7 razões pelas quais o boca a boca é importante para o crescimento do seu negócio

 em Referral Marketing

Uma indicação é extremamente valiosa, visto que muitas vezes ela vem de algum amigo de confiança, que comprou o seu serviço ou produto e, por uma série de características, teve uma ótima experiência e o indicou.

Ela não acontece exclusivamente entre pessoas que já realizaram serviços com a sua empresa, mas sim entre pessoas que gostaram do conceito, quando esse transmite credibilidade e confiança.

Confira as principais razões para você começar hoje mesmo a implementar essa estratégia no seu negócio.

1. Confiança

Você sabia que o consumidor confia muito mais no que os amigos e familiares falam do que qualquer outra fonte? Segundo pesquisas, 92% das pessoas seguem as recomendações dos amigos. Se você ainda não colocou em prática essa estratégia para o seu negócio, você está perdendo o meio mais eficaz e confiável de obter novos clientes.

2. Fator decisório

O boca a boca é o principal fator por trás de 20% a 50% de todas as decisões de compra. Isso pode ser até difícil de acreditar no início, mas se você fizer uma lista com tudo que comprou nos últimos meses e avaliar as razões que levaram ao fechamento da compra, você verá que muitas delas foram influenciadas pelas opiniões e contribuições dos outros.

3. Melhores resultados

Essa estratégia gera duas vezes mais resultados positivos do que a publicidade tradicional. Com isso, você vai obter mais clientes e consequentemente venderá mais com um investimento bem menor do que se fosse utilizar outro tipo de estratégia ou método.

4. Poder de influência

A indicação influencia cada etapa do processo de compra do consumidor, desde a pesquisa sobre a marca ou produto, até o fechamento da compra. Todos nós estamos interessados em ouvir experiências de outras pessoas sobre produtos e serviços que estamos pensando em comprar, não é mesmo?

5. Qualidade

Cuidado com o boca a boca! Para essa estratégia funcionar, você tem que ter bons produtos e uma boa marca. Uma pessoa pode fazer uma enorme quantidade de pesquisas e ter todos os tipos de ideias sobre o que comprar, onde comprar e outros, mas se algum amigo de confiança lhe contar uma experiência ruim relacionado à sua empresa, com certeza fará o consumidor repensar se realmente deve comprar de você. Ao ficar atento com a reputação da sua empresa, você ficara mais exigente com o processo de vendas e comercial, o que consequentemente melhorará bastante seu negócio.

6. Referência

O boca a boca tem efeitos de longo alcance! Ao longo do tempo, essa estratégia permite que sua empresa cresça bastante e se destaque entre os concorrentes, mas é claro, sem bons produtos e serviços nada disso será possível. Ganhar qualidade do boca a boca é um trabalho árduo. Você terá que exceder as expectativas dos clientes. Mas se fizer isso, você vai ter a vantagem que precisa para vender mais do seu produto, ganhar mais receita, contratar bons vendedores e assim poder investir ainda mais.

7. Relevância

De acordo com pesquisas, uma recomendação de alto impacto – de um amigo de confiança transmitindo uma mensagem relevante, por exemplo – é até 50 vezes mais provável de desencadear a compra de um produto do que uma recomendação de baixo impacto feita por um estranho.

O boca a boca não é somente uma força poderosa para a sua empresa, que influencia profundamente a decisão do consumidor, mas também é um indicador de que você está indo para o caminho do sucesso, vendendo mais e construído uma boa relação com o cliente.

Sua empresa já começou com um programa de indicações? Conta pra gente nos comentários e não deixe de compartilhar o artigo!

Postagens Recentes

Um evento online e gratuito que vai te ensinar a vender mais por indicação.

Semana das Vendas por Indicação. Aprenda como aumentar suas vendas com um Programa de Indiciação.

X