fbpx

Como meu Site ajuda meu Marketing Boca a Boca?

 em Marketing Digital, Referral Marketing

“Meu site afeta minha estratégia de Referral Marketing?”

Com toda certeza! Entenda como aqui.

Veja neste artigo:

Revisando seu boca a boca

Quantas vezes sentimos interesse em adquirir um produto ou serviço, apenas porque um conhecido nos indicou? E quantas vezes, compramos algo sem necessidade porque parece ser um bom negócio? Isso é muito comum, afinal, ninguém recomenda algo que não o agrada.

Quando se estuda o processo de tomada de decisão de compra, são analisadas as diversas fases que o compõe.

Teoricamente, esse processo deve passar por seis fases distintas:

  1. identificação do problema;
  2. elaboração de soluções alternativas;
  3. análise das alternativas;
  4. escolha;
  5. implementação da escolha;
  6. avaliação da decisão.

Seguindo esta ideia, a decisão é pautada em análise de dados e fatos concretos.

Na etapa de avaliação das alternativas é quando ocorrem as análises fundamentais, ponderando opiniões diferentes a partir de diversas fontes até formar a própria opinião. É aqui que entra o Referral Marketing.

Também conhecido como Marketing de Referência ou Marketing Boca a Boca, este tipo de marketing consiste em uma estratégia que visa atingir e conquistar novos clientes a partir dos seus atuais clientes.

O boca a boca é, há muito tempo, uma das melhores estratégias de marketing existentes.

De uma forma natural as pessoas se tornam vendedoras do seu produto, sem ganhar nada em troca… mas, e se ganhassem?

É o que ocorre no Marketing de Indicação, a empresa oferece algum benefício em troca da indicação do produto para outros clientes.

Você provavelmente já se deparou com algo do tipo “indique 5 amigos e concorra […]” ou “indique 3 amigos e ganhe […]”. É assim que a estratégia é aplicada. E funciona!

Segundo a Nielsen os prospects possuem uma probabilidade 400% maior de comprar um produto recomendado por alguém de confiança.

Referral Marketing e o Digital

O seu marketing deve começar com os seus clientes, garantindo a eles a melhor experiência possível, principalmente no contato online com a sua empresa.

E se você ainda oferecer um benefício adicional ao compartilhar isso com outra pessoa, você expande o alcance das suas ações.

Grandes empresasjá têm utilizado essa estratégia, como Uber, Outback, Nubank, entre outras.

Os chamados influenciadores digitais, muito em voga nos últimos anos, possuem um grande alcance de público por conta da sua visibilidade e influência nas redes sociais. Em geral, possuem público bem segmentado e conseguem atingi-lo de forma fácil e com linguagem acessível.

Eles são uma boa estratégia para potencializar a sua presença online.

Segundo a agência de marketing digital Oblige, toda empresa que quer ter resultados online, precisa de um bom planejamento e execução. Portanto, as ações de marketing devem ser pensadas estrategicamente para ampliar a conversão de clientes e a concretização das vendas.

Esse canal, que é erroneamente muitas vezes esquecido pelos profissionais de marketing, possui grande potencial, pode e deve ser explorado por empresas que desejam destacar-se perante a maioria.

Para extrair todo o potencial que as estratégias de marketing proporcionam, no meio digital, é indispensável pensar em formas de melhorar o seu site, garantindo que a experiência do cliente seja completa, favorecendo a indicação.

Como melhorar o meu site?

Uma pesquisa realizada pela PwC – PricewaterhouseCoopers – mostra que 49% dos clientes na América Latina estão dispostos a abandonar uma marca que amam, após uma única experiência ruim.

Para evitar ou reverter este quadro, quando se trata de estratégia online, a primeira coisa que deve ser pensada é no site da sua empresa.

O que o marketing propõe é atrair, conquistar e estreitar o relacionamento com o cliente. Para isso, é indispensável garantir uma experiência agradável e isso começa por meio do site.

Ele é a sua imagem e seu cartão de visitar e, como disse Kate Zabriskie:

“A percepção do cliente é a sua realidade”.

SEO

Ao utilizar as técnicas de SEO, o objetivo é atrair maior tráfego orgânico para o website, seja este diretamente voltado às vendas ou ao engajamento do usuário. Independente da finalidade, quando o cliente visualiza o seu site, é imprescindível que este apresente-se de forma clara, organizada e relevante.

Sites Responsivos

O primeiro passo para oferecer uma ótima experiência com o seu site é adotar um site responsivo. Ou seja, um site que disponibiliza uma melhor visualização de todos os seus componentes (como imagens, vídeos, links, menus de navegação, etc.), em quaisquer dispositivos que o usuário utilize, desde desktops, a tablets e smartphones.

Informações

Torne mais fácil o acesso a toda informação que o usuário precise sobre o seu produto e/ou seu serviço.  Não deixe que o cliente saia da sua página para procurar informação em outro lugar. O site deve proporcionar ao visitante a percepção do custo versus benefício do serviço ou do produto. As informações devem estar organizadas.

Detalhes como depoimentos, garantia, dados de contato, dúvidas frequentes, mostram ao consumidor que a empresa se preocupa com ele. Além disso, se ainda restarem dúvidas, torne simples a busca por ajuda. Acredite, isso faz toda a diferença!

Conteúdo

Forneça conteúdo original, inteligente e relevante, voltado a sua área de atuação. O Inbound Marketing é uma ferramenta preciosa e que deve ser explorada.

As landing pages são aliadas poderosas a qualquer site que queira utilizar das estratégias de marketing digital e de indicação. Invista em uma página com layout simples, imagens, depoimentos e, também, formulários de contato..

Os formulários são capazes de aliar o melhor das estratégias de marketing, coletando dados valiosos de possíveis e atuais clientes. O que será oferecido em troca dependerá da estratégia adotada pela empresa. Se deseja atrair indicações, foque no incentivo ao compartilhamento.

Links

Construa links internos e externos. Além de trabalhar os links internos, que redirecionem o usuário para um conteúdo complementar, os links externos garantem autoridade e relevância para o seu site, o que é bem visto pelos mecanismos de busca e, também, pelo usuário.

Por último, mas não menos importante, faça testes e mais testes. Eles irão garantir que não há links quebrados, páginas em branco, falha nos redirecionamentos, além de verificar o nível de navegabilidade.

Compartilhar
Postagens Recentes

Deixe um Comentário