Alavancar vendas em um mercado que está em constante mudança é um desafio. As redes sociais mudaram a experiência dos consumidores. Mesmo assim, o boca a boca têm sido a estratégia que mais alavanca as vendas.
Novos padrões de consumo foram adotados, ficando mais exigentes e com comparações constantes. Para o setor de vendas esta é uma das mudanças mais significativas e, talvez, a mais desafiadora de todas.
No território online, uma mensagem publicada por qualquer pessoa se espalha rapidamente. Assim, a comunicação de uma marca para seus potenciais clientes não é mais a única maneira das pessoas conhecerem novos serviços ou produtos.
O boca a boca sobre as marcas é um poderoso canal de descoberta, que ainda é mal explorado pelas empresas.
Diariamente são descobertos novos restaurantes, marcas de roupas ou aplicativos, por meio de amigos fazendo check-in, recomendando ou postando uma foto sobre esses produtos.
É o caso dos bancos digitais, por exemplo, que se propagaram por meio das indicações dos amigos e hoje estão se consolidando como ameaça para as tradicionais agências bancárias.
Agora tudo acontece ao mesmo tempo. Enquanto você assiste TV e navega pelas redes sociais, vê um comercial de um carro enquanto lê a avaliação de um amigo sobre ele. É bem um caos!
A verdade é que desenvolvemos uma ótima capacidade de ignorar as propagandas tradicionais da mídia.
Qual chamaria mais sua atenção e te deixaria mais propenso a comprar? Se você é como 92% das pessoas do mundo, responderá que é a publicação do amigo.
Boca a Boca revoluciona a forma de fazer marketing na atualidade
Diante disso, como utilizar o poder do boca a boca para influenciar a decisão de compra de outras pessoas? E como incorporar as recomendações de clientes e conversas de cliente para cliente dentro das estratégias de comunicação?
A resposta para essas perguntas se baseiam em dois passos:
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- Ouvir o que as pessoas estão falando e se envolver.
- Identificar quem são as pessoas propensas a realizar indicação em prol da marca.
O marketing boca a boca muitas vezes atua como uma poderosa ferramenta de atração de novos clientes e isso não torna os outros esforços de marketing irrelevantes, mas sim os potencializa. O ideal é juntar as estratégias!
Utilizar depoimentos de clientes reais em anúncios de mídias tradicionais, oferecer benefícios para clientes que indicarem novos clientes, mostrar fotos reais de clientes utilizando seus produtos em comerciais de TV e outras opções são possíveis para alavancar os resultados.
As mensagens criadas por outras pessoas têm um papel fundamental nas decisões de compra. Por isso, as mensagens institucionais não têm mais o impacto que tinham antigamente, quando funcionam muitas vezes sozinhas.
Abrace o poder que o marketing boca a boca possui nos dias atuais! E boas vendas.
Estratégia boca a boca como forma de conquistar clientes e alavancar vendas
No mundo das vendas, os vendedores que possuem características pessoais com seus clientes, aqueles que ouvem as dores, geralmente conseguem bons resultados diante de suas metas de vendas. Ouvir é um dom para quem quer alavancar os seus negócios.
O boca a boca parte do princípio de conhecer o outro. E é claro, está na nossa sociedade a muito tempo, desde quando o ser humano começou a indicar locais de abrigo, perigo, locais onde se encontravam água e alimento.
Acontece que atualmente, com o advento do Marketing Digital, essa estratégia se tornou parte do marketing e presente nas novas tecnologias digitais.
Arrisco dizer que o nosso boca a boca acontece no Whatsapp, naquele grupo com amigos mais íntimos ou na conversa privada com o mais chegado.
Essa não é uma regra, a indicação pode acontecer em outros canais como no Facebook, Messenger e até com o link pessoal utilizado por influenciadores digitais.
Indicamos para aqueles que sabemos as suas dores, para aqueles que sabemos que tal produto ou serviço será importante.
Aproveitando a deixa do comportamento social, o boca a boca é um forte para as empresas que descobriram como utilizá-lo para potencializar suas vendas. E isso é bem simples, se feito utilizando uma boa estratégia e até um Programa de Indicações.
Mas vamos esclarecer uma coisa:
O boca a boca não pode ser tão comercial quanto às estratégias de marketing tradicional. Não é o vendedor que indica a marca, e sim o próprio cliente que se tornou um vendedor voluntário da sua empresa.
