Sucesso do marketing de indicação nos diferentes setores e Como aumentar sua taxa de indicação

analistas de marketing conversando sobre as métricas do marketing de indicação

Saber quais são as métricas do marketing de indicação pode trazer resultados incríveis para sua empresa e aumentar consideravelmente o seu número de vendas.

“77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um novo produto quando os descobrem através da recomendação boca a boca” (Nielsen)

Você pode ver mais dessas estatísticas entrando nesse link.

Entretanto, muitas vezes acabamos não medindo qual a taxa de vendas proveniente dessas indicações.

E ficamos sem muita noção da importância dela no número de vendas, por meio do Marketing de Indicação.

Então hoje eu vou apresentar pra você algumas métricas e taxas referentes ao marketing boca a boca para provar o quão importante ele pode ser.

 

Métricas do Marketing de Indicação: Como medir a eficiência do marketing boca a boca?

Sua taxa de indicação é o número de vendas feitas através de indicações, dividido pelo número de vendas totais da sua empresa.

A taxa é medida em porcentagem, ou seja, se sua taxa for de 2% quer dizer que 2 a cada 100 vendas foram feitas através de uma indicação.

Ou 1 a cada 50 vendas.

O que é uma taxa muito boa.

Vamos ver então algumas taxas do marketing de indicação presentes no mundo.

 

As métricas do marketing de indicação

1. Cerca de 2,3% é a média global da taxa de indicação

Isso quer dizer que 1 a cada 50 vendas em média é realizada por causa de uma indicação, ou seja, 2,3% das vendas só foram realizadas graças a indicação de algum cliente.

Veja abaixo algumas taxas de indicação de setores como moda, beleza, comida, tecnologia, entre outros:

Por tanto, se você tiver uma marca consolidada, uma rede de clientes satisfeitos e um bom produto você pode aumentar suas vendas em 2% no mínimo.

Então fique sempre atento a esse quarteto: MARCA, CLIENTE, PRODUTO, INDICAÇÃO.

 

2. Aparelhos eletrônicos geralmente tem a taxa de indicação mais alta, cerca de 3,4%

Os eletrônicos são um ponto fora da curva quando se trata de métricas de marketing de indicação.

Entretanto, não é difícil entender esse comportamento.

A comunidade que consome esse tipo de produto é formada por pessoas unidas por um gosto em comum, um gosto por tecnologia e inovação.

Por isso estão sempre dispostos a testar coisas novas, principalmente quando indicadas por um amigo ou digital influencer da área.  

Porém, não é só a tecnologia que tem bons resultados.

Outros setores podem ter muito sucesso com marketing de indicação, como foi o caso da Expressão do Olhar, uma empresa do ramo de estética, que aumentou suas vendas em 34%.

 

Alguns aspectos a se considerar dentro das métricas do marketing de indicação:

Ter uma marca sólida é importante.

Essas taxas e números são de empresas que já possuíam uma marca sólida, com um produto de qualidade e um bom número de vendas.

Se suas vendas estão muito baixas, e você está com poucos clientes, talvez você não tenha uma taxa de indicação muito alta.

E portanto, esses números podem não se aplicar a você.

 

Um alta taxa de indicação não é tudo. Existem outras métricas do marketing de indicação que precisam ser consideradas.

Um taxa de indicações alta é muito bom, entretanto pode significar uma falha nas outras formas de divulgação e aquisição do seu produto.

Como um empresário ou profissional do marketing você deve sempre buscar diversificar seus canais de aquisição, e não ficar apenas com um canal.

 

Métricas do Marketing de Indicação: Como aumentar minha taxa de indicação?  

Existem várias formas de fazer com que seu cliente indique seu produto ou serviço.

Uma delas é o: boca a boca.

Pode até parecer irônico, mas ir até seu cliente e pedir  para ele te indicar é extremamente eficaz.

8 a cada 10 clientes estão dispostos a te indicar, e muitas vezes eles só precisam de um empurrãozinho.

Outra forma é entregar valor ao seu cliente antes de pedir indicação.

As pessoas não compram o que você vende, elas compram o porquê você vende.

Então entre algo a mais ao seu cliente, para que ele se sinta valorizado e lembre-se sempre do porquê escolheu você.

Uma terceira forma é recompensar seus clientes que fazem a indicação.

O ser humano adora ganhar presente, e oferecer uma recompensa é uma forma de deixar seu cliente feliz, além de demonstrar gratidão pela parceria e indicação.

Quem não adora ganhar recompensa?

Para saber mais formas de pedir indicações é só clicar aqui
E para criar um programa de indicações eficaz é só seguir esses 4 passos

Como você pôde perceber, o sucesso da campanha boca a boca pode gerar resultados importantes para sua empresa.

Isso claro, se você juntar um bom produto, uma marca sólida e clientes satisfeitos com um bom marketing de indicação.

O resultado com certeza vai ser positivo e você verá isso através da taxa de indicação e, consequentemente, em aumento do número de vendas.

Com as métricas de marketing boca a boca fica fácil mensurar esse sucesso.

E ai, como está sua taxa de indicação?

Deixe ai nos comentários que eu vou adorar vibrar com o sucesso de vocês, ou dar dicas de como aumentar essa taxa.

Posts mais lidos

Artigos relacionados