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Marketing Viral: conheça ações de Marketing que Viralizaram

 em Referral Marketing

Existe realmente o Marketing Viral? É possível alcançar a tão sonhada viralidade sem depender da sorte?

Falamos muito no nosso blog sobre o poder do Marketing Boca a Boca. Mas neste artigo queremos apresentar como algumas empresas que aplicaram o marketing viral, fomentado o boca a boca a partir de estratégias simples, mas eficazes.

Veja nesse artigo:

  • O que é Marketing Viral
  • Empresas e suas estratégias de Marketing Viral
  • Por que investir neste tipo de marketing?
    • O que é Marketing Viral

      Muitas vezes nem se percebe o grande número de pessoas participando de uma ação de Marketing; e ainda comentando por todos os lados com amigos e conhecidos.

      Marketing Viral são aquelas estratégias que atingem as pessoas de tal modo que as mesmas espalham e viralizam aquela ação, sem ter nenhum esforço adicional por parte da empresa.

      Estratégias assim acertam em cheio nas seguintes questões:

      • a dor do cliente
      • diálogo com o sentimento humano
      • vão fundo na necessidade pessoal da persona

      São estratégias de Marketing que resultam no boca a boca voluntário. A estratégia faz com que o cliente se identifique tanto com a marca que se torna um embaixador daquela ação automaticamente.

      Essas estratégias dão fôlego para que sua marca viralize na boca das pessoas; o que contribui e muito para o marketing boca a boca da empresa.

      Conheça algumas empresas e suas estratégias de Marketing Viral

      #1 Netflix

      Você já deve ter percebido que a Netflix investe muito em marketing, principalmente no Marketing Digital… mas é no boca a boca que a empresa têm sucesso.

      Por acaso, algum amigo já te indicou um filme ou série da Netflix?

      Bem provável que sim.

      E é justamente o que acontece: a empresa consegue captar muitas pessoas, adotando estratégias que dependem da nossa interação com os amigos, conhecidos e familiares.

      Séries desconhecidas se tornam super indicadas. Principalmente quando a empresa aposta no marketing viral para divulgá-las.

      O boca a boca desperta um poder “mágico”,  nós deixando com curiosidade e, quando menos imaginamos, estamos recomendando a série também.

      Se identificou?

      A Netflix até investiu em divulgação como o thriller do filme Bird Box, mas foi a interação do público e as recomendações que fez o filme ser tão bem falado e recomendado pelos fãs. (Eu mesmo só assisti porque recebi várias recomendações e gostei 🙂 ).

      Por outro lado, a série Greenleaf fez muito sucesso e em 2017 se tornou uma das mais maratonadas. A história sobre escândalos em uma igreja evangélica não foi um sucesso estrondoso nas redes sociais. Mesmo assim, as recomendações boca a boca a levaram ao sucesso e o tema principal fomentou o marketing viral resultante.

      Mais recentemente, o boca a boca deu fôlego para a Safe. Esse drama policial que não foi tão comentado assim nas redes sociais, mas fez sucesso por conta da recomendação de quem assistia e se tornou uma das séries mais devoradas pelos consumidores.

      #2 Spotify

      Uma das maiores dores para quem gosta de ouvir música foi a falta de uma ferramenta não pirata que permitisse ouvir música sem tanto trabalho.

      O Spotify veio como uma solução. É uma ferramenta que chegou com força entre os jovens e revolucionou o mercado da música.

      A ferramenta, lançada em outubro de 2008, permitiu atender os vários gostos musicais. Não só possibilita conhecer novos cantores e músicas, mas também acabou com um grave problema da longa procura pela música perfeita, pois cria álbuns específicos para nossos gostos.

      Uma ação simples de um grande influenciador da tecnologia se tornou uma ótima estratégia de marketing viral.

      Um ano após o lançamento da ferramenta, o sucesso do Spotify ganhou um empurrãozinho quando Mark Zuckerberg comentou em seu perfil do Facebook: “Spotify is so good”.

      marketing viral do spotify
      “Spotify é taão bom”

      A recomendação até gerou rumores de uma possível compra do aplicativo, mas o que resultou mesmo foi uma baita de uma recomendação. A indicaçãodespertou aos seguidores o desejo em conhecer o aplicativo, que por sua vez ganhou um grande up.

      #3 Heineken

      Além dos segmentos tecnológicos que vêm adotando boas e eficientes estratégias de Marketing Viral, empresas como a Heineken fidelizam clientes e deixam sua marca registrada no boca a boca da galera.

      E não é só o gostinho da cerveja que fica na boca!

      Sanar a dor é importante para que o cliente adquira o desejo por recomendar o produto.

      Em 2016, a empresa divulgou um storytelling como comercial na Champions League. A campanha defendia que as mulheres também são amantes de futebol e gostam de curtir o dia de jogo com seus namorados.

      A estratégia deixou a marca ainda mais fortalecida, principalmente entre o público feminino, grande consumidor de bebidas alcoólicas também. Veja o vídeo:

      #4 Tramontina

      A Tramontina é uma marca que nasceu no Rio Grande do Sul, em 1911, e é conhecida principalmente por vender utensílios para churrasco: facas, churrasqueiras, tábuas de cortar carne e outros.

      Pensando em seu público com perfil mais tradicional, devido aos longos anos de mercado, a marca lançou uma campanha em série nomeada de O Mestre Churrasqueiro, em 2017, na qual mostrava o Mestre ensinando a tradição Tramontina para um jovem. A ação foi um sucesso!

      Para os amantes de churrasco, o Mestre Churrasqueiro é uma referência do tradicional churrasco brasileiro, principalmente na região Sul do país.

      E é claro, uma campanha como essa deu o que falar no boca a boca dos amantes por um bom churrasco.

      Além disso, a campanha foi na contra mão das tendências recentes, que são propagandas voltadas ao contexto inovador e tecnológico.

      A campanha teve como objetivo evidenciar o respeito pelo churrasco e as técnicas necessárias para atingir o nível de maestria na hora de fazer churrascos. Confira o resultado:

      E aí? Você contrataria o Mestre Churrasqueiro para te ensinar a se fazer um bom churrasco?

      #5 Mercado Livre

      No Dia das Mães de 2018, o Mercado Livre foi a empresa que bolou uma boa estratégia de marketing viral para atingir os filhos.

      Imagine só um lugar onde você pode encontrar presentes para todo tipo de mãe. Foi isso que a campanha trouxe… e provocou estranheza na audiência.

      Essa ação fez com que a campanha fosse compartilhada por muitos que acharam a ação inusitada.

      O marketplace trouxe na ação a ideia de que: “Quem conhece bem a sua mãe sabe onde encontrar o presente”. A jovem apresentada, ao falar com os amigos sobre mães, apresentava a sua mãe de uma forma controversa… veja no vídeo abaixo:

      6# Nissan

      Você lembra da maldição dos Pôneis Malditos? LALALALALALA…

      Essa é uma das estratégias viral que mais chamaram atenção de todo mundo em muito pouco tempo!

      A propaganda foi lançada em 2011, uma sexta-feira, na televisão. E não bastou pouco tempo, já na segunda-feira o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) barrou a propaganda alegando inadequação pela associação entre as palavras “Pôneis” e “Malditos”.

      Acontece que, apesar disso, a estratégia foi pensada para sair da TV e viralizar na internet e ficar na sua cabeça “pelo resto da vida”.

      No fim do vídeo, o pônei ainda “incentiva” o compartilhamento dizendo que a musiquinha ficaria nas nossas cabeças – haha.

      O impacto foi tão grande, que quase 10 anos depois a música ainda soa em meus ouvidos (eu deveria ter compartilhado o vídeo).

      Você não lembra do comercial? Veja o vídeo e tome cuidado com os pôneis malditos.

      Por que investir neste tipo de marketing?

      Aprender como colocar a sua marca nas graças do seu cliente e/ou público-alvo, pode ser uma das suas melhores estratégias de Marketing Viral.

      Muitas empresas implementam um Programa de Indicações para aumentarem as suas vendas e ainda fazer com que seus clientes falem da marca.

      Uma empresa que soma diferentes estratégias tem maiores – e melhores – resultados. O segredo é descobrir o que funciona e o que não funciona para o seu segmento de negócio.

      Então nossa dica para você é: entenda a sua persona e elabore estratégias que farão a sua marca ser conhecida e amada, sem precisar forçar a barra.

      Por isso saía do orgânico e elabore estratégias eficientes que vão te posicionar melhor no mercado.

      Gostou dos exemplos? Deixe seu comentário com aquela ação de Marketing Viral que mais te marcou.

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