Clientes se tornam vendedores para alavancar vendas
Observe que nas indicações, o boca a boca digital acontece de forma simples e com uma linguagem próxima da empresa e seus potenciais novos clientes.
Então, você já recebeu alguma indicação assim?
Provavelmente você vai lembrar daquele amigo que andou indicando serviços para você, então que tal explorar essa estratégia?
Pesquisas apontam que o Marketing Boca a Boca funciona para qualquer negócio, desde imobiliárias, restaurantes, instituição de educação, academias, empresas que trabalham com software e muito mais. Basta adaptar as estratégia conforme o segmento.
Ao adotar um boca a boca potencializado as pessoas falarão do seu negócio com maior frequência. Para que isso aconteça é preciso ter um valor social muito forte com valores práticos e que atinjam as emoções das pessoas e do seu público.
“É uma prova social. É mais forte o fato do cliente compartilhar a experiência que teve. Todo mundo está inclinado a isto” – Sandro di Loreto, sócio da Runway.
Para se ter uma ideia do poder do boca a boca, a Runway conseguiu assim que começou a utilizar um Programa de Indicações em apenas um mês 400 indicações e 77 conversões em vendas.
Parece muito né? Mas atualmente a empresa intensificou o seu marketing boca a boca, e os seus resultados já são bem maiores e de muito sucesso.
Stan Parker, vice-presidente sênior de marketing da Krispy Kreme Doughnuts já considerava o boca a boca como parte da estratégia de evangelismo de clientes:
“As pessoas sempre estão fazendo o marketing boca a boca; sempre tem alguém que conta a outrem sobre nós – nossos clientes sentem que estão ajudando a espalhar a palavra porque não fazemos propagandas.”
Cuidados para alavancar vendas por meio do boca a boca
Gostou da leitura deste artigo até aqui?
Gostaria de compartilhar com você algumas dicas essenciais para alavancar as suas vendas e potencializar seu negócio com uma ótima estratégia de boca a boca.
Antes de tudo, tenha em mente que:
“Os recursos digitais acabam potencializando o Marketing Boca a Boca, pois permitiram uma recomendação que antes tinha que ser feita cara a cara, agora seja feita à distância e em larga escala” – Leandro Martins CEO da BuzzLead.
Por esse motivo uma boa estratégia de boca a boca se baseia em…
5 Pilares fundamentais do Marketing de Indicações.
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- Sempre que encontrar um cliente satisfeito com sua marca, peça indicações. Mostre de forma simples, e em gratidão a satisfação do seu cliente que ele pode fazer uma indicação da sua marca ou produto.
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- Como você observou neste artigo, a indicação pode ser facilitada com um Programa de Indicações, então faça sua Landing Page mais atrativa e fique atento ao último pilar deste artigo. O Programa de Indicação facilita porque seu cliente pode enviar uma mensagem instantaneamente, assim que você pedir a indicação.
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- A recompensa com certeza motivará um pouco mais as indicações. Se pergunte sempre porque alguém indicaria os seus serviços e o que você precisa fazer para que isso aconteça. Procure portanto recompensar com algo que o seu cliente ficaria satisfeito. Aquilo que com certeza ele gostaria de ganhar.
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- Transparência é tudo, não é mesmo? Sempre que houver uma indicação da sua marca comunique ao cliente. Diga que ele ganhou algo e que seu amigo comprou de você. Agradeça-o pela indicação e é claro, peça que ele continue a indicar.
- Transparência é tudo, não é mesmo? Sempre que houver uma indicação da sua marca comunique ao cliente. Diga que ele ganhou algo e que seu amigo comprou de você. Agradeça-o pela indicação e é claro, peça que ele continue a indicar.
- A divulgação é parte da essência de uma boa estratégia de marketing boca a boca ou marketing de indicação. Só é possível indicar por meio de um Programa de Indicação, se os clientes souberem que ele existe. Então divulgue-o nos canais que você possui maior engajamento com o cliente.
Enfim, se o seu objetivo até aqui é alavancar suas vendas potencializando o boca a boca em torno da sua empresa, tenha e divulgue o seu Programa de Indicações.
[Atualizado em 08 de abril de 2019.]