Marketing Digital: saiba como DOMINAR essa estratégia

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Marketing Digital: copilado de estratégias digitais que nos ajudam a atingir nossos objetivos de marketing, sendo que estes podem ser: adquirir clientes, desenvolver sua marca, conectar-se com o público alvo, atrair mais oportunidades de negócios.

Neste artigo você confere:

O Digital já dominou geral

Desde que a internet se tornou o meio pelo qual mais nos comunicamos e trocamos experiências, o digital é a estratégia de marketing que mais cresce no mundo. A prova maior disso é que você está lendo este artigo, provavelmente no seu celular e talvez no computador. Fato é que sem o marketing digital, hoje estaríamos de cabelos arrebentados e surtados, com graves e grandes problemas de comunicação.

Uma pesquisa liderada pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) aponta que o investimento em mídias digitais deve crescer 12% ao ano até 2021.

A estratégia está em expansão, a cada dia novos cursos são lançados, novas pessoas buscam esse meio para vender e consequentemente a internet atrai muito mais que qualquer outro meio de marketing. A grande vantagem é a pesquisa nos buscadores, e a segmentação do seu interesse nas inúmeras plataformas existentes.

O IAB aponta ainda que o crescimento nas mídias tradicionais, o ritmo será bem menor. Apenas na TV, a projeção é de um crescimento de 5,5% ao ano. Se considerar revistas e jornais, a projeção é de 3% e 5% por ano.

O pai do marketing,  Philip Kotler em 1967 avaliou que o marketing é o meio pelo qual pessoas e grupos satisfazem os seus desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços com valor para outros.

Acontece que desde então, e principalmente com a evolução acelerada dos meios digitais, a forma de se fazer marketing vem se alterando socialmente.

O que é Marketing Digital

Como falei no início do artigo, marketing digital são diversas estratégias aplicadas no mundo online.

Atendendo às mudanças comportamentais e ditando novas tendências sociais, esse tipo de marketing caminha da seguinte maneira:

“Me diga para onde iremos e eu te digo para onde o marketing digital está caminhando” ou vice-versa.

A estratégia consegue atingir todos os seus esforços para fazer marketing no ambiente virtual. Atualmente é na internet o local onde 75% dos jovens fazem compras pela internet, segundo dados da SBVC.

Por esse motivo a internet é o local onde as ações de marketing estão mais voltadas ao consumidor, dando força ao mercado do marketing digital.

A estratégia digital se soma a várias outras, adaptadas do marketing tradicional. Se antes se investia apenas em anúncios de jornais impressos, agora é o momento de investir em anúncios de jornais digitais ou em outras ações mais assertivas do marketing digital.

Na estratégia em questão é natural investir em anúncios no Google, Facebook ADS, na produção de conteúdo, Inbound marketing e técnicas de SEO(Search Engine Optmization)… e esses são estratégias fundamentais para quem trabalha com o marketing digital.

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Vai anotando tudo aí

As vantagens do Marketing Digital

Então o marketing digital é uma adaptação das antigas estratégias de marketing inserido no meu dia-a-dia na internet?

Eu digo que é muito mais que isso.

Essa estratégia revolucionou por completo a forma de fazer marketing: no início da era digital, lá pelos anos 2000, o marketing digital já estava se tornado muito forte.

O google já separava anúncios pagos de busca orgânica, por exemplo. Naquele ano a empresa se tornará o maior motor de busca do planeta com cerca de 3,3 bilhões de pesquisas realizadas diariamente.

Imagine hoje, quando o google já fez seus 20 anos, e 50% das suas buscas são realizadas por celular, conforme o Google. Além disso, para os amantes de marketing de conteúdo, 15% das buscas diárias são inéditas.

É muita coisa para ser explorada não é mesmo? Então veja as dicas que preparamos para você!

#1 Métricas do Marketing Digital

A grande vantagem do Marketing Digital é a possibilidade de controlar métricas, e não pense que são métricas inespecíficas e de difícil interpretação.

A cada evolução das estratégias digitais e suas ferramentas, uma  nova solução é lançada para auxiliar os profissionais.

