Não existe on-line separado do off-line mais. As pessoas têm suas vidas presentes nos dois ambientes simultaneamente, ainda mais com a existência das redes sociais.
O que acontece no mundo virtual tem consequências diretas no mundo “real”.
Isso quer dizer que as pessoas vivem e falam sobre o on-line o tempo todo, estando ou não dentro de um ambiente virtual.
Ou seja, ter uma boa estratégia nas redes sociais pode fazer com que as pessoas falem mais de você tanto nas próprias redes sociais quanto fora delas.
O Boca a Boca
Uma estratégia de marketing que tenha como objetivo fazer as pessoas falarem e recomendarem você é uma estratégia de marketing boca a boca.
Existem 2 tipos de boca a boca, um boca a boca orgânico: que acontece de forma espontânea em que o consumidor tem um desejo de indicar um produto ou uma marca devido ao seu alto nível de satisfação.
E o marketing boca a boca que consiste em estratégias para amplificar essas indicações e incentivar mais pessoas a indicarem.
Esses dois tipos de indicação estão intimamente interligados.
Uma boa estratégia de marketing boca a boca pode aumentar seu boca a boca orgânico, assim como um alto nível de indicações espontâneas faz com que suas indicações através do marketing de indicações aumente também.
O ponto em comum entre o boca a boca orgânico e o marketing de boca a boca é a confiança.
Ambos funcionam porque as pessoas confiam na recomendação de pessoas conhecidas.
E, como o on-line e o off-line andam juntos, no sentido de relações interpessoais também é verdade.
As redes aproximam as pessoas, o fato de poderem compartilhar as coisas em tempo real faz com que elas se sintam parte uma das outras.
Um bom exemplo disso é o sucesso dos digitais influencers.
São pessoas que compartilham suas vidas e experiências em troca da confiança e “amizade” dos seus seguidores.
Ideias para criar uma estratégia de marketing boca a boca para redes sociais
1- Crie uma boa experiência visual
As redes sociais são, no geral, visuais.
Crie uma boa experiência para o seguidor das suas redes, faça com que ele se sinta inspirado e feliz por adquirir o conteúdo que você promove.
E que, consequentemente, se sinta “obrigado” a compartilhar.
O compartilhamento é o boca a boca da internet.
Uma marca que faz isso brilhantemente é a Starbucks.
As redes sociais são a vitrine on-line da sua marca.
Deixe sua vitrine sempre bonita e organizada para que seu cliente sinta vontade de fazer parte daquilo e de compartilhar.
Essa dica vale principalmente para empresas da área de estética, já que suas clientes prezam e buscam um padrão de beleza.
2- Crie coisas únicas em suas redes sociais
Você não precisa reinventar a roda, mas tente sempre criar conteúdo original.
Seja o primeiro naquilo que você julga mais importante para sua marca ou empresa.
Fazer coisas fora do usual chama a atenção das pessoas e faz com que elas falem mais sobre sua marca.
Mas, cuidado, chamar atenção por chamar pode não ser uma boa ideia.
Lembre-se sempre de criar conteúdos e estratégias que tenham a ver com a sua marca ou produto.
Um exemplo de como inovar é pegar um produto antigo e vender de uma forma nova.
Explore novos formatos, teste novas formas de divulgar nas redes.
A melhor parte do digital é que é possível analisar tudo através de métricas e assim melhorar as estratégias.
3- Toque o coração das pessoas
Nada incentiva mais o compartilhamento do que mexer com o sentimento das pessoas.
Crie um conteúdo emocional, conte histórias que mexem com o coração dos seus seguidores.
Por exemplo, conte a história de superação de alguma cliente sua após realizar um procedimento estético.
Ou mostre como a autoestima está diretamente ligada à felicidade e ao bem-estar.
A Dove conseguiu fazer isso em uma de suas propagandas sem nem sequer falar diretamente sobre seu produto.
Toque no coração de suas clientes que com certeza elas vão compartilhar mais sua marca ou produto.
4- Incentive os seguidores das suas redes sociais a produzirem conteúdo para você
Crie um ambiente fotografável.
E incentive suas clientes a tirarem foto do seu ambiente e postarem pra você.
Fotos e vídeos criados por clientes têm mais chances de serem compartilhados do que os criados pela própria marca.
Isso porque as pessoas confiam mais em outras pessoas do que em marcas.
Sem contar que isso também é uma forma de tornar pública uma experiência privada, aumentando assim sua chance de viralizar e aumentar o alcance das suas redes sociais.
O principal para aumentar o alcance das redes sociais usando o boca a boca é conseguir se conectar com sua cliente e seguidor, despertar o interesse dela pelos propósitos e missões por trás da marca. Lembre-se: as pessoas não compram o que você vende, elas compram o porquê você vende. E é esse porque que deve estar presente na sua vitrine on-line, ou seja, nas suas redes sociais.