Compartilhar é a base do relacionamento humano e é por isso que a indicação boca a boca é a melhor forma de vender.
A indicação já acontece de forma espontânea.
Porém existem estratégias para se conseguir potencializar essas indicações e alcançar resultados incríveis.
Nesse artigo você vai encontrar:
- Porque investir em marketing boca a boca
- Marketing Digital x Marketing boca a boca
Mas, por que eu devo investir em uma estratégia de marketing boca a boca se ela já acontece naturalmente?
Simples, porque a indicação boca a boca funciona.
E, se bem explorada, vende mais do que qualquer outro canal de marketing.
E eu te digo isso sem sombra de dúvidas.
Veja bem, com o avanço das tecnologias surgiram novas formas de se fazer propaganda. Surgiram também algumas plataformas especializadas na venda de publicidade on-line, como o Facebook Ads e o Google AdWords.
E por serem totalmente on-line acabam não sendo tão caras como as publicidades tradicionais: TV e revistas, por exemplo.
Consequentemente acabam sendo mais acessíveis.
Com a facilidade de se colher dados dos clientes, essas propagandas estão cada vez mais assertivas.
Mas, será que elas geram vendas tanto quanto um programa de indicação boca a boca?
Eu te garanto garanto que não!
Segundo uma pesquisa divulgada pelo WordStream, a taxa de conversão de anúncio no Facebook é de 1,59%.
E segundo uma outra pesquisa feita pela Search Engine Journal, a taxa de conversão de anúncios do Google AdWords é de 2,4%.
Já com o marketing de indicação as taxas de conversão são bem diferentes.
A nossa plataforma, nos últimos 12 meses em operação, proporcionou a realização de 52.520 indicações.
Indicações essas que geraram um total de 11.081 conversões.
Isso nos dá uma taxa de conversão superior a 21%.
O que é uma muito maior que outros meios de publicidade.
Inclusive muito maior que as taxas de anúncios em redes sociais citadas anteriormente.
Não é à toa que grandes empresas como Uber e DropBox possuem um programa de indicações.
OK, mas publicidade em redes sociais é barato. E indicação boca a boca? Como funciona?
Primeiro que com essa taxa de conversão tão maior já deveria estar na cara o quanto compensa muito mais investir em marketing boca a boca.
Mas, como não é uma prática tão comum no Brasil ainda, eu explico melhor pra você.
Usar o boca a boca para alavancar suas vendas nada mais é do que incentivar seus clientes satisfeitos a te indicarem.
Veja bem, seus clientes satisfeitos já te indicam e acabam trazendo novos clientes pra você.
Mas, segundo uma pesquisa feita pela Wharton School of Business, apenas 29% dos seus clientes dispostos a te indicar realmente te indicam.
Porém com uma boa estratégia de marketing de indicação, como um programa de indicações, você pode aumentar exponencialmente esse número.
E conseguir com que a maioria esmagadora de seus clientes te indiquem.
Dessa forma você transforma seus clientes em divulgadores da sua marca, como se fossem “garotos-propaganda”.
E garotos-propaganda que tenham muito mais credibilidade perante seus amigos e familiares já que as pessoas confiam mais em indicações feitas por pessoas próximas.
92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.
Nielsen
Conquistar novos clientes pode ser um desafio, mas com um programa de indicações não precisa ser.
Isso porque ele também faz com que você diminua seu CAC – custo de aquisição de cliente – já que será seu cliente que trará esse novo cliente.
E conseguir transformar esse novo cliente também em um divulgador vai ser bem mais fácil, já que ele chega até você com um nível maior de confiança devido a que já é depositada na indicação do amigo.
O marketing boca a boca é o canal mais valioso porque seus consumidores confiam em seus amigos.
Outro ponto muito positivo de se investir em marketing de indicação é a possibilidade de viralizar seu negócio.
Ou seja, conseguir um grande número de indicações em um tempo extremamente curto.
Aqui eu explico melhor sobre como essa estratégia funciona.
São inúmeras as vantagens de se ter uma boa estratégia de marketing de indicação.
Tanto relacionadas ao aumento do número de vendas quanto ao reconhecimento e construção da sua marca.
O boca a boca é a forma mais antiga de se fazer propaganda e nunca vai deixar de existir.
Ou seja, investir nisso é investir em algo que não tem prazo de validade para acabar.
Além de ser um investimento certeiro.