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Comunicação escolar: tenha um Programa de Indicação e Ganhe Eficiência

 em Instituições de Ensino

Quer otimizar sua comunicação escolar e seu programa de indicação? Então veja:

Como otimizar seu programa de indicação com um sistema de comunicação escolar eficiente

A administração escolar, como a maioria dos empreendimentos, deve investir em uma boa relação com o seu público. Neste caso, nos referimos aos pais e alunos. Também no ambiente das faculdades a lógica mantém-se a mesma. Para melhorar este relacionamento encontramos inúmeras estratégias. No presente artigo trataremos de como otimizar seu programa de indicação com um sistema de comunicação escolar eficiente.

A comunicação é um dos setores que mais demanda atenção em escolas e faculdades. No primeiro ambiente, sobretudo, são muito comuns as insuficiências na integração. Esta distância entre os ambientes familiar e de ensino afeta a visão que os pais têm da escola. Já no ensino superior a sensação de uma comunicação insuficiente faz com que o corpo discente sinta-se abandonado.

Em ambos os casos a percepção é que a gestão escolar não atende a todas as necessidades de seu público. A lacuna pode chegar ao ponto de atrapalhar a notificação de ocorrências escolares diversas. Com o tempo, estes fatores resultam em um impacto negativo para a administração da escola, além de afetarem negativamente os programas de indicações.

Entenda a importância de manter um programa de indicação

Um fato universalmente reconhecido é que se os clientes estiverem satisfeitos aumenta a probabilidade de indicarem serviços e produtos. Segundo a consultoria McKinsey o boca a boca pode chegar a representar 50% do processo decisório. Transportando isso para o ensino, significa dizer que os pais estariam mais inclinados a matricular os filhos em locais recomendados.

Especialmente se a recomendação vier de amigos e familiares. Assim, para que o seu programa funcione é preciso antes de tudo motivar os alunos. Eles devem estar felizes em fazer parte da escola. Nas faculdades a sensação de estar vestindo a camisa tende a ser ainda mais acentuada. Afinal, alunos afirmando com orgulho terem estudado em um determinado local é, afinal, um excelente fator de conversão.

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Um aluno feliz é um aluno que indica!

Seja qual for o contexto, estabelecer um programa de indicação de sucesso depende de três fatores. Primeiro, e mais evidente, a qualidade do serviço prestado. Em segundo, ações de incentivo, como descontos para quem indicar o local de ensino. E em terceiro, para amarrar tudo isto, um sistema de comunicação escolar eficiente.

As vantagens de um sistema de comunicação escolar

Com todos os recursos hoje disponíveis para otimização de processos, a comunicação escolar não ficaria em segundo plano. A tecnologia já se tornou indispensável para processos administrativos – até mesmo nas escolas de menor porte. Ela também ajuda a aprimorar a forma como se desenvolve o relacionamento com pais e alunos. Embora não se resuma a isto.

Um sistema é de igual relevância para a comunicação interna. Ele começa a oferecer benefícios a partir da forma como é capaz de integrar informações. Cada setor poderá receber facilmente os dados que são mais relevantes para as suas atividades. De igual forma há também detalhes para serem compartilhados com o público externo.

Os pais de alunos, por exemplo, podem receber informações sobre o aprendizado e desempenho dos filhos, sanando, assim, uma das maiores lacunas da gestão escolar. Através de recursos como o portal do aluno podemos cobrir as necessidades de professores, alunos e pais simultaneamente. Quando unido às estratégias de marketing o sistema se torna um fator único de aproximação.

Otimizando seu programa de indicação

Como vimos, um programa de indicação depende da comunicação. De que forma então podemos utilizar um sistema com este fim? Em primeiro lugar, pode-se aproveitar o recurso para tratar de todos os elementos informativos. Ou seja, ele deve colaborar para que o acesso aos detalhes do programa de ensino possa ser facilmente encontrado.

Ele serve ainda para registro do calendário de eventos e reuniões. Através dele podemos transmitir inúmeras atualizações no programa educacional. E claro, o sistema de comunicação escolar eficiente permite a conversação direta entre pais e mestres, ou professores e alunos no caso das faculdades. Isto significa que toda questão de importância poderá ser tratada de forma rápida e descomplicada.

O que percebemos ao avaliar estes benefícios é que um sistema permite que a comunicação seja trabalhada de modo holístico, portanto, ela passa a ser gerida de forma global. Apenas desta forma poderemos estabelecer um diálogo claro, eficiente e coerente entre escola/faculdade, pais e alunos. Resumindo, este recurso tornará a comunicação mais cômoda para todas as partes.

Melhorando a relação com pais e alunos

Analisando os benefícios de um sistema de comunicação escolar eficiente, é perceptível onde seus impactos são maiores. A relação com pais e alunos é completamente moldada por estas tecnologias. Lembrando que a difusão de smartphones, tablets e computadores, permite uma grande variedade de estratégias. Uma destas possibilidades são os aplicativos.

É possível disponibilizar gratuitamente uma solução móvel que sirva para conferir notas, histórico de faltas e outras informações. É algo que serve para alunos do nível superior e para os pais de crianças em idade escolar. O app estará ligado ao sistema da escola/faculdade para fornecer estas informações. A programação de e-mails informativos também é possível com esta ferramenta.

Uma boa comunicação influencia inclusive nas taxas de retenção. E isso ocorre porque os alunos e seus pais sentem mais segurança sendo transmitida pela escola. A inovação tecnologia, por sua vez, é sempre bem vista. Nos ambientes acadêmicos, então, ela se torna até mesmo uma exigência. Não poderia ser diferente, uma vez que ela é parte importante do mercado de trabalho.

comunicação escolar
O resultado é este:

Conclusão

Empregar um sistema de comunicação escolar agrega melhorias que impactam nos aspectos pedagógicos e de gestão de uma escola. Ao mesmo tempo, melhoram a relação entre a escola, pais e alunos, e é dessa forma que irão colaborar para o programa de indicação.

Afinal, a satisfação é a primeira etapa para se recomendar um serviço. Ademais, a forma integrada como ocorre a comunicação abre oportunidade para estimular a recomendação. Ocasionalmente até mesmo vantagens e promoções podem servir de incentivo.

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