Colocar um programa de Indicações em aplicativos vale a pena? Veja neste artigo:
- Por que devo colocar programa de indicação no meu aplicativo?
- Buzz do Programa de Indicação em aplicativos
- Exemplos de Indicações em aplicativos
- Facilitando as Indicações com um app no celular
Por que devo colocar Programa de Indicação no meu aplicativo?
Os aplicativos mobile já são comuns para diversos tipos de negócios devido o seu aspecto pessoal em conectar clientes ao modelo de negócio, dos mais variados segmentos. Essa ferramenta serve para transporte, educação, alimentação, bancos e até imobiliárias.
Se você possui ao menos um aplicativo de cada segmento em seu smartphone, portanto destas empresa você é mais propenso a ser um cliente fiel, ou ao menos tem um apreço considerável pela marca.
Empresas que usam uma ferramenta como essa, possuem entre os seus benefícios a vantagem de uma comunicação direta com seus clientes. E além disso, possuem a chance de conhecer melhor os seus clientes, conforme seus hábitos e gostos.
Buzz do Programa de Indicação em aplicativos
Divulgar a marca é o principal objetivo das empresas que possuem um app.
Mesmo assim, muitas ainda não descobriram como explorar o seu aplicativo para potencializar as indicações do seu negócio. Consequentemente, as suas plataformas perdem muito do que a facilidade em indicar poderá permitir ao usuário.
“As empresas mais extraordinárias inovam para gerar buzz de conexão da alta tecnologia com o contato humano, permitindo que um indique o outro”, John Jantsch
Exemplos de Indicações em Aplicativos
Credite Online
Um exemplo de empresa com aplicativo é a credite online, de cartão multifidelidade digital, que oferece créditos por compras realizadas por intermédio da empresa.
Para aumentar o seu número de clientes, a credite oferece em seu aplicativo o Programa de Indicações, para que o usuário indique um local que queira receber créditos pelo aplicativo.
A partir de 60 dias, se o estabelecimento aceitar se tornar cliente da credite online, o indicador recebe um benefício de R$ 50 para usar no aplicativo.
UBER
Outro exemplo eficaz de otimização do aplicativo para gerar novos clientes é o próprio Uber, que vende seus serviços de transporte pelo app. Na mesma plataforma, o usuário pode indicar motoristas e até novos usuários para utilizarem o serviço.
O sucesso das indicações por meio do próprio aplicativo, permite que a Uber tenha mais de 3 milhões de motoristas parceiros em todo o mundo, apenas no Brasil são mais de 600 mil.
A estratégia para facilitar as indicações do serviço, permitiu que até em 2018, a empresa tivesse no Brasil mais de 22 milhões de usuários e mais de 75 milhões no mundo, conforme a empresa.
ASSIM
A assim é uma empresa que oferece soluções em internet, para empresas, pessoas físicas, telefonia e antivírus. No entanto a empresa encontrou no seu aplicativo uma maneira próxima para se conectar com o usuário de seus serviços.
E foi com essa solução que sua equipe estratégica percebeu o quanto é importante ter um Programa de Indique e ganhe para conquistar novos clientes em seu app.
A facilidade do aplicativo, utiliza um desconto de 50% na sua próxima mensalidade pelas indicações convertidas em vendas por meio do app.
Leia aqui o case da Assim: Uma estratégia de conexão!
Nubank
Os bancos digitais também aproveitam a dependência de seus clientes com o aplicativo, para explorar mais indicações. Nesse caso, o contato digital com o cliente já chama a atenção para que haja a indicação.
A divulgação do Programa de Indicação acontece diretamente no momento do uso do aplicativo, oferecendo oportunidade para o cliente indicar.
Bancos como o Nubank deixam em seus aplicativos de forma visível as opções “Indique um amigo”. Assim, os usuários podem facilmente indicar pelo próprio smartphone:
E olha só, a cultura de indicação dessas empresas em aplicativos gera bons resultado:
“Conforme os Millennials passaram a usar e a recomendar os nossos produtos para os pais e avós, ganhamos um público mais diverso em idade e distribuição geográfica”, Dennis Wang vice-presidente de operações do Nubank.
Rappi
Se até aqui, você ainda possui alguma dúvida que o Programa de Indicação pode estar presente em aplicativos de qualquer segmento. Te provamos, que sim é possível!!
Além de bancos, empresas de crédito, transporte e internet, o segmento de alimentação também já está marcando presença nas indicações por aplicativos.
O Rappi é um aplicativo de entrega sob demanda, e atende demandas de entrega de alimentos, farmácia e outros tipos de vendas.
Fato é que a estratégia de entrega também se baseia no poder da indicação pelo aplicativo para se expandir pelas cidades presentes.
Por se tratar de serviços, para a empresa é importante que nas cidades presentes haja sucesso de uso do aplicativo, isso aumenta o número de profissionais de entrega e facilita demanda de oferta e procura.
As indicações neste caso são estimuladas por um valor financeiro após o amigo indicado fizer a sua primeira compra.
Facilitando as Indicações com um app no celular
Depois de pedirmos uma indicação para nosso cliente, um pilar importante para que haja uma efetiva indicação é a facilidade para que o cliente faça a recomendação.
(Você confere os 5 pilares do Marketing de Indicação aqui)
Acontece que muitas empresas, não oferecem um pedido acompanhado de facilidade para efetivar a sua indicação. Ou seja, muitos vendedores até pedem indicações, mas infelizmente, não conseguem ter efetividade das mesmas, caso não sejam estratégicos.
Falta utilizar o que está na mão do cliente! É claro, o aparelho celular.
Em média, de acordo com estudos publicados pela abril, o brasileiro passa quatro horas e 48 minutos com seu aparelho celular em mãos. Apesar de um problema de saúde, a tendência é que passemos ainda mais tempo na telinha.
Portanto, é preciso descomplicar para seu cliente, e aproveitar as deixas que ele permite para você estimulá-lo, assim o cliente realizará a indicação no momento que pega seu aparelho telefone.
Aproveite o momento, de uma ação simples do cliente, que seja meramente para olhar as horas, ou responder uma mensagem, é essa a hora exata de pedir a indicação que deve acontecer no mesmo momento.
Os clientes indicadores atualmente utilizam mensagens por whatsapp, messenger, facebook e em alguns casos até o e-mail, para dispararem as mensagens de indicação.
“É rápido e fácil indicar um amigo! Mas apenas boas empresas sabem conquistar uma indicação de sucesso por parte de seus clientes”.
E aí, já descobriu como implantar o programa de indicação no seu aplicativo?
Entenda aqui as vantagens dessa estratégia!