Engajamento digital: como manter seu público engajado

O digital vai além de ser apenas uma vitrine da sua empresa

Ter mais engajamento digital hoje se tornou o objetivo de toda empresa que deseja alcançar o sucesso e melhores resultados em vendas.

Isso acontece por dois fatores em especial.

O primeiro se baseia no simples fato de que a maneira de se comunicar mudou.  

A comunicação antes, com as mídias disponíveis como rádio e TV, era unilateral. Isto é, a informação era passada apenas de um lado, não havia resposta instantânea àquilo ou troca entre quem enviava e quem recebia as mensagens.

Agora o cenário mudou. Qualquer pessoa que tenha acesso à internet pode colaborar e interagir em discussões e trocas de ideias. 

Dentro disso, surgiram vários criadores de conteúdo nos mais diversos nichos; comunidades e fóruns sobre inúmeros assuntos; e o fenômeno mais impactante: as redes sociais.

Isso nos leva ao segundo ponto: a marca que não está presente no meio digital já pode ser considerada ultrapassada. Isso porque, o perfil do consumidor mudou. Este está muito mais bem informado e busca se informar e ter soluções nas tecnologias e em especial na internet. 

Sendo assim, surge então uma oportunidade incrível para negócios. Através do digital a empresa agora não consegue apenas interagir com o seu público, mas também conquista os meios para turbinar seus resultados.

Por isso, vale a pena investir em meios para aumentar o engajamento digital da sua marca. Neste artigo você vai ter as melhores dicas de como fazer isso.

Continue sua leitura e vamos lá.

Como o engajamento digital impacta nos resultados da empresa?

Por falar em benefícios nos resultados da empresa, ter um bom engajamento digital impacta não só no seu lucro, mas também na reputação e autoridade da marca mediante a seu público. 

“Mas como isso acontece?”

Bom, pelos seguintes eventos que se influenciam: o engajamento aumenta o alcance da sua marca; assim, atrai mais curiosos e interessados; estes por sua vez, se transformam em fãs e seguidores da marca; em seguida, se transformam em leads, que eventualmente se convertem em clientes.

Em cada etapa há uma oportunidade de negócio; seja para construir um público ou para vender mais. 

Sendo assim, as mídias sociais servem também como mais um canal de vendas para a empresa. Quando usadas com um bom planejamento estratégico, podem impactar positivamente no caminho dos objetivos projetados pela empresa.

As redes sociais, como por exemplo, já passaram de ser apenas uma “vitrine” para apenas mostrar os serviços ou produtos de uma empresa. Servem também para gerar engajamento, potencializar relacionamentos e atrair mais clientes para a marca.

Agora com estes pontos alinhados, vamos seguir para algumas dicas que separamos para que você possa aumentar o engajamento digital da sua marca.

6 dicas para aumentar o engajamento digital da sua empresa

Se quiser aumentar o engajamento digital da sua marca, é preciso ter um trabalho constante e frequente de produção de conteúdo e análise.

Assim, é possível oferecer e iniciar interações relevantes tanto para os objetivos da empresa quanto para sanar dores e dúvidas do seu público.

A seguir você confere 6 dicas de como turbinar esse engajamento. Vamos lá?

#Qual dor você resolve?

Antes de tudo é preciso ter um alinhamento entre o que você oferece e o conteúdo que vai entregar. 

Por isso, identifique qual ou quais principais dores seu serviço ou produto resolve. Em seguida, vire referência na solução destas.

Além de mostrar que você entende do assunto, use suas redes para provar isso, ou seja, fazer prova social.

Veja mais sobre outros gatilhos neste artigo: Gatilhos Mentais: Como Usá-Los A Seu Favor.

Se sua solução resolver o problema do seu cliente, as pessoas com certeza vão querer compartilhar a experiência que tiveram. Isso acaba gerando uma experiência compartilhada e muitas indicações.

#Ter consistência é a chave

Depois de criar seus perfis, não abandone seus seguidores. Para evitar isso, tenha um cronograma de mídias sociais, envolvendo redes sociais e email marketing, por exemplo.

Isso te dará frequência e periodicidade de publicações e interação.

Pode parecer impessoal e mecânico de início, mas ter um planejamento e postagens pré programadas, ajuda e muito na missão de aumentar e manter seu público.

#Interagir com seu público

Além disso, não deixe seu público falando sozinho. O engajamento digital é uma via de mão dupla.

Por isso, responda comentários, emails e mensagens. Vale também pedir feedbacks e iniciar conversas. É importante que a marca esteja sempre aberta ao que seu público está querendo te dizer. Assim, você mostra que o seu público é importante e que se importa com o que tem a dizer.

Colha e analise essas informações para melhorar seu serviço ou produto.

#Ser acessível

Deixe transparecer o caráter, personalidade e essência da sua marca. Comunique de forma a transparecer isso da melhor maneira.

Isso faz com que as pessoas possam se identificar mais e, como resultado, interagir mais. Se mostrar acessível e agradável ajuda a criar conexões e aumenta a vontade das pessoas em te seguir. 

Por isso, não crie barreiras. Mostre-se uma marca aberta. Esta é uma grande oportunidade para se relacionar com sua base de seguidores.

#Humanize suas mídias sociais

Pessoas se conectam com pessoas.

Sendo assim, não deixe sua marca ser fria e distante. Humanize suas mídias ao máximo. 

Para isso, vale apresentar sua equipe, mostrar quem são os especialistas por trás de toda a operação. A personalidade da marca deve se deixar transparecer na sua comunicação e ter coerência com os bastidores.

Isso mostra autenticidade, e as pessoas gostam disto. 

#Mostre o seu diferencial

Por fim, não apenas copie o que outras empresas estão fazendo. Você pode se inspirar, mas acima de tudo, deve mostrar a personalidade da sua marca. 

O seu conteúdo precisa ser relevante para o público que você quer atrair e engajar.

Assim, surpreenda, traga temas e formatos diferentes e importantes, não apenas assuntos genéricos.

É interessante também fazer colaborações com outros parceiros. Deste modo, você ajuda outros a se desenvolverem também e alcança o público deles.

Forme uma comunidade, compartilhe sua sabedoria. Inove e se destaque.

Conclusão

Você viu que a missão de aumentar o seu engajamento digital não é tão difícil quanto parece. É apenas questão de planejamento e coerência de marca.

A imagem da marca da sua empresa impacta também nas suas vendas e nas indicações que recebe.

Quando você investe na reputação, em especial na digital, as pessoas são atraídas organicamente, Assim, é possível formar uma audiência, ou seja, uma base de pessoas que irão te escutar, te indicar e compartilhar o que você tem a oferecer com outros também.

Ao ter um bom serviço ou produto, que soluciona a dor de um público, e ao saber bem divulgá-lo para as pessoas certas, a empresa consegue resultados muito melhores do que teria com estratégias comuns.

Além disso, uma boa reputação de marca também possibilita à empresa ter cada vez mais indicações boca a boca. Estas, por sua vez, quando bem estruturadas e acompanhadas, tornam-se um canal de vendas automatizado, com um grande poder de escala.

E aí? O que achou? Qual dica vai aplicar primeiro?

Se está buscando estratégias inovadoras, você já pode bater um papo com a gente para saber como montar o seu próprio Programa de Indicações.

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