Marketing Boca a Boca: o melhor para consultoria

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O Marketing Boca a Boca para consultoria pode transformar carreiras

Um estudo apresentado pelo portal Administradores, assegura que a maior parte dos clientes de consultoria são provenientes do Marketing Boca a Boca. A estratégia é um fator decisivo para atrair e conquistar novos clientes.

Confira neste artigo quais são os benefícios desse tipo de marketing para a área de consultoria e ainda estratégias práticas para aumentar seu número de clientes.

Vamos lá!

88,1% dos clientes de consultoria são provenientes do Marketing Boca a Boca

O trabalho de consultoria está presente na realidade de vários segmentos que apresentem a necessidade de um diagnóstico e formulação de soluções para suas atividades. Precisamos ter bastante confiança prévia na consultoria em que contratamos, pois é algo de grande influência em uma empresa.

Por esse motivo, segundo uma pesquisa do Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil, publicado em artigo do portal Administradores, atualmente 88,1% dos clientes de consultorias são provenientes da indicação – e os números não mentem…

A confiança na indicação é um dos motivos decisivos para transformar o futuro das consultorias dentro dos seus inúmeros segmentos existentes.

Em meados de 2012, houve a necessidade de possuir consultores de confiança, uma vez que surgiram vários profissionais que se auto denominavam “consultores”, mas que não poderiam apresentar diagnósticos e formular soluções (pilares da profissão).

Podemos dizer então que a consultoria se fortalece ao conseguir gerar confiança nos clientes. E sendo tão essencial aos empreendimentos, no mercado de consultoria surgiu a necessidade de captar clientes por meio de indicações.

Marketing Boca a Boca expande a credibilidade de bons serviços de consultoria

O Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil aponta que além das indicações de clientes para novos clientes (88,1%), também fazem parte das estatísticas a indicação de colegas, que por sua vez representam 55,4% das indicações. O meio de captação de clientes pela Internet representa apenas 43,4%.

Mas porque o Marketing Boca a Boca para empresas de consultoria?

Ao utilizar o Marketing Boca a Boca, as consultorias podem atingir pessoas que realmente precisam desses serviços e possuem interesse.

Além disso, há possibilidade de trabalhar diretamente com seu público-alvo e com clientes já interessados no trabalho do consultor. Afinal, uma pessoa só tende a indicar primeiro aquelas que estão interessadas no mesmo serviço ou simplesmente tem uma dor semelhante.

Leandro Martins, CEO da BuzzLead, destaca que a indicação é algo natural e uma necessidade do ser humano.

“Marketing Boca a Boca gira em torno de todo o mundo mais de seis trilhões de dólares por ano, conforme a CMO

No caso das consultorias, a boa estratégia é juntar os dois pontos já essenciais na captação de clientes: a inovação digital e o famoso boca a boca.

“Um programa de indicação de sucesso depende da comunicação que você faz com seus clientes, pedindo pelas redes sociais e facilitando um processo de indicação” (Confira mais na entrevista de Leandro Martins: Marketing por Indicação: Por que ele é tão importante?)

A ideia para você consultor é utilizar o Marketing Boca a Boca como um novo nicho de atuação para captar clientes. Usar esse tipo de marketing na área de consultoria como uma estratégia acesso ao mercado.

Estratégias de marketing para consultorias

Uma pesquisa do Perfil das Empresas de Consultoria no Brasil aponta uma forte tendência de 68,8% por parte das empresas de consultorias em optar e procurar estratégias mais inovadoras de marketing para essa área de atuação.

A dica para seu planejamento estratégico é se juntar a essa tendência. E nós temos algo que pode te ajudar nisso:

Programa de Indicação

Com um Programa de Indicação, sua consultoria poderá captar ainda mais clientes utilizando a indicação e a comunicação digital.

Essa estratégia também permite utilizar o meio boca a boca, de forma que você possa aproveitar a confiança de seus clientes, depositada em você por meio das indicações, e assim ganhar novos clientes.

E ainda será possível aprimorar seu funil de vendas, com leads mais qualificados para contratar seu serviço.

Ou seja, vender a consultoria será cada dia mais fácil se você souber utilizar o Marketing Boca a Boca de forma eficiente e correta.

O Programa de Indicação também auxiliará para que a sua consultoria retifique suas indicações e gerencie mais facilmente os resultados de quantos clientes foram frutos da indicação.

Em apenas um lugar é possível:

  • gerenciar indicações
  • identificar a satisfação do seus clientes
  • definir recompensas por indicação
  • acompanhar aqueles clientes que estão indicando o seu serviço

Implantando o Marketing Boca a Boca para consultorias

O Marketing Boca a Boca possui quatro pilares fundamentais para a sua implantação, criados pelo CEO da BuzzLead, Leandro Martins. Serve para todo tipo de negócio, não só para consultorias.

Para montar essa estratégia de forma eficiente, confira esses pilares no seguinte artigo: saiba tudo sobre Programa de Indicações e seus 4 pilares.

Porém, dentro do Marketing Boca a Boca, separei para você algumas dicas especiais para consultorias com base nesses pilares.

4 Dicas de Marketing Boca a Boca para consultorias:

#1

Uma característica que todo bom consultor procura é a boa prestação de serviços, que soluciona os problemas de seus clientes de forma eficiente. Aproveitando este princípio, peça indicações sempre que perceber o seu cliente satisfeito por ter seus problemas resolvidos. O melhor momento é demonstrado pelo cliente, quando este se apresenta como alguém que aprovou os seus serviços.

#2

Abordamos neste artigo a necessidade de aproveitar a comunicação digital juntamente com as suas indicações. São duas armas eficientes para captar clientes.

Então facilite a indicação fazendo com que ela seja possível e tão fácil quanto seu objetivo em resolver as dores do seu cliente. Invista nas Redes Sociais e em um site de qualidade, que apresente o seu programa de indicação. A propósito, você apenas poderá mensurar suas indicações positivamente se as pessoas tiverem conhecimento do seu programa de indicações.

Obs. faça artigos para seu blog que explique como funciona o seu Programa de Indicação e mostre como ele é importante para seu cliente.

Fique atento ao detalhe: Seus colaboradores devem saber como funciona esse programa, e assim, quando pedirem indicações instruam a execução dos envios. Indicar é e deve ser sempre a coisa mais fácil do mundo.

#3

A recompensa serve como auxílio para motivar seu cliente a indicar você. Ofereça desconto nos serviços que você presta para a pessoa que te indicar.

Com que tipo de persona você trabalha, o que elas gostariam de adquirir em comum? Forneça isso como recompensa para as indicações.

E lembre-se, a recompensa não garante a indicação por completo, mas é fundamental para motivar. Então premiê apenas quando houver indicações consolidadas ou quando esse novo cliente te procurar, após ser indicado.

#4

Por fim, para que você tenha sucesso com o Marketing Boca a Boca na sua consultoria procure sempre deixar o seu cliente a par das indicações que ele fez. Avise-o, por exemplo, antes de o indicado quando você fechar o negócio com o cliente que ele indicou. Isso significa ter transparência ao usar o programa de indicações e pode garantir, por exemplo, que ele faça novas indicações.

Compartilhar esse conteúdo com seus amigos consultores e ajude-os a conquistar mais clientes!

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