Saber quais são as métricas do marketing de indicação pode trazer resultados incríveis para sua empresa e aumentar consideravelmente o seu número de vendas.
“77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um novo produto quando os descobrem através da recomendação boca a boca” (Nielsen)
Você pode ver mais dessas estatísticas entrando nesse link.
Entretanto, muitas vezes acabamos não medindo qual a taxa de vendas proveniente dessas indicações.
E ficamos sem muita noção da importância dela no número de vendas, por meio do Marketing de Indicação.
Então hoje eu vou apresentar pra você algumas métricas e taxas referentes ao marketing boca a boca para provar o quão importante ele pode ser.
Métricas do Marketing de Indicação: Como medir a eficiência do marketing boca a boca?
Sua taxa de indicação é o número de vendas feitas através de indicações, dividido pelo número de vendas totais da sua empresa.
A taxa é medida em porcentagem, ou seja, se sua taxa for de 2% quer dizer que 2 a cada 100 vendas foram feitas através de uma indicação.
Ou 1 a cada 50 vendas.
O que é uma taxa muito boa.
Vamos ver então algumas taxas do marketing de indicação presentes no mundo.
As métricas do marketing de indicação
1. Cerca de 2,3% é a média global da taxa de indicação
Isso quer dizer que 1 a cada 50 vendas em média é realizada por causa de uma indicação, ou seja, 2,3% das vendas só foram realizadas graças a indicação de algum cliente.
Veja abaixo algumas taxas de indicação de setores como moda, beleza, comida, tecnologia, entre outros:
Por tanto, se você tiver uma marca consolidada, uma rede de clientes satisfeitos e um bom produto você pode aumentar suas vendas em 2% no mínimo.
Então fique sempre atento a esse quarteto: MARCA, CLIENTE, PRODUTO, INDICAÇÃO.
2. Aparelhos eletrônicos geralmente tem a taxa de indicação mais alta, cerca de 3,4%
Os eletrônicos são um ponto fora da curva quando se trata de métricas de marketing de indicação.
Entretanto, não é difícil entender esse comportamento.
A comunidade que consome esse tipo de produto é formada por pessoas unidas por um gosto em comum, um gosto por tecnologia e inovação.
Por isso estão sempre dispostos a testar coisas novas, principalmente quando indicadas por um amigo ou digital influencer da área.
Porém, não é só a tecnologia que tem bons resultados.
Outros setores podem ter muito sucesso com marketing de indicação, como foi o caso da Expressão do Olhar, uma empresa do ramo de estética, que aumentou suas vendas em 34%.
Alguns aspectos a se considerar dentro das métricas do marketing de indicação:
Ter uma marca sólida é importante.
Essas taxas e números são de empresas que já possuíam uma marca sólida, com um produto de qualidade e um bom número de vendas.
Se suas vendas estão muito baixas, e você está com poucos clientes, talvez você não tenha uma taxa de indicação muito alta.
E portanto, esses números podem não se aplicar a você.
Um alta taxa de indicação não é tudo. Existem outras métricas do marketing de indicação que precisam ser consideradas.
Um taxa de indicações alta é muito bom, entretanto pode significar uma falha nas outras formas de divulgação e aquisição do seu produto.
Como um empresário ou profissional do marketing você deve sempre buscar diversificar seus canais de aquisição, e não ficar apenas com um canal.
Métricas do Marketing de Indicação: Como aumentar minha taxa de indicação?
Existem várias formas de fazer com que seu cliente indique seu produto ou serviço.
Uma delas é o: boca a boca.
Pode até parecer irônico, mas ir até seu cliente e pedir para ele te indicar é extremamente eficaz.
8 a cada 10 clientes estão dispostos a te indicar, e muitas vezes eles só precisam de um empurrãozinho.
Outra forma é entregar valor ao seu cliente antes de pedir indicação.
As pessoas não compram o que você vende, elas compram o porquê você vende.
Então entre algo a mais ao seu cliente, para que ele se sinta valorizado e lembre-se sempre do porquê escolheu você.
Uma terceira forma é recompensar seus clientes que fazem a indicação.
O ser humano adora ganhar presente, e oferecer uma recompensa é uma forma de deixar seu cliente feliz, além de demonstrar gratidão pela parceria e indicação.
Para saber mais formas de pedir indicações é só clicar aqui.
E para criar um programa de indicações eficaz é só seguir esses 4 passos.
Como você pôde perceber, o sucesso da campanha boca a boca pode gerar resultados importantes para sua empresa.
Isso claro, se você juntar um bom produto, uma marca sólida e clientes satisfeitos com um bom marketing de indicação.
O resultado com certeza vai ser positivo e você verá isso através da taxa de indicação e, consequentemente, em aumento do número de vendas.
Com as métricas de marketing boca a boca fica fácil mensurar esse sucesso.
E ai, como está sua taxa de indicação?
Deixe ai nos comentários que eu vou adorar vibrar com o sucesso de vocês, ou dar dicas de como aumentar essa taxa.