Marketing de Nicho: entenda como unir uma loja virtual a um marketplace

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Tanto no empreendedorismo, quanto no marketing, há uma fundamental preocupação em encontrar clientes dispostos a consumir os seus produtos.

A parte mais difícil de aumentar as vendas de uma empresa não está restrita apenas a angariar, mas em fidelizar clientes, para que se consiga criar uma forte base de consumidores.

No passado, mais exatamente na primeira metade do século XX, era a época dos meios de comunicação em massa.

Neste tempo, o aumento da urbanização criou gigantescas metrópoles como São Paulo, a maior preocupação das empresas e de seus marqueteiros era atender e produzir o suficiente para essas pessoas.

Porém, com a diversidade nas grandes cidades, surgiram inúmeras necessidades e oportunidades de mercado, por isso, foi desenvolvido o marketing de nicho e de segmentação.

O que é marketing de nicho?

Explicando didaticamente, o nicho é uma pequena parcela de mercado com necessidades específicas, desse modo, pela sua singularidade, representam uma parte bem definida da população.

A identificação desse público é o significado de nicho em marketing.

Encontrar pessoas de um determinado grupo social, com idade, renda, estilos de vida, linguagem, vestuários, Hobbies entre outras atividades em comum, é um trabalho árduo para os profissionais do marketing, que pode dar frutos na hora da comunicação.

Com o advento da internet, ficou mais fácil encontrar, trabalhar com marketing de nicho e marketing de segmento, pois graças às redes sociais, essas pessoas se comunicam, trocam experiências e compartilham seus gostos com outras pessoas do grupo.

Atualmente, apostar no marketing de nicho de mercado se tornou a regra do mercado.

Para aproximar ainda mais essas pessoas de suas necessidades nos meios virtuais, várias lojas virtuais e plataformas de marketplace foram criadas como oportunidades de mercado.

Mesmo tendo aplicabilidades diferentes, Esses pontos de venda conseguem alcançar públicos diferenciados com estratégias de marketing nicho de mercado.

Integração no marketing de nicho

As lojas virtuais são responsáveis por vender os produtos de uma empresa que entra no mercado, no marketing de nicho, isso pode ser uma boa alternativa.

Porém, existem barreiras que podem dificultar o crescimento do e-commerce, como os modos de venda e o posicionamento do mesmo no site.

Por outro lado, o marketplace, é um local em que vários fornecedores concorrem entre si na mesma plataforma, se tornando uma excelente opção de loja virtual integrada com marketplace.

Pelo marketplace ter uma plataforma pronta para venda, na qual a empresa paga uma comissão por cada venda, mas não impede a existência do e-commerce; os conceitos se complementam.

No marketing de nicho, e-commerce e marketplace conseguem ter mais aproximação com o público, porque, como se trata de um grupo restrito, o diálogo entre as pessoas e a recomendação de conteúdos compartilhados entre si é maior.

Isso acontece pela aproximação de gostos em comum. Exemplo: a avaliação de um membro relevante de um determinado nicho sobre certo produto tem grande credibilidade para o grupo, podendo ser um fator que define a compra ou não do produto.

Benefícios do marketing de nicho

A separação do público em diferentes segmentos tem uma série de pontos positivos, dentre eles:

Relacionamento com o cliente:

Graças ao compartilhamento de informações e gostos em comum do grupo, a equipe de marketing pode desenvolver uma comunicação que atinja esse público com facilidade;

Investimento preciso:

Conhecendo o público altamente segmentado, maiores são as chances da empresa criar um produto que se encaixe com os desejos e necessidades dos mesmos;

Produto ou serviço único:

Devido às demandas cada vez mais específicas, a empresa que apostar no nicho de mercado tem grandes chances de ser pioneiro no setor, alcançando um público exclusivo para o negócio;

Marketing “boca a boca”:

Como referido acima, a avaliação de pessoas relevantes do nicho tem muita credibilidade. As críticas positivas de um produto ou serviço pode garantir um maior público disposto a ser clientes fidelizados;

Visibilidade:

Com um produto exclusivo e bem avaliado, a empresa passa a ter identidade própria, aumentando as chances de ter vínculo com os consumidores;

Preço:

Se tratando de algo que atenda as necessidades de uma fatia de mercado, esses clientes não se importam de pagar mais, ou até mesmo se deslocar para adquirir o produto ou serviço;

Maior margem de lucro:

Sendo pioneiro no mercado, a lucratividade da empresa tende a aumentar investindo no marketing de nicho;

Redução de custos:

O conceito de marketing para mercado de nicho pode ser positivo para a estrutura da empresa. Isso porque, com um restrito número de consumidores, fica mais fácil trabalhar na alocação de conhecimento e tecnologia para a gestão, operação, logística, e plataformas de comercialização, e ainda sim, garantir grande lucratividade em pouco tempo.

Foco no cliente

O conceito básico do marketing é encontrar e desenvolver processos para encontrar clientes dispostos a serem futuros e fiéis consumidores.

As características do marketing de nicho atentam para públicos com necessidades personalizadas de consumo e melhoria do seu bem estar. Então cabe a empresa encontrar esse público e oferecer aquilo que eles querem.

A aposta do e-commerce nas empresas brasileiras e do marketplace aproxima o público desejado com mais facilidade, mas esse trabalho é complicado, pois é cada vez mais cíclico os desejos dos consumidores.

Por isso, a empresa deve estar antenada para conseguir grandes oportunidades.

 

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