A Anatomia do Programa de “Indique Um Amigo E Ganhe” de Sucesso

 em Programas de Indicação

A Anatomia do Programa de “Indique Um Amigo E Ganhe” de Sucesso

Vamos imaginar o seguinte: sua empresa atende um grande número de pessoas que vão desde clientes bem informados até pessoas curiosas e interessadas na sua marca.

Um grupo é extremamente familiarizado com sua marca e sabe bastante sobre seus produtos e serviços. Eles seguem seus perfis nas redes sociais,deixam comentários e dão feedbacks constantes. São clientes engajados digitalmente.

Leia também: Como fazer a melhor e exclusiva estratégia de “indique e ganhe”

O outro grupo é formado por pessoas que ouviram coisas boas sobre o seu negócio e estão interessadas em descobrir como sua marca pode atender às suas necessidades. Mas elas ainda hesitam em interagir com sua marca online.

A única coisa que separa esses dois grupos é o fluxo de informações entre eles. E qual é a maneira mais rápida (e também mais efetiva) de preencher essa lacuna? Programas de indicação, claro!

Pesquisas afirmam que mais de 90% dos consumidores em todo o mundo dizem que confiam no boca a boca de seus amigos e familiares acima de todas as outras formas de publicidade.

Além disso, 70% deles confiam na opinião online de outros consumidores. Esses números, por si só, são ouro e falam muito sobre o poder do marketing boca a boca.

Trabalhar com um bom atendimento ao cliente e fornecer uma experiência consistente e incrível é a maneira certa de fazer com que os clientes recomendem você a seus amigos. E é nesse momento que um programa “Indique um amigo e Ganhe” bem estruturado deve ser utilizado.

Isso porque as indicações são uma excelente e barata forma de comercializar sua marca. Algumas estratégias de marketing podem tomar muito tempo e podem rapidamente se tornarem caras. É exatamente o que torna o marketing boca a boca um ótimo negócio.

Um “Programa de Indicações” permite que você tenha um fluxo estruturado de coleta e organização do “boca a boca” sobre sua marca. Com o tempo e abordagem corretos, sua empresa estará bem preparada para que as indicações ocorram.

Para te auxiliar com isso, iremos explicar como montar um Programa “Indique um Amigo e Ganhe” de sucesso, levando mais clientes a sua empresa.

Importância de um Marketing Boca a Boca Efetivo

É um fato inegável que as indicações possuem grande poder de influência. Boca a boca é uma das grandes razões para o seu sucesso.

Uma estratégia de Marketing de Indicações funciona porque as pessoas são mais propensas a serem influenciadas por recomendações de amigos. E isso não acontece apenas uma ou outra vez.  

Um estudo do Instituto Nielsen descobriu que as pessoas confiam mais nas recomendações de amigos e familiares do que em todas as outras fontes de publicidade. Esse é apenas um dos muitos estudos que comprovaram por que esse tipo de marketing é eficaz.

Leia: 39 Estatísticas que Comprovam que o Marketing Boca a Boca funciona para qualquer negócio.

Marketing pode ser difícil, demorado e, para não mencionar, caro. Como se constata, a implantação de um programa “Indique um Amigo e Ganhe” pode ser a solução para esses problemas de marketing. Afinal essa estratégia utiliza de seus clientes já estabelecidos para comercializar o seu negócio.

Quando você incentiva um cliente existente a te indicar para um amigo, você provoca um encaminhamento orgânico.

Normalmente, os clientes indicam pessoas que eles acreditam que se beneficiarão de um determinado serviço. Isso porque as pessoas sabem do que seus amigos gostam.

Além do compartilhamento em massa (como por exemplo postar seu link de indicação nas mídias sociais), os clientes que fazem parte desse programa compartilham com amigos específicos que realmente precisam do seu produto ou serviço.

E como nós todos sabemos, encontrar esse seu cliente ideal pode ser extremamente difícil e custoso. Assim, você pode ver o benefício de ter clientes fazendo esse trabalho para você.

Outro benefício vem do fato de que as pessoas indicadas tendem a ser melhores clientes, possuindo uma taxa de retenção mais elevada.

De acordo com um estudo feito por Christophe Van den Bulte, professor da Wharton, os clientes indicados tendem a serem mais fiéis e normalmente produzem receitas mais altas do que outros clientes.

Anatomia de um Programa de Indicação de Sucesso

Os Olhos

As campanhas de “Indique um Amigo” de maior sucesso, garantem transparência para quem indica sua empresa/produto/serviço.

É fundamental que o cliente indicador saiba quantas vendas as suas indicações geraram, ou até mesmo o estágio da negociação em que elas se encontram.

Para isso, um simples e-mail avisando que o lead mudou de fase no funil de vendas ou que a negociação foi encerrada (com sucesso ou perdida), já é o suficiente para que o cliente indicador mantenha a credibilidade e o engajamento com o seu programa de indicações.

O Coração

É até provável que seus clientes indiquem sua empresa de forma espontânea, porque acreditam que estão fazendo o bem para um amigo ou até mesmo retribuindo um bom atendimento recebido.

Mas se você espera que ele faça isso continuamente, é interessante estabelecer uma política de recompensas.

A recompensa deve ser algo desejado, que desperte no seu consumidor uma vontade de conquistá-la, menor que seu CAC (custo de aquisição de clientes) e, se possível, algo que estimule a recompra.

Estabelecer uma gamificação, incentivando o cliente a indicar cada vez mais em troca de uma recompensa maior também é uma boa estratégia para manter o engajamento e o cliente indicando cada vez mais sua empresa.

As Mãos

Se os seus clientes precisam encontrar os amigos para indicar a sua empresa, as chances de isso acontecer diminuem significativamente, por isso você precisa colocar nas mãos dele a oportunidade, ou as ferramentas, que permita indicar mesmo estando distante dos amigos.

Leia: Como divulgar programa de indicações? 11 formas para você atingir o maior número de pessoas possível

Hoje, com as redes sociais, especialmente o whatsapp, seu cliente pode indicar sua empresa para vários amigos ao mesmo tempo, independentemente de onde eles estejam, garantindo a escalabilidade do seu programa “Indique um Amigo e Ganhe”.



A Espinha Dorsal

Um programa de indicações pode até ser gerenciado usando uma caderneta ou uma planilha de excel, mas imagina se toda vez que alguém indicar sua empresa você tiver que consultar o excel para saber se a pessoa indicada já não foi indicada anteriormente?

Ou toda vez que fechar uma venda, você tiver que consultar o excel para saber se o novo cliente havia sido indicado por alguém que já é cliente?

Em síntese um programa de indicações pequeno (cinco ou seis indicações por mês), até pode ser gerenciado pelo excel, mas se o seu objetivo é escalar as vendas a partir da indicação boca a boca, você certamente precisará de uma ferramenta especializada, como o BuzzLead.

Uma ferramenta especializada não vai permitir que uma pessoa/empresa, seja indicada mais de uma vez, vai disponibilizar ferramentas para o seu cliente indicar sua empresa por whatsapp, Facebook ou e-mail, vai controlar as recompensas e vai manter o cliente indicador sempre atualizado quanto estágio da negociação com as pessoas que ele indicou.
Agora que você entende as partes envolvidas no desenvolvimento de uma campanha “Indique um Amigo e Ganhe” bem-sucedida, é hora de dar o primeiro passo! Quer saber mais sobre como o Marketing Boca a Boca funciona? Solicite uma demonstração.

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