Conhece o método de referral? Não? Então hoje vamos discutir um pouco sobre o assunto e mostrar a importância de começar um programa de indicações para seu negócio impulsionar e conquistar novos clientes.
Seu conceito é simples, o referral abrange a ideia de se criar um programa de indicações nas empresas para conquistar novos clientes e divulgar seus serviços para novos consumidores a partir de quem já está na sua base de clientes.
Com isso, quem já compra de você se sente motivado a recomendar seu serviço para outras pessoas, gerando uma boa rede de referencias que trarão mais vendas para sua organização.
Contudo, esse método não faz milagres. Para que o consumidor indique seu serviço ou produto, ele deve estar satisfeito com o que você ofereceu. Tenha bons produtos, uma marca forte e um excelente atendimento, tudo isso contribui para você crescer ainda mais.
Há diversas formas para aplicar essa estratégia em sua empresa, a de maior destaque é através de incentivos para que seus clientes ativos tragam novos clientes, como:
Recompensas e Incentivos, os destaques do programa de indicações
Para começar um programa de indicação você deve definir quais recompensas e incentivos estarão envolvidos.
Muitos benefícios, como os brindes, geralmente são dados após o fechamento de um novo contrato. Mas, nada impede de presentear o cliente apenas pelo ato de se levar um interessado até seu vendedor.
É uma tática que tem resultado bastante positivo, pois o consumidor se sente motivado com a possibilidade de ganhar alguma coisa.
Já os descontos são uma ótima forma de incentivar seus clientes a te ajudarem. Assim todos saem ganhando: você conquista mais clientes, sua base ativa paga menos nos produtos e quem foi indicado encontra o que necessita com mais segurança. Quem não gosta de ganhar bons descontos, não é mesmo?
Muitas empresas fazem promoções do tipo “quem indica ganha”. Esse tipo de estratégia pode ser feita de diversas formas, já que você pode até oferecer ao seu cliente algum pacote de serviços que não está incluso na sua compra. É uma ótima forma para conquistar e atrair o consumidor.
Quais as vantagens de um programa de indicações?
Primeiramente, você vai ter um investimento mais baixo para a captação de novos clientes, já que o custo com os programas de indicação é bem menor do que investir em campanhas de marketing tradicional.
Ao optar por oferecer benefícios, você só vai gastar com aquilo que realmente trará um retorno positivo. Como se trata de um investimento mais certo, temos uma estratégia direcionada e objetivos definidos.
É um plano certeiro: você sabe o que espera com a oferta, sabe que os clientes irão corresponder e tem convicções de que vão surgir novas oportunidades de negócios.
Após começar um programa de indicação, você vai construir um relacionamento sólido com seu público e sua empresa terá uma boa reputação em longo prazo.
O cliente que for beneficiado por essa estratégia, sem dúvida se tornará muito mais fidelizado! Isso ajudará a aumentar a credibilidade da sua empresa, facilitando seu trabalho de prospecção e contribuindo para o sucesso das vendas.
Entendeu a importância de começar um programa de indicação? Caso tenha dúvidas, entre em contato ou deixe um comentário!