Atualmente, as empresas têm buscado desenvolver uma relação de fidelidade cada vez maior com seus clientes, tendo em visto que uma empresa gasta, em média, cinco vezes mais para atrair mais clientes novos do que para manter os antigos.
Além disso, surgem várias estratégias de marketing para tentar atrair mais leads, como o marketing de indicação, marketing de conteúdo, marketing de afiliados, e vários outros.
No passado, não havia tanta preocupação em satisfazer plenamente o cliente, pois não existia tanta concorrência. Porém, a situação mudou muito. Estamos em um mercado altamente competitivo e, por isso, não podemos dar ênfase somente nas vendas, mas também em desenvolver relacionamentos. No artigo de hoje, listamos algumas atitudes básicas que vão te ajudar a conquistar e manter seus clientes. Confira:
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Tenha empatia
Desde o primeiro contato com o cliente é preciso que você estabeleça uma sintonia. Mas o que é isso? Estar em sintonia com alguém é estar em harmonia com esta pessoa, ou seja, conseguir uma afinidade em relação ao seu pensamento, seus sentimentos e suas ideais.
A sintonia que estamos falando, é uma empatia entre duas pessoas. Portanto, é preciso que o profissional dê uma atenção especial em seu primeiro encontro com o cliente, pois todo o resto da vendas depende deste momento.
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Demonstre interesse
Tenha interesse por qualquer assunto que o cliente conversar. Muitas vezes, ao contratar um serviço, a pessoa se desvia do assunto principal para algum problema pessoal.
Neste caso, recomenda-se incentivar o cliente a “desabafar”, se interessando verdadeiramente pela sua história. Com isso, o nível de confiança em você vai aumentar e vocês vão estabelecer um bom relacionamento comercial.
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Ouça o cliente
Nessa etapa você precisa se concentrar somente no cliente, em sua fisionomia e em suas palavras. Estando atento, você conseguirá perceber detalhes sutis que poderão ajudá-lo a compreender o que ele precisa e quais são suas necessidades.
Ao longo da conversa, o cliente poderá enfatizar alguns aspectos importantes que uma pessoa distraída não perceberia.
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Trate o cliente pelo nome
Logo no início da conversa, se apresente falando seu nome e em seguida pergunte o nome do cliente. Após saber isso, comece a tratá-lo pelo nome e repita-o ao longo da conversa para não correr o risco de esquecer.
Com isso, a conversa ficará mais descontraída e intimista. Como já dizia o especialista em relações humanas Dale Carnegie, o nome de uma pessoas é, para ela, a palavra mais bonita do idioma.
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Faça elogios
Durante a conversa com o cliente, tente encontrar oportunidades de fazer um elogio sincero. Todos nós precisamos, de vez em quando, receber uma “massagem” no ego. Porém, fique atento para não se passar por bajulador. O elogio precisa ser verdadeiro e sincero, pois isso terá um impacto muito positivo em seu relacionamento com o cliente.
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Comunique-se bem
Saiba falar a mesma linguagem do cliente. Não utilize expressões e palavras técnicas que vão confundi-lo. Muitas vezes o fechamento da venda não é concluído por falta de informação e não entendimento do serviço ou produto. Seja claro, objetivo e responda todas as dúvidas dos clientes.
Essas atitudes vão te ajudar em todo o processo de vendas, mas para isso, você precisa conquistar a confiança e simpatia do cliente para ter mais facilidade nas vendas. Mas lembre-se, a arte de conquistar clientes necessita de paciência, educação e estratégia.
Você utiliza alguma técnica para conquistar clientes? Conta pra gente nos comentários e compartilhe o artigo com os amigos.