.

Apenas conte a ele sobre o excelente acordo que vocês podem fazer e que ele provavelmente vai adorar.

Lembre-se: você não está apenas pedindo indicações para seu cliente.

Você está pedindo para que ele confie tanto na sua marca a ponto de emprestar a credibilidade dele pra você e te indicar para um amigo.

E seu e-mail deve refletir isso.

3- Cuidado com o conteúdo do e-mail marketing

Desde o assunto, até o botão de ação, tudo deve ser estrategicamente pensado.

No assunto: seja direto.

Deixe seu cliente saber exatamente o porque ele está recebendo aquele e-mail.

Nunca, em hipótese alguma, seja vago. Assuntos vagos levam à não abertura do e-mail, e isso vai prejudicar sua estratégia.

Você não pode correr o risco de ser ignorado pelo seu cliente.

Claro que é sempre bom usar sua criatividade para chamar a atenção do consumidor.

Mas sempre de jeito que ele entenda claramente do que se trata o e-mail antes mesmo de abrir.

No corpo do texto: seja claro.

Seja claro a respeito dos termos e condições sobre o programa de indicações.

Não esconda informações, isso pode fazer seu consumidor se sentir enganado e acabar com toda a relação de confiança que você lutou para construir até aqui.

Mais uma vez a criatividade pode ser sua aliada aqui, fazendo com que essas informações sejam dadas de uma forma mais espontânea e amigável.

No botão de ação: tenha apenas um e seja claro.

Mais uma vez o segredo, não tão secreto assim, é ser claro.

O email tem apenas um objetivo, fazer seu cliente te indicar.

Por isso tenha apenas um botão de ação no email para indicação.

E deixe claro para onde o botão vai levar seu cliente.

Uma dica boa é usar ações no texto do botão. Ao invés de um “Saiba Mais” ou “Comece a indicar”, você pode colocar o seu prêmio do programa de indicações.

Por exemplo: “Quero ganhar o {prêmio}”.

 

4- Use o E-mail Marketing para informar seu cliente sobre as indicações dele

Uma bom relacionamento é feito de diálogos.

E o diálogo é uma via de mão dupla.

Informe sempre seu cliente sobre o resultado das indicações dele, sobre quantas conversões você obteve através dele.

Converse com seu cliente.

Além de fortalecer seu relacionamento, ainda pode fazer com que ele se sinta mais encorajado a fazer mais e mais indicações.

 

5- Deixe seu e-mail compatível com smartphones

51% dos emails são abertos primeiro no celular, e esse número tende a crescer cada vez mais.

Os celulares estão ficando cada vez mais tecnológicos e com isso tudo pode ser resolvido com apenas um clique.

Desse modo muitas pessoas acabam preferindo ter essa comodidade, e se seu e-mail não tiver um bom desempenho no mobile seu cliente pode acabar desistindo de ler.

E, ter acesso ao programa de indicações direto no celular facilita seu compartilhamento.

Por isso, não foque em layouts em jpg ou muito complexos, seja simples e direto.

Em alguns casos apenas um texto vai resolver o seu problema, usando plataformas gratuitas como o Mailchimp.

 

Espero que essas dicas te ajudem a conquistar mais clientes com o programa de indicações.

Se tiver ficado com alguma dúvida ou tiver mais alguma dica pra acrescentar, deixa seu comentário aqui embaixo pra gente trocar conhecimento!

 

Uma resposta

  1. Qual ferramenta gratuita usar? Se der pra.fazer no mailchimp melhor

    Obrigado

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