Prova Social em Indicações: a arma mais poderosa da sua estratégia de marketing (e como usá-la!)

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Prova Social em Indicações: a arma mais poderosa da sua estratégia de marketing (e como usá-la!)

Em uma tarde de domingo você está procurando um lugar para tentar almoçar. Em uma rua, oito dos dez restaurantes estão cheios e os outros dois estão completamente vazios.

Você tem mais chances de ir em um dos restaurantes cheios ou em um dos dois vazios?

Se você for como a maioria das pessoas, irá  para um dos restaurantes mais movimentado. E você vai fazer isso sem nem pensar duas vezes.

Não é apenas uma coincidência que escolhemos o restaurante repleto de clientes.

Tem a ver com um pequeno fenômeno psicológico chamado “Prova Social”.

O que é “Prova Social”?

Prova social é um conceito que afirma que as pessoas seguirão as ações das massas. A ideia é que, como tantas outras pessoas se comportam de determinada maneira, esse deve ser o comportamento a ser seguido.

Vamos voltar ao exemplo do restaurante.

A razão pela qual você é tentado a visitar um dos restaurantes cheios em vez de um vazio é porque você assume que os restaurantes vazios não são tão bons.

Afinal, se servissem boa comida, as pessoas estariam neles, certo?

Essa é uma prova social em ação.

Afinal, mesmo que os restaurantes vazios tenham uma melhor comida e serviço devido a pouca procura as pessoas assumem o contrário.

A prova social não é nova. Existem vários estudos realizados sobre o tema que mostram que as pessoas são mais propensas a se conformar com a decisão do grupo. Um exemplo clássico é o Experimento de Conformidade de Solomon Asch, realizado em 1951.

Asch era um psicólogo que queria testar a teoria de que as pessoas provavelmente concordam com a escolha da maioria, mesmo que a decisão esteja claramente errada.

Para o experimento, Asch reuniu estudantes universitários do sexo masculino para participar de uma tarefa que envolvia a comparação de linhas. Cada grupo foi mostrado imagens como as abaixo:

Imagem do experimento de Asch sobre prova social

Eles precisavam indicar qual linha (A, B ou C) correspondia à linha no cartão à esquerda.

Asch dividiu os participantes em grupos de oito. No entanto, apenas uma das pessoas em cada grupo estava sendo testada. Os outros sete (vamos chamá-los de ‘ajudantes’) escolheram de antemão quais seriam suas respostas, sobre as quais o verdadeiro participante não tinha nenhuma ideia.

Cada pessoa tinha que indicar qual linha era mais parecida com a linha da esquerda.

A resposta correta sempre foi óbvia, e o participante real foi o último a cada vez. Houve um total de 18 ensaios, e os ‘ajudantes’ foram orientados para dar respostas erradas em 12 deles. Durante esses 12 testes, 75% dos participantes testados se conformaram e deram a resposta errada pelo menos uma vez.

Nos outros seis testes, quando os ‘ajudantes’ deram a resposta certa, o participante desconhecido deu a resposta errada menos de 1% do tempo.

Quando Asch perguntou aos indivíduos testados por que eles se conformaram, ele descobriu que as pessoas seguem a prova social por uma das duas razões:

  •    Eles querem se encaixar com o grupo.
  •    Eles acreditam que o grupo está mais bem informado do que eles.

Como você pode imaginar, a prova social é uma ferramenta muito poderosa em uma estratégia de marketing, quando usada corretamente.

Ao mostrar a popularidade de sua marca, produtos e serviços, você pode deixar as pessoas mais confiantes de que você é a escolha certa para elas.

Por que a Prova Social é Importante para o Marketing?

Quando você está comprando em uma loja, você pode comparar produtos diretamente e ver qual é o melhor. Há menos influência externa em sua decisão. Se você está tentando decidir entre uma camiseta de duas marcas diferentes, pode sentir a qualidade delas e prová-las para ver qual delas veste melhor.

Mas quando você está contratando serviços, como um coaching ou ferramentas para RH, as coisas ficam um pouco mais difíceis.

Você precisa confiar em opiniões externas para tomar sua decisão final, pois não tem o produto em mãos para experimentar.

Nesses casos, a experiência de outros clientes pode influenciar sua opinião, já que eles são mais qualificados para falar sobre o serviço.

Dessa maneira, ao utilizar a Prova Social em sua estratégia de Marketing, você conseguirá ganhar a confiança dos clientes em potencial de maneira muito mais rápida, levando a um maior número de vendas.

Agora que você sabe por que a prova social é crucial para sua empresa, vamos ver como aproveitá-la.

Como utilizar seu Programa de Indicações como Prova Social?

Existem muitas formas diferentes de Provas Sociais que podem ser usadas em sua estratégia de marketing, mas todas elas basicamente envolvem mostrar que outras pessoas gostam do que você está oferecendo, então elas também deveriam.

A indicação é uma forma fortíssima de prova social. O que torna um programa de indicações ainda mais interessante para sua empresa.

Afinal, quando uma pessoa indica um produto ou empresa ele está emprestando sua credibilidade para a empresa, e atestando que ela é signa da sua confiança.

Você pode fazer isso utilizando as seguintes dicas:

Torne o compartilhamento mais fácil

Isso parece um pouco óbvio, mas muitos empresários negligenciam essa parte.

Se você quiser que seus clientes compartilhem suas ofertas com seu círculo social, torne esse processo rápido para eles. Isso significa incluir botões de compartilhamento e CTAs estimulando que seus clientes compartilhem.

Aqui na BuzzLead por exemplo é possível compartilhar o programa de indicações direto pelo WhatsApp, podendo selecionar uma ou mais pessoas para receberem o cupom.

As pessoas estão acostumadas a ver esse tipo de marca e reconhecer instantaneamente esses botões. Quanto menos eles tiverem que pensar antes de compartilhar, maior a probabilidade deles compartilharem.

Crie conteúdos que gerem Prova Social

Crie conteúdo nas suas páginas de rede social que seus seguidores desejam compartilhar.

Isso é validação social instantânea.

Então, observe qual conteúdo é mais compartilhado e publique mais conteúdo como esse.

A necessidade humana de validação social é uma poderosa força motivacional. Dessa maneira, é importante aproveite seu marketing para gerar novas receitas por marketing de boca a boca e indicações.

Você já utiliza a prova social nos seus negócios? Deixe-nos saber nos comentários!

 

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