Qual é o marketing mais valioso? Poderia ser um comercial de 30 segundos no horário nobre da televisão? Ou talvez uma propaganda em uma revista de porte nacional? Nós do BuzzLead, acreditamos que o mais valioso marketing é a indicação feita entre amigos.
De fato, o referral marketing é um dos fenômenos mais importantes e poderosos que existe. Há centenas de estudos e estatísticas que provam que essa estratégia influencia as decisões dos clientes de forma mais eficaz do que qualquer outro meio.
Contudo, você realmente precisa de um estudo para confirmar isso? Basta pensar nas últimas compras importantes que você fez, nos últimos livros que você leu, nos filmes que assistiu. Quantos foram influenciados por seus amigos e familiares?
Todos nós somos influenciados para assistir filmes e comprar produtos ou serviços, porque nossos amigos os recomendaram, ao mesmo tempo que não fazemos compras em determinados lugares, porque os amigos tiveram uma experiência ruim.
Nesse sentido, sua opinião sobre cada restaurante que foi, sobre os filmes e programas de TV que você assistiu, seus empregadores, sobre seu plano de saúde… enfim, sobre literalmente tudo! Tudo isso é informação valiosa para alguém. É por isso que empresas como o Google e o Facebook valem bilhões de dólares – porque eles têm acesso a informações sobre seus interesses e preferências, direcionando todo o marketing em cima disso.
A tecnologia tem facilitado a comunicação
No passado, fazer uma indicação ou saber se aquele serviço ou produto realmente vale a pena, era muito difícil. Hoje, é muito mais fácil. Muitas pessoas trocam experiências diariamente através de blogs (cerca de 3.000.000 posts em blogs são publicados todos os dias), comentários em sites e redes sociais. Amanhã, vai ser mais fácil ainda. Não é difícil imaginar um futuro próximo onde todos têm assistentes digitais que compartilham informações relevantes com seus amigos.
As pessoas continuam a falar uns com os outros como sempre fizeram, porém agora elas falam ainda mais devido a tecnologia. O Reddit tem mais 8 bilhões de visualizações todo mês, o WhatsApp e Facebook Messenger processam mais de 60 bilhões de mensagens mensais e os números só tendem a crescer.
O referral marketing vai continuar a crescer
Devido a facilidade que temos de nos comunicar diariamente, a troca de informações e experiência entre as pessoas vão aumentar cada vez mais. Diante de tudo isso, o Referral Marketing é a melhor forma de conquistar e atrair novos clientes para sua empresa. Além de ter um custo mais baixo, é uma estratégia eficaz e que garante bons resultados.
Leia também o artigo “7 razões pelas quais o boca a boca é importante para o crescimento do seu negócio”.
Viu como o referral marketing é uma ótima estratégia para sua empresa? Comece hoje mesmo seu programa de indicação com a BuzzLead e impulsione seu negócio. Não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários e compartilhar o artigo com os amigos.