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Frases do Mark Zuckerberg e mais 4 grandes empreendedores sobre o boca a boca que podem te ajudar a atrair mais clientes

 em Marketing Boca a Boca

A maioria dos negócios sofre para atrair clientes.

Essa é uma dor geral, nem preciso entrar em detalhes.

O que eu vou compartilhar com você nesse artigo são frases comentadas de grandes empreendedores, como Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que reforçam como o boca a boca podem te ajudar a vender mais.

E se livrar dessa dor de uma vez por todas.

Mas antes, atenção:

Vou introduzir cada um dos comentários de cada empreendedor com uma pergunta, para que você possa acompanhar com mais facilidade o texto, ok?

Mais um detalhe importante:

Antes de mergulhar nas palavras de grandes influenciadores do mundo dos negócios é importante rever alguns conceitos rápidos.

O Marketing Boca a Boca é uma das maiores fontes de atração de clientes existentes hoje.

Não há sobras de dúvidas nisso, e se você quiser tirar as suas veja o meu artigo com 39 estatísticas que comprovam o poder do Marketing Boca a Boca para qualquer segmento.

O que vou retratar aqui são mais do que estatísticas.

Vou transcrever frases exatas de grandes empreendedores de sucesso e sua relação com o marketing de indicações boca a boca em seus próprios negócios.

Além disso vou contextualizar com negócios de pequeno e médio porte, como os que prestam serviços regionalmente, para que todos os segmentos possam tirar proveito do conteúdo.

Dessa forma todos os modelos de negócio podem se beneficiar o real poder do marketing boca a boca.

Agora que já te posicionei no assunto vamos adiante:

Mark Zuckerberg, por que o boca a boca funciona para qualquer negócio?

frase do Mark Zuckerberg CEO do Facebook sobre marketing boca a boca

“Uma recomendação de confiança é o Santo Graal da publicidade.” – Mark Zuckerberg, CEO do Facebook.

Tratando-se de Marketing e Vendas, existem centenas de empresas investindo milhões em propaganda e marketing para atrair mais clientes.

Mas poucos (de acordo com a AMA, menos de 2%) profissionais investem ou potencializam esse canal.

O que me chama a atenção nessa frase do Mark é a questão da confiança.

Vou explicar porque:

Quando o seu melhor amigo te diz “Teste esse produto/serviço e adorei. Você deveria experimentar!”, mesmo que não caiba no seu orçamento, você se sente inclinado a conhecer esse produto ou serviço.

Isso porque quem falou foi o seu melhor amigo. Alguém de sua inteira confiança.

Veja bem:

Você precisa gastar 7 vezes mais para ter o mesmo nível de confiança quando é a sua marca falando isso, mesmo que através de uma ótima publicidade.

Em síntese se você ganhar a confiança de seus consumidores, ganha um Marketing quase de graça.

Por que pessoas amam compartilhar as coisas que amam.

E é por isso (e mais outros 38 motivos) que o Marketing Boca a Boca funciona.

Paul Rand, qual é a real importância do Boca a Boca para o seu e outros negócios?

frase do Paul M. Rand, Presidente e CEO do Grupo Zócalo sobra marketing boca a boca

“92% dos entrevistados relataram que uma recomendação positiva de um amigo é a maior influência sobre se eles compram um produto.” Paul M. Rand, Presidente e CEO do Grupo Zócalo.

A razão mais importante pela qual as pessoas escolhem um produto em relação a outro é devido a recomendações das pessoas que conhecem.

E esse dado citado pelo Paul é da pesquisa da Nielsen sobre confiança em propaganda.

Além disso, as pessoas adoram compartilham suas opiniões sobre um produto ou serviço.

E são mais propensas a fazer isso quando acreditam que essa solução pode ser útil para a pessoa que está recebendo a recomendação.

Veja bem:

A grande vantagem do boca a boca, sob todas as outras formas de marketing e disseminação de mensagens, é que o essa estratégia atinge as pessoas certas na hora certas.

Enquanto eles tem uma dor.

Se alguém reclama de algo e você conhece uma solução para isso, mesmo que ela esteja atrelada à compra de um produto, você vai recomendar.

Por fim, de acordo com a mesma pesquisa, as pessoas confiam muito mais na recomendação de pessoas de confiança do que em propagandas.

Dica de ouro do BuzzLead: Se você quer que as pessoas indiquem o seu negócio torne isso mais fácil, pois a chance dessas pessoas esquecerem de você na hora da recomendação é muito fácil. Por isso eu sugiro que você crie um programa de indicações de clientes.

