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[CASE] Runway – O caminho para o sucesso

 em Cases

O que fazer para se destacar no mar de marcas?

Vivemos neste “mar” principalmente pelo crescimento dos mercados de nichos, como Chris Anderson bem defendeu.

E a tendência desse fenômeno é se expandir cada vez mais.

Por isso, investir em mídias digitais e Facebook Ads pode não ser mais suficiente.

Muitas empresas ainda prezam só pelo básico do Marketing e esquecem de algumas táticas invisíveis, aquelas que realmente fazem a diferença.

Duas delas a Runway escolheu como força mór para gerir os caminhos da empresa: as indicações e a qualidade do serviço.

Saiba agora como a empresa chegou a grandes resultados ao usar um programa de indicações.

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O caminho para o sucesso

Antes de tudo, te apresento a Runway: academia de referência em Brasília, fundada no ano de 1994.

Na verdade já pode ser considerada um centro de promoção da saúde e bem-estar.

Isso porque, os serviços da empresa giram em torno do propósito de transformar vidas, pois buscam oferecer tudo o que é preciso para inspirar seus alunos a viverem um estilo de vida equilibrada e saudável.  

Alunos esses que são considerados como os campeões da Runway.

Lema da Runway

A academia sempre busca inovar.

Construiu sua marca para ser percebida como uma empresa inovadora, humanizada, criadora de estilo e tendências na área.

A veia pioneira faz com que a Runway sempre busque aprimorar ainda mais a qualidade dos seus serviços.

Por isso, puderam notar seu diferencial no mercado e resolveram fazer um investimento em nada mais nada menos do que nas indicações boca a boca.

A estreia das indicações

Além das indicações, a Runway faz investimentos tanto de Marketing tanto online quanto offline:

  • Mídias Sociais: site, Facebook e Instagram (mais trabalhados e atualizados)
  • Mobiliário urbano, rádio, jornal, mídia indoor, etc

Desta maneira, as pessoas tinham uma experiência omnichannel com a empresa.

O marketing Omnichannel

O foco do marketing na Runway é construir campanhas de comunicação com o intuito de se posicionar como uma empresa inspiradora de saúde e bem estar.

Por isso, toda a imagem da empresa, tanto em termos gráficos quanto na essência de seus eventos, fogem do conceito normal de academia e mostram um viés diferenciado: algo inovador e criador de tendências.

Apesar de ter todo esse conjunto de marketing nas mãos, com a sua experiência de mercado, a Runway percebeu que as indicações tinham mais força entre os seus alunos.

“É uma prova social. É mais forte o fato do cliente compartilhar a experiência que teve. Todo mundo está inclinado a isto” – Sandro di Loreto, sócio da Runway

Partindo deste propósito, a empresa sempre trabalhou o conceito de fazer de seus clientes os melhores vendedores.

Desenvolveram estratégias como:

  • o aluno indicava um amigo
  • o amigo ganhava uma aula grátis na sexta

Infelizmente, a participação e o despertar da consciência dos alunos para estes tipos de campanhas eram mínimos.

Era difícil mensurar os resultados, trackear todas as indicações e verificar se as mesmas eram duplicadas.

Encontraram uma pedra do caminho: criar algo que fosse sistemático suficiente para explorar as indicações.

Assim, a empresa, já referência no mercado, foi em busca de algo que automatizasse o processo de indicações e ainda trouxesse mais vantagens para os seus alunos.

O grande atalho

A Runway recorreu a um software para Programa de Indicações: o BuzzLead.

Essa nova plataforma levou a tecnologia das indicações para a empresa e assim foi possível desenvolver um processo mais linear e mapeável.

Houve também maior engajamento por parte do embaixador, pois o programa de indicações agora faz parte da rotina dele.

O usuário digital está induzido cada vez mais apenas usar plataformas que estão na palma de sua mão. Querem praticidade e economia de tempo.

Com uma ferramenta oficial de programa de indicações o aluno da academia é induzido a usar algo de seu dia-a-dia, como o Whatsapp por exemplo.

Exemplo de mensagem do Programa de Indicações da Runway

Com essa nova estratégia então, foi possível oferecer facilidade aos indicadores, pois eles agora não precisam se deslocar para outra plataforma ou receber diversos outros estímulos de propaganda que podem distraí-lo.

Runway Embaixador

Com isso, atingiram em apenas um mês quase 400 indicações e 77 conversões em vendas.

Que atividade!

A Runway adotou um programa de indicações com o nome de “Runway Embaixador”.

Assim, a marca cria um conceito em cima disso: valorizar todos os seus embaixadores e estimular outros alunos a serem embaixadores também.

“Eles têm que se sentir especiais e diferentes. Mas queremos que todos se sintam assim” – Sandro di Loreto

O foco agora é estimular a pessoa se tornar embaixadora e ainda que ela use o programa de indicações com continuidade. Isso porque a grande empolgação inicial para indicar se perde com o tempo.

O desafio então é depois de criar uma campanha de engajamento forte, desenvolver outra na sequência que instigue o tempo todo os alunos a indicarem cada vez mais.

Contudo, a campanha ativa da Runway funciona da seguinte maneira:

  • O aluno indica um amigo
  • Esse amigo que se matricula através da indicação, já ganha 15 dias grátis na Runway
  • O aluno indicador, ganha 1(um) mês grátis de academia

Conclusão

A porta que a indicação abre para os negócios é extremamente maior que a de outros canais, porque geralmente a indicação é recebida com mais confiança.

Por isso o Marketing de Indicações se torna como um todo uma Prova Social: é mais forte o fato do cliente compartilhar com outras pessoas a experiência que ele teve. Nós seres humanos somos inclinados a isso.

A autoridade no discurso da pessoa conhecida é absoluto, já que ela é considerada alguém de confiança.


Se a situação da sua empresa é igual Runway sem BuzzLead, pode nos enviar um e-mail agora mesmo: contato@buzzlead.com.br. Nossa equipe estará à disposição para te ajudar =)

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