Custo de Aquisição de Cliente: Saiba como calcular e melhorar seu CAC

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Custo de Aquisição de Cliente: Saiba como calcular e melhorar seu CAC

Nenhum cliente chega até você de graça. E saber qual é seu custo de aquisição de cliente pode determinar o destino do seu negócio.

Custo de aquisição de cliente, CAC, é uma métrica que vem crescendo em uso. Isso porque graças às tecnologias está cada vez mais fácil ter dados para estudar, analisar e calcular quanto seu cliente custa para você.

Fazer esse cálculo não é uma tarefa simples, mas é de extrema importância para o sustento da sua empresa.

CAC, como você já deve ter imaginado, é o quanto custa para você convencer um potencial cliente a se tornar seu cliente efetivamente.

Nesse artigo eu vou explicar como mensurar esse custo, quais passos seguir para diminuí-lo e alguns outros detalhes que podem te ajudar na luta diária que é fazer uma empresa crescer.

  • O que é e para que serve o Custo de Aquisição de Cliente?
  • Como mensurá-lo?
  • Como melhorar seu CAC.

O que é CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e para o que ele serve?

Pois bem, o custo de aquisição de cliente é o dinheiro gasto para se conquistar um novo cliente, desde investimentos em publicidade até salários dos vendedores, ou seja, todo o dinheiro que você gasta com marketing e vendas de um modo geral.

Existem 2 motivos principais pelos quais você deve se atentar ao CAC:

  • Analisar a rentabilidade da sua empresa;
  • Otimizar o retorno dos investimentos com marketing e vendas.

Como mensurar seu Custo de Aquisição de Cliente

Colocando de uma forma bem simples, para se calcular o CAC basta dividir todo o gasto com marketing e vendas, pelo número de clientes conquistados no mesmo período.

custo de aquisição de cliente é igual ao gasto com marketing e vendas dividido pelo número de novos clientes conquistados

Porém conseguir esses dados e métricas exige um certo cuidado e leva um certo tempo.

Às vezes são feitos investimentos em ações pontuais que precisam de um pouco mais de tempo para se concretizar que outras, e que não tem como objetivo principal atrair novos clientes.

Embora casos assim sejam exceções é preciso tomar cuidado.

Isso porque sem métricas e dados precisos sua relação com o custo de aquisição de cliente pode ficar um pouco confusa.

Os valores presentes no cálculo devem ser os gastos feitos diretamente para a aquisição de novos clientes. Aqui vão alguns exemplos:

  • Investimento em anúncios
  • Salário do time de vendas e marketing
  • Comissões de vendas
  • Treinamento dos colaboradores
  • Compra de ferramentas e softwares
  • Assessoria de imprensa
  • Participação em eventos
  • Materiais impressos
  • Brindes

Tudo o que for investido na sua estratégia de divulgação, relacionamento e venda deve ser colocado no cálculo de custo de aquisição de cliente.

Como já citado anteriormente você precisa de um período limitado para conseguir extrair os os dados necessários.

Mas como determinar esse período?

A periodicidade depende do seu negócio e da sua urgência em reduzir custos.

Pode ser mensal, bimestral ou até mesmo anual.

Lembrando que quanto mais rápido você analisar, mais rápido você conhecer o seu CAC, mais rápido você poderá iniciar ações para otimizá-lo.

Como melhorar seu Custo de Aquisição de Cliente

Melhorar seu custo de aquisição de clientes significa reduzi-lo.

Quanto menos despesas você tiver para atrair e conquistar um novo cliente, mais lucro sua empresa terá.

Para diminuí-lo você deve adotar estratégias que otimizem e aumentem a eficiência dos investimentos em marketing e vendas.

Até aí pode parecer meio óbvio, o que não é tão óbvio é como fazer isso.

     1. Aperfeiçoe suas taxas de conversão

Descubra quais as táticas que convencem melhor seu público alvo.

Isso dentro do digital é extremamente fácil, já que conseguimos ter dados de tudo o que fazemos.

Aplique testes A/B em seus anúncios e descubra aqueles que mais convertem.

Outra boa tática para se adotar é o remarketing. Algumas pessoas demoram mais que outras para tomar decisões, por isso é preciso que você fique sempre ali no campo de visão dela.

Quanto  maior for sua taxa de conversão, menor será seu Custo de Aquisição de Cliente.

     2. Invista em Marketing de Conteúdo

Marketing de conteúdo é fundamental na construção do relacionamento com o cliente.

Isso porque com conteúdos de qualidade e que resolvem o problema da persona, sua empresa se torna uma referência no assunto, conquistando assim a confiança do seu público alvo e  aumentando suas chances de vendas.

E tem mais, um conteúdo relevante uma vez postado consegue atrair mais e mais leads de forma orgânica ao longo do tempo, graças ao Google.

Quanto mais você produzir, mais chances você terá de ser visto e atrair mais clientes.

Sendo assim, ter um blog é fundamental para conseguir diminuir seu CAC, além de construir uma relação melhor entre seu cliente e você.

      3.  Tenha uma estratégia de Marketing de Indicação

Incentive seu cliente a indicar sua empresa.

“83% dos consumidores se dizem dispostos a indicar uma marca ou produto. Mas apenas 29% realmente indicam” (Wharton Business School)

Um erro comum dentro das empresas é não olhar para seus próprios clientes na hora de prospectar novos.

Nem mesmo as melhores técnicas de persuasão no meio publicitário conseguem exercer uma influência maior que a recomendação de uma pessoa em quem confiamos.

Quando seu cliente faz uma indicação para sua empresa ele empresta a credibilidade dele para você, fazendo com que a pessoa indicada confie mais e chegue até sua loja com mais probabilidade de realizar a compra.

Dessa forma você consegue fechar a venda com menos esforço e com mais agilidade, fazendo com que suas taxas de conversão sejam maiores e consequentemente diminuindo seu Custo de Aquisição de Cliente.

Ter a indicação do seu cliente como sua aliada é a melhor forma de atrair mais clientes.

Por isso utilize uma plataforma para gerenciar seu programa de indicações, ofereça benefícios e deixe seu cliente indicador a par do sucesso das indicações que ele faz.

Assim você valoriza seu cliente e o incentiva a indicar cada vez mais.

Com uma boa estratégia de marketing boca a boca e um programa de indicações eficaz, você conseguirá atrair clientes mais facilmente e fechar vendas com menos esforços e mais agilidade, e consequentemente diminuir seu Custo de Aquisição de Cliente.

E para finalizar, como dito anteriormente aumentar as taxas de conversão é fundamental.

E em um programa de indicação as taxas de conversão são maiores que qualquer outra estratégia de marketing.


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