David J. Greer, qual é o real valor de uma indicação boca a boca para um negócio de qualquer segmento?

frase do David J. Greer, autor do livro Wind In Your Sails sobre marketing boca a boca

“Um cliente que fala sobre sua experiência com você vale dez vezes o que você escreve ou diz sobre você mesmo” – David J. Greer, autor do livro “Wind In Your Sails”

Como já estou falando aqui, a recomendação é a fonte de informações mais confiável de qualquer consumidor.

E é exatamente por isso que as empresas de qualquer segmento precisam prover uma boa experiência para os seus consumidores.

É simples:

Quem gostar de você estará propenso a te indicar.

O dado exato é de que 83% dos clientes satisfeitos estão dispostos a te indicar, mas apenas 29% chega a fazer isso. (Fonte)

Pense em uma clínica de beleza e estética, que provê um serviço quase padronizado e dificilmente pode oferecer muito diferencial na comunicação.

A maior arma desse tipo de negócio é a prestação de um serviço excelente.

E esse serviço estará totalmente atrelado à auto-estima dos seus consumidores.

Ou seja:

Cliente feliz, se sentindo bonita e pronta pra indicar o seu centro de beleza e estética.

Já entendi, mas Jonah Berger, como eu faço para conseguir um bom boca a boca de meus clientes satisfeitos?

frase do Jonah Berger autor do livro Contagio Por que as Coisas Pegam sobre marketing boca a boca

“Existe uma ciência por trás do porque pessoas falam e compartilham. Uma fórmula.” Jonah Berger, autor do livro “Contágio: Por que as Coisas Pegam”

O livro do Jonah Berger deveria ser leitura obrigatória para qualquer empreendedor.

O autor ressalta que para qualquer negócio a viralização de algo é possível.

E por viralização ele inclui a indicação boca a boca como uma rede de recomendações infinitas e praticamente automáticas.

Jonah coloca essa ciência de viralização em 6 princípios básicos:

  1. Fator social: as pessoas compartilham para se sentirem bem;
  2. Gatilhos: se você lembra as pessoas de te indicarem, elas vão;
  3. Emoção: as pessoas estão mais propensas a indicar o que gera um sentimento positivo nelas. – lembra do segmento de estética?
  4. Observabilidade: as pessoas confiam nas coisas que outras pessoas falam quando não sabem de algo;
  5. Valor prático: nós compartilhamos o que funciona pra nós mesmos;
  6. Storytelling: somos contadores de histórias. Compartilhamos histórias desde os primórdios da humanidade, e isso vale para experiências com produtos e serviços também.

Em síntese o autor nos mostra que é totalmente possível, devido ao comportamento humano, conseguir uma rede de indicações de clientes.

Excelente! Mas como eu consigo tirar o maior proveito do mundo do meu Marketing Boca a Boca?

frase do Jarod Kintz - Autor do This Book is Not for Sale sobre marketing boca a boca

“Você vai conseguir mais boca a boca fazendo pessoas felizes do que qualquer outra coisa que você poderia fazer” – Jarod Kintz – Autor do “This Book is Not for Sale”

O Jarod reforça o que o Mark Zuckerberg fala no começo do artigo:

É entregando um produto ou serviço de qualidade que vai fazer pessoas ficarem felizes e confiem em você.

E a felicidade gera a recomendação.

Um funil de vendas em espiral, onde cliente atrai cliente no automático.

Dica de ouro do BuzzLead: se você presta algum tipo de serviço, lembre-se de entregar sempre mais do que o esperado, mesmo que seja com um atendimento muito bem feito.

Bônus: Aaron Ross, esse papo de boca a boca vende mesmo?

frase do Aaron Ross, autor do livro Receita Previsível sobre boca a boca

“As vendas boca-a-boca são fantásticas, as melhores. Elas fecham mais rápido uma compra do que qualquer lead de Marketing. Precisaríamos de muitos leads de Marketing para igualar ao boca-a-boca. Seriam necessários 10 leads de marketing para equivaler um lead boca a boca” – Aaron Ross, autor do livro “Receita Previsível”

Esse foi para fechar com chave de ouro.

Aaron Ross é conhecido como uma das maiores referências em vendas no mercado atual.

Principalmente para empresas de tecnologia.

O Marketing Boca a Boca funciona para todos os negócios.

Quando se trata de Marketing, o boca a boca é a forma mais barata e rica de conseguir novos clientes.

A criação de um programa de indicações boca a boca é a melhor forma de criar uma viralização sem limites que atraia clientes para o seu negócio.

Não deixe de experimentar e criar a sua própria campanha de marketing boca a boca.

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