Impulsionar marcas: vá ao infinito e além com o marketing boca a boca

Para impulsionar marcas é preciso ir além do mesmo

Impulsionar marcas vai te exigir mais do que o padrão e o básico que toda a concorrência faz hoje.

Em especial na internet, as pessoas já estão cansadas de receber os mesmo tipos de mensagens e formatos de campanha.

Quando as marcas ousam e arriscam, acabam até por gerar um atrito com seu público de interesse. Isso porque, em geral, precisam apelar para chamadas mais polêmicas e temas delicados.

Porém, esta não é a única saída hoje. O mercado pode estar saturado de propaganda, mas você não precisa dela para impulsionar a sua marca.

Já com a sua própria base de clientes hoje, você tem grandes possibilidades de não só expandir, mas também fortalecer a sua reputação e deixar seus clientes muito mais satisfeitos.

Conseguir impulsionar marcas exige a criação de estratégias com grande poder de alcance e impacto. E é sobre a principal delas, com essas características, que você vai conhecer neste artigo.

Entenda como o boca a boca funciona

Impulsionar marcas com o boca a boca pode ser a virada de chave que a sua própria marca precisava.

E como o boca a boca funciona é bem simples. Este é um fenômeno sobre o “buzz” das pessoas. Suas conversas, falando de maneira básica.

Sendo assim, não importa se é no offline ou no online, o que produz o boca a boca é a interação entre pessoas, de modo que compartilhem ideias, indicação de serviços, produtos, experiências e assim por diante.

E fazemos isso a todo momento, mesmo sem perceber.

Quer ver?

Responda às seguintes perguntas:

  1. Você já recomendou alguma coisa para um amigo, parente ou conhecido?
  2. Você já pediu indicação de algum serviço, profissional ou produto?
  3. Algum amigo, te recomendou um filme ou um lugar para sair?

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Se você respondeu “sim” para pelo menos uma dessas perguntas, já sabe o que é o boca a boca.

Segundo o Instituto Nielsen, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.

Assim, podemos dizer que, além de ser esse grande fenômeno, o boca a boca também é uma maneira do novo perfil de consumidor se proteger de marcas ruins, digamos assim.

E isto já é um costume da raça humana, vez que, desde os tempos pré históricos nós indicávamos os lugares mais seguros e alertávamos aos outros os de perigo.

O Marketing boca a boca é o ideal para você?

Agora tenho uma boa e uma má notícia…

A má é que o boca a boca não é algo que se controla.

Mas a boa é que, mesmo assim, há uma maneira de metrificar e influenciar esse “buzz” com uma estratégia de marketing.

E esta se chama nada mais nada menos que: Marketing Boca a Boca.

Podem haver outras variações dessa nomenclatura, mas o seu fundamento é o mesmo: ter como ativo principal as indicações das pessoas; e, em troca, oferecer recompensas por isso.

Deste modo, explora e entrega valor para conquistar e encantar pessoas que, através de seus clientes já conquistados, e assim, gera lucro para a marca. 

Esta tática estimula os clientes satisfeitos a indicarem e falarem da sua solução para todos que conhecem e precisam da mesma também. Assim, há um grande poder de impulsionar marcas, pois ganha um caráter viral.

Saiba tudo sobre o que é viralidade neste artigo: O Que É Viralidade E Como Alcançá-La?

Agora aqui vai mais uma pergunta para você:

Você já pensou em usar o Marketing Boca a Boca para vender mais no seu negócio?

Caso ela seja “sim”, pode passar para o próximo tópico. 

Se for “não”, ainda não é tarde para aproveitar o que você já tem em mãos para impulsionar a sua marca.

O marketing boca a boca é ideal para todo e qualquer tipo de negócio que:

  • queira ter um maior vínculo com seus clientes
  • fortalecer a imagem da sua marca no mercado
  • e ainda escalar as suas vendas, sem gastar nada mais por isso

.

Se esse for seu caso, o marketing boca a boca é para você!

Como impulsionar minha marca com o marketing boca a boca?

Não importa qual seja o seu modelo de negócio ou a característica da sua marca, a tática deste tipo de marketing é bastante flexível e prática.

Isso porque, ela usa o estilo de comunicação da sua empresa e se adapta para atrair o perfil de pessoa que mais vai aproveitar a sua solução 

O Marketing Boca a Boca funciona porque potencializa as indicações e recomendações dos seus produtos ou serviços entre os clientes e potenciais clientes.

É simples: sua marca presta um bom serviço ou oferece um produto de qualidade e as pessoas te recomendam.

No entanto, apenas 2 em cada 10 clientes te indicam. Isso porque, pelo menos 8 deles estão dispostos a te indicar, mas não são estimulados para isso, de acordo com o Instituto Nielsen.

E milhões de recomendações acontecem a todo instante. Basta você perceber o potencial que o marketing boca a boca tem de impulsionar marcas como nenhum outro.

Tenha a sua mecânica de marketing boca a boca

Para começar, monte a sua mecânica de boca a boca, para enfim poder controlar, metrificar e escalar a sua estratégia.

Ao segmentar a sua base de clientes satisfeitos, é hora de criar e ativar o seu programa de indicação.

Isso mesmo, outra camada do boca a boca. Funciona deste modo:

Boca a boca (natural) -> Marketing boca a boca (tática) -> Programa de indicação (a mecânica).

É do seu programa que virão as campanhas para fomentar as indicações, e assim, você consegue colocar em números o impulsionamento da sua marca.

Para impulsionar marcas com o boca a boca é fácil, vez que você só precisa de duas etapas:

  1. Garantir qualidade do seu serviço ou produto e em seu atendimento
  2. Estimular as indicações de seus clientes

.

Transforme suas indicações orgânicas em um costume recorrente, que faça parte da filosofia da sua empresa.

Isso é possível só com um programa de indicação!

Através de campanhas e links embaixadores, essa grande ferramenta impulsiona marcas como nunca. Potencializa o alcance das campanhas de indicações criadas e desenvolve uma estratégia de incentivo, para que mais pessoas sintam vontade de indicar cada vez mais pessoas.

Além disso, te entrega os números de indicações e vendas que foram geradas como resultado. 

Entenda mais sobre as métricas do programa de indicações em nosso artigo: Programa De Indicação: Entenda As Principais Métricas Que Devem Ser Monitoradas.

Conclusão

Agora você entendeu a força que o marketing boca a boca tem para impulsionar marcas e elevar a sua a um patamar que sua empresa nunca sonhou antes.

Você pode fazer a escolha certa e tomar iniciativa hoje mesmo. Venha ver como montar o seu próprio programa de indicações com a gente!

Somos uma Solução completa, formada por um Time de Especialistas e uma Plataforma Online pioneira no Brasil, dedicados a aumentar os seus resultados, através de Programas de Indicação personalizados.

Ah, e se quiser se aprofundar no assunto do boca a boca e em estratégias inovadoras, venha fazer parte da maior comunidade de marketing de indicação do país, basta assinar a nossa newsletter!

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