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O melhor canal de divulgação para Programa de Indicações

 em Programas de Indicação

Conheça o melhor canal para usar na divulgação do seu programa de indicações

Vou começar esse artigo contando sobre um dos inúmeros questionamentos que meus clientes fazem em relação à divulgação de um programa de indicação.

Todas às vezes que estou finalizando a implementação de um programa de indicação surge uma dúvida frequente: “Qual canal devo usar para divulgar meu programa de indicações e alcançar um bom resultado?”

A resposta é sempre a mesma: “Não existe nenhuma receita pronta que, se você usar, conseguirá o resultado desejado.”

Contudo, quero destacar 3 pilares de extrema importância para quem quer desenvolver uma ótima divulgação:

#1 Canal utilizado

O canal no qual sua empresa tem voz ativa, definitivamente é por onde você deve começar.

Analise onde a maior parte de seus clientes se encontra e, independente do canal, explore o que já te traz sucesso na divulgação do seu programa de indicação.

Você pode enviar e-mail marketing, se o canal principal de contato com seu cliente é o e-mail, por exemplo.

Segmente sua base e comunique-se de forma personalizada, permitindo que o cliente se identifique dentro da comunicação criada.

Em contrapartida, se sua empresa gera mesmo é engajamento nas redes sociais use e abuse do Instagram Stories.

DICAS: não use essa ferramenta para publicar conteúdos longos; não se esqueça de usar hashtags para aumentar a exposição da sua postagem; sempre avalie o feedback.

#2 Alcance da divulgação

Atente-se em alcançar o máximo de pessoas possível, pois esse é provavelmente o fator mais importante que determinará o sucesso do seu programa de indicações.

Quanto mais pessoas souberem sobre seu programa de indicação, maior a probabilidade de você receber novos clientes de referência e realizar mais conversões.

Mas veja bem: não se restrinja em divulgar seu programa de indicações apenas no canal que gera maior engajamento.

Busque melhorar a performance de outros canais também.

Quanto maior o número de clientes abordados, maior o números de indicações, ou seja, mais pessoas indicadas que estão notando a sua marca.

#3 Constância na divulgação

Último pilar, mas não menos importante: seja persistente!

Aposte na constância da divulgação.

A minha sugestão é que você crie um cronograma de ações, assim como é feito em toda e qualquer ação de marketing. A divulgação precisa ser constante para não cair no esquecimento.

Como normalmente um programa de indicação não costuma ser temporário, é preciso sempre falar sobre ele para seus clientes.

Sabe aquele provérbio português de que a propaganda é a alma do negócio? Acredite nele!

Ao divulgar seu programa de indicações, utilize uma linguagem clara e objetiva. Seu cliente só irá participar se de fato tiver entendido claramente como funciona o seu programa de indicações.

Qual a finalidade de cada canal de divulgação?

O programa de indicação pode ser divulgado em vários canais digitais, e que sua empresa utiliza para comunicar com o cliente. Mas escolher o canal ideal, exige atenção ao qual tipo de programa de indicação você utiliza no mercado.

Portanto procure saber antes; se o seu Programa de indicação é aberto a todos ou se é fechado, apenas para clientes que já compraram de você. Saber a resposta para essa pergunta te impedirá de divulgar o seu programa para alguém que não poderá utilizá-lo.

Site ou aplicativo

Tradicionalmente, a página ou aplicativo do seu serviço, sempre aloja o Programa de Indicações, a depender do seu segmento. Por exemplo, um aplicativo de banco recebe o programa de indicação, e por ali mesmo o cliente consegue indicar.

Divulgar apenas no site da sua empresa pode ser suficiente, se o seu cliente for presente apenas neste local, como acontece com aplicativos. Mas, observe que é preciso saber em que ambiente virtual o seu cliente está presente, e focar a divulgação ali também.

Divulgar no site é muito importante, principalmente se o seu serviço é um e-commerce, por exemplo. Muitas vezes o seu site ou plataforma, será um meio pelo qual o cliente passará sempre que fizer uma compra, e assim poderá fazer a indicação no mesmo momento. Por isso essa divulgação deve estar bem receptiva.

E-mail

No caso da divulgação por e-mail, essa estratégia direciona seu cliente diretamente para o Programa de Indicações. Divulgar o programa por e-mail pode resultar em uma boa aceitação, e funcionaria como um lembrete para que seu cliente indique.

Esse canal é muito bom para programas fechados. O cliente compra e passado alguns dias, ou apenas horas você encaminha o pedido de indicações.

Se ele estiver contente com sua prestação de serviço ou produto, você terá uma boa e rápida indicação do seus negócios. Então divulgue no e-mail também!

Esse canal será muito importante no casa de um programa de indicação fechado. A propósito será possível encaminhar o e-mail diretamente para seu banco de dados. Utilizá-lo para divulgação do programa aberto também será possível, mas com foco no seu banco de dados existente.  

Redes Sociais

“Sempre que perceber o momento certo peça indicações”. Existem programas de indicações abertos, aqueles que mesmo que não sejamos clientes, é possível indicar da mesma maneira.

Assim sendo, a sua divulgação deve ser aberta, para todos que poderão utilizar o seu programa de indicações. O objetivo é torná-lo conhecido para captação de indicações.

O Facebook é uma plataforma excelente para esse tipo de divulgação, se o seu cliente estiver presente ali, esse canal poderá deixar o Programa de Indicações muito bem conhecido. Essa divulgação, para programas abertos também pode ser feita em outras redes sociais como o Instagram, LinkedIn e Twitter se sua empresa for ativa nestas redes sociais.

A divulgação neste canal deixa seu cliente atento sobre a existência do seu programa ou uma nova campanha de indicação, assim será simples e fácil para que o cliente tenha conhecimento e faça a indicação do seu serviço.

Colaboradores

Os colaboradores são ótimos estrategistas para pedirem indicações, eles sabem quando o cliente está satisfeito e podem sentir o momento olho no olho de pedir indicações.

Esse desafio é deve ser muito simples para empresas que possuem um programa de indicações fechado. Neste caso, o programa de indicações é divulgado apenas para clientes. Então é necessário muito engajamento com os colaboradores, para que estes sejam o canal ideal de incentivo às indicações.

Bônus: A indicação por si só gera um círculo de aquisição de clientes. Eu recebo indicação, logo também estou fazendo indicações também. Mas ao implantar um programa de indicações é fundamental que seu cliente fique sabendo disso. Portanto divulgar é essencial principalmente no início da implantação da sua estratégia de indicações.

Acredite, se o seu cliente gosta do seu produto ele já está propenso a te indicar, é preciso apenas um empurrãozinho.

Apoie-se nesses 3 pilares e garanta resultados efetivos para seu programa de indicação. Good luck!

Por Polliana Peixoto da Buzzlead.

Atualizado em: 28/03/2019

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