Divulgar Programas de Indicação: Saiba Como Fazer

 em Programas de Indicação

Como divulgar Programas de Indicação

Ter um excelente programa de indicação sem o público ficar sabendo não adianta nada, não é mesmo? É essencial que você divulgue o máximo possível. Mas a questão é: como divulgar Programas de Indicação?

Provavelmente você já deve ter pensado em alguns canais divulgação, conforme seu público, mercado e estratégias. Mas além disso, o que mais poderia ser feito? Todos seus clientes e potenciais clientes precisam saber da sua campanha e conhecer seus benefícios.

A primeira coisa que você deve fazer para que o seu programa de indicação não seja invisível, é entender como localizar os melhores meios para que as pessoas conheçam sua campanha. A localização de onde esta os seus clientes e potenciais clientes tem grande impacto na performance de Programas de Indicação. Se as pessoas podem ver, elas podem participar e compartilhar.

Programas de Indicação visíveis!

Existem alguns lugares onde sua campanha deve estar bastante visível, são locais onde as pessoas são direcionadas a clicarem no link da sua campanha:

    • Anúncios no seu site
    • Redes sociais
    • Página da conta do cliente
    • Menu principal
      • Página pós compra
    • Landing Pages

Inclusive, sobre como divulgar programas de indicação nesses canais já temos um artigo com 11 formas para você atingir o maior número de pessoas possível na divulgação do Programa de Indicação!

Mas indo ao ponto, depois que você já localizou onde está os seus atuais clientes, e apresentou a eles o conteúdo do seu Programa de Indicação em todas essas plataformas é hora de:

Divulgar Programas de Indicação

Após fazer a localização, a divulgação é o fator principal para o sucesso do seu Programa de Indicação.

Na localização falamos que se as pessoas podem ver, elas podem participar e compartilhar, já na divulgação falamos que se as pessoas sabem, podem participar e compartilhar.

É preciso informar ao público que o seu programa de indicação existe, só assim elas poderão participar.

Mantenha uma comunicação alinhada com o posicionado da sua marca e o seu público. Faça a divulgação do seu programa de indicação de uma forma inteligente e mensure os resultados para ver quais locais e canais estão gerando mais retorno.

Não se esqueça de sempre buscar uma experiência de compra extremamente positiva para que as pessoas indiquem sua empresa.

Divulgar Programas de Indicação: forma orgânica ou paga?

Ver e conhecer, são dois aspectos do Programa de Indicação que as pessoas devem saber sobre a ferramenta de indicações da sua empresa.

No entanto, essa divulgação pode ser feita de forma orgânica ou paga!

Intrigante, não é mesmo? Mas porque pagar um anúncio para divulgar Programas de Indicação? (Já que esta é a ferramenta para captar novos clientes, com o menor custo possível com gastos em marketing)

A proposta para a divulgação paga, consiste em potencializar o Marketing da empresa como um todo e de todas as formas possíveis. É somar as estratégias.

Com a divulgação de forma orgânica, o seu Programa de Indicação está visível e bem divulgado para aqueles que já o conhecem. Mas para outros, como os potenciais clientes, ou aqueles que estão conhecendo agora a sua empresa, o programa não é tão conhecido assim e precisa ser apresentado. Ou seja, os leads serão totalmente orgânicos. 

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Não, não este tipo de orgânico

Afinal, se o lead não veio por indicação, provavelmente ainda está conhecendo a sua empresa. Por esse motivo, é muito importante potencializar a divulgação do seu Programa de Indicação, e usar a estratégia do programa para fortalece-lo enquanto cliente.

Imagine na possibilidade de reaquecer aquele cliente que deixou de comprar de você há um bom tempo, aquele cliente que já se descadastrou dos e-mail marketing ou um cliente que esteja pesquisando a sua empresa.

Pois bem, e que tal usar o seu Programa de Indicação como diferencial para toda a concorrência que tem captado clientes com anúncios?

Aí está o grande segredo, as pessoas precisam saber que existe um Programa de Indicação na sua empresa e que indicar os amigos, trará um bom resultado para todas as partes (cliente, sua empresa e os amigos do seu cliente).

Aplicação: A divulgação paga do programa de Indicação

Há alguns dias pesquisei sobre imobiliárias e deixei alguns rastros por onde passei, como por exemplo o meu e-mail e algumas redes sociais. Mas de todos os anúncios que me apareceu, um chamou mais a atenção. Era a divulgação de uma campanha de indicações de imóveis para alugar, em um bairro com meu perfil.

A grande questão é:

Eu jamais imaginava que aquela imobiliária existia e muito menos que ela teria um Programa de Indicação tão bom, que poderia me ajudar com as parcelas do aluguel.

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Exemplo de divulgação patrocinada

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Outro exemplo de divulgação patrocinada

A grande sacada da divulgação desta imobiliária, foi fazer com que seu potencial cliente não apenas visse que a empresa possuía um Programa de Indicação, mas sim, fazê-lo conhecido e estimular o desejo por indicar.

Dessa maneira, a empresa somou o fator orgânico da minha pesquisa, ao fator da divulgação do seu programa de indicação por anúncio, e ofereceu uma possibilidade para que eu (cliente) ganhasse desconto com a indicação de alguns amigos.

Indicações exclusivamente por conta do cliente

A indicação por si só, já gera resultados com a nutrição dos amigos de seu cliente por conta da recomendação em relação a sua empresa. É algo natural do comportamento humano confiar na indicação, e se convencer por ela.

Mas é preciso entender neste artigo, que independente da forma como você divulga o seu Programa de Indicação, o importante é ter foco maior nos seus atuais clientes. São eles que geram confiança nos próximos clientes ao recomendar bem a sua empresa.

A melhor forma de divulgar Programas de Indicação, portanto sempre será, o boca a boca do cliente atual. É a maneira de criar um círculo de indicações, eu indico o amigo que indica outro amigo e assim sucessivamente.

Aplicação: A divulgação orgânica de Programas de Indicação

Aproveitando os exemplos do mercado imobiliário, a estratégia de divulgação da Quinto Andar consistem em beneficiar, não apenas os seus clientes, mas aqueles que indicam apartamentos para a sua plataforma.

Por esse motivo, ao captar novos apartamentos para seu catálogo a empresa beneficia os porteiros dos prédios, com um valor financeiro e ainda potencializa entre a comunidade dos condomínios o seu Programa de Indicação, para os que querem alugar um apartamento, ou apenas anunciar em alguma imobiliária. Isso sem necessariamente gastar com anúncios sobre o Programa de Indicação específicos.

Assim sendo, as suas estratégias devem ser focadas na POTENCIALIZAÇÃO DAS INDICAÇÕES! (Deixei em caixa alta, porque uma boa ferramenta de indicações só têm eficiência se houver indicações!) E portanto é preciso investir na sua divulgação na melhor forma possível, em locais ideais e para as pessoas que poderão indicar.

Confira algumas maneiras de divulgar sua campanha sem gastar com anúncios:

    • Redes Sociais
    • E-mails  
        • Newsletter
        • Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
        • Pesquisa de satisfação
      • Lembrete da sua campanha de indicação
    • Blog
    • Página de atendimento ao cliente
  • Página de ajuda

Agora que você já sabe onde o seu Programa de Indicação deve estar mais visível, não perca tempo e mostre ele para todo mundo.

E você, como divulga seu programa de indicação? Conta pra gente nos comentários. Ah, se você gostou do conteúdo compartilhe com os amigos. 😉

Atualizado em: 16/04/2019

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