Saia do Orgânico: Aprenda a escalar suas indicações

ilustração de analista de marketing pensando em uma boa estratégia de indicações

As indicações já estão presentes em várias empresas, mas não como estratégia que potencializa as vendas e o relacionamento com o cliente. De forma orgânica, o marketing de indicação é eficaz, porém imensurável. Por isso, é preciso aplicar meios para aumentar o número de indicações que a sua empresa recebe e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Nesse artigo você vai ver como potencializar suas indicações existentes e ainda tornar sua estratégia eficaz e escalável.

Quanto das suas vendas provém das indicações?

Indicações é algo cultural.

Outro dia me envolvi em um pequeno acidente de trânsito. O resultado foi um parachoque traseiro arrebentado e duas portas danificadas. O carro rodou na pista. O mais curioso foi que, ao relatar esse prejuízo, três amigos distintos me indicaram serviços de lanternagem diferentes. Outro conhecido me contou sobre um bom lugar para comprar algumas peças, como um novo parachoque e a lanterna traseira. Ou seja, a oficina recebeu indicações naturalmente, sem precisar interferir no processo.

Vejam só, esse é um exemplo claro de que muitos serviços já são indicados de forma orgânica pelas pessoas. Esses serviços já recebem indicações as quais vêm naturalmente desde o início do negócio.

felicidade
A mecânica bem feliz quando terminou o conserto do meu carro

As pessoas já fazem indicações a muito tempo. Podemos dizer que desde o início da sociedade humana.

John Jantsch, em Máquina de Indicações sugere isso ao avaliar que indicar é uma necessidade humana.

“Os seres humanos são fisiologicamente programados para fazerem indicações. É por isso que muitos negócios podem crescer e prosperar utilizando apenas esta estratégia de desenvolvimento do negócio”

Essa mesma lógica aconteceu com meu tio, ao procurar uma nova escola para suas duas filhas. O resultado foi que ele fechou a matrícula, após a indicação das amigas de suas filhas. Elas gostariam de estudar juntas. A escola é boa e atingiu as expectativas de meu tio.

Já pensou quanto das suas vendas provém do Marketing de indicações? E como seria possível aumentar a quantidade de pessoas que poderiam te indicar, para que você saia das indicações orgânicas? Você pode até chegar a  um patamar de crescimento escalável apenas com as indicações.

Em outro artigo, apresentamos um dado do Instituto Nielsen, no qual 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar.

Esse é o poder do Boca a Boca!

poder do boca a boca

Mensurando as indicações

Acontece que, da forma tradicional, é impossível saber a melhor estratégia para consolidar a sua marca, ou simplesmente ampliar os horizontes de suas indicações.

As indicações orgânicas são soltas e acontecem por acaso, o que envolve uma série de fatores. Muitas vezes as pessoas não lembram de sua marca. Por esse motivo é importante os programas de indicações, pois incentivam esse ciclo de recomendações.

Observe tanto o proprietário da oficina de lanternagem quanto o diretor da escola, possuem uma dor em comum: não sabem o efeito do boca a boca no seu comércio e por isso não exploram essa estratégia.

Mas com um programa de indicações é possível estabelecer a quantidade de pessoas que estão indicando sua marca, serviço ou produto.

Isso acontece porque a ferramenta se torna aliada do processo. Se minha empresa for indicada, e se essa indicação gerou uma conversão ou venda, eu vou saber disso. E assim, podemos mensurar o quanto o marketing boca a boca foi importante nesse processo.

Saber quanto das vendas são provenientes do Boca a Boca permite que o Marketing da empresa elabore estratégias para transformar as indicações em um recurso ainda mais eficaz, de baixo custo e com conversões em vendas, de forma automatizada. 

A PetiteBox, por exemplo, atua como uma empresa de assinatura para gestantes e bebês. As indicações da empresa sempre aconteceu de forma orgânica. Ao contratar um programa de indicações, a PetiteBox saiu do orgânico e passou a aumentar o seu número de clientes vindos da indicação Boca a Boca de forma escalável.

programa de indicacoes da PetiteBox
Programa de Indicações da PetiteBox

Vantagens de um bom plano de indicação

Ao sair da indicação orgânica para um programa de indicações que motive a comprar em sua empresa, as vantagens podem te levar para um patamar de excelência e resultados. Confira quais são eles:

  • Fortalecer sua marca
  • Gerar vendas de qualidade
  • Ampliar vendas de produtos ou serviços
  • Garantir menor custo ou 0 custo com Marketing tradicional
  • Incentivar o cliente para comprar e indicar

Conclusão

No boca a boca orgânico não existe uma preocupação em estar sempre presente na boca do cliente. Ao usar um programa de indicação, a preocupação é apenas expandir as vendas no mercado.

Se a sua marca desenvolver uma boa estratégia de Marketing Boca a Boca, com certeza ela será mais conhecida e seus serviços comentados, o que pode fortalece a cada dia mais a sua marca.

Assim, o fechamento da venda será mais rápido, vez que o seu novo cliente já está por dentro dos seus serviços, porque soube por meio de amigos o que você oferece. Ampliar as vendas será consequência do investimento em um programa de indicação, pelo fato de que este irá incentivar as indicações constantemente.

Além disso, os gastos com Marketing serão reduzidos, uma vez que o grande forte da sua divulgação acontece no boca a boca, que não possui gastos significativos se comparado ao Marketing Tradicional. Será possível então mensurar facilmente os investimentos feitos em indicação, com base nas recompensas e vendas fechadas.

A Runway é outro exemplo de empresa que melhorou o número de indicações e conversões ao sair do orgânico e passar a utilizar um programa de indicações. Em apenas um mês a empresa mensurou que houve 400 indicações e 77 conversões em vendas. O cliente da empresa indicava um amigo e quando havia a conversão esse cliente ganha uma aula grátis às sextas-feiras.

Lema da Runway

Uma indicação para você é um outro artigo que vai explicar o que é o Programa de Indicações, para você começar a aplicar essa estratégia agora.

Então, gostou desse artigo? Comente aí embaixo.

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