Marketing boca a boca funciona! Entenda como e porque você deve fazer seus clientes divulgarem seu negócio
Fazer suas clientes venderem pra você, no automático, é uma tarefa possível com uma estratégia de Marketing Boca a Boca funcional.
Me responda uma coisa:
Você já recomendou algum produto ou serviço para um amigo?
Eu tenho certeza que você respondeu que sim.
Mais uma pra você:
Você já pensou em usar o Marketing Boca a Boca para vender mais no seu negócio?
Para essa pergunta eu acho que você respondeu “não”.
Mas fique tranquilo, ainda não é tarde para divulgar seu negócio através de uma estratégia de marketing boca a boca que realmente funciona.
O Marketing Boca a Boca funciona…
…porque potencializa as indicações e recomendações dos seus produtos ou serviços entre os clientes e potenciais clientes.
É simples:
Você presta um bom serviço e as pessoas te recomendam.
No entanto, apenas 3 em cada 10 clientes te indicam.
A parte triste é: pelo menos 8 deles está disposto a te indicar, de acordo com a Nielsen.
E o Marketing boca a boca, também conhecido como marketing de indicação, funciona bem para alcançar essa média de 8 indicações em cada 10 clientes satisfeitos.
Se ainda tiver dúvidas sobre o funcionamento do Marketing Boca a Boca, sugiro que você veja o nosso Infográfico com 6 razões para criar um programa de indicações e confira o nosso artigo com dicas importantes para criar o seu programa de indicação de forma eficaz
A expressão “marketing boca a boca” ganha cada vez mais força nos dias de hoje. Afinal de contas, com a popularização da internet, mensagens boca a boca funcionam como quebra de fronteiras e formas de alcançar diversas pessoas.
Agora você acha que as indicações funcionam de modo a fazer o seu negócio a vender mais?
Então continue lendo, pois vou compartilhar com você como e porque a divulgação boca a boca funciona bem para qualquer negócio que presta bons serviços.
Como funciona o marketing boca a boca, afinal de contas?
Se eu pudesse resumir a Divulgação Boca a Boca em uma frase seria:
“Forma de potencializar a maneira com a qual os consumidores compartilham e recomendam produtos e serviços com seus amigos e familiares”.
Apesar das mídias tradicionais serem ferramentas eficientes para divulgar um produto ou serviço em larga escala, o boca a boca sempre será uma das táticas de promoção mais eficiente.
Além de ter o menor custo e a maior taxa de conversão em vendas de todas as estratégias de Marketing.
Feito de amigo para amigo, a divulgação boca a boca que funciona é resultado da experiência positiva que um cliente teve com o seu produto ou serviço.
Segundo a Nielsen. 92% dos consumidores confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.
Ou seja, as empresas que desejam fidelizar e conquistar novos clientes precisam investir imediatamente no marketing boca a boca. E isso funciona, acredite nesses 39 motivos que comprovam o poder do boca a boca.
Veja, a seguir, os principais benefícios que essa estratégia oferece para o seu negócio:
Por que o marketing boca a boca funciona para qualquer negócio:
#1 – Torna a venda mais fácil, pois encurta a jornada de compras:
Sabemos que o consumidor percorre uma longa jornada até o momento de efetuar a compra.
No entanto, esse caminho se torna mais curto quando a empresa utiliza a estratégia do marketing boca a boca.
O que eu quero dizer com isso:
As pessoas naturalmente já compartilham tudo.
Somos a geração que mais compartilha informações sobre nós mesmos.
Outro detalhe:
A todo momento as pessoas querem encontrar soluções para os problemas, mas existem tantas soluções que o consumidor fica perdido.
A recomendação boca a boca funciona como uma válvula de escape para qualquer decisão de compras.
Por isso a divulgação boca a boca funciona tão bem para facilitar a compra, pois direciona e orienta quem está perdido, através de um boca a boca de alguém de confiança.
Dessa forma, a decisão de compra é acelerada pelas recomendações de amigos e familiares.
#2 -Diminui o custo de aquisição de clientes:
A indicação boca a boca age como uma consequência natural de um bom serviço ou produto entregue.
Pessoas recomendam aquilo que elas gostam e amam.
E esse poder de disseminação acontece a um custo muito baixo.
Pense bem:
Se você gasta com publicidade cerca de 100 reais por cliente, quando o boca a boca funciona de verdade o custo de um novo cliente é apenas o do serviço prestado com qualidade.
#3 – O Boca a Boca funciona como ferramenta para fidelizar clientes satisfeitos e transformá-los em vendedores:
Uma boa maneira de estimular a indicação boca a boca na sua base de clientes é oferecer recompensas cada vez que uma venda é gerada por meio de uma indicação.
Calma, é bem simples:
Uma recompensa no Marketing Boca a Boca existe para oferecer um prêmio para um cliente que fizer uma indicação, que efetivamente compre de você.
Recompensas podem ser:
- Descontos;
- Dinheiro/Crédito em conta corrente;
- Bônus em consumo;
- Porções menores do seu produto ou serviço gratuitamente;
- Brinde, como camisetas, canetas e etc;
- Cartões de presente.
Assim, além de te ajudar a alcançar novos clientes, você garante que o indicador continue comprando em sua loja.
Pronto: cliente trazendo cliente e ainda amando a sua marca.
Para gerenciar a entrega dessas recompensas e benefícios existem plataformas que criam e gerenciam programas de indicação.
Para finalizar: qual é a real importância do marketing boca a boca para o seu negócio?
Na internet, é muito comum as pessoas divulgarem as suas experiências com uma empresa entre os seus amigos.
Por isso é importante que o seu negócio invista em uma presença digital efetiva para identificar os influenciadores da sua marca na rede.
Por meio dessa tática é possível nutrir o relacionamento com esses clientes de maneira mais efetiva e humanizar o contato com os potenciais consumidores do seu produto ou serviço.
Transformar a experiência bem-sucedida dos seus clientes em declarações valiosas fortalece os demais esforços de marketing.
Ou seja, o marketing de indicação, ou referral marketing, funciona e é indispensável para que as ações tragam resultados positivos para a empresa — inclusive, os EUA já reconheceram a importância dessa estratégia e criaram uma associação para o tema: a WOMMA.
Você ainda tem dúvidas sobre como o marketing de indicação funciona e pode ser eficiente para o seu negócio?
Leia o nosso artigo com 39 estatísticas que comprovam a força do Marketing Boca a Boca.