Os 5 Passos Para Conquistar Mais Defensores Da Sua Marca
“Defensores da marca” parece um termo relativamente novo; no entanto, ele está por aí desde o início da publicidade e do marketing (e até mesmo antes disso).
Você, provavelmente, agiu como um defensor de uma marca quando recomendou um produto a um amigo ou quando escreveu uma crítica em sua rede social sobre uma empresa local.
Muitas pessoas ainda pensam que “Defensores” ou “Embaixadores” se referem apenas a celebridades e influenciadores digitais.
Mas as avaliações online dos consumidores são a segunda fonte mais confiável de informações sobre as marcas, e consequentemente influenciam muito mais na hora da compra.
Sendo assim, a principal maneira de conquistar defensores da marca é através da fidelidade dos clientes. Embora eles possam não ter muitos seguidores, suas palavras provavelmente são mais valiosas para seus círculos mais próximos.
Além disso, os defensores da marca geralmente englobam o mercado-alvo, suas aspirações e necessidades.
O que é um Defensor da Marca?
Por definição, um defensor da marca é alguém que vive e respira sua marca. Uma pessoa que ama e valoriza tanto os seus produtos e serviços que fica feliz em fazer propaganda para você.
Como o marketing “boca-a-boca” continua a ser uma das estratégias mais poderosas para empresas que querem crescer mais rápido e gastando menos, os defensores da marca podem começar e direcionar as conversas que os demais clientes têm sobre sua empresa, melhorando o engajamento.
Afinal de contas, as pessoas apreciam as opiniões de outras pessoas com as quais podem entrar em ressonância. Se você encontrar um defensor da marca com o qual seus clientes possam se relacionar, seja celebridade ou não, você irá vivenciar o aumento de suas vendas.
Por que um Defensor da Marca é Importante?
A propaganda tradicional se tornou chata e previsível para o cliente.
A primeira reação dele, na maioria das vezes, é mudar o canal de TV ou Rádio assim que começa o intervalo comercial. O resultado é desperdício de tempo e dinheiro.
Se o público percebe que a pessoa que promove a marca não está sendo paga para fazer isso, é mais provável que ela siga o conselho.
Os defensores da marca vivem e expressam suas impressões – satisfação, gratidão, incentivo.
Qual é a probabilidade de um público acreditar no anúncio feito por uma empresa e não em uma pessoa real que o recomende voluntariamente?
Segundo o Instituto Nielsen “92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda.”
Como Atrair Defensores da Marca?
Conectar-se com os defensores da marca é uma tática cada vez mais frequente por trás das estratégias de marketing hoje em dia e por boas razões.
Embora criar uma relação de confiança entre marca e cliente seja difícil, pessoas confiam em pessoas, o que faz do seu cliente defensor uma excelente porta de entrada para que outras pessoas também confiarem na sua empresa.
O que faz com que enquanto um anúncio de uma empresa provavelmente é ignorado, uma recomendação apaixonada de um cliente é levada muito mais a sério.
Então, se sua empresa está pensando em se conectar a esses clientes leais, confira 5 dicas para atrair os seus defensores de marca:
1. Pesquise Bastante
Você terá que investir um bom tempo para descobrir quem são seus defensores da marca. Apesar de você pensar que sabe quem eles são, raramente encontrará um único “padrão”.
Você também precisará monitorar TODAS as interações de sua empresa com seus clientes, não apenas as conversas online.
Olhe para todos os espaços.
Além disso, “fique de olho” nos clientes que se esforçam para se conectar com sua marca, aqueles que têm as maiores pontuações no seu programa de indicações por exemplo.
2. Lembre-se de Começar Pequeno
Você não precisa ter um milhão de clientes como defensores da sua marca. Na verdade, prefira ter 10 defensores da marca verdadeiramente apaixonados do que 10 mil clientes que não ligam tanto para seus produtos e serviços.
Se você começar pequeno e selecionar aqueles que são verdadeiramente apaixonados por sua marca e sua visão, o crescimento virá orgânica e exponencialmente. Como? Essas pessoas apaixonadas irão ajudá-lo a identificar os outros clientes iguais eles. Pode acreditar.
3. Crie um Programa de Defensores da Marca
Ao criar um programa exclusivo para defensores da sua marca, você consegue ter um controle sobre aqueles clientes que realmente são apaixonados pelo o que você faz, eliminando os que não estão comprometidos com sua empresa.
Com esse programa de indicações exclusivo, você também pode apresentar desafios e premiações para esses embaixadores.
Também vale a pena limitar o número de membros e dar aos clientes existentes uma enorme influência sobre quem são os futuros defensores.
4. Recompense seus Defensores Da Marca
As pessoas gostam de se sentir valorizadas, e se seu defensor valoriza tanto a sua marca, por não valorizá-lo também?
Existem várias formas de demonstrar reconhecimento pelos seus clientes.
Algumas empresas publicam as fotos de seus defensores nas redes sociais, outras liberam um primeiro acesso exclusivo a produtos e serviços (quem não gosta de prioridade, não é mesmo?).
Mais do que premiações, você deve dar ao seu defensor da marca algo para se gabar. Seja testar um produto novo ou conversar com o CEO da empresa.
Descubra o que seus embaixadores querem e dê um motivo para que eles continuem falando bem de sua marca.
5. Dê aos seus defensores acesso direto à marca
Os membros do programa de defensores da marca devem ter contato com a sua empresa e seus executivos. Eles devem poder dar feedbacks e sugestões sem serem calados.
A ideia é garantir que a voz dos maiores defensores de sua marca seja sempre ouvida na empresa, e que sejam tomadas atitudes a partir delas. Faça seu defensor se sentir parte da sua empresa, e não um agente passivo no processo.
Conclusão
Atualmente, defensores significam o mundo para as marcas.
Para empresas que gastam milhares de reais em campanhas, ter pessoas que os recomendam gratuitamente é como encontrar um “baú do tesouro”.
Felizmente, os defensores da marca são muito mais fáceis de encontrar do que metais preciosos. É necessário estar sempre de olho, agradecer, manter-se em contato e perguntar o que mais pode ser feito.
Negligenciar o poder dos embaixadores pode acabar com a reputação da sua marca. Assim, seja tão bom quanto o seu público acha que você é.
E você? Sua marca utiliza defensores em sua estratégia de marketing? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.