Mensagem de indicação: o que mandar para seu o cliente indicar

Quais mensagens de indicação fazem o seu cliente indicar a sua empresa

A arte de pedir indicações

As indicações são naturais. Sempre que um cliente tem uma experiência positiva, é comum que ele compartilhe isso com amigos e conhecidos.

Você já deve ter visto isso acontecer, inclusive dentro da sua empresa. Há ainda negócios que dependem 100% de indicações, apesar de não ser o ideal.

Contudo, sem uma estratégia bem definida, essas indicações acontecem de forma esporádica e sem rastreamento. 

O que fazer para que isso ocorra de maneira mais recorrente e previsível?!

O primeiro passo é simples: pedir indicações ativamente, ou seja, mandar aquela mensagem de indicação. Muitas empresas deixam de aproveitar esse potencial, porque não estruturam um processo claro para incentivar seus clientes a indicarem.

Isso mesmo. O simples ato de mapear os momentos certos e pedir uma indicação, já é um excelente início.

 

Por que mandar mensagens para pedir indicação?

Essa é a regra básica do marketing de indicação: Se você não pedir, você não receberá.

Dentro disso, se você só falar para ele, por telefone ou pessoalmente, com a rotina cada vez mais corrida, ele não vai se lembrar. Por isso, é essencial aquela mensagem de lembrança e reforço do seu pedido.

Muitos clientes satisfeitos podem até ter intenção de indicar, mas sem um lembrete ou incentivo claro, essa ação pode ser deixada para depois e acabar esquecida.

Enviar uma mensagem solicitando a indicação não só reforça esse pedido na mente do cliente, como também cria um senso de urgência e engajamento.

 

Mensagens de indicação bem estruturadas geram:

  1. Transparência e confiança: o cliente entende exatamente o que se espera dele.
  2. Reforço de relacionamento: mantém seu nome na mente do cliente.
  3. Maior volume de indicações: com um pedido claro, as chances de resposta aumentam.
  4. Aproveitamento de momentos estratégicos: como após uma compra ou ao final de um atendimento bem-sucedido.

O que mandar para o meu cliente indicar? Quando?

A seguir, vou te dar alguns contextos que dão uma ótima deixa para mandar uma mensagem de indicação. 

Todas essas dicas estão pautadas em gatilhos mentais que contribuem para a efetividade da sua mensagem de indicação.

As possibilidades são inúmeras:

  • Você pode mandar qual o benefício que ele terá com a indicação.
  • Lembrá-lo de uma experiência boa que teve com você e perguntar qual amigo dele poderia ter aquilo também. 
  • Falar de uma vantagem ou solução que sua empresa tem e convidar um amigo a ter aquilo também. 
  • Citar a promoção que o amigo terá com a indicação dele.
  • Agradecer pela indicação e mostrar que ele está acumulando cada vez mais pontos e agora está mais perto de conquistar outro prêmio com você.
  • Comentar sobre uma novidade bacana do seu produto ou serviço, ou falar com um recurso incrível e diferencial, a fim de perguntar quais amigos ele conhece que podem gostar de saber disso.
  • Ah, e como ele já indicou, por que não indicar de novo?!

Vale ter em mente suas soluções e diferenciais, as vantagens de indicar a sua empresa e momentos sazonais ou promoções pontuais.

 

Boas práticas para o envio de mensagens de indicação

Ao pedir uma indicação, é essencial estruturar sua mensagem de forma a aumentar as chances de conversão. Algumas abordagens eficazes incluem:

  1. Benefícios diretos: explique claramente o que o cliente ganha ao indicar (descontos, brindes, prêmios, etc.).
  2. Reforço da experiência positiva: relembre uma interação ou compra bem-sucedida.
  3. Prova social: mencione que outros clientes também estão indicando e obtendo benefícios.
  4. Incentivo por urgência: ofereça vantagens limitadas no tempo para aumentar a ação imediata.
  5. Simplicidade: a mensagem deve ser curta, clara e objetiva.

Atenção: antes de enviar qualquer mensagem de indicação, analise se aquele é o momento e o contexto certo, se o conteúdo combina com o perfil do seu cliente. Evite mensagens muito genéricas ou robotizadas.

 

10 exemplos de mensagens de indicação

Agora, para te ajudar ainda mais. Preparei mensagens prontas com o momento certo de enviá-las para você começar a implementar essa estratégia hoje. Confira:

1 Após uma compra ou serviço concluído com sucesso

“Oi [Nome]! Ficamos felizes por termos ajudado você! Se conhece alguém que também precisa dessa solução, indique e ganhe [benefício]”

“Olá, [Nome]! Ficamos felizes por ter ajudado você! Se conhece alguém que também precisa dessa solução, compartilhe o contato de X pessoas para que possamos ajudá-las”

 

2 Ao receber um feedback positivo

“Que bom que você está satisfeito, [Nome]! Tem algum amigo que também se beneficiaria com isso? Indique ele para receber um contato nosso”

“Que incrível saber que você gostou, [Nome]! Se algum amigo seu também pode se beneficiar, manda o contato dele para gente! Como agradecimento, você recebe [benefício] na próxima compra.”

 

3 No anúncio de uma promoção ou novidade

“[Nome], você viu nossa nova promoção? Ao indicar um amigo, você e ele ganham [desconto/brinde]. Compartilhe agora!”

“[Nome], lançamos algo especial e queremos que seus amigos também aproveitem! Indique agora e vocês dois ganham [desconto/brinde]. Compartilhe essa oportunidade!”

 

4 Na estratégia de recompensa por pontos

“[Nome], você já acumulou [X pontos] no nosso programa de indicação! Que tal indicar mais um amigo e resgatar sua recompensa?”

“Você já está acumulando vantagens no nosso programa, [Nome]! Que tal garantir mais um bônus? Indique um amigo e aumente seus pontos para resgatar sua recompensa.”

 

5 Lembrete para quem já indicou antes

“[Nome], obrigado por sua última indicação! Se lembrar de mais alguém que pode se interessar, nos avise e ganhe mais benefícios!”

“[Nome], sua última indicação foi um sucesso! Tem mais alguém na sua rede que pode se interessar? Indique novamente e ajude mais amigos!”

 

6 Após um NPS

Ao usar uma pesquisa NPS, envie uma mensagem de indicação apenas para promotores (nota 9 e 10)

“Oi, [Nome]! Ficamos felizes em saber que você teve uma ótima experiência conosco! Se você conhece alguém que também pode se beneficiar, indique agora e ganhe [benefício]. É rápido e fácil: [link ou instruções]. 😉”

“Oi, [Nome]! Saber que você está satisfeito com a nossa solução nos deixa muito felizes! E já que você valoriza o que fazemos, que tal compartilhar essa experiência com alguém que também poderia se beneficiar? Me conta quem vem à sua mente agora e eu cuido do resto! 😉”

 

Conclusão

É bom demais vender de maneira fácil para uma pessoa satisfeita e já com total certeza de que você é uma ótima escolha, certo? Vender por indicação é isso.

Uma das formas mais fáceis e eficazes de crescimento para qualquer negócio. Quando um cliente recomenda sua empresa, ele já faz parte do processo de vendas por você.

Agora que você já sabe a importância de pedir indicações e como estruturar mensagens eficazes, é hora de colocar em prática.

Escolha pelo menos um dos modelos acima e envie hoje mesmo para seus clientes mais satisfeitos.

Quer ir além? Continue seu aprendizado em Programas de indicação: tudo o que você precisa saber.

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