O que vender pela internet: conheça 5 produtos de sucesso

 em E-commerce, Vendas

Crise? Que crise? De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCcom), o e-commerce nacional deve terminar o ano de 2019 com alta de 16%, em relação ao ano anterior. Esse é o maior avanço verificado desde 2015.  Em 2016 a ‘alta esperada’ foi de 18% em relação ao ano anterior.

Se há um setor que parece surfar à margem da precária conjuntura econômica, é este, certo? Mas não pense que gordas taxas de crescimento bastam para o sucesso.

É preciso escolher muito bem o que vender pela internet, ou você pode acabar engrossando as estatísticas dos empresários que nascem e morrem em menos de dois anos.

Não basta vender, é preciso entregar!

A cada ano, surgem novas empresas dispostas a comercializar itens que ninguém acreditava ser possível vender em plataformas online. Por outro lado, há alguns fatores a considerar.

Um dos maiores gargalos do comércio eletrônico é o custo de frete, o que inviabiliza muitos negócios. Mas não é só isso. Antes de escolher, o futuro empresário deve refletir sobre as dificuldades para enviar o produto.

Que volume de estoque é necessário para dar início às vendas? Quais serão os custos com armazenamento e embalagem? É claro que, dependendo do segmento em que você pretende atuar, essa parte da operação pode ter custo próximo de zero (basta pensar em softwares, e-books e cursos online, por exemplo).

Mas, se o seu negócio envolve produtos físicos, é necessário dar atenção especial à logística e à chamada portabilidade, que diz respeito ao tamanho dos itens comercializados. É fácil entender que, quanto menor for o porte dos produtos da sua loja online, mais fácil o manuseio e maior a agilidade na entrega.

Uma boa maneira de diminuir as despesas de envio e tornar seu e-commerce mais competitivo é assinar contratos com os Correios e com transportadoras. Dependendo da negociação, os descontos podem chegar a 30%. E, além do ganho financeiro, essas parcerias costumam proporcionar uma série de outras vantagens, como logística reversa (que facilita as trocas e devoluções), prazo de pagamento estendido etc.

O que vender pela internet?

Agora que você já sabe quais são fatores importantes a considerar, em termos de logística e de envio, vamos conhecer alguns dos produtos mais vendidos pela web, atualmente.

1. Roupas, calçados e acessórios

O segredo está na apresentação: fotos de qualidade, com a iluminação certa, poderão tornar seus produtos muito mais desejáveis. Pense na quantidade de pessoas que precisam comprar um item específico e não encontram na cidade onde moram! Nesta lista, também estão brincos, pulseiras, colares, anéis etc.

2. Produtos de decoração

Do mais rústico ao mais sofisticado, o segmento oferece possibilidades para todos os bolsos. Além disso, as redes sociais estão aí para potencializar suas vendas: seja em parcerias com blogueiros da moda, seja apresentando seus produtos no Facebook ou no Instagram, este é um setor em franco crescimento.

3. Produtos para animais de estimação

Gatos, cães e afins costumam ser mais que animais de estimação. Eles são parte da família. Por isso, há cada vez mais pessoas interessadas em proporcionar uma vida de luxo e regalias, o que inclui até mesmo planos de saúde para os bichinhos.

4. Eletroeletrônicos

Que tal abraçar de vez a era da tecnologia? Computadores, smartphones, tablets, TVs, impressoras e gadgets em geral são produtos com ótima margem de lucro, mas não se esqueça: além da competição ferrenha, este é um segmento que exige altas doses de investimento. O ideal é escolher um nicho e se especializar nele.

5. Produtos de beleza e de saúde

Qualidade de vida rima com vaidade? Aparentemente, sim. Há cada vez mais pessoas interessadas em produtos que as deixem mais saudáveis… e mais bonitas. Suplementos vitamínicos e energéticos, muitas vezes, andam junto com cremes, xampus e hidratantes, o que faz desta opção uma campeã de vendas pela web, principalmente entre as mulheres.

E então, a inspiração bateu à sua porta? Decidiu o que vender pela internet?

Lembre-se: não tenha pressa para escolher o que vender pela internet. Esta é uma etapa que exige pesquisa de mercado, e toda precaução é necessária a fim de evitar uma decisão equivocada.

Se quiser mais dicas para se tornar um empreendedor digital de sucesso, confira nosso artigo sobre o assunto, clicando aqui.

 

Atualizado com dados em 14/06/2019.

Postagens Recentes