Enquanto no marketing tradicional você investe em algo de difícil metrificação, ou seja, quase impossível saber os seus resultados (como um material impresso por exemplo); no marketing digital além da ação geralmente ser de baixo custo, se bem planejada e executada, o seu alcance pode ser do tal qual uma ação viral.

Parece ironia, mas uma ação de marketing digital bem feita pode te levar a records inalcançados na Internet. As métricas são cada vez mais importante nesta estratégia, e por meio delas é possível mensurar o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC), que devem ser medidas o tempo todo.

Não tem essa de imprimir tudo errado e só perceber no dia seguinte. No digital, se houver uma falha na sua ação, você poderá corrigi-la imediatamente e a tempo de salvar uma ação por completo, desde o menor detalhe ao mais grotesco.

Mas cuidado, a próxima vantagem pode ser um risco para aqueles que relaxam demais quando precisa-se fazer correções…

BÔNUS: o WhatsApp está testando um aviso que mostra o número de compartilhamentos de uma mensagem dentro da plataforma. Essa é uma nova métrica, por exemplo para você saber o engajamento das pessoas com sua ação.

#2 Agilidade

A agilidade também é uma das grandes vantagens do Marketing Digital. Imagine só: ação pronta; basta um clique e está ao alcance de milhares de pessoas.

Uma pergunta interessante a se fazer é: Em que plataforma está o meu cliente?

Para que você tenha cada vez mais agilidade com suas ações de marketing digital, os erros devem ser mínimos. Procure fazer ações de teste e descubra onde investir.

Saber onde está o seu público, sua persona, ou seja, pessoas que já compram de você; tudo isso te dará meios e ferramentas necessárias para ações mais assertivas e ágeis.

Se por um lado as métricas podem dizer o que foi muito bom ou muito ruim na sua ação, um erro grotesco na sua publicação pode ser viral e motivo de chacota. Por isso é essencial acompanhar de perto os resultados e faça revisões sempre que preciso.

Agilidade… e atenção haha

#3 O Alcance do Marketing Digital

O alcance é uma das principais vantagens do Marketing Digital em todos os sentidos, tanto de divulgação quanto de entrega dos produtos. A maior prova são os e-commerce que vendem para o mundo todo.

Uma forma de vender fácil e rápido na internet

Essa vantagem permite fazer marketing em lugares que você nunca sequer colocou os pés. Apenas considerando configurações de redirecionamento e o segmentação nas suas ações.

Além do fator regional, o fator segmento também leva as suas ações de marketing ao infinito e além – direcionadas a sua persona.

Para que você alcance o maior número de pessoas com marketing digital, preocupe-se com:

  • Identificar sua persona;
  • definir as palavras chaves do seu negócio;
  • produzir bons conteúdos e anunciá-los;
  • estar presente nas redes sociais de interesse do seu segmento;
  • dar atenção para seu funil de vendas;
  • aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization);
  • fazer teste com suas ações.

No mundo digital bons conteúdos são essenciais para gerar alcance e autoridade em sua marca. É fato que encontramos muito lixo digital na rede, por esse motivo a qualidade de conteúdo fortalece e garante alcance para sua plataforma.

#4 Segmentação

Na hora de direcionar as suas publicações, a segmentação se torna uma vantagem, pois assim você não desperdiça munições em um público ao qual seu serviço ou produto não atendem.

Se uma pessoa recebe algum anúncio ou conteúdo que têm tudo haver com com seus interesses, isso significa que ela é mais propensa a comprar ou ao menos clicar.

Por exemplo: essa pessoa pesquisou sobre casas para comprar e, de um dia para outro, começou a aparecer anúncios de imobiliárias para ela. O fato de simplesmente ter demonstrado interesse no assunto a fez entrar para a segmentação da rede e esses anúncios foram destinados à ela.

No marketing digital é possível segmentar os seus anúncios e destacar conteúdos importantes para sua persona, podendo assim ter resultados melhores e oferecer conteúdos que interessam o seu cliente.

#5 Interatividade do Marketing Digital

A interatividade também é mais uma das fortes vantagens de quem trabalha com o marketing digital. A possibilidade de comentar, curtir, compartilhar e, principalmente, aproximar consumidor da marca, podem levar ambos a uma relação mais pessoal e humanizada, com foco no cliente.

O engajamento na Interatividade também é responsável por fidelizar os seus clientes.

Quantas pessoas hoje são amantes do Ifood? Elas já acompanham suas publicações e procuram ansiosamente na tela de seus celulares por cupons de desconto. Isso faz parte do marketing digital e gera interatividade do consumidor com a marca.

Detalhe importante: a interatividade exige resposta rápida e autentica da empresa. Se feita de forma ineficiente, pode se tornar um fator negativo e derrubar a marca.

Lembra do caso do cachorro agredido por um segurança, em uma das lojas do Carrefour? O vídeo viralizou na internet e somado a demora da empresa em se posicionar oficialmente, houve um marketing negativo que resultou em encerramento das operações da loja.

Principais canais de Marketing Digital

É por meio dos canais digitais que as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes, através das estratégias de marketing digital.

Quanto mais usados estrategicamente, os canais podem captar pessoas diferentes e gerar novas oportunidades de venda.

É por meio deles que a empresa comunica e relaciona com seus públicos de interesse. Por conta disso, é de suma importância escolher quais canais são mais eficientes para suas estratégias.

Confira agora os principais canais de Marketing Digital:

# Site

O website é o principal canal digital que aumenta a credibilidade, oferece segurança e gera confiança ao seu cliente.

A princípio já se percebe que este é o meio oficial da empresa no meio digital, é o endereço eletrônico pelo qual as pessoas sempre podem procurar pela empresa diretamente. Portanto é preciso utilizar algumas estratégias que reforcem sua autoridade, como: produção de conteúdo rico, SEO, copywriting, etc.

Ao procurar pelo seu serviço ou produto no Google, as pessoas devem encontrar a sua página facilmente. É nela em que seu produto ou serviço poderá ser solicitado.

Outro fator importante: seu site deve ser responsivo, ou seja, adaptado para os diversos dispositivos existentes. Você deve sempre se lembrar: quanto melhor o site, mais acessos e procura ele terá.

# Blogs

No marketing digital já vivemos momentos do auge dos blogs pessoais. Acontece que, atualmente, este tipo de marketing trouxe um olhar especial para o marketing de conteúdo, e assim, os blogs segmentados se tornaram a febre do momento.

Por exemplo: você teve curiosidade sobre o que é marketing digital, provavelmente pesquisou e encontrou este artigo. Naturalmente acessou esse blog e cá estamos nós 🙂

Acontece que os blogs são responsáveis pela maior parte do conteúdo escrito, visual e auditivo que temos hoje. No blog você pode publicar o que quiser, como quiser e na hora que quiser; mas só será efetivo se trouxer informações de certa qualidade e relevância.

Esse canal é a forma de sanar as dores do cliente com conhecimento. É no blog que as pessoas irão se informar muito mais do que sua empresa oferece e tirar todas as dúvidas relacionadas. Sendo assim, esse é a festa da nutrição do lead.

Com praticidade, facilidade e principalmente economia, os blog são canais que facilitam a edição e administração do conteúdo feito pela empresa. E, associado a técnicas de Otimização para Motores de Busca (SEO) e plataformas seguras para hospedagem (como wordpress ou wix, por exemplo), seu blog vai longe!

# E-mail marketing

O e-mail surgiu como uma carta eletrônica e se tornou o principal meio de comunicação formal entre pessoas e empresas.

A estratégia de e-mail marketing com finalidade comercial tem permitido aos profissionais de marketing fortalecerem o relacionamento marca/cliente ou prospec.

Esse é um canal direto de relacionamento: é possível selecionar os melhores horários e atingir cada lead de forma pessoal.

Além disso, aliado a boas ferramentas, é possível metrificar a taxa de abertura do e-mail, cliques nos links adicionados e mensurar como os envios estão sendo eficientes.

Com e-mails é possível enviar:

  • Informativos
  • Newsletter
  • Conteúdo de Nutrição
  • E-mails Educacionais
  • Ofertas de Novos Produtos
  • Convites para Ações

E o bom de tudo isso, o marketing digital auxilia o e-mail marketing com ferramentas para o gerenciamento da lista de contatos. Nelas você pode agendar os envios, escolher os segmentos que deverão receber o e-mail e muito mais.

# Mídias Pagas

Aqueles que querem atingir os seus objetivos de negócio de forma rápida no mercado online, os canais de mídias pagas são exemplos claros de resultado. Esse canal de marketing digital funciona por meio do custo por cliente.

Diferente do crescimento orgânico e exploração das estratégias de SEO, no caso das mídias pagas se o consumidor parar de investir nessa estratégia o fluxo em sua plataforma também diminuirá.

Mesmo assim, dependendo do seu objetivo que deve ser crescimento rápido, essa pode ser uma ótima estratégia no marketing digital.

É possível divulgar em várias plataformas diferentes e conquistar um alcance ainda maior conforme a quantidade de anúncio.

Motores de busca

Provavelmente ao pesquisar determinada palavra chave, você já encontrou algum dos itens de pesquisa sinalizando ‘anúncio’. Dessa maneira, ao pagar anúncios em motores de busca, será possível oferecer o seu conteúdo entre as primeiras pesquisas.

A vantagem é que as pessoas geralmente clicam no primeiro que aparece. Mas mesmo se posicionando em primeiro lugar, com os motores de busca muitos pesquisam e procuram clicar no primeiro resultado sem anúncio, devida a credibilidade e autoridade agregada de forma orgânica.

Sugestão: Se você estiver procurando esse crescimento rápido por determinada palavra chave, procure fornecer o melhor conteúdo para seu anúncio. Assim, você prova que o seu é melhor do que o orgânico, e justifica o seu investimento para quem busca os melhores conteúdos.

#Redes Sociais

Atualmente após os dois primeiros stories visualizados no Instagram, caímos de cara no primeiro anúncio. Essa estratégia têm trago bons resultados para as empresas que realizam anúncios nas Redes Sociais. É uma boa maneira de captar leads.

Portanto, ao anuncia nesta estratégia de marketing digital é importante conhecer o seu público para realizar ações certeiras. Ao pagar anúncios nas redes sociais você pode segmentar conforme o perfil dos usuários, categorizar as suas campanhas e ainda gerar filtros.

Na onda do momento, o LinkedIn têm ganhado muita força para quem procura perfis profissionais, esse talvez seja um dos melhores canais pensando em vendas B2B. No LinkedIn é possível selecionar o cargo, empresas e até os tipos de atividades para criar o anúncio.

Já no facebook e Instagram, o canal para anúncio já permite uma pegada pessoal com usuário, podendo anunciar com base no que as pessoas curtem, seguem e visitam.

#Portais de notícias

Se antes da internet se anunciavam até escravos nas primeiras edições de jornais no Brasil colonial, a evolução passou desde os mais antigos anúncios em revistas, jornais impresso, entre outros para os portais de notícias.

Bem provável que para aqueles que anunciam em mídias digitais essa não seja o melhor canal para anunciar. (Não é possível segmentar o público como nas redes sociais por exemplo).

Contudo, os portais de notícias recebem muitos anúncios, como em suas versões impressas e portanto são meios bastante usadas para determinados segmentos no marketing digital.

O seu público pode ser amplo e atingir vários perfis, dentro dos portais de notícias. Esse é um bom canal, por exemplo, para supermercados que lançam promoções diárias e corriqueiras.

Mesmo assim, existem outra parcela de portais que são de segmentos mais fechados, como por exemplo para anunciantes de uma revista online especializada.

Esses anúncios devem ser constituídos por nicho. Se o portal é de notícias sobre tecnologia, esse será um bom canal para divulgar produtos de tecnologia, por exemplo.
E aí gostou do nosso conteúdo? Pois bem, existem muitas outras vantagens e inúmeros canais de marketing digital. Atualmente é possível utilizar tudo isso e obter muitas vantagens no seu négocio. O Marketing de Indicação, por exemplo, é uma estratégia nova que já chegou no digital com os programas de indicações.

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