A indicação boca a boca é a forma mais eficaz de influenciar pessoas a se tornarem clientes no seu negócio de qualquer segmento.

Você deve estar se perguntando:

“Eu presto um serviço muito bom. Meu negócio está entre os melhores da minha região, mas não tenho tantas indicações assim. Por que?”

É isso que este artigo vai te ajudar a descobrir:

Por que o seu negócio recebe menos indicações boca a boca do que deveria.

Aqui está um fato que todos sabemos:

Nessa era de tecnologia e informação as pessoas ficam constantemente perdidas.

É muita coisa ao mesmo tempo.

Para esquecer um compromisso é fácil, imagine só um produto ou serviço.

De acordo com a Wharton School da Universidade da Pensilvânia, cerca de 83% dos seus clientes estão dispostos a te indicar para os amigos e familiares.

Mas o triste é:

Apenas 29% dessas pessoas chega, efetivamente, a indicar a seu negócio para outros novos clientes.

Mas por que de 10 clientes, apenas 3 chegam a te indicar para os amigos?

Acompanhe essa história:

Primeiro:

Você foi a uma barbearia.

Ótimo, uma grande experiência, saiu de lá extremamente satisfeito com o resultado final.

A recepcionista te diz “Você pode indicar a barbearia para os seus amigos?”, e você responde “Claro, farei isso!”.

Em seguida você volta para o trabalho. Onde tem uma série de coisas para fazer, compromissos, reuniões e etc.

Depois chega em casa e sua esposa te espera para jantar.

Seus filhos estão brincando na sala.

Você teve a sua mente ocupada por milhares de outras coisas, mais uma vez.

Se alguém te perguntar “Conhece alguma boa barbearia?”, é provável que você responda “Claro, mas não me lembro do nome…”.

Mas vamos assumir que você se lembre do nome da barbearia.

Mesmo assim você dificilmente vai ter um amigo perguntando “Me indica alguma barbearia, por favor eu preciso de ajuda!”.

Muito pelo contrário: as pessoas pedem ajuda falando de problemas e não de soluções.

Provavelmente ele vai reclamar que a barba está malfeita, o corte está ruim, que a esposa está se cuidando e ele está se sentindo feio e por aí vai.

É sútil.

E no meio de uma conversa descontraída com um amigo dificilmente você vai se lembrar de um produto ou serviço que usou em outro dia para que possa indicar.

Muito menos identificar que se encaixa exatamente no problema que ele está passando.

Por último:

Mesmo que você identifique o problema, se lembre do nome da barbearia, endereço e tudo mais, é provável que você não saiba como vender a barbearia para o seu amigo.

É simples:

Pode ser que você mencione algum produto que seu amigo não gosta, ou até pareça comercial demais ou simplesmente não saiba explicar tudo sobre o problema que precisa ser resolvido.

Isso assumindo que você passou por todas as fases anteriores.

Resumindo: se a barbearia não trabalhar melhor a sua indicação, você não fará um boca a boca como ela desejaria que fosse.

Para sua sorte existem 3 fatores que ajudam um programa de indicação de clientes receberer o máximo de indicações possíveis para empresas do segmento de beleza e estética e outros semelhantes.

Vamos a eles:

#1 – Lembrança: Seu cliente vai esquecer de quem você é na hora de te indicar.

Seu consumidor é bombardeado com informação, publicidade, notícias e tudo mais que a internet tem para oferecer a todo instante.

É bem comum que ele se esqueça de você.

GIF sobre clientes esquecendo de te indicar.
Sua cliente pode se esquecer de você.

A sua marca nunca será prioridade na cabeça do seu cliente, mesmo que satisfeito.

Essa é a triste realidade que precisamos lidar.

Se você quer receber mais indicações, você precisa que seu cliente se lembre da sua clínica de beleza e estética.

E você precisa fazer isso sem ser invasivo.

A plataforma de campanhas de indicação da BuzzLead possui espaço para comunicação direta com seu consumidor logo após a primeira compra.

Seja com WhatsApp, Redes Sociais e até e-mail.

Solicite uma demonstração do BuzzLead para entender melhor.

#2 – Contexto: Seu cliente satisfeito não vai identificar a melhor hora de te indicar para um amigo.

 

A maioria das pessoas não vive em uma bolha única.

Somos seres sociais e temos vários núcleos de convivência também.

E geralmente as marcas não entendem que precisam se contextualizar com a realidade do consumidor potencial.

No passado cada pessoa só conseguia se relacionar com no máximo 150 pessoas, de acordo com Robin Dubar, um antropólogo britânico.

Hoje, com a internet e as redes sociais, conseguimos manter até 500 pessoas em nosso ciclo social.

E ninguém vai lembrar de você na hora certa, se você não contextualizar.

“Eu estou fora de contexto”

Além disso as pessoas não sabem identificar muito bem os problemas nos quais a sua clínica de estética possui uma solução.

O que orientamos nossos clientes na BuzzLead é a criação de lembretes contextualizados com os momentos da compra.

Por exemplo:

Se você acabou de comprar eu te ofereço um cupom de 20% na próxima compra para cada indicação que comprar.

Caso alguém que você indicar chegue a comprar você é notificado, recebe uma recompensa por isso e ainda é incentivado de alguma forma a continuar indicando.

Em outro exemplo:

Vamos supor que o seu cliente não indicou ninguém em 15 dias após a compra.

Ele pode (e deve) ser notificado e relembrado das recompensas que pode ganhar no seu programa de indicações boca a boca.

#3 – Incentivo: O seu cliente satisfeito não vai saber convencer o amigo dele a comprar de você.

Quanto mais argumentos seu cliente tiver sobre o seu negócio, mais fácil será para ele te indicar para os amigos.

Mesmo que seu cliente satisfeito se lembre de te indicar, provavelmente ele não vai saber explicar porque você é a melhor solução.

Olhe para a seguinte situação:

Clínicas de estética, salões de beleza, barbearias e afins são modelos de negócio que geralmente se destacam pelo serviço prestado, mas possuem formatos muito parecidos.

Então a melhor forma de gerar um alto impacto é oferecendo o serviço para o potencial cliente.

Agora vamos imaginar:

Se o seu cliente, que comprou de você, gosta da sua marca e pode te indicar, tiver um cupom de desconto ou serviço grátis para entregar a um amigo que vai conhecer a sua empresa, quais as chances de você duplicar a sua carteira de clientes?

Como falamos acima: de até 83%!

Se você quer alcançar o potencial máximo de indicações para os seus clientes você precisa ajuda-los a te indicar.

Seu cliente satisfeito precisa provar para os amigos que você vale a pena o tempo deles.

Prove para seu cliente que ele merece a indicação
“Prove!”

Conclusão: até mesmo os melhores clientes precisam de um empurrãozinho para te gerar um novo cliente.

Para isso você precisa criar um programa de indicações boca a boca eficaz, que realmente possa te trazer uma chuva de novos clientes e lotar a sua agenda.

Solicite uma demonstração no BuzzLead

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