A maioria dos negócios sofre para atrair clientes. E não fazem ideia do poder do boca a boca. Essa é uma dor geral, nem preciso entrar em detalhes. O que eu vou compartilhar com você nesse artigo são frases comentadas de grandes empreendedores, como Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que reforçam como o boca a boca podem te ajudar a vender mais.
E se livrar dessa dor de uma vez por todas.
Mas antes, atenção:
Vou introduzir cada um dos comentários de cada empreendedor com uma pergunta, para que você possa acompanhar com mais facilidade o texto, ok?
Mais um detalhe importante:
Antes de mergulhar nas palavras de grandes influenciadores do mundo dos negócios é importante rever alguns conceitos rápidos.
O Marketing Boca a Boca é uma das maiores fontes de atração de clientes existentes hoje.
Não há sobras de dúvidas nisso, e se você quiser tirar as suas veja o meu artigo com 39 estatísticas que comprovam que pode funcionar para qualquer segmento.
O que vou retratar aqui são mais do que estatísticas.
Vou transcrever frases exatas de grandes empreendedores de sucesso e sua relação com o marketing de indicações em seus próprios negócios.
Além disso vou contextualizar com negócios de pequeno e médio porte, como os que prestam serviços regionalmente, para que todos os segmentos possam tirar proveito do conteúdo.
Dessa forma todos os modelos de negócio podem se beneficiar o real poder da indicação.
Agora que já te posicionei no assunto vamos adiante:
Frases de Empreendedores: o poder do boca a boca
Mark Zuckerberg, por que o boca a boca funciona para qualquer negócio? E por que ele deveria ter a atenção de todos os empreendedores?
Tratando-se de Marketing e Vendas, existem centenas de empresas investindo milhões em propaganda e marketing para atrair mais clientes.
Mas poucos (de acordo com a AMA, menos de 2%) profissionais investem ou potencializam esse canal, o boca a boca.
O que me chama a atenção nessa frase do Mark é a questão da confiança.
Vou explicar porque:
Quando o seu melhor amigo te diz “Teste esse produto/serviço e adorei. Você deveria experimentar!”, mesmo que não caiba no seu orçamento, você se sente inclinado a conhecer esse produto ou serviço.
Isso porque quem falou foi o seu melhor amigo. Alguém de sua inteira confiança.
Veja bem:
Você precisa gastar 7 vezes mais para ter o mesmo nível de confiança quando é a sua marca falando isso, mesmo que através de uma ótima publicidade.
Em síntese se você ganhar a confiança de seus consumidores, ganha um Marketing quase de graça. E esse talvez seja o maior segredo para empreendedores!
Por que pessoas amam compartilhar as coisas que amam.
E é por isso (e mais outros 38 motivos) que esta estratégia funciona.
Paul Rand, qual é a real importância do Boca a Boca para empreendedores?
A razão mais importante pela qual as pessoas escolhem um produto em relação a outro é devido a recomendações das pessoas que conhecem.
E esse dado citado pelo Paul é da pesquisa da Nielsen sobre confiança em propaganda.
Além disso, as pessoas adoram compartilham suas opiniões sobre um produto ou serviço.
E são mais propensas a fazer isso quando acreditam que essa solução pode ser útil para a pessoa que está recebendo a recomendação.
Veja bem:
A grande vantagem, sob todas as outras formas de marketing e disseminação de mensagens, é que o essa estratégia atinge as pessoas certas na hora certas.
Enquanto eles tem uma dor.
Se alguém reclama de algo e você conhece uma solução para isso, mesmo que ela esteja atrelada à compra de um produto, você vai recomendar.
Por fim, de acordo com a mesma pesquisa, as pessoas confiam muito mais na recomendação de pessoas de confiança do que em propagandas.
Dica de ouro do BuzzLead: Se você quer que as pessoas indiquem o seu negócio torne isso mais fácil, pois a chance dessas pessoas esquecerem de você na hora da recomendação é muito fácil. Por isso eu sugiro que você crie um programa de indicações de clientes.
David J. Greer, qual é o real valor de uma indicação boca a boca para um negócio de qualquer segmento?
Como já estou falando aqui, a recomendação é a fonte de informações mais confiável de qualquer consumidor.
E é exatamente por isso que as empresas de qualquer segmento precisam prover uma boa experiência para os seus consumidores.
É simples:
Quem gostar de você estará propenso a te indicar.
O dado exato é de que 83% dos clientes satisfeitos estão dispostos a te indicar, mas apenas 29% chega a fazer isso. (Fonte)
Pense em uma clínica de beleza e estética, que provê um serviço quase padronizado e dificilmente pode oferecer muito diferencial na comunicação.
A maior arma desse tipo de negócio é a prestação de um serviço excelente.
E esse serviço estará totalmente atrelado à auto-estima dos seus consumidores.
Ou seja:
Cliente feliz, se sentindo bonita e pronta pra indicar o seu centro de beleza e estética.
Já entendi, mas Jonah Berger, como eu faço para conseguir um bom boca a boca de meus clientes satisfeitos?
O livro do Jonah Berger deveria ser leitura obrigatória para todos os empreendedores.
O autor ressalta que para qualquer negócio a viralização de algo é possível.
E por viralização ele inclui a indicação boca a boca como uma rede de recomendações infinitas e praticamente automáticas.
Jonah coloca essa ciência de viralização em 6 princípios básicos:
- Fator social: as pessoas compartilham para se sentirem bem;
- Gatilhos: se você lembra as pessoas de te indicarem, elas vão;
- Emoção: as pessoas estão mais propensas a indicar o que gera um sentimento positivo nelas. – lembra do segmento de estética?
- Observabilidade: as pessoas confiam nas coisas que outras pessoas falam quando não sabem de algo;
- Valor prático: nós compartilhamos o que funciona pra nós mesmos;
- Storytelling: somos contadores de histórias. Compartilhamos histórias desde os primórdios da humanidade, e isso vale para experiências com produtos e serviços também.
Em síntese o autor nos mostra que é totalmente possível, devido ao comportamento humano, conseguir uma rede de indicações de clientes.
Excelente! Mas como eu consigo tirar o maior proveito do mundo do meu Marketing Boca a Boca?
O Jarod reforça o que o Mark Zuckerberg fala no começo do artigo:
É entregando um produto ou serviço de qualidade que vai fazer pessoas ficarem felizes e confiem em você.
E a felicidade gera a recomendação.
Um funil de vendas em espiral, onde cliente atrai cliente no automático.
Dica de ouro do BuzzLead: se você presta algum tipo de serviço, lembre-se de entregar sempre mais do que o esperado, mesmo que seja com um atendimento muito bem feito.
Bônus: Aaron Ross, esse papo de boca a boca vende mesmo?
Esse foi para fechar com chave de ouro.
Aaron Ross é conhecido como uma das maiores referências em vendas no mercado atual.
Principalmente para empresas de tecnologia.
O Marketing Boca a Boca funciona para todos os negócios e empreendedores.
Quando se trata de Marketing, usar indicações é a forma mais barata e rica de conseguir novos clientes.
A criação de um programa de indicação para empreendedores é a melhor forma de criar uma viralização sem limites que atraia clientes para o seu negócio.
Não deixe de experimentar e criar a sua própria campanha de marketing boca a boca.
Uma resposta
Olá, muito bom! Gratidão pelo conteúdo fenomenal. Quero já aproveitar e te convidar a dar uma olhadinha em meu Blog também, pois compartilho dicas tops quais acredito que possa te ajudar de fato! Conferi lá, Blz? 😉