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Como funcionam Clubes de Assinatura? [veja estratégia bônus]

 em E-commerce, Vendas

Veja aqui:

Você sabe como funcionam clubes de assinatura?

Existem dois sucessos no momento: clubes de assinatura e programas de indicações. Já imaginou os dois juntos? É sucesso em dobro! Continue a leitura e saiba o porquê.

1# O que são clubes de assinatura?

Provavelmente você já deve receber em casa algum pacote do seu clube de assinatura predileto… ou está esperando ansiosamente por ele.

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Olha ele chegando aí!

Nem que seja uma assinatura de filmes e seriados da Netflix ou de múdica no Spotify. O fato é que os clubes de assinatura são o sucesso do momento, e por isso, são incríveis na hora de adquirir e fidelizar clientes.

Mas espera aí! ✋

Antes de entrarmos no assunto de como programas de indicações encaixam nessa história, vou explicar como funcionam clubes de assinatura.

Ao assinar determinado clube de assinatura, é possível receber em casa o seu pacote com o ou os produto(s) que escolheu.

Tradicionalmente esses clubes em tempos passados eram restritos a jornais, revistas e outros serviços do mundo da comunicação.

Apesar da revolução digital, os tradicionais clubes de assinatura ainda funcionam muito bem. É bem possível receber em casa o seu jornal de leitura diária ou simplesmente acessá-lo online. Esse é um exemplo claro da mudança na vida de consumo das pessoas e da adaptação destes clubes.

Porém atualmente assinar um clube de assinatura significa receber muito mais do que era oferecido pelos clubes tradicionais.

Você paga uma quantia mensal, bimestral, trimestral ou anual, e recebe os itens do segmento que mais te atrai. Dependendo do clube, você escolhe os produtos ou eles vêm como surpresa.

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Surpresa!

Assim, um dos principais pontos para se entender como funcionam os clubes de assinatura é perceber que eles são um modelo de negócio com receita recorrente: todos os meses é certo que a empresa receberá aquela quantia específica dos atuais assinantes.

Atualmente as assinaturas atendem qualquer segmento:

  • musical
  • cinematográfico
  • editorial
  • de vinhos
  • alimentício
  • colecionáveis
  • itens geeks
  • beleza
  • e muito mais!

Há todos os tipos imagináveis, para todo tipo de gostos e preferências dos diferentes tipos de consumidores existentes.

2# O diferencial dos clubes de assinatura

Personalização

Agora que você já sabe como funcionam clubes de assinatura, entenda quais são seus diferenciais que encantam tantas pessoas.

O principal objetivo dos clubes de assinatura consiste em estabelecer a relação de relacionamento e fidelidade entre uma marca e o seu cliente, assim como atender os mais diversos nichos existentes.

Ao contratar um clube de assinatura, você garante o fornecimento daquele ou daqueles produtos específicos da marca na sua casa, por quanto tempo quiser.

Desta forma, o assinante automaticamente nega a concorrência e se fideliza, podendo se tornar um embaixador da marca.

E o melhor: clubes de assinatura podem se ajustar conforme a necessidade de cada cliente.

Suponhamos que você não precisa receber tantos produtos para maquiagem no mês, basta uma quantidade reduzida. Por esse motivo, poderá optar por um plano mais barato no qual você receberá a quantidade reduzida.

Praticidade

Os clubes de assinatura também são práticos. Em geral, para contratar um clube é preciso apenas se cadastrar no site da empresa e concluir o pagamento. O descadastro também segue a linha da facilidade e praticidade.

Nada tão complicado quanto às assinaturas antigas de revistas que para descadastrar era preciso enfrentar muitas horas de telefone.

Receber seu produto em casa também é muito prático e sem problemas com os correios.

Personalizados

Uma das melhores qualidades de alguns clubes de assinatura é a personalização.

Muitos são feitos exclusivamente para assinantes e fãs; já outros permite que você escolha os produtos que gostaria de receber ao final do mês, dentro do valor da sua assinatura.

Se você gosta de livros, por exemplo, é possível que o clube permite você escolher pelo seu estilo, gosto e até autor.

Economia

A economia também é uma ótima vantagem na contratação de um clube de assinatura, por ter vários produtos diferentes em um único pacote. Os itens juntos tendem a sair mais baratos do que se você comprasse cada um separadamente.

Surpresas

Sabe aquele frio na barriga e ansiedade que temos quando esperamos uma encomenda ou recebemos aquele presente embaladinho?

“O que tem aqui dentro?”

Alguns clubes de assinatura notaram isso e amam nos surpreender.

Suponhamos que você contratou um clube de assinatura de filmes. De repente, numa tarde de sexta-feira, chega um item exclusivo do seu filme favorito que acabou de ser lançado!

Você ficaria bem contente, não é mesmo? Assim, os clubes de assinatura são capazes de fidelizar seus clientes e criar um vínculo com os mesmos.

3# Como funcionam clubes de assinatura com Programas de Indicações?

A PetiteBox é um e-commerce referência em fidelização de clientes. Voltado para as mães de bebês e crianças, atrai clientes por meio do seu programa de indicações e os fideliza meio do seu clube de assinatura.

Veja como aqui: [CASE] PetiteBox – Do Orgânico ao Escalável

Com seu clube de assinatura voltado para gestantes e bebês, a empresa oferece uma assinatura mensal, que não compromete o orçamento e ainda possibilita que a mamãe conheça os seus produtos. Se quiser, esta pode ainda escolher outro plano que a melhor atende.

Os Programa de Indicação

Mas afinal, como funcionam clubes de assinatura com programas de indicação?

Os programas de indicação podem auxiliar o seu clube de assinatura da seguinte forma: como os clubes são totalmente digitais, com o programa de indicações será possível mensurar facilmente qual a eficácia das indicações no seu clube e, consequentemente, fomentar essas indicações, assim como montar uma estratégia mais assertiva em cima disto, sem gastos desnecessários.

Será possível também mensurar da melhor forma  quais são os segmentos que mais te indicam, e assim, elaborar melhores estratégias de Marketing para auxiliar a expansão do seu programa de indicações.

A automatização do processo de indicação permite que você economize tempo analisando e coletando dados.

Alem disso, você pode visualizar quem está indicando quem, quem converteu e ou não, qual o seu CAC, qual o seu ROI com as indicações, e muito mais.

Um programa de indicação é uma ferramenta poderosa para atrair e reter novos clientes.

Quando o clube recompensa o cliente que indica, incentiva e engaja o mesmo. O cliente se torna o vendedor do clube de assinatura e, consequentemente, expande a influência da empresa no mercado.

Imagine só: se a minha indicação convertida em compra me fornece um desconto ou até a isenção do minha mensalidade no clube de assinatura, provavelmente serei convencido em indicar cada vez mais.

Fidelizar e encantar

A melhor prova de que unir programa de indicação e clube de assinatura é uma boa opção, está nos resultados, nos números.

Um cliente fiel ao clube de assinatura sempre procura trazer novos amigo. É algo que funciona naturalmente.

Lembra de ter recebido aquela indicação de série exclusiva que só tem em um clube de assinatura? Você assinou o clube e a assistiu na mesma hora, provavelmente porque seus amigos a indicaram e foram muito persuasivos nisso.

No funil de vendas, é possível perceber que o ciclo do seu cliente não acaba quando a compra é efetivada. É importante que esse cliente esteja satisfeito com seu produto e ainda indique sua marca para os amigos.

Imagem do Mercado Hack

Quanto mais envolvido com a marca, quanto mais satisfeito e feliz com os produtos e/ou serviços, menor o risco do cliente abandonar a marca e maiores são as chances de fidelizá-ló.

Resultado

Lembra do exemplo da PetiteBox, pois então a sua taxa de conversão em venda com um programa de indicações e clube de assinatura é de 8% – quase 8x maior que a taxa média de conversão brasileira em E-commerces.  

Por esse motivo, afirmamos que é importante investir em programas de indicações em seu clube de assinatura. Além de mensurar as suas indicações, você amplia o seu negócio e fideliza novos clientes.

“As indicações são ótimas, especialmente quando se transformam rapidamente em um cliente ideal altamente qualificado” – John Jantsch, em Máquina de Indicações.

E aí? Viu como é importante ter um programa de indicação para o seu clube de assinatura? Venha bater um papo com nossos especialistas e veja como fazer isso